Author Topic: Aquisições de Abril  (Read 132025 times)

Offline aston

• Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • Respect: 0
Re:Aquisições de Abril
« Reply #360 on: April 26, 2012, 03:17:14 pm »
0
+ 1 leigo s.f.f. :)

Offline Madaíl

• Vendedor
  • Cella na tigela
  • *
  • Respect: +1
    • ThePortugalOnlineShop
    • Email
« Reply #361 on: April 26, 2012, 03:25:21 pm »
0

Podes partilhar os ingredientes de algum deles?

Lemon & Bergamot

Base ingredients:
Aqua, Propylene glycol , Sodium stearate, Sodium laureth sulfate, Glycerin, Sorbitol, Sodium cocoate, Sodium xylene sulfonate , Sodium lauryl sulfate, Stearic acid, Acrylamide Copolymer/Acrylamidopropyltrimonium Chloride, Tetrasodium EDTA, Tetrasodium etidronate, citrus bergemia, citrus limonum.

Muito obrigado, aston. Já deu para ver o porquê de serem tão baratos...

Aqui outro leigo!
;) Seria mais fácil talvez fazer-se um produto "caseiro" com ingredientes mais "caseiros" também, e provavelmente com melhores resultados. Bom mas de produção não percebo nada!
--Miguel Madaíl

www.ThePortugalOnlineShop.com - Produtos nacionais de excelência para o barbear e não só!
- Facebook - | - BC10 - Cupão de Desconto para confrades do fórum -

Offline rntdcarvalho

• Barão de Solingen
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
« Reply #362 on: April 26, 2012, 03:55:08 pm »
0
Estás por aqui, Renato? :D

Esse e o Capitão Vasco andam desaparecidos ultimamente...  :(

Tenho andado por fóruns mais informáticos porque preciso de fazer aquisições nesse sentido!
As últimas aquisições foram uma caixa Antec One, uma fonte XFX 750W, uma Asus HD 6850, colunas Logitech LS11, monitor Samsung LS23A700D e um SSD Samsung 830 64GB... aqui ficam um pouco off-topic! Assim que os Ivy Bridge saírem na próxima semana fica finalizado o bicho e já me posso dedicar a prazeres mais barbísticos, entretanto continuo a minha luta com o P.160 Tipo Duro que neste momento posso dizer que está a ganhar!  ;D :D ;)

Belas aquisições pessoal, a minha carteira neste momento sente saudades dos tempos em que um sabão de 30 euros era considerado caro!  8)

EDIT: Tinha-me esquecido por completo mas "adquiri" algum material barbístico graças à generosidade do confrade RA com quem bebi uma mini na passada sexta-feira! Que estupidez não me ter lembrado antes! Amanhã há fotos!
« Last Edit: April 26, 2012, 04:14:27 pm by rntdcarvalho »
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #363 on: April 26, 2012, 04:09:33 pm »
0

Traduzido para leigos, sff... :)

+ 1 leigo s.f.f. :)

Bom... ando para escrever um artigo sobre isto e colocar aqui no fórum, mas aqui algo resumido sobre o assunto:

O que é um sabão? Basicamente, é o resultado da saponificação (hidrólise)dos ácidos gordos presentes nas gorduras (vegetais ou animais) por acção de uma base (soda ou potassa cáustica).

Mas acerca disso falei já alguma coisa aqui (perdoem lá esse testamento) :P

Existem essencialmente 3 tipos de sabões:
 - "cold-process" (obtidos por saponificação a frio)
 - "hot-process" (obtidos por saponificação a quente)
 - "melt-and-pour" (conhecidos como "sabões de glicerina")

A maior parte dos sabões que nós conhecemos (quer industriais quer artesanais) são dos dois primeiros tipos. Esses dois métodos apenas variam na temperatura usada para se atingir a saponificação. No método "frio", apenas é usada a temperatura para derreter os óleos usados, sendo a saponificação obtida à temperatura ambiente e mais demorada; no método quente, a misture é exposta a uma temperatura entre 80 a 100ºC (mas sempre menos de 100ºC) para que a etapa de saponificação seja atingida em apenas algumas horas.
Consoante a base alcalina utilizada neste processo seja a soda ou a potassa, assim o sabão será mais duro ou mais brando. Mais soda produzirá um sabão mais duro mas mais difícil de dissolver, enquanto mais potassa originará um sabão mais brando e que dissolverá melhor, fazendo espuma mais facilmente (em teoria). Em qualquer dos casos, segue-se um processo de cura, refinação (ou não), etc, mas isso já são outros quinhentos.

Muitos sabões artesanais são deste tipo - Calani, JabonMan, Martin de Candre, Nanny's, só para colocar alguns exemplos. Muitos industriais também - praticamente todos aqueles sabões ingleses, franceses, italianos, etc., caem nestas categorias.

Depois há os tais de "melt-and-pour". Ora acontece que os "sabões" do tipo "melt-and-pour" não são propriamente sabões na verdadeira acepção da palavra - isto porque nenhum sabão é produzido no processo. Que quer isto dizer?

Bom, lá atrás, eu disse que um sabão era o resultado da reacção de saponificação de uma gordura por uma base alcalina. Nos de "melt-and-pour", isso não acontece. Nestes casos, a base (geralmente baseada em glicerina) é adquirida comercialmente. O artesão apenas derrete essa base, mistura-a com o aroma e com mais algum componente (um hidratante, corante, um agente para melhorar a espuma, etc), verte essa mistura ainda quente para um recipiente e voilá - está o sabão feito.

Não que isso seja propriamente mau, mas geralmente os sabões de glicerina deste tipo nunca me fascinaram, exceptuando uma ou duas honrosas excepções.

Mas nesse caso específico, vemos que a base nem sequer tem a glicerina como o maior componente. Pelo contrário, vemos o seu substituto barato, o propilenoglicol. Além disso, vemos também uma grande quantidade de surfactantes (detergentes) - Sodium laureth sulfate, Sodium xylene sulfonate , Sodium lauryl sulfate - para potenciar a espuma, e ainda sorbitol para a tornar mais consistente. Um sabão bem formulado não precisa destes componentes para espumar bem.

Ou seja, olhando para essa lista, é natural o porquê de serem tão baratos.
Atenção que não estou a dizer nada acerca do seu desempenho. Até que podem funcionar bem, e este tipo de sabões tem decerto os seus apreciadores. Tanto detergente decerto produzirá espuma a rodos, e a glicerina e o propilenoglicol têm propriedades hidratantes e de deslize. Mas a mim, nunca me fascinaram, sempre preferi os sabões obtidos pelos métodos tradicionais, pois que me dão melhor resultado.
E tecnicamente, nem considero os "melt-and-pour" como sendo sabões na verdadeira acepção da palavra... (de)formação profissional, o que é que querem? ;D Cada maluco tem sua mania, e eu tenho esta... :)

;) Seria mais fácil talvez fazer-se um produto "caseiro" com ingredientes mais "caseiros" também, e provavelmente com melhores resultados. Bom mas de produção não percebo nada!

Pelo contrário, Madaíl: fazer um sabão pelo método tradicional (quer por saponificação a frio ou a quente) é bem mais complicado que um "melt-and-pour".
Obviamente que um sabão "melt-and-pour" é bem mais fácil de fazer. Para começar, não é preciso manusear substâncias cáusticas, com todo o cuidado adicional que isso acarreta. Mas chamar a isto um sabão "artesanal", "feito em casa" e etc e tal, é que já acho um pouco demais.

No fundo, é como se eu pegasse numa daquelas embalagens de litro de base para sopas, lhe juntasse umas ervilhas e depois vendesse a minha sopa como sendo caseira... 8)

E desculpem lá este outro testamento... :P :-[

Estás por aqui, Renato? :D

Esse e o Capitão Vasco andam desaparecidos ultimamente...  :(

Tenho andado por fóruns mais informáticos porque preciso de fazer aquisições nesse sentido!
As últimas aquisições foram uma caixa Antec One, uma fonte XFX 750W, uma Asus HD 6850, colunas Logitech LS11, monitor Samsung LS23A700D e um SSD Samsung 830 64GB... aqui ficam um pouco off-topic! Assim que os Ivy Bridge saírem na próxima semana fica finalizado o bicho e já me posso dedicar a prazeres mais barbísticos, entretanto continuo a minha luta com o P.160 Tipo Duro que nest momento posso dizer que está a ganhar!  ;D :D ;)

Belas aquisições pessoal, a minha carteira neste momento sente saudades dos tempos em que um sabão de 30 euros era considerado caro!  8)

Aleluia! Um deles já apareceu!! :D
« Last Edit: April 26, 2012, 04:17:15 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Habushum

• Arkoólico anónimo
  • Por quem sois? El Rei D. João I
« Reply #364 on: April 26, 2012, 04:47:12 pm »
0
Sempre a aprender Emanuel, sempre a aprender... com quem sabe de preferência! bela dissertação. ;D
Um abraço,

Madeira - Portugal
coração em Goiânia - Brasil

Offline pgp

• Numa nice c/ Old Spice
« Reply #365 on: April 26, 2012, 04:56:41 pm »
0
Obrigado Emanuel, apesar de não entender muito dessa área, fiquei bem elucidado!
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #366 on: April 26, 2012, 05:02:53 pm »
0
Essa explicação do Emanuel me lembrou de minhas antigas aulas de química, lá nos anos 1980 e picos!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline alhkar

• A Mühle da cooperativa
    • Email
« Reply #367 on: April 26, 2012, 05:29:17 pm »
0
£60 são mais pelo boião que pelo sabão. 3 Refills de 25 gr. custam 18£ (o que também não pouco).

O boião grande custa ainda mais. Mas são mesmo lindos.
Igualmente Lindissima a caixa. e o sabão que tal é? Justifica?

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #368 on: April 26, 2012, 05:46:59 pm »
0
£60 são mais pelo boião que pelo sabão. 3 Refills de 25 gr. custam 18£ (o que também não pouco).

O boião grande custa ainda mais. Mas são mesmo lindos.
Igualmente Lindissima a caixa. e o sabão que tal é? Justifica?

O sabão é fabricado em Itália pela Valobra - tem a mesma composição que o stick Valobra, mas com um aroma diferente - o aroma correspondente à respectiva Colónia. Ou pelo menos, alguns vestígios desse aroma ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Madaíl

• Vendedor
  • Cella na tigela
  • *
  • Respect: +1
    • ThePortugalOnlineShop
    • Email
« Reply #369 on: April 26, 2012, 06:36:06 pm »
0
Emanuel, li o teu testamento que nem um puto a ouvir histórias de terror!! Fantástico!! Muito obrigado pelo trabalho e tempo dedicados a escrever isso tudo! É mesmo esclarecedor!

Já agora, um pouco de Alquimia também ajudava!  Ferro em Ouro não?? Pronto, mais não seja, água em biiiiiiiinho!! :D
--Miguel Madaíl

www.ThePortugalOnlineShop.com - Produtos nacionais de excelência para o barbear e não só!
- Facebook - | - BC10 - Cupão de Desconto para confrades do fórum -

Offline alhkar

• A Mühle da cooperativa
    • Email
« Reply #370 on: April 26, 2012, 07:13:51 pm »
0
... Pronto, mais não seja, água em biiiiiiiinho!! :D

ISSOOOOOOOOO!

Offline brunofontes

• Affair com uma British Aristocrat
    • Restaurantes no Centro do Rio
« Reply #371 on: April 26, 2012, 07:19:22 pm »
0
Que bela aula, Emanuel! :)  Obrigado! :D
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline ClaudioBP

• Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • Respect: +316
    • Email
« Reply #372 on: April 26, 2012, 07:55:17 pm »
0

+1! Irretocável! Parabéns!
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline mlmoraes01

• Realmente Musgo
« Reply #373 on: April 26, 2012, 08:44:28 pm »
0

+1! Irretocável! Parabéns!

+2!!! Parabéns!!! Confesso que não entendo nada disso que foi falado, mas sempre tive vontade de fazer o MEU sabão, seja de barba, seja de corpo!!! Mas minha burrice só alcançou sabão para roupas!!! Manda uma receita aí Emanuel!!!

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline ClaudioBP

• Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • Respect: +316
    • Email
« Reply #374 on: April 26, 2012, 10:03:11 pm »
0

Direto de São João da Madeira....
IK ASB, Veleiro ASB, Sabão Osma e um Semogue 105.
E de brinde uma pedra hemostática

Meus agradecimentos de sempre para o Gil pela gentileza e o atendimento.

E também aos Correios BR por entregar num prazo de quase 65 dias...
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal