Author Topic: Carga Schneider TopBall 850 05  (Read 9334 times)

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Carga Schneider TopBall 850 05
« on: April 01, 2012, 01:34:32 am »
0
Confrades,

Ganhei certa vez um caneta até legalzinha. Brinde de empresa, mas ela é pesadinha e até que bem equilibrada. Gostava da caneta e a costumava deixar dentro da mochila. Claro que como quase não usava depois de um tempo ela simplesmente parou de funcionar. Quase não cheguei a aproveitá-la.

Hoje tava dando uma geral nas canetas aqui e a encontrei. Resolvi desmontar e descobri que a carga é esta Schneider Topball 850 05. Pelo que li ela é do estilo "universal" ou ainda "Standard European Refills". Sabem se existe alguma carga boa que eu pudesse comprar pra ela? Ou nem vale a pena?

Obrigado!
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #1 on: April 01, 2012, 01:55:40 am »
0
Veja aqui, Bruno!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #2 on: April 01, 2012, 04:55:54 am »
0
Opa José Luís, obrigado!

Achei isso aqui também:
http://www.go-authentic.com/new/standard-rollerball-pen-ink-refills.html

Várias cargas diferentes, de marcas diferentes inclusive, que tem o mesmo formato! :)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #3 on: April 01, 2012, 05:15:25 am »
0
Várias cargas diferentes, de marcas diferentes inclusive, que tem o mesmo formato! :)
Isso é fato comum, em várias marcas!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #4 on: April 01, 2012, 05:43:50 am »
0
Várias cargas diferentes, de marcas diferentes inclusive, que tem o mesmo formato! :)
Isso é fato comum, em várias marcas!

Interessante isso! Pena que os reviews que estou lendo não animam... Gente reclamando do mesmo problema que eu tive: a carga parou de funcionar rápido...

Acho que vou deixar pra lá. Depois, com calma, vejo uma caneta boa.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #5 on: April 01, 2012, 05:48:23 am »
0
Várias cargas diferentes, de marcas diferentes inclusive, que tem o mesmo formato! :)
Isso é fato comum, em várias marcas!

Interessante isso! Pena que os reviews que estou lendo não animam... Gente reclamando do mesmo problema que eu tive: a carga parou de funcionar rápido...

Acho que vou deixar pra lá. Depois, com calma, vejo uma caneta boa.
Cargas rollerball, duram pouco e custam caro!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #6 on: April 01, 2012, 06:03:05 am »
0
Várias cargas diferentes, de marcas diferentes inclusive, que tem o mesmo formato! :)
Isso é fato comum, em várias marcas!

Interessante isso! Pena que os reviews que estou lendo não animam... Gente reclamando do mesmo problema que eu tive: a carga parou de funcionar rápido...

Acho que vou deixar pra lá. Depois, com calma, vejo uma caneta boa.
Cargas rollerball, duram pouco e custam caro!

E qual seria a solução, se é que existe???

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #7 on: April 01, 2012, 06:20:38 am »
0
Várias cargas diferentes, de marcas diferentes inclusive, que tem o mesmo formato! :)
Isso é fato comum, em várias marcas!

Interessante isso! Pena que os reviews que estou lendo não animam... Gente reclamando do mesmo problema que eu tive: a carga parou de funcionar rápido...

Acho que vou deixar pra lá. Depois, com calma, vejo uma caneta boa.
Cargas rollerball, duram pouco e custam caro!

E qual seria a solução, se é que existe???


Para canetas que usam cargas rollerball, não há o que fazer.
Por exemplo, uma carga rollerball da minha Montblanc 163, custa entre R$30 e R$40, um absurdo, porque embora mais barata que a carga da esferográfica, dura muito menos!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #8 on: April 01, 2012, 01:41:53 pm »
0
Para canetas que usam cargas rollerball, não há o que fazer.
Por exemplo, uma carga rollerball da minha Montblanc 163, custa entre R$30 e R$40, um absurdo, porque embora mais barata que a carga da esferográfica, dura muito menos!

Nossa, não sabia que era tão caro, assim! Quanto é uma carga de uma fountain pen? Acho que se for comparar quantidade/preço, a fountain pen fica mais barata! hehehehe

A carga que eu tinha não era cara, pelo contrário, os preços variavam entre  a  Mas ainda acho que não fale, principalmente pra mim que quase não uso. Pra comprar alguma caneta pra mim, tem que ter um bom preço, um preço interessante para carga e não parar facilmente de escrever ou então vou acabar deixando de lado e não usando mais.


Obrigado MESMO confrades! :)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #9 on: April 01, 2012, 02:45:33 pm »
0
As rollerball são uma mistura de óleo e pigmento, enquanto as esferog. (ballpoint) uma solução aquosa.

As RB têm o problema de secagem rápida mesmo dentro da recarga.Significa isto que uma RB fabricada nos ultimos 6 meses terá um comportamento irrepreensível, duração de escrita normal e escreve bem mais suave, no geral, que uma BP.

O problema é o tempo de armazenagem no fabricante e posteriormente no varejo: há cargas que ficam nas gavetas 1, 2 e mais anos (8 ou 10) à espera de comprador. Apesar de estarem bem lacradas e se tente reduzir ao máximo a exposição ao ar, no limite, é completamente impossível (senão havia o efeito sifão de seringa e a tinta não corria...) e quando chegam às mãos do varejista e mais tarde do cliente, não se sabe há quanto tempo foram fabricadas...

Pode ter sido 4 meses, 4 anos ou mais e a qualidade dela será exponencial a esse prazo, durará 4 meses ou 14 meses, depende de muitos factores (uso diário ou não, papel com maior ou menor absorvência... etc etc)

No geral, começando com uma RB é levá-la até ao fim de uma forma diária e continuada.Usou-se e parou 5 meses? 10%/15% (?) da tinta secou...Não é o pigmento, que esse continua lá, é o solvente em que está diluído tudo.

Apesar de ser maioritariamente "óleo" (que se sabe não evaporar...se chovesse azeite era uma maçada no fato do casamento!! :D) existe, sem sombra de dúvida, a acção do tempo.

Outra acção que poderá acontecer dentro da carga é a (1) precipitação ou (2)suspensão do pigmento, que cai para o fundo bloqueando a saída (se mais denso) ou fica em suspensão (se menos). Agora, numa ou noutra opção, nada disto me parece bom... >:( (...que acontecerá às cargas guardadas na horizontal dos fundos de gaveta...)

Mas punhamos os 3 fenómenos "under the same umbrella" e falemos em "evaporação": mais o tempo passa mais o dinheiro é "evaporado" até que um dia, passados 12 meses (com verão incluído...)..."Ué?! Nada!? Usei-a 3 dias... :("  Assim o tempo parado dela repercute-se nos dias de utilização.

E depois há também a questão do lote, que a existir um problema numa, será extensivo a todas elas. Levou-se uma recarga, passado 24 hrs deixou de escrever, regressa-se à loja, dão uma nova, acontece o mesmo nessa, regressa novamente e por aí em diante até à ultima do varejista.

Liga-se ao fabricante e dependerá se ele apoia a boa politica do varejista ou não.

Agora também é verdade que há recargas RB que são compradas e duram bastante tempo, mas dependerá de muitas variáveis, claro.

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #10 on: April 01, 2012, 05:34:15 pm »
0
Ótima explicação, caro Gil, o que me impressiona é que o fabricante deve saber de tudo isso e persiste na fabricação deste produto, porque será que não descontinua este e explora mais as esferográficas ou até mesmo, porque será que não melhora a composição da carga da rollerball???

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #11 on: April 01, 2012, 05:43:16 pm »
0
Ótima explicação, caro Gil, o que me impressiona é que o fabricante deve saber de tudo isso e persiste na fabricação deste produto, porque será que não descontinua este e explora mais as esferográficas ou até mesmo, porque será que não melhora a composição da carga da rollerball???

Porque assim o lucro é maior, pois vende mais recargas!  ;D
Orlando

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #12 on: April 01, 2012, 06:12:42 pm »
0
Ótima explicação, caro Gil, o que me impressiona é que o fabricante deve saber de tudo isso e persiste na fabricação deste produto, porque será que não descontinua este e explora mais as esferográficas ou até mesmo, porque será que não melhora a composição da carga da rollerball???

Porque assim o lucro é maior, pois vende mais recargas!  ;D

Será, pois eu por exemplo, jamais comprarei uma rollerball e farei propaganda para amigos e conhecidos que não comprem... assim, onde ficará o lucro, será só prejuízo!!!

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #13 on: April 01, 2012, 07:42:57 pm »
0


Ótima explicação, caro Gil, o que me impressiona é que o fabricante deve saber de tudo isso e persiste na fabricação deste produto, porque será que não descontinua este e explora mais as esferográficas ou até mesmo, porque será que não melhora a composição da carga da rollerball???




O "problema" é que custou dinheiro desenvolver essa "boa tecnologia"/tinta RB (dita "Gel") e mesmo assim está como vêem: medíocre, ver sofrível no desempenho. Suponho ainda que as máquinas de enchimento e fabrico foram criadas de raiz para essa densidade de tinta em especial e que vamos fazer? Desligá-las?

Como todas as RB são feitas nas mesmas duas ou três fábricas em todo o mundo, e apenas rebranded sob diversos nomes e embalagens distintas, se um fabricante decide parar que fará o mercado quando souber? E os outros fabricantes sofrerão um efeito dominó?

Neste momento boas RB são as escolares e as de entrada de gama que dada a sua grande rotatividade são produzidas em massa e rapidamente, que as crianças perdem, partem ou dão aos amigos e estão sempre novas a chegar e baratas.

E claro na fiabilidade (e para nunca terem problemas porque querem o workhorse para o dia-a-dia) fiquemo-nos pelas boas esferograficas, que nessas temos já clássicos que poderão experimentar por um ou dois euros.

E nessas confirmadas pelo tempo e pelos mercados worldwide incluiria:

--> a recarga Goliath da Caran d' Ache ( que com o corpo alum. hexagonal, clip e botão da 849 fazem dela um clássico confirmado há longos anos já...)
--> a Bic cristal e laranja, para os puristas da escrita
--> ex aequo nas vendas e qualidade, a Paper Mate Flex Grip ultra
--> a Pentel BK 77 Superb, que é hoje também um objecto de culto

Aliás as 4 acima são já de culto,todas, e se querem comprar algo às cegas, é nestas que devem apostar.

Nas RB, a melhor da actualidade, IMO, será esta:

a 207 da Uniball

http://www.amazon.com/uni-ball-Retractable-Translucent-12-Pack-33950/dp/B000FDR47E

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #14 on: April 01, 2012, 10:09:18 pm »
0
As RB têm a vantagem, que é maior suavidade na escrita. Mas gastam muito mais tinta, com o preço de uma recarga compro um pack de Quink Mini que dá para escrever muito mais tempo na fountain...

Em termos de canetas de produção em massa, as BIC são praticamente indestrutíveis. Gosto das Uniball, mas o desempenho varia muito (a UM-100 está um pouco ultrapassada). Essa 207, no entanto é muito boa e muito prática com o mecanismo retráctil.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal