Author Topic: Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga  (Read 13974 times)

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #15 on: September 24, 2011, 01:48:31 am »
0
Amigo Callega, tenho visto facas que são anunciadas em aço damasco, mas a preço muito baixo. E quando a esmola é demais... É possível reproduzir o efeito, como uma "decoração" na lâmina?
Sim, pelo processo de gravação com ácido, por exemplo.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline thiagoscharmann

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 138
  • Respect: 0
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #16 on: September 24, 2011, 03:05:26 am »
0
Bom, eu não sei o quanto é o barato pra vc mas sempre desconfie hehe. Detalhe é que existe damascos e DAMASCOS uns feito a mão com materiais de primeira e outro industrializado onde a maioria das facas baratas tem origem. Fica a dica se atente a dureza cada função pede uma mais apropriada. Para qual função é a sua?

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #17 on: September 24, 2011, 04:11:48 am »
0
Bom, eu não sei o quanto é o barato pra vc mas sempre desconfie hehe. Detalhe é que existe damascos e DAMASCOS uns feito a mão com materiais de primeira e outro industrializado onde a maioria das facas baratas tem origem. Fica a dica se atente a dureza cada função pede uma mais apropriada. Para qual função é a sua?

Fala Thiago, tudo certo? Valeu pela dica! Eu sou um entusiasta da metalurgia artesanal. Facas, espadas, navalhas me chamam a atenção pelo seu valor histórico, cultural, sem que seja necessária uma função prática.
Valeu.

Amigo Callega, tenho visto facas que são anunciadas em aço damasco, mas a preço muito baixo. E quando a esmola é demais... É possível reproduzir o efeito, como uma "decoração" na lâmina?
Sim, pelo processo de gravação com ácido, por exemplo.

Preciso ver isso de perto para não ser enganado. Faz duas semanas tive nas mãos uma espada do sec. XIX em damasco, uma kataná, que segundo o laudo do historiador foi forjada fora do Japão. Linda. Desde então estou buscando informações, oportunidades, e encontrei umas "pechinchas" questionáveis. Valeu a dica.
Abraço.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #18 on: September 24, 2011, 11:15:53 am »
0
Nao, a dureza do damasco nao é maior.. Uma vez que é feito com dois aços normais, caldeados (soldados na forja, sem material de aporte). ENtao, nao tem como fazer magica. Seria a mesma coisa que jutnar sabonete lux e nivea  e produzir um tabac.
Entao, use so o aço mais duro do damasco e nao teras a diferenca de desgaste.

Com relacao aos damascos, tem mta coisa vindo do paquistao e india. E até onde sei, sao umas cacas.
Nunca botei a mao neles,. mas ja escutei coisas mto ruins a respeito.
É mais um dos "dogmas" que tanto brigo contra, na cutelaria.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline thiagoscharmann

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 138
  • Respect: 0
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #19 on: September 24, 2011, 10:59:34 pm »
0
Hoje estou com 3 facas e 1 facão, acredito que 2 estão em aço 1070 ou 1080, e outra de 5160 a mais recente e o facão e de 1070, nunca coloquei a prova o damasco nem quanto a questão de oxidação e retenção de fio, minha proxima compra será uma de 52100 , a 5160 é muito boa tem um fio duradouro e com os cuidados certo não oxida tão facil assim, certo que ela está fosfatizada mas mesmo assim sempre vai um sebo de ovelha ou azeite.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #20 on: September 25, 2011, 12:15:35 am »
0
Com relacao aos damascos, tem mta coisa vindo do paquistao e india. E até onde sei, sao umas cacas.
Nunca botei a mao neles,. mas ja escutei coisas mto ruins a respeito.
É mais um dos "dogmas" que tanto brigo contra, na cutelaria.

Perfeito, Caro callega, na atualidade, são "porcarias" da mais alta qualidade!!!  :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #21 on: September 25, 2011, 03:57:15 am »
0
Bom, eu não sei o quanto é o barato pra vc mas sempre desconfie hehe. Detalhe é que existe damascos e DAMASCOS uns feito a mão com materiais de primeira e outro industrializado onde a maioria das facas baratas tem origem. Fica a dica se atente a dureza cada função pede uma mais apropriada. Para qual função é a sua?

Fala Thiago, tudo certo? Valeu pela dica! Eu sou um entusiasta da metalurgia artesanal. Facas, espadas, navalhas me chamam a atenção pelo seu valor histórico, cultural, sem que seja necessária uma função prática.
Valeu.

Amigo Callega, tenho visto facas que são anunciadas em aço damasco, mas a preço muito baixo. E quando a esmola é demais... É possível reproduzir o efeito, como uma "decoração" na lâmina?
Sim, pelo processo de gravação com ácido, por exemplo.

Preciso ver isso de perto para não ser enganado. Faz duas semanas tive nas mãos uma espada do sec. XIX em damasco, uma kataná, que segundo o laudo do historiador foi forjada fora do Japão. Linda. Desde então estou buscando informações, oportunidades, e encontrei umas "pechinchas" questionáveis. Valeu a dica.
Abraço.


De se ressaltar que a "receita" do aço damasco verdadeiro se perdeu no século 18. O que existe hoje são aços que passam por um processo de pattern welding que imita o resultado visual do aço damasco. Mais sobre o assunto: http://en.wikipedia.org/wiki/Damascus_steel
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #22 on: September 25, 2011, 12:23:53 pm »
0
É, hojetem a metalurgia do po na jogada tambem.
Esta faca da tramontina é feita de damasco inoxidavel damasteel.  Custa uma fortuna, mas é uma faca pra amrcar éopca.
Tem 61Hrc e 58 Hrc nos aços.
O desbaste é mto bem feito.
O cabo é melhor ainda..  ::)
http://100.tramontina.com.br/?gclid=COeW9bucm6sCFQtb7Aod10azpA#!/produtos/faca-damaski/a-exclusividade

É a primeira faca deste nivel feita por uma industria no pais.
E o cabo é feito artesanalmente, um a um, num tal de "latom"...

« Last Edit: September 25, 2011, 12:48:02 pm by oversaturn »
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #23 on: September 25, 2011, 12:37:03 pm »
0
É, hojetem a metalurgia do po na jogada tambem.
Esta faca da tramontina é feita de damasco inoxidavel damasteel.  Custa uma fortuna, mas é uma faca pra amrcar éopca.
Tem 61Hrc e 58 Hrc nos aços.
O desbaste é mto bem feito.
O cabo é melhor ainda..  ::)
http://100.tramontina.com.br/?gclid=COeW9bucm6sCFQtb7Aod10azpA#!/produtos/faca-damaski/a-exclusividade

É a primeira faca deste nivel feita por uma industria no pais.
E o cabo é feito artesanalmente, um a um, num tal de "latom"...


Belíssima! Penso que num caso desses o preço, caro ou não, é relativo à exclusividade, qualidade.
Legal saber que compartilhamos o espaço com "gente que faz". Parabéns!
« Last Edit: September 25, 2011, 12:51:07 pm by oversaturn »
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #24 on: September 25, 2011, 12:41:46 pm »
0
É, hoje tem a metalurgia do pó na jogada tambem.
Esta faca da tramontina é feita de damasco inoxidavel damasteel.  Custa uma fortuna, mas é uma faca pra marcar éopca.
Tem 61Hrc e 58 Hrc nos aços.
O desbaste é mto bem feito.
O cabo é melhor ainda..  ::)
http://100.tramontina.com.br/?gclid=COeW9bucm6sCFQtb7Aod10azpA#!/produtos/faca-damaski/a-exclusividade

É a primeira faca deste nivel feita por uma industria no pais.
E o cabo é feito artesanalmente, um a um, num tal de "latom"...

Caros confrades,
Pude acompanhar de perto o processo de artesanato dos cabos dessas facas. Legítimo trabalho de PROFISSIONAL!  
Caro Prof. Jean,
Não precisa de modéstia! Mas sei que essa é uma qualidade dos verdadeiros mestres! TU ÉS O CARA!

« Last Edit: September 25, 2011, 12:51:18 pm by oversaturn »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #25 on: September 25, 2011, 03:41:25 pm »
0
è ruim, dotô..
A caminhada é enorme. Nem iniciei o primeiro passo.

Qto ao preco, o material é carézimo..
E os cuidados enmvolvidos sao enormes, Sao perfeitas.
Abrassom
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #26 on: September 27, 2011, 01:22:52 am »
0
Muito legal, Caro callega, os cabos, são feitos de que?  :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #27 on: September 27, 2011, 01:31:40 am »
0
Amigo Callega, tenho visto facas que são anunciadas em aço damasco, mas a preço muito baixo. E quando a esmola é demais... É possível reproduzir o efeito, como uma "decoração" na lâmina?

Olha aqui um exemplo do que acho pechincha, e fico na dúvida se é damasco real mesmo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196013505-faca-damasco-damascus-genuine-fox-n-hound-_JM
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #28 on: September 27, 2011, 02:50:43 am »
0
Amigo Callega, tenho visto facas que são anunciadas em aço damasco, mas a preço muito baixo. E quando a esmola é demais... É possível reproduzir o efeito, como uma "decoração" na lâmina?

Olha aqui um exemplo do que acho pechincha, e fico na dúvida se é damasco real mesmo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196013505-faca-damasco-damascus-genuine-fox-n-hound-_JM

A não ser que seja uma faca fabricada em meados dos séculos 17 e 18, não é damasco real.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #29 on: September 27, 2011, 09:09:28 am »
0
Amigo Callega, tenho visto facas que são anunciadas em aço damasco, mas a preço muito baixo. E quando a esmola é demais... É possível reproduzir o efeito, como uma "decoração" na lâmina?

Olha aqui um exemplo do que acho pechincha, e fico na dúvida se é damasco real mesmo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196013505-faca-damasco-damascus-genuine-fox-n-hound-_JM
É feita no Paquistão... Qualidade duvidosa.  ;)
Caro Flório, Não existe Damasco real, sendo produzido nos dias de hoje.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal