Author Topic: Papel!  (Read 7099 times)

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Papel!
« on: June 01, 2012, 11:03:23 pm »
0
Reparei que tenho uns papéis horríveis para as canetas tinteiro, acho que um bom papel me ajudaria a escrever, mas até o momento não tenho nada que "preste". 90% dos meus papéis a caneta marca demais o outro lado da folha. Nas que não marcam, a tinta parece que não absorve no papel direito, fica meio falhada, como se estivesse correndo para o lado, junto com a fibra do papel. Até tenho um bloco que não chega a ser ruim, mas ainda assim marca bem a folha.

Fiz uma busca rápida e descobri que os cadernos da Oxford são bons para usar com as fontain pens. Alguém confirma isso?

Sabem de algum outro papel/caderno/bloco ou similar que também seja bom?

Obrigado!
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Papel!
« Reply #1 on: June 01, 2012, 11:10:04 pm »
0
Eu costumo fazer um cálculos num bloco e aí o traço fica composto, quando mudo para papel A4 (de impressora) tenho que usar o aparo mais fino porque o outro simplesmente abre muito mais o traço!

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Papel!
« Reply #2 on: June 02, 2012, 04:25:13 am »
0
Com a lamy tenho utilizado diversos tipos de papel e não tenho muitos problemas de a escrita sair no outro lado da folha, algumas vezes ocorre, mas não é sempre, quando escrevo vagarosamente ocorre a transposição, que também não é sempre, sei lá, vai entender isso...



Nesta folha, por exemplo, não saiu nada do outro lado, opa, olhando agora na primeira linha onde escrevi "canhotos" o T apareceu levemente do outro lado, o restante da escrita não!

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Papel!
« Reply #3 on: June 02, 2012, 11:01:05 pm »
0
Caro Márcio,
Que tinta é essa? Esse azul é muto bonito.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Papel!
« Reply #4 on: June 02, 2012, 11:17:53 pm »
0
Papel para caneta-tinteirodeve ser o mais espesso possível.Obviamente que não precisam de um de 250g mas acima de 120g já faz sentido.

Os de 80g na prática são de 70g; os de 90g serão de 80g. Logo, papel desse de impressora não resultará muito bem porque demasiado finos.

A ELCO (Suiça) faz bom papel, a Rhodia/Clairefontaine nos papéis de topo também ou a Artoz(Suiça).Depois há todos os pequenos fabricantes esquecidos que por vezes têm excelentes papeis.

Um que pessoalmente gosto muito para tinta de caneta é este da Elco, o topo de gama desse fabricante, a gama James, apesar de 100g tanto o Velin como a Satiné, são bem interessantes:

http://www.myelco.ch/en/produkte/kuverts/documents/James_ei_KP.pdf

http://www.myelco.ch/en/index_produkte.shtml

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Papel!
« Reply #5 on: June 03, 2012, 03:53:23 am »
0
Bonito mesmo esse azul, Márcio! Eu to usando o azul da Sheaffer e gostei bem dele!

Gil, eu estava justamente procurando por estes tipos de papel aqui pelo Brasil, mais pra ter uma ideia de preço ou mesmo para ver na prática como é o papel e tentar achar algo parecido que seja mais em conta (tenho quase certeza que qualquer um destes papéis devem ser muito caros aqui. hehehe).

Eu tenho um bloquinho que ganhei uma vez, é até da Secretaria de estado de turismo de Santa Catarina, que é de papel reciclado, a folha é fina e não marca nada! E a tinta fica muito boa nela também! Talvez por ser reciclado... Tenho umas folhas que a letra ainda fica melhorzinha, mas a maioria a escrita fica absurdamente grossa e marca demais o outro lado!

Mas vou procurar blocos e cadernos com folhas mais grossas para testar. Vamos ver no que vai dar!

Obrigado! :D
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Papel!
« Reply #6 on: June 03, 2012, 05:24:55 am »
0
Caro Márcio,
Que tinta é essa? Esse azul é muto bonito.

Poxa, esse azul é o que veio no cartucho da caneta, eu nem comprei tinta ainda, por sinal tenho que providenciar, pois estou utilizando muito a caneta e não sei o quanto dura a tinta!!!

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Papel!
« Reply #7 on: June 03, 2012, 05:09:45 pm »
0

Gil, eu estava justamente procurando por estes tipos de papel aqui pelo Brasil, mais pra ter uma ideia de preço ... [...]

Eu tenho um bloquinho que ganhei uma vez, é até da Secretaria de estado de turismo de Santa Catarina, que é de papel reciclado, a folha é fina e não marca nada! E a tinta fica muito boa nela também! Talvez por ser reciclado...[...]

Mas vou procurar blocos e cadernos com folhas mais grossas para testar. Vamos ver no que vai dar!

Obrigado! :D



A Elco mesmo aqui na Europa não é muito barata também. Pessoalmente uso mais o James (sobretudo pela superficie que desliza bem apesar de ser de 100g) e creio que dá um bom papel para o dia-a-dia e mais ou menos dentro do "orçamento".

Aliás o seu post deu-me vontade de ir ver como estava o meu stock pessoal e tive uma boa surpresa que ainda estou bem abastecido,felizmente!!  :D :D





[acima] Cartões simples, lisos



[acima] O bloco de 100g tem uma "marca de água" igual ao que se vê no canto, visivel apenas à transparência ou luz rasante.Acho do mais belo efeito!! ;)



Outro fabricante muito bom são os italianos da Rossi, em Florença. Uso também vários papéis deles e por estes dias estou com este modelo e "full set"  ;D















A gama deles aqui:


http://rossi1931.com/


Por vezes os reciclados até têm um bom desempenho porque na reciclagem foram misturadas fibras texteis, maioritariamente algodão (de roupa velha) que lhes dá um maior rácio de absorção.

Pessoalmente gosto muito de papéis e vai a par com as canetas-tinteiro (e respectiva tinta claro).Ter uma excelente caneta mas um papel/tinta de baixa qualidade... :(
« Last Edit: June 03, 2012, 05:19:47 pm by lamina »

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Papel!
« Reply #8 on: June 03, 2012, 11:09:59 pm »
0
Eu para usar para fazer uns rascunhos de cálculos e tirar alguns apontamentos não me justifica muito o investimento em papel...

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Papel!
« Reply #9 on: June 03, 2012, 11:51:57 pm »
0
Eu uso os receituários, particular e das empresas em que atuo. Portanto, não necessito de outros papéis.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Papel!
« Reply #10 on: June 04, 2012, 01:36:41 am »
0
Uau! Belíssimos exemplares, Gil!

Achei algumas folhas aqui de boa qualidade, feitas para tinta mesmo, impressora jato de tinta etc, mas estavam lacrados e não me apeteceu comprar um pacotinho de folhas que pouco vou usar. Depois eu vejo em outros lugares, perto do trabalho, que devo encontrar. :D

Eu no geral só uso para rascunhos, mas acabo quase inutilizando o outro lado da folha, além de que em alguns casos, os traços ficam muito espessos e atrapalha a compreensão. Por isso penso em algum papel um pouquinho melhor, mas nada muito superior. Acho que vou deixar acabar o que tenho aqui e as folhas que tenho no escritório e depois eu vejo o que faço.

Se eu estiver com mais disposição compro um caderno pequeno da Oxford e deixo para reuniões. Apesar do preço ser alto para o dia-a-dia, fica bem aceitável se for apenas para passar uma impressão melhor quando tiver algum cliente no escritório.  8)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Papel!
« Reply #11 on: June 04, 2012, 06:19:24 am »
0
Lindos papéis, Caro Gil, mas até o momento, não tive necessidade de comprá-los, pois onde assino e escrevo não se permitem mudanças.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Papel!
« Reply #12 on: July 02, 2014, 02:43:40 pm »
0
Recuperando este tópico, não há necessidade de abrir um novo:

Para ir tirando notas e ir escrevendo no dia-a-dia, que papel, ou bloco de notas usam ou aconselham para usar com caneta aparo/tinta permanente/tinteiro?

Algo tamanho A4 ou A5 para usar assim no dia-a-dia (e que não seja caro ;D)?

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Papel!
« Reply #13 on: July 02, 2014, 04:09:29 pm »
0
Recuperando este tópico, não há necessidade de abrir um novo:

Para ir tirando notas e ir escrevendo no dia-a-dia, que papel, ou bloco de notas usam ou aconselham para usar com caneta aparo/tinta permanente/tinteiro?

Algo tamanho A4 ou A5 para usar assim no dia-a-dia (e que não seja caro ;D)?

Olha eu pessoalmente uso os blocos estilo Moleskine da marca própria do Continente (Note It, penso que é esta a marca). O papel é bem porreiro e os preços são bastante menos azedos que os da Moleskine.

Há linhas, quadriculado e liso em vários tamanhos. É questão de veres.

Também tenho curiosidade no bloco da Rhodia que o RF apresentou no tópico das aquisições. Mas nunca testei.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Papel!
« Reply #14 on: July 02, 2014, 05:13:15 pm »
0
Não estou a conseguir ver as imagens...  :-\
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal