Author Topic: Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!  (Read 9866 times)

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« on: November 14, 2011, 02:56:28 pm »
0
Depois de ler bastante sobre estes pincéis de pêlo de cavalo nos diversos forums, e mais recentemente acompanhar este que contém muita e útil informação assim como fotografias de um grande especialista mftoms59 com quem tenho trocado mensagens sobre os diferentes tipos de pêlo de cavalo e misturas de crina/cauda. Além de comentar sobre o pincel que eu tenho espero fazer aqui uma espécie de Introdução ao Cavalo.

Todos conhecemos os diferentes tipos de texugo e cerda, no cavalo a escolha é mais simples tendo apenas dois (para introdução claro, na verdade isto apenas distingue os pincéis vendidos pela Vie-Long ), o pêlo de cavalo natural [Natural Horse Hair](que apresenta uma cor acastanhada por não ter sido pintado) e o pêlo de cavalo pintado [Banded Horse Hair] (pintado em 3 bandas de uma maneira muito similar ao que a Semogue faz a pincéis de cerda como o 1305). No entanto a diferença não está na cor do pêlo apenas, mas sim no rácio entre o pêlo da crina e da cauda, sendo que o cavalo natural tem um rácio de 35/65, ou seja 35% do pêlo vem da crina e 65% vem da cauda, e o cavalo pintado tem um rácio de 50/50 [há ainda os pincéis da linha Profissional que têm um rácio de 25/75 dos quais não falarei]. Embora lhe possamos chamar quase um código de cor para distinguir entre os dois tipos o que interessa num pincel de cavalo é o rácio e não a cor da sua rama.

Os dois tipos de pêlo são completamente diferentes, sendo o da crina bastante fino e suave e o da cauda bastante mais grosso e duro, portanto é fácil de imaginar as suas utilidades, o pêlo de crina fornece a suavidade das pontas e o da cauda fornece a firmeza de tronco (backbone). Daí é também fácil de concluir que os pincéis de rácio 35/65 são mais firmes e os de 50/50 mais suaves. De referir também que apesar da variedade de cabos diferentes há apenas dois tamanhos de nó, 20mm e 23mm.

Finalmente chegámos ao Vie-Long 12705, trata-se de um pincel de pêlo natural de cavalo, com um rácio de 35/65 portanto, com um nó de 23mm, que se vende geralmente com uma altura de pêlo de 57mm mas que eu mandei reduzir a 50mm.


O cabo, que é o mais barato de 23mm de nó que a Gifts&Care oferece, é de plástico injectado, é fácil ver as linhas de união em algumas fotos, e não sendo muito pesado é bastante ergonómico com a suas concavidades para colocar os dedos.


Notam-se as bolhas de ar que ficaram no cabo, não sei se de propósito ou não, mas que lhe dão uma certa piada, aliada à cor "Sangue de Boi" era dos cabos que mais me atraía no alinhamento da Gifts&Care.


A minha primeira impressão quando tirei o pincel da sua caixa de plástico baratucha (que vinha em bastante mau estado da viagem) foi a incrível suavidade das pontas do pincel a seco, é mais suave que todos os meus outros pincéis a seco, incluindo silvertip! Já tinha ouvido dizer que a nível de pontas o cavalo era mais comparável a texugo silvertip do que a um qualquer tipo de cerda e sempre pensei que era uma daqueles exageros de gajos que ou não têm ou são demasiado forretas para comprar um silvertip de reconhecida qualidade, mas a verdade é essa, é incrivelmente suave de pontas a seco!


Outra coisa que tinha lido é que os pincéis de cavalo cheiravam muito pior nas primeiras utilizações que os pincéis de cerda, o que vamos ser sinceros (e aqui refiro-me claramente à Omega) não é fácil!! Mas é verdade, o Eau de Animal deste pincel é muito intenso! Vamos ver quanto tempo é que demora a sair!

Depois fiz o mesmo que faria, e se deve fazer a qualquer pincel novo, umas espuminhas na mão para libertar algum pó que venha na rama ou os resquícios dos tratamentos a que eles são submetidos. Coloquei-o de molho em água quente, que a nenhum momento mudou de cor como à vezes acontece, e preparei o stick Bea para a única coisa que ele serve! Fiz 3 espuminhas, sendo que a qualidade da espuma foi subindo exponencialmente com cada uma e a terceira dava mesmo vontade de usar para o belo do escanhoado.  Fiquei mais uma vez impressionado com o rendimento do pincel. Também perdeu uma série de pêlos, talvez uns 8-12, o que não me preocupou minimamente pois eu forcei um pouco o pincel na mão já para isso e por se tratar de um pincel muito denso!

O pincel de cavalo não abre como um pincel de texugo nem se separam as pontas como um pincel de cerda, ou seja a sensação na cara é sempre pequena se o comparar-mos com outros pincéis com o mesmo nó, mais se optarmos por um com um loft reduzido como o que eu aqui mostro (sim, na primeira foto ele está em bloom, não abre muito mais do que aquilo!).

Penso que para introdução já vos chateei demais e continuarei a fazer updates a este tópico à medida que for usando o pincel, mas para já estou muito feliz com esta pechincha de menos de 10€!


« Last Edit: November 14, 2011, 04:30:44 pm by rntdcarvalho »
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline Vitor

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 641
  • Respect: +1
    • Email
Re:Vie Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #1 on: November 14, 2011, 02:59:14 pm »
0
?? ??? ::) :-\

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Vie Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #2 on: November 14, 2011, 03:28:29 pm »
0
Teste

Ora deixa-te lá de testes e põe lá o material como deve ser! :D

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Vie Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #3 on: November 14, 2011, 04:00:31 pm »
0
?? ??? ::) :-\

Teste
Ora deixa-te lá de testes e põe lá o material como deve ser! :D

Seus impacientes!! Apenas fiz isso porque precisava do link do tópico para o colocar nas aquisições! Espero que estejam contentes agora!!   :P

You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #4 on: November 14, 2011, 04:24:43 pm »
0
Bela revisão, Renato,e ainda melhor informação geral acerca dos pincéis de cavalo!
Também tenho um pincel de cavalo, um Vie-Long 12601 (tem 20mm de nó e aí uns 53mm de altura, rácio 65/35). É um modelo que supostamente teria 55mm de altura, mas estou a ver que neste parâmetro de altura do nó, a Vie-Long é estilo Simpsons, tem uma margem levada da breca, pois o meu outro pincel deles (o 14080) também tem bastante menos altura que o especificado! Mas até não me queixo nada deste facto, prefiro assim... :)

Comprei o 12601 por menos de €7 na Polycarpo e acho que foi uma belíssima compra! O cabo é talvez o mais feinho da gama da Vie-Long, muito espartano, mas o pincel em si foi uma boa surpresa! Espuma tudo o que lhe apareça pela frente, até sabões mais secos e complicados como o I Coloniali, e tem a altura necessária para ser suave na cara e não dar "picadelas" como muitos se queixam. Apenas acho o nó muito pequeno (ou seja, gostaria que fosse mais largo), pois como já deves ter notado, o pêlo de cavalo não tem tendência para abrir o nó. Não descarto a compra de um com 23mm de nó no futuro.

Tenho também um pincel de mistura de cavalo/texugo (o já citado 14080) e é outra boa surpresa, muito bom também, e além do mais adoro aquele cabo. :)
« Last Edit: November 14, 2011, 04:27:45 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #5 on: November 15, 2011, 04:15:22 pm »
0
Estava convencido que tinha adicionado a descrição do primeiro uso mas pelos visto não!   :-\


Primeiro Uso - Stick La Toja

Ainda estou a experimentar com várias variáveis, sendo uma das primeiras a quantidade de tempo que há que deixar o pincel de molho antes de o usar, e para o primeiro uso decidi algo intermédio entre o tempo que costumo deixar um pincel de cerda e um de texugo, talvez uns 2 minutos. O pincel absorveu muita água e mesmo sacudindo ainda fiquei com demasiada para espumar na cara, algo que terei de compensar no futuro pois eu goste de começar com o pincel bastante seco. Espalhei o stick pela cara como sempre e procedi a fazer espuma com movimentos circulares como habitualmente faço, as pontas são realmente suaves e a firmeza é altíssima, muito semelhante ao Semogue Caravela, mas com as pontas mais suaves! O pincel parece-me muito pequeno na cara, realmente o cavalo não abre muito e a firmeza que tem obriga a que se tenha de fazer bastante pressão para que ele se espalhe mais pela cara, semelhante a um pincel de cerda nesse aspecto. Usando mais que as pontas notam-se os tais fios de nylon que o bleddyn descrevia no uso do seu, e realmente aquilo dá umas picadas valentes (outra coisa que me lembre os primeiros usos do Caravela).
No geral fiquei satisfeito com este primeiro uso prometedor, ainda que a espuma ficasse um bocado aquém do que estou habituado!



De acrescentar que estou a trocar umas informações com o Juanjo da Gifts&Care, acerca de umas dúvidas pertinentes que até foram levantadas em conversa com o bleddyn , e que assim que ele me responder não deixarei de as colocar aqui.

Por favor sintam-se à vontade para fazer aqui perguntas que eu responderei na medida que puder!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #6 on: November 15, 2011, 04:33:30 pm »
0
Um loft mais elevado ajuda a que não aconteçam essas picadelas - razão porque eu acho um loft de 50mm demasiado curto para cavalo. E razão pela qual até gosto do meu, que tem aí uns 53/54mm, além de um diâmetro de nó inferior. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #7 on: November 15, 2011, 04:44:45 pm »
0
Um loft mais elevado ajuda a que não aconteçam essas picadelas - razão porque eu acho um loft de 50mm demasiado curto para cavalo. E razão pela qual até gosto do meu, que tem aí uns 53/54mm, além de um diâmetro de nó inferior. :)

É provável! A verdade é que quando eu comprei/escolhi o meu tinha lido um tópico no B&B sobre duas pessoas que tinham o 12705 com um loft de 47mm, as mesmas pessoas que estiveram à frente do Brush Chronicles #11: Vie-Long; El Caballo Español, o Tom e o Tzee. Na altura ainda perguntei ao bleddyn o que ele achava, que ele já tinha um, e ele concordou comigo que era um exagero e que 50mm seria melhor, e foi o que acabei por fazer. Neste momento, não diria que me arrependo porque ainda é demasiado cedo, mas se ele não perder firmeza nenhuma então sim, recomendaria o mesmo com uma altura de pêlo superior (52-53mm), aumentaria o tamanho na cara e reduziria a firmeza para níveis ainda assim muito aceitáveis
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #8 on: November 15, 2011, 10:41:23 pm »
0
Belo pincel, Grande Xará, também tenho vontade de ter um destes com pelo de cavalo, parabéns!  :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #9 on: November 16, 2011, 02:21:46 am »
0
Belo pincel, Grande Xará, também tenho vontade de ter um destes com pelo de cavalo, parabéns!  :D

É muito bonito o pincel sim, Renato. Parabéns! :)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #10 on: November 16, 2011, 03:12:06 am »
0
Estava convencido que tinha adicionado a descrição do primeiro uso mas pelos visto não!   :-\


Primeiro Uso - Stick La Toja

Ainda estou a experimentar com várias variáveis, sendo uma das primeiras a quantidade de tempo que há que deixar o pincel de molho antes de o usar, e para o primeiro uso decidi algo intermédio entre o tempo que costumo deixar um pincel de cerda e um de texugo, talvez uns 2 minutos. O pincel absorveu muita água e mesmo sacudindo ainda fiquei com demasiada para espumar na cara, algo que terei de compensar no futuro pois eu goste de começar com o pincel bastante seco. Espalhei o stick pela cara como sempre e procedi a fazer espuma com movimentos circulares como habitualmente faço, as pontas são realmente suaves e a firmeza é altíssima, muito semelhante ao Semogue Caravela, mas com as pontas mais suaves! O pincel parece-me muito pequeno na cara, realmente o cavalo não abre muito e a firmeza que tem obriga a que se tenha de fazer bastante pressão para que ele se espalhe mais pela cara, semelhante a um pincel de cerda nesse aspecto. Usando mais que as pontas notam-se os tais fios de nylon que o bleddyn descrevia no uso do seu, e realmente aquilo dá umas picadas valentes (outra coisa que me lembre os primeiros usos do Caravela).
No geral fiquei satisfeito com este primeiro uso prometedor, ainda que a espuma ficasse um bocado aquém do que estou habituado!



De acrescentar que estou a trocar umas informações com o Juanjo da Gifts&Care, acerca de umas dúvidas pertinentes que até foram levantadas em conversa com o bleddyn , e que assim que ele me responder não deixarei de as colocar aqui.

Por favor sintam-se à vontade para fazer aqui perguntas que eu responderei na medida que puder!

Muito bonito o pincel, já estou tentado por um, mas vou aguardar mais um tempo para ver quais são tuas impressões deste caballito... ;) :D :D
Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #11 on: November 16, 2011, 03:52:26 pm »
0
Os dois tipos de pêlo são completamente diferentes, sendo o da crina bastante fino e suave e o da cauda bastante mais grosso e duro, portanto é fácil de imaginar as suas utilidades, o pêlo de crina fornece a suavidade das pontas e o da cauda fornece a firmeza de tronco (backbone). Daí é também fácil de concluir que os pincéis de rácio 35/65 são mais firmes e os de 50/50 mais suaves.

Pessoal, cito-me não por causa do meu egocentrismo, mas porque a informação dada neste segmento de texto não é inteiramente correcta. Numa troca de impressões com o bleddyn ele colocou uma dúvida muito inteligente sobre a suavidade das pontas e o rácio dos pincéis de cavalo natural, e como eu também não sabia responder contactou-se o grande especialista Juanjo da Gifts&Care, isto é o que ele tem a dizer:

Quote from: Juanjo
Es correcto que la cola de caballo es el pelo con mayor rigidez, mientras que la crin es mas flexible y más suave. Pero, esto no hay que confundirlo con la suavidad en las puntas del pelo, ya que Vie-Long, aplica un proceso a las puntas de cada brocha. En realidad, las puntas del pelo de caballo, no son suaves por naturaleza. Nosotros ofrecemos un par de brochas barberas, donde el pelo no se ha suavizado y para mi gusto “pinchan”. En cambio, toda la gama de brochas de pelo de caballo, el pelo pasa por ese proceso para suavizar las puntas.

Basicamente o que ele diz é que, embora seja verdade que o pelo da cauda oferece maior rigidez e o da crina seja mais flexível e suave isto não tem nada a ver com a suavidade das pontas, a suavidade das pontas é apenas afectada pelo tratamento dado às pontas de todos os pincéis de cavalo da Vie-Long.
As consequências desta informação são que todos os pincéis de cavalo, independentemente de terem um rácio de 35/65 ou 50/50, são exactamente iguais em suavidade de pontas! Então, qual a diferença entre dois pincéis de cavalo, com o mesmo cabo do 12705, o mesmo nó e a mesma altura de pêlo?

Quote from: Juanjo
Si la misma brocha 12705 con pelo marrón 35/65 o con pelo tintado 50/50 habría alguna diferencia en las puntas, la respuesta es no. Ambos tipos de pelo marrón natural o tintado pasan por exactamente el mismo proceso de suavización.
Con lo cual independientemente del pelo, la suavidad en las puntas es la misma. La única diferencia es que el pelo marrón, lleva más mezcla de cola, con lo cual la rigidez del pelo en su conjunto sería un poquito mayor. Estamos hablando de un 15% de diferencia, la diferencia es mínima!!

Como o cavalo natural tem um rácio de 35/65 claramente superior de pêlo da cauda tem um ligeiro aumento ao nível da firmeza do tronco em relação ao pêlo de cavalo pintado. Estas informações são importantes a ter em conta quando vamos seleccionar a altura de pêlo que desejamos para o nosso pincel, uma vez que já sabemos que a suavidade das pontas será sempre igual.



Segundo Uso - Cella

Hoje espremi o pincel bastante mais numa tentativa de tirar o excesso de água do uso anterior, e a verdade é que tirei até demais! O pincel carrega-se rapidamente e mal se coloca na cara começa a espumar normalmente, mas creio que por ser tão denso e abrir tão pouco, não está ainda a misturar bem o ar na espuma, que a espuma saiu pouco volumosa! Ao menos hoje não houve picadas ou agulhadas ou fios de nylon e o barbear foi muito agradável!
Vou ter de lhe dar uns ciclos mais de suavizado e a ver se tiro umas fotos para depois vos mostrar.  ;)
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #12 on: November 16, 2011, 03:57:30 pm »
0
Esperamos ansiosos por mais fotos!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline joaotato

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 81
  • Respect: 0
Re:Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #13 on: November 19, 2011, 05:19:31 pm »
0
Estou mesmo tentado em comprar um  :) é a solução agressiva para o animal :)

Offline joaotato

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 81
  • Respect: 0
Re:Vie-Long 12705 ou porque deveríamos começar a dar no cavalo!
« Reply #14 on: November 24, 2011, 06:28:19 pm »
0
Caro rntdcarvalho graças às tua analise o escolhido foi mesmo este  :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal