Author Topic: Merkur Futur  (Read 60570 times)

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Merkur Futur
« on: March 07, 2010, 07:18:51 pm »
0
Como já fiz saber, adquiri uma merkur futur..

Já pus uma foto com uma moeda para dar a ideia das dimensões, pois depois de ver uma Vision, é dificil ter uma noção da verdadeira noção do tamanho do bicho

As dimensões são muito semelhantes à wilkinson DE. Junto fotos para comparar



Os níveis de ajustabilidade vão de 1 a 6, em escalas de 0.5.
Para já tenho alternado entre 2 e 1.
Parece-me que em 1 tenha uma agressividade similar à da wilkinson e em 2 um pouco menos agressiva do que a merkur 33c (talvez uma gillette tech)

Em relação à facilidade de utilização.. Na parte de ajustar, parece que fica um pouco presa nos extremos da escala. O que é terrível, pois é necessário segurar na cabeça para ajustar.
Eu, já sabendo desta particularidade segurei nas "orelhas" na cabeça em vez de pegar pelos "dentes" :D
Mas o mecanismo perro.. ou mau feitio da menina.. fez com que se escapasse das mãos e desse uma dentada no polegar ... :S

Gosto bastante do acabamento, e gosto bastante de a usar, pois sinto-a bastante confortável (bem... é ajustável, n é? :D) e é bonita de ver pousada em cima da estante junto ao lavatório.

Para já só tenho usado as lâminas com que me dou melhor: as continente.
E estou bastante satisfeito... bem.. acho q n consigo esconder isso ;D ;D


Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Merkur Futur
« Reply #1 on: March 07, 2010, 08:53:10 pm »
0
Não fazia ideia que o tamanho era tão similar à Wilkinson. Das fotos que se vê por aí parece um "monstro" ;D.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Merkur Futur
« Reply #2 on: March 08, 2010, 10:54:23 pm »
0
Não fazia ideia que o tamanho era tão similar à Wilkinson. Das fotos que se vê por aí parece um "monstro" ;D.

É verdade!! Eu estava convencido de que era muito maior também..
por isso coloquei as fotos com a moeda e agora com a wilkinson ao lado.

Mas revelou-se uma maquina bastante confortável.. ah.. e pesada!! mas isso eu até gosto! ;D
Mas ela tem mau feitio... ou então eu ainda não a sei usar...
ontem mordeu-me no polegar ... hoje foi numa narina quando estava a fazer a parte de cima do bigode junto ao nariz :/

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:Merkur Futur
« Reply #3 on: March 09, 2010, 02:27:44 pm »
0

Mas ela tem mau feitio... ou então eu ainda não a sei usar...
ontem mordeu-me no polegar ... hoje foi numa narina quando estava a fazer a parte de cima do bigode junto ao nariz :/


bem trocando o "polegar" por "à  beira da orelha" e parece que estou a ver as primeiras vezes com a wilkinson classic  ;)

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Merkur Futur
« Reply #4 on: April 24, 2010, 03:12:00 pm »
0
Estou pensando em adquirir Merkur Futur.

Gostaria de saber se é um aparelho que realmente vale a pena ou é apenas razoável.

Amigo nunogrl, é realmente interessante investir em um desses?

Como ele tem se comportado com você? É pesado?

Qualquer informação que puder me dar eu agradeço!

Abraços a todos!

Offline fgabrieljunior

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
    • Email
Re:Merkur Futur
« Reply #5 on: April 24, 2010, 05:59:51 pm »
0
Será minha próxima aquisição...
Francisco Gabriel
Rio de Janeiro - RJ
Brasil

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Merkur Futur
« Reply #6 on: April 24, 2010, 06:28:29 pm »
0
olá!

Sim, é pesado, são 120 gramas de aparelho. (aproximadamente o peso de um telemóvel e meio ;D)

Não me arrependo de a ter adquirido. Tem sido a máquina de eleição .. só fui rodando com a merkur 33c e navalha recentemente (estava a iniciar com as feather, ... usava as feather intervaladas com outras lâminas.. deixei a futur com a feather carregada e a 33c com a outra)

A agressividade vai de 1 a 6 ... até agora eu ainda não usei acima de 3 e meio ... (1 para feather, 2~3 é semelhante à merkur 33c)

Tem uma cabeça grande comparada com a merkur 33c, mas se estiveres habituado à Wilkinson Classic (acho q no Brasil tem outro nome) ficas bem.

Sente-se mais dificuldade para aparar na zona abaixo do nariz:


É uma máquina confortável, gosto do acabamento mate do metal.

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Merkur Futur
« Reply #7 on: April 25, 2010, 10:08:08 pm »
0
Acredito, então que não terei problemas com ela e o acabamento parece ser realmente incrível.

Será minha próxima aquisição com certeza.

Obrigado nunogrl pelos esclarecimentos.

Abraços!

Offline Jerry

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 115
  • Respect: 0
Re:Merkur Futur
« Reply #8 on: June 02, 2010, 07:51:43 pm »
0
Recebi esta semana minha Futur e segue aqui minhas impressões:
Minha base de comparação é o da Gillette Fatboy, pois os demais que utilizei são os de baixa qualidade encontrados no mercado brasileiro.

Mecanismo de abertura:
Achei não muito prático, pois várias vezes ao abrilo a capa superior pula longe.

Regulagem:
1 a 6 com variação de 0,5. Utilizo as regulagens 1 para primeira passada, 2 para a segunda e 3 para a terceira.
è um pouco desconfortável para se alterar a regulagem, pois é necessário segura-lo pela cabeça e o cabo é liso.

Dimensões:
Considero ele muito pesado e cabo muito liso proporcionando um certo desconforto no manuseio.

Aparência:
este sem dúvida é o ponto forte, com uma aparência moderna e acabamento muito bom e boa qualidade.
Jerry
Ilhabela - SP - Brasil
 23°48'51.58"S
 45°22'4.05"O

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Merkur Futur
« Reply #9 on: June 03, 2010, 12:29:50 pm »
0
(...)
Regulagem:
1 a 6 com variação de 0,5. Utilizo as regulagens 1 para primeira passada, 2 para a segunda e 3 para a terceira.
è um pouco desconfortável para se alterar a regulagem, pois é necessário segura-lo pela cabeça e o cabo é liso.
(...)

Cuidado a regular com a lâmina colocada... essa menina deu-me uma dentada no polegar quando estava a regular entre passagens.
Recomendo quen no momento de regular que se cubra a cabeça do aparelho com uma toalha para não escorregar e prevenir acidentes.

abraço
Nuno

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Merkur Futur
« Reply #10 on: June 04, 2010, 11:39:55 am »
0
A Futur é boa máquina!! Pesada, é só deixar a gravidade funcionar, à frente explico as nuances...Pessoalmente gosto muito e faz parte da minha rotação diária.

Agora, lia aqui as observações do companheiro Jerry que manifestava a sua reserva nalguns aspectos...Obviamente que esta máquina precisa de ser explicada e algumas dicas serão necessárias:

-tampa superior que cai longe. Só este modelo é que tem esta forma de fechar, logo não é óbvio o seu funcionamento: conhecemos as 2 e 3 peças de rosca e as TTO mas esta ideia é particular a este modelo. Assim ao retirar a tampa, se for feito só com o polegar debaixo daquela reentrância lateral é natural que ela caia longe ou solte caindo ao chão. Para obviar ao problema, uma mão fechada no cabo e o polegar e indicador nas partes laterais da tampa e puxar para cima, libertando ambos os pinos ao mesmo tempo.Se for só com um dedo primeiro liberta um pino e só dp o outro fazendo com que ela salte.No inicio os fios que seguram os bornes da tampa estão ainda duros mas com o passar do tempo ficam mais suaves.

-Regulação: claro que um cabo texturado é sempre melhor, é uma lei da fisica basica (o atrito entre corpos) ou a aderência à mão. Drenando a água pelos micro canais e os micro-picos do metal entrando na pele sempre existe melhor adesão do cabo aos dedos.Dito de outra forma, em ambiente molhado texturas e canais de drenagem sempre resultam melhor do que lisos simples.Para obviar deve-se fazer a regulação com tudo embrulhado numa toalha de forma a introduzir atrito no conjunto. E claro nesta máquina qq operação para regular é realizada sem lâmina e regular com lamina é correr riscos desnecessários. E ainda, é máquina que gosta de firmeza e força nas operações. Nada daquele abrir suave das G' TTO ou rosca da 23C ou 34C.Aqui não, muitas vezes o cabo vem perro de fábrica e precisa logo de umas gotas de óleo no interior, no intervalo acima dos numeros. Com isto na mão é preciso força, ver, por vezes, força bruta!! :D

-peso e cabo: seu peso ajuda no barbear N-S, claro, mas já no sentido S-N e debaixo do pescoço em que se procura contrariar a gravidade isto joga contra o nosso esforço, parece-me.Se tenho de levantar algo do solo e opor-me à gravidade, quanto mais leve melhor, creio. Agora tendo vantagem numa direcção e desvantagem noutra parece-me que ambas se anulam ficando assim com uma média de ambas as operações que só cada um poderá julgar pelos resultados finais.

-aparência - eu gosto e é de facto um objecto Futur(ista). Qdo surgiu (já li anos 60, 70 e até 80) quase todos viram nela uma peça de design e hoje mantêm esse aspecto intemporal.É um pouco como o 2CV ou a Vespa que não envelhece, permanecendo o seu design clássico, mas de personalidade rugosa e caprichosa a que muitos não se habituam invocando seu cabo liso, sua tampa estranha tipo OVNI e o seu muito peso geral entre outras críticas (fios que seguram os bornes por vezes seguram mal, abanando a tampa, ou partem ou saem...).Aliás seu design é o seu grande trunfo: quase todos os que compram uma Futur fazem-no pq gostaram da sua aparência e a acharam um objecto diferente, logo, e por extensão, fará boas barbas.Só dp é que vem a funcionalidade ou a função cortar a barba com ela e é aí que surgem as críticas e este fará boas barbas muitas vezes não se concretiza para alguns e já com ela na mão após a compra.

Mas nisto, ou a educação para o gosto, a cada um de ver onde se enquadra e fundir tudo isto nos seus próprios gostos!!

Esperando ter ajudado... ;D

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Merkur Futur
« Reply #11 on: June 04, 2010, 08:56:39 pm »
0
O Futur é um aparelho que nunca me apeteceu. Acho que pelo desenho mesmo...fora a questão dessa peça que "pula"!  ;D

No entanto, em todos os comentários que já vi sobre ele, é opinião geral que é um aparelho muito bem feito e com acabamento de excelente qualidade.

Então...acho que é só acostumar, certo? hehehe

Abraços!

-Barbeiro

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Merkur Futur
« Reply #12 on: October 03, 2010, 07:55:19 pm »
0
Quanta expectativa à espera da chegada de minha Futur!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Merkur Futur
« Reply #13 on: October 09, 2010, 11:17:24 pm »
0
Quanta expectativa à espera da chegada de minha Futur!
Finalmente chegou o Ovni... e justamente no dia de meu aniversário!
Que presente de mim pra mim mesmo!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Merkur Futur
« Reply #14 on: October 09, 2010, 11:41:22 pm »
0
Então feliz aniversário  :D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal