Author Topic: Dovo declara falência  (Read 8585 times)

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Dovo declara falência
« Reply #15 on: April 23, 2020, 09:53:11 am »
0
É sempre uma pena este tipo de notícia. Esperemos que consigam o que é necessário para a sua continuidade mas com a qualidade merecida. Que não passe a ser apenas mais um nome com produtos de segunda.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline Tripé

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1006
  • Respect: +414
Re: Dovo declara falência
« Reply #16 on: April 23, 2020, 12:39:40 pm »
0
Também concordo que os preços das SR não sejam salgados, estão dentro dos preços ou mesmo mais baixos que outras marcas de renome. Agora as laminas sim, acho caras para a qualidade que apresentam...
O Senhor das Multilâminas  :)

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Dovo declara falência
« Reply #17 on: April 23, 2020, 05:16:03 pm »
0
Infelizmente a questão não será tão simples quanto isto. Se forem ver o ultimo catalogo da Dovo podem verificar que as máquinas de barbear são apenas uma parte da operação.

Pessoalmente concordo com o oversaturn, basicamente a empresa não soube ajustar-se ao mercado. Quem anda neste hobby sabe perfeitamente que é a diversidade que nos move e que muitos são os que não se importam de pagar varias vezes o preço de uma Merkur pela ultima novidade ainda para mais se esta tiver o devido hype nos respectivos fóruns. Isto não é novidade, basta ver que atualmente poucas são as máquinas que não são “avaliadas” e “testadas” pelos influencers nos fóruns, youtube, reddit, etc, antes de serem postas oficialmente á venda.  Quem é que se lembra da ultima máquina da Merkur a ser lançada? Ou mesmo do ultimo hype relacionada com esta marca?

Alias, se formos comparar os catalogos de 1961 e o de 2019 constatamos que até conseguiram perder alguma variedade na sua oferta. Ou seja, em quase 60 anos e á exceção da Vision e da Futur limitam-se a apresentar iterações.
 
Agora, concordo que o clone da Futur trouxe problemas, alias o CEO já admitiu isso mesmo. Segundo ele, descobriram que cinco dos seus revendedores online estavam a vender clones por originais. Mas sou eu que comprei uma NT Vigour, clone da Futur na Aliexpress o culpado da situação financeira da Dovo ou o grupo que foi incapaz de se inovar, perceber o mercado e criar e implementar mecanismos de certificação aos seus vendedores que visassem criar uma cultura de confiança na marca ou de plataformas como a Amazon e Ebay que permitiram estas praticas fraudulentas?

O certo é que a patente da Futur já deve de ter caducado há 12 anos e mesmo assim não conseguiram apresentar nada de novo neste campo, portanto não creio que a insolvência se deva somente a um clone chinês ou somente ao segmento de máquinas de barbear.
 
Pessoalmente até acredito que o segmento Merkur sobreviva com as suas safety razors mas tenho algumas duvidas em relação ás navalhas, pinceis e manicure dos outros segmentos do grupo.









Offline Tripé

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1006
  • Respect: +414
Re: Dovo declara falência
« Reply #18 on: April 23, 2020, 05:25:09 pm »
0
O @PauloF tem aparecido pouco, mas quando aparece é uma verdadeira enciclopédia online. ;)
É sempre um prazer ler os seus comentários... ;D 
O Senhor das Multilâminas  :)

Offline Migas72

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1247
  • Respect: +248
    • Email
Re: Dovo declara falência
« Reply #19 on: April 23, 2020, 05:54:08 pm »
0
O @PauloF tem aparecido pouco, mas quando aparece é uma verdadeira enciclopédia online. ;)
É sempre um prazer ler os seus comentários... ;D
+1

Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Dovo declara falência
« Reply #20 on: April 23, 2020, 07:42:37 pm »
0
Não és tu que tens o clone da Futur?!  :)

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
Ah, pois... Se calhar sou eu o responsável pela falência da Merkur.



Afinal de contas, ainda me falta uma para ter um 7-day set!

Infelizmente a questão não será tão simples quanto isto. Se forem ver o ultimo catalogo da Dovo podem verificar que as máquinas de barbear são apenas uma parte da operação.

Pessoalmente concordo com o oversaturn, basicamente a empresa não soube ajustar-se ao mercado. Quem anda neste hobby sabe perfeitamente que é a diversidade que nos move e que muitos são os que não se importam de pagar varias vezes o preço de uma Merkur pela ultima novidade ainda para mais se esta tiver o devido hype nos respectivos fóruns. Isto não é novidade, basta ver que atualmente poucas são as máquinas que não são “avaliadas” e “testadas” pelos influencers nos fóruns, youtube, reddit, etc, antes de serem postas oficialmente á venda.  Quem é que se lembra da ultima máquina da Merkur a ser lançada? Ou mesmo do ultimo hype relacionada com esta marca?

Alias, se formos comparar os catalogos de 1961 e o de 2019 constatamos que até conseguiram perder alguma variedade na sua oferta. Ou seja, em quase 60 anos e á exceção da Vision e da Futur limitam-se a apresentar iterações.
 
Agora, concordo que o clone da Futur trouxe problemas, alias o CEO já admitiu isso mesmo. Segundo ele, descobriram que cinco dos seus revendedores online estavam a vender clones por originais. Mas sou eu que comprei uma NT Vigour, clone da Futur na Aliexpress o culpado da situação financeira da Dovo ou o grupo que foi incapaz de se inovar, perceber o mercado e criar e implementar mecanismos de certificação aos seus vendedores que visassem criar uma cultura de confiança na marca ou de plataformas como a Amazon e Ebay que permitiram estas praticas fraudulentas?

O certo é que a patente da Futur já deve de ter caducado há 12 anos e mesmo assim não conseguiram apresentar nada de novo neste campo, portanto não creio que a insolvência se deva somente a um clone chinês ou somente ao segmento de máquinas de barbear.
 
Pessoalmente até acredito que o segmento Merkur sobreviva com as suas safety razors mas tenho algumas duvidas em relação ás navalhas, pinceis e manicure dos outros segmentos do grupo.

(Image removed from quote.)
(Image removed from quote.)

Certíssimo. Até alguns lançamentos mais ou menos recentes (como o martelo 43c, a Merkur de baquelite ou a 30c) falharam ao não apresentar nada de verdadeiramente novo tendo alguns desaparecido do catálogo pouco depois.

Eu ainda me lembro do tempo (não muito longínquo) em que, se querias uma ajustável, o que havia no mercado era Merkur. Se querias uma slant, o que havia era a Merkur. Hoje há talvez dezenas de opções - desde chinesas baratas a modelos de luxo em aço e outros materiais premium.

Empresas como a Edwin Jagger ou a Mühle lançaram modelos novos, apostaram no marketing e nos canais de distribuição para manter o interesse na marca. A postura da Merkur tem sido totalmente diferente.

Novos tempos, a que não se souberam adaptar. Os clones chineses certamente não ajudaram, mas estão longe de ser o factor principal.
Enviado do meu Redmi Note 6 Pro através do Tapatalk
« Last Edit: April 23, 2020, 08:23:57 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Dovo declara falência
« Reply #21 on: April 23, 2020, 08:56:45 pm »
0


Ah, pois... Se calhar sou eu o responsável pela falência da Merkur.

Pela tua leitura nuns posts atrás, disseste que estavas todo contente por comprar o clone da Futur e não o original, estou correcto ou não?

Não estou a dizer que és o responsável, não é apenas uma pessoa que pode ser responsável.

Aliás os tópicos de iniciantes vejo aconselhar EJ e Muhle. Merkur é raro.

Mas lembro-me quando comprei a GoldDash saíram comentários que mais valia comprar uma Weishi.

Depois queixam-se que grandes marcas fechem portas.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Dovo declara falência
« Reply #22 on: April 23, 2020, 11:23:45 pm »
0

Pela tua leitura nuns posts atrás, disseste que estavas todo contente por comprar o clone da Futur e não o original, estou correcto ou não?

Não estou a dizer que és o responsável, não é apenas uma pessoa que pode ser responsável.

Aliás os tópicos de iniciantes vejo aconselhar EJ e Muhle. Merkur é raro.

Mas lembro-me quando comprei a GoldDash saíram comentários que mais valia comprar uma Weishi.

Depois queixam-se que grandes marcas fechem portas.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

O que não falta são posts onde o pessoal deste fórum recomenda Merkur, além de Mühle e Edwin Jagger. E se não há mais, talvez seja porque a marca tenha falhado em reter a atenção do público, que é o que se tem falado aqui.

GoldDachs é uma Weishi.
Não é uma máquina diferente, nem um clone. Não é fabricada na Alemanha. É a mesma máquina, fabricada na China pela Weishi e vendida com uma embalagem a dizer GoldDachs.

De maneiras que não percebo a analogia. Simplesmente não faz sentido, pois ao comprar GoldDachs estás na mesma a comprar uma máquina chinesa, mas com um valor quatro vezes superior.

Achas que é desta maneira que as "grandes marcas" se devem comportar? Com produtos chineses vendidos ao quádruplo do preço?
Natural que fechem portas, então.
Imagina a Semogue a vender Yaqis ao quádruplo do preço dentro de embalagens Semogue. Concordavas com algo assim?

Como consumidor, claro que fico satisfeito de poder experimentar uma máquina por pouco dinheiro. É natural. Conheço quem tenha experimentado o clone, tenha experimentado e gostado, e de seguida tenha comprado a Futur simplesmente por ter gostado o clone. Se calhar também o faria se não tivesse outras dezenas de máquinas (inclusive Merkur!) na coleção. Talvez o faça ainda, antes que desapareçam. Não sei. Mas tenho a minha quota parte de máquinas Merkur, e olha, gosto delas.

Enviado do meu Redmi Note 6 Pro através do Tapatalk
« Last Edit: April 23, 2020, 11:29:40 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Dovo declara falência
« Reply #23 on: April 23, 2020, 11:38:27 pm »
0



Achas que é desta maneira que as "grandes marcas" se devem comportar? Com produtos chineses vendidos ao quádruplo do preço?
Natural que fechem portas, então.
Imagina a Semogue a vender Yaqis ao quádruplo do preço dentro de embalagens Semogue. Concordavas com algo assim?

A francesa TI não faz isso?
Vende pincéis Semogue com o logo deles?

Julgo que a Merkur não têm produtos chineses.

Em relação à GoldDash, muitas marcas usam a Weishi, certo?
Wilkinson, Timor, Van Der Hagen...
Não é novidade.
Se estou de acordo? Não.

As Rockwell gama baixa não será fabrico chinês?

A nova Gillette não será fabrico chinês?

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Dovo declara falência
« Reply #24 on: April 24, 2020, 12:44:51 am »
0

A francesa TI não faz isso?
Vende pincéis Semogue com o logo deles?

Sim. Mas não vende produto chinês barato.
Vende produção europeia de qualidade, um modelo exclusivo que não podes encontrar em mais lado nenhum.
Dantes vendiam Plissons remarcados.
Nada comparado com o caso GoldDachs, que vende um uma Weishi de €7 por €35.



Julgo que a Merkur não têm produtos chineses.

Nas máquinas, não. Dos outros produtos, não sei dizer, não tenho conhecimento para isso.
Mas é isso que dá pena, sabes? Quem tem de facto história, produtos originais, know-how é a Merkur e foi o que se viu.
No mercado de hoje, parece que é mais rentável vender produtos chineses baratos que produzir o teu próprio material de qualidade. E isso mete pena.

 Ou então, tal como muitos outros negócios, não tiveram cabeça e não se souberam adaptar.


Em relação à GoldDash, muitas marcas usam a Weishi, certo?
Wilkinson, Timor, Van Der Hagen...
Não é novidade.
Se estou de acordo? Não.

As Rockwell gama baixa não será fabrico chinês?

Se te referes a esta Rockwell... sim, é. É mais uma vez, uma Weishi.
E sim, todas essas provavelmente são Weishi. Tal como Vikings blade, e aquela que vende nos supermercados dos USA com a cara do tipo da Pawn Shop, etc, etc...

E mais marcas da moda poderíamos colocar aqui, como as RazoRock, Matador, que tanta euforia têm causado nos fóruns... tudo chinês ou paquistanês e muitas vezes com acabamentos que metem dó. Que fez a Merkur para lutar contra isto?

Lançou modelos novos? Fez publicidade? Fez ao menos um website decente onde se possam consultar modelos? Investiu em catálogos, apostou na distribuição?

Não. Agora compara essa dinâmica com a dinâmica que apresenta uma Weishi, uma Parker, uma Edwin Jagger ou uma Mühle. Modelos novos, muita publicidade, websites decentes (pelo menos no caso das três últimas), venda directa e aposta forte nos canais de distribuição.

Agora pergunto, e ainda em relação às Weishi remarcadas... qual a vantagem de ter no mercado uma carrada de opções todas iguais e ainda por cima a preços inflacionados como a GoldDachs?
Se calhar, para o consumidor, faz mais sentido comprá-la directamente à Weishi, não? Sempre fica mais barato e além disso, o teu dinheiro vai para quem realmente a desenvolveu.

E repara que nem estou a culpabilizar a Weishi.
É das raras companhias chinesas que já produz com qualidade há anos. Ultimamente desenvolveu ajustáveis bem interessantes e que não são cópias, ao contrário de outras marcas chinesas e até de algumas americanas que as vendem bem inflacionadas (sim, estou a falar de ti, Rex).


A nova Gillette não será fabrico chinês?


A informação disponível sobre ela é a de que o cabeçal é Mühle e o cabo made in USA.
Tenho uma e o cabeçal não se distingue de uma Mühle, de facto, e bastante diferente em acabamentos (para melhor) das chinesas, paquistanesas e afins.
E foi exactamente por isso que a comprei. Adoro os cabeçais da Mühle e o preço era justo.
Ao menos souberam escolher fornecedores de qualidade e lançar um produto a preço justo.
Mas acaba por ser uma edição extemporânea e não uma produção em série, de maneiras que acaba por ser irrelevante para esta discussão.
« Last Edit: April 24, 2020, 02:09:22 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Tripé

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1006
  • Respect: +414
Re: Dovo declara falência
« Reply #25 on: April 24, 2020, 09:34:45 am »
0
Que fez a Merkur para lutar contra isto?

Lançou modelos novos? Fez publicidade? Fez ao menos um website decente onde se possam consultar modelos? Investiu em catálogos, apostou na distribuição?

Não. Agora compara essa dinâmica com a dinâmica que apresenta uma Weishi, uma Parker, uma Edwin Jagger ou uma Mühle. Modelos novos, muita publicidade, websites decentes (pelo menos no caso das três últimas), venda directa e aposta forte nos canais de distribuição.


Se formos por essa lógica então a Semogue tem os dias contados...
Independentemente da qualidade ou não a Semogue poderia vender muito mais se fizesse a dita publicidade, um website decente, etc...
O Senhor das Multilâminas  :)

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Dovo declara falência
« Reply #26 on: April 24, 2020, 09:39:31 am »
0


Independentemente da qualidade ou não a Semogue poderia vender muito mais se fizesse a dita publicidade, um website decente, etc...
Sobre isso não pode haver a mínima dúvida. É uma das regras base para a prosperidade de qualquer negócio.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Dovo declara falência
« Reply #27 on: April 24, 2020, 10:01:14 am »
0
Se formos por essa lógica então a Semogue tem os dias contados...
Na minha opinião, isso ainda não aconteceu porque houve quem a colocou no mercado internacional e com as séries limitadas foi criado um espírito de coleção.

Offline Migas72

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1247
  • Respect: +248
    • Email
Re: Dovo declara falência
« Reply #28 on: April 24, 2020, 10:53:30 am »
0
Partilho convosco um artigo do Mantic59 sobre como a situação mundial da saúde pode afetar o wet-shaving:

https://sharpologist.com/how-the-world-health-situation-may-affect-wet-shaving/



Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk


Offline Tripé

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1006
  • Respect: +414
Re: Dovo declara falência
« Reply #29 on: April 24, 2020, 12:17:21 pm »
0
Na minha opinião, isso ainda não aconteceu porque houve quem a colocou no mercado internacional e com as séries limitadas foi criado um espírito de coleção.

A Semogue sobrevive em grande parte do "passa a palavra" nos Fóruns da especialidade.
Tenho observado em vários Fóruns internacionais que devido à falta de informação por parte da Semogue, os users quando estão indecisos num determinado pincel, muitas das vezes optam por outras marcas.
Naturalmente que o Bruno (Leon) através da Vintage Scent tem lançado a marca internacionalmente, mas na minha opinião esta nova colecção que saiu devia ter uma apresentação por parte da Semogue nem que fosse na página do Facebook que se encontra moribunda desde 2018.
O Senhor das Multilâminas  :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal