Author Topic: Ajuda para escolher navalha!  (Read 25326 times)

Offline Colcurinho

• Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • Respect: +16
Re:Ajuda para escolher navalha!
« Reply #45 on: July 15, 2011, 08:45:19 pm »
0
O barbear com navalha é de facto uma arte complexa. E ainda não me debrucei sobre a afiação, que me parece ser o mais complicado.

Em todo o caso, não pretendo desistir desta arte. Ando a recolher informações, tento entender o seu mecanismo.

Não é para já que vou adquirir o material necessário. É para o futuro. Mas é uma arte que me fascina bastante.

Para já, continuo com as safety razors.

Offline callega

• Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
« Reply #46 on: July 16, 2011, 10:21:41 am »
0
Ao tecermos opinioes formadoras de outras opinioes, devemos ter muito cuidado com a teoria de boteco..
Estudo o assunto cutelaria a um bom tempo, e me dedico a fazer facas, na unha, a mais de uma decada.
Nunca, repito, nunca vi aço inox manter mais o fio qeu aço carbono. Muito antes pelo contrario.
O Laamborginni dos aços é o 52100 forjaveis, um aço carbono.
O Aço carbono desenvolve umfio mjito mais "fino" que qualquer outro aço. Ai teremos que falar em tamanho de grao, etc..
Aço carbono, pra navalhas, é o "must".
Bem, talvez realmente dure mais, pq tu vais usar menos ::)
« Last Edit: July 16, 2011, 10:23:25 am by callega »
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline callega

• Maçarico
  • *
i
« Reply #47 on: July 17, 2011, 11:56:55 am »
0
Volto a ressaltar.
Acho muito interessante o evento WEB.
As pessoas leem no wikipedia e se tornarm doutores no assunto.
Por favor, me aponte um tratado, um paper, ou algo com valor cientifico. Ou mesmo a SUA expoeriencia no assunto..
Ai, concordarei.
Senao, continuo dizendo que é papagaio de ombro de pirata..
Alias, o que tenho visto aqui de opoinioes "importadas" por osmose, nao é mole nao..

Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Islander

• Lucky Tiger
  • Respect: +9
« Reply #48 on: July 17, 2011, 05:22:18 pm »
0
Companheiro Callega, acho engraçado verificar que quando aparece algum novato no assunto a pedir opinião ninguém ajuda. Para não deixar na mão eu tento ajudar baseado no que pesquiso, mas logo aparecem as criticas ao que digo.

Já todos percebemos que você é muito céptico em relação ao que não confirma por si mesmo o que não é negativo, mas se na vida formos negar tudo o que ainda não experimentámos vamos perder muito conhecimento e revelar muita falta de humildade.

Nunca me assumi doutor no assunto nem pouco mais ou menos, nem tenho por hábito apresentar papers para justificar tudo o que digo(que também não vejo ninguém fazendo...) e muito menos tenho experiência.

Sendo assim, peço desculpas a todos por todas as asneiras que disse e encerro a minha participação nesta secção do forum. :)
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline Flório

• Personna grata
« Reply #49 on: July 17, 2011, 05:33:14 pm »
0
Calma aí pessoal. Pois, eu não sou nem doutor e nem me considero iniciante. Para quem está no nível de aspirante a auxiliar de iniciante (como eu) as opiniões emitidas aqui sempre são uma luz no fim do túnel. Além do que é muito bom acompanhar as controvérsias. Nenhum a menos, ok?
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #50 on: July 17, 2011, 05:39:45 pm »
0
Caros confrades,
Eu sou um girino nessa arte! Não entendo nada de aços e quase nada de navalhas!
Caro Islander,
Peço-te humildemente que reconsidere tua decisão. Para bem do fórum!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Firmino

• Numa nice c/ Old Spice
    • Email
« Reply #51 on: July 17, 2011, 07:06:55 pm »
0
Essa seção de navalhas é o ponto fraco desse  fórum, sei que existem muitas pessoas bem entendidas em navalhas por aqui mas pouquíssimas entram aqui para ajudar os iniciantes.  Uma ajuda seja dos menos ou mais experientes é sempre bem-vinda, pior são aqueles que lêem, conhecem o assunto e se omitem. Normalmente as pessoas menos experientes com navalhas são as que mais ajudam,  aos mais experientes, paciência com os mais leigos. Mas eu prefiro um impaciente que explica ao mestre paciente que se esconde.

Abraços.

Offline Colcurinho

• A obra de Valobra
  • Respect: +16
« Reply #52 on: July 17, 2011, 07:35:53 pm »
0
Companheiro Callega, acho engraçado verificar que quando aparece algum novato no assunto a pedir opinião ninguém ajuda. Para não deixar na mão eu tento ajudar baseado no que pesquiso, mas logo aparecem as criticas ao que digo.

Já todos percebemos que você é muito céptico em relação ao que não confirma por si mesmo o que não é negativo, mas se na vida formos negar tudo o que ainda não experimentámos vamos perder muito conhecimento e revelar muita falta de humildade.

Nunca me assumi doutor no assunto nem pouco mais ou menos, nem tenho por hábito apresentar papers para justificar tudo o que digo(que também não vejo ninguém fazendo...) e muito menos tenho experiência.

Sendo assim, peço desculpas a todos por todas as asneiras que disse e encerro a minha participação nesta secção do forum. :)

Peço que não encerres os teus comentários. Eu aprecio as tuas opiniões, mesmo que eventualmente não sejam 100% correctas ou vão contra a opinião de utilizadores mais especializados. O fórum é um local de debate, e como em quase todas as matérias, há quase sempre opiniões dispersas. Mesmo entre doutorados no mesmo assunto.

Offline Vitor

• Vigorosamente Floïd
  • Respect: +1
    • Email
« Reply #53 on: July 18, 2011, 12:39:13 am »
0
Tambem conforme eu referi isto da afiaçao de navalhas nao é nenhuma ciencia exata, cada um faz da maneira que acha melhor, eu nao trabalho á nenhuma decada na afiaçao e as minhas navalhas estao todas a cortar barba e sao 8. Por isso nem vale a pena nos chatearmos apenas trocamos impressoes uns com os outros isso é bonito.
Um Abraço a todos e nao deixem de opinar por favor

Offline GADREL

• D.Quijote de La Toja
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
« Reply #54 on: July 18, 2011, 05:47:49 am »
0
Caro Islander, vossa opinião, em qualquer secção deste fórum, é por demais importante!
Não deixes de opinar, pois senão, nós seremos menos importantes!
Caros Confrades, todas as vossas opiniões são valiosíssimas, pelo menos a meu ver, pois sempre estou a aprender!
Reconsidere, Caro Islander:D
Perdoe-me a intromissão!  ;)
Abraços.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline callega

• Maçarico
  • *
« Reply #55 on: July 18, 2011, 08:04:38 pm »
0
BEm, vou me abster de me defender  ou me atritar. Se bem que a vontade é grande.
"Inserir Citação
Companheiro Callega, acho engraçado verificar que quando aparece algum novato no assunto a pedir opinião ninguém ajuda"

Bem, eu nao passo o tempo todo dependurado atras do teclado. E se o fizer nao é pra conversar com barbado. Um pouco de paciencia ajudaria.

"Inserir Citação
Para não deixar na mão eu tento ajudar baseado no que pesquiso, mas logo aparecem as criticas ao que digo."
Se falar coisa logica, com certeza nao..

"Inserir Citação
Já todos percebemos que você é muito céptico em relação ao que não confirma por si mesmo o que não é negativo, mas se na vida formos negar tudo o que ainda não experimentámos vamos perder muito conhecimento e revelar muita falta de humildade."
Nao..Nao é o que nao confirmo por mim mesmo. Ja que tenho FÉ... É o qeu eu confirmo por mim mesmo (ou por estudos) que esta errado.
Qto a minha humanidade, so a Deus eu darei a saber.

"Inserir Citação
Nunca me assumi doutor no assunto nem pouco mais ou menos, nem tenho por hábito apresentar papers para justificar tudo o que digo(que também não vejo ninguém fazendo...) e muito menos tenho experiência."
Aprendi que ao contesgtar alguma opiniao, devo ter a minha. Porém, com base. E convenhamos, pq alguem escreveu na WEB que fazer isto ou aquilo é bom, eu nao vou tentar. E jamais vou usar o pseudo conhecimento alheio (no caso, um deles tava se gabando de "saber" afiar inox) pouco embasado, como jsutificativa de minhas alegaçoes.

Pra mim, ciencia ´tem este caminho.

Se for alegar pro José Luis que é melhor ele amarrar um ferimento com cordao de amarrar salame ,vou ter que provar por A + B.

Agora, quem vai ficar distante vou ser eu..
 :-*
 :-X

Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Firmino

• Numa nice c/ Old Spice
    • Email
« Reply #56 on: July 18, 2011, 08:54:03 pm »
0

Companheiro Callega, acho engraçado verificar que quando aparece algum novato no assunto a pedir opinião ninguém ajuda"
Bem, eu nao passo o tempo todo dependurado atras do teclado. E se o fizer nao é pra conversar com barbado. Um pouco de paciencia ajudaria.

Nesse ponto gostaria pedir licença e me intrometer.Todas as dúvidas que tive sobre navalha,  o Callega opinou e ajudou. Peço que reconsidere sua decisão em se afastar.

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #57 on: July 18, 2011, 09:07:12 pm »
0
Se não tiver com o que suturar, vai até fio de arame farpado!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline thiagoscharmann

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #58 on: July 18, 2011, 09:29:21 pm »
0
Primeiramente olá a todos, vou me meter só um pouquinho.
O assunto aço é bem maior e pior que a gente pode pensar, o fato é que os matérias com maior dureza são aço inox, aço carbono, e cerâmico, em ordem crescente. Como não sei se já existe navalhas ou laminas de barbear feita em cerâmica, fico mudo.
Uma coisa que que não li, ou passou me despercebido foi a tempera, que o processo onde 'dá' a dureza do aço, como o callega é cuteleiro ele mesmo pode falar, quem um mesmo aço liga resfriado( temperatura não magnética) de modo diferente obteremos 3 durezas diferentes, exemplo; resfriamento lento temperatura ambiente, resfriamento em agua, e resfriamento em agua salgada. Para não prolongar muito os melhores aços seriam o de alta liga(Aço alta liga (Fe+C+X, onde X=soma dos outros elementos de liga, X>5%). ), mas o grande deferencial como tudo na vida é o material humano, assim como o churrasco, carne boa e assador ruim, churrasco médio, carne boa e assador bom churrasco excelente. E quem for bem curioso é só fazer o teste de dureza em suas navalhas, lembrando que quando mais duro mais frágil.
Obs.Quem tiver interesse eu tenho uma apostila que fala de aço carbono, aço liga, ferro fundido e blablabla.

Offline callega

• Maçarico
  • *
« Reply #59 on: July 19, 2011, 04:36:43 pm »
0
Se não tiver com o que suturar, vai até fio de arame farpado!

Uh, ferpudo..

Com relacao a medir dureza na area do fio de navalhas, pela geometria, so microdureza. Rockwell nao tem como..
« Last Edit: July 19, 2011, 04:38:21 pm by callega »

Bento Gonçalves RS
BRASIL

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal