Author Topic: Strop - Ajuda a escolher precisa-se  (Read 18101 times)

Offline Twin

• Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • Respect: 0
    • Email
Re:Strop - Ajuda a escolher precisa-se
« Reply #45 on: July 11, 2012, 01:47:38 am »
0
Boas malta.
Chegou hoje o paddle strop.
Parece não parece que saja mau, agora só faltam as navalhas para ver como ele se porta.
Agora fiquei com uma dúvida, na altura em que comprei a navalha S. Domingos comprei também umas pedras de esmeril feitos em Solingen para depois colocar no strop, mas não sei como aplicar. Dentro da caixa vem com duas pedras uma preta e outra castanha, mas não sei qual é para aplicar na parte macia e na parte ligeiramente "granulada", e nem como o fazer, basta só passar as pedras no strop ou tem alguma técnica?

Na parte macia não aplicas nada, tá quieto! :D Um dos lados (calculo que seja o macio, pelo que descreves?!?!) deixa só com couro, para usar no dia-a-dia. No outro colocas pasta, para sempre que precisares de retocar o fio.
Qual delas usar? Sei lá. Eu vi essa pasta de esmeril na S. Domingos e deixei-a lá ficar. Achei-a cara. Pediam €10 por isso. E ainda por cima isso vem com 2 diferentes, sabia lá eu qual delas usar.

Desci um pouco e fui à Polycarpo, que por €2 me forneceu isto:

Pronto, e assim, como só tenho uma, acabaram-se as dúvidas. Ainda por cima, saiu barata ;D

Na altura não me lembrei da Polycarpo para ver do esmeril e acabei por comprar esse tal de 10€, que como dizia Solingen pensei que valesse o dinheiro, vejo agora que foi um gigantesco erro. Lá vou ter que andar a fazer experiências com o que comprei pode ser que me safe.

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #46 on: July 11, 2012, 07:39:58 am »
0
Bom, não interpretes mal as minhas palavras. A pasta que compraste é decerto muito boa. Afinal de contas, é a vendida pela Dovo.
Só que achei cara, e o facto de ter duas era confuso para mim, e por sorte, achei uma alternativa mais barata.

Olha, aqui tens mais alguma informação: http://www.shavingstyle.com/strops-and-pastes/dovo-strop-paste-set-red-black-325.html

A vermelha é de 3um, e a azul é de 1um. Eu usaria apenas a azul, no lado mais duro do teu strop, provavelmente não irás precisar de mais agora no começo. A vermelha será mais para quando a navalha está quase a perder o fio
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline callega

• Maçarico
  • *
    • meu site de cutelaria custom
« Reply #47 on: July 11, 2012, 11:35:01 am »
0
Concordo com o Emanuel.
Eu, uso 0.25u.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #48 on: July 11, 2012, 11:46:19 am »
0
Concordo com o Emanuel.
Eu, uso 0.25u.

Isso é o quê? Diamantada?
Acho que óxido de crómio só vai praí até 0,5um...

Já pensei encomendar isto (essa embalagem de 100g deve durar várias gerações ;D) e fazer uma pasta caseira com neatsfoot oil, mas acho que vai ficar lá mais pra frente, quando tiver mais experiência... e também não sei se o neatsfoot oil será o mais adequado

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #49 on: July 11, 2012, 02:20:24 pm »
0
Encomende isto. Muito mais prático.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #50 on: July 11, 2012, 02:26:14 pm »
0
Encomende isto. Muito mais prático.

Claro que é. Mas esse preço, se somarmos os portes, é uma roubalheira, especialmente da amazon americana! Proibitivo :P
Por esse preço dá para comprar um quilo de óxido de cromo, que até pode servir para polir
« Last Edit: July 11, 2012, 02:31:13 pm by oversaturn »

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #51 on: July 11, 2012, 02:39:51 pm »
0
Concordo. Comprei o meu óxido de cromo em spray, mas entope bastante o tubo e fica nada prático. Tem esse stick, que já vi em um video do carecão dinamarquês, mas não encontrei em sítio algum para compra. Nesse artigo há link para a The Superior Shave, loja americana.
« Last Edit: July 11, 2012, 02:42:04 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Twin

• Cella na tigela
    • Email
« Reply #52 on: July 11, 2012, 04:01:49 pm »
0
Bom, não interpretes mal as minhas palavras. A pasta que compraste é decerto muito boa. Afinal de contas, é a vendida pela Dovo.
Só que achei cara, e o facto de ter duas era confuso para mim, e por sorte, achei uma alternativa mais barata.

Olha, aqui tens mais alguma informação: http://www.shavingstyle.com/strops-and-pastes/dovo-strop-paste-set-red-black-325.html

A vermelha é de 3um, e a azul é de 1um. Eu usaria apenas a azul, no lado mais duro do teu strop, provavelmente não irás precisar de mais agora no começo. A vermelha será mais para quando a navalha está quase a perder o fio

Obrigado Emanuel. Já fico a saber qual utilizar.
Comprei mais pelo nome que outra coisa.

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #53 on: July 11, 2012, 04:10:39 pm »
0

Obrigado Emanuel. Já fico a saber qual utilizar.
Comprei mais pelo nome que outra coisa.

Posteriormente, podes comprar um strop barato ou até um pedaço de madeira de balsa ou assim, e poderás usar as 2 pastas. Só não uses as duas na mesma superfície, pois são diferentes.
E deixa sempre um couro macio livre de pasta, para assentar o fio sempre que usas a navalha.

Offline callega

• Maçarico
  • *
« Reply #54 on: July 11, 2012, 10:39:49 pm »
0
Sim Emanuel, uso 0.25 diamantda da DOwnCorning. Mas tenho uma miríade de outras.
Podes encontrar em fornituras (lojas de materiais para ourives e coisas afins) pasta de polimento em tijolos. Normalmente é sebo com abrasivo. A grana, dificil determinar. Existem as brancas, vermelhas, verdes. Até onde sei, a branca é a mais fina nos "tijolos".
MAS nao acredito que aquele pigmento de oxido de cromo seja "calibrado". Muito provavelmente não seja "peneirado" num mesh alto. Mesh é a definição 15k, por exemplo. É o numero de fios de tela que a peneira tem em uma polegada, se nao me engano.. Qto mais fios, mais fino o pó. já o .25 ou .5 ou 1 indica o tamanho do grão, em mícrons. Lembrando que 1 micron é 100 vezes menor que um milímetro.

Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #55 on: July 11, 2012, 10:44:55 pm »
0
Hum... isso faz sentido.
Um pó "calibrado" ou "peneirado" tem que ser muito mais uniforme, em tamanho de partícula.
Sempre a aprender...

Offline PTShaves

• Vigorosamente Floïd
  • AFINADOR DE PIANOS
    • www.pianodream.pt
    • Email
« Reply #56 on: July 11, 2012, 10:59:07 pm »
0
Sim Emanuel, uso 0.25 diamantda da DOwnCorning. Mas tenho uma miríade de outras.
Podes encontrar em fornituras (lojas de materiais para ourives e coisas afins) pasta de polimento em tijolos. Normalmente é sebo com abrasivo. A grana, dificil determinar. Existem as brancas, vermelhas, verdes. Até onde sei, a branca é a mais fina nos "tijolos".
MAS nao acredito que aquele pigmento de oxido de cromo seja "calibrado". Muito provavelmente não seja "peneirado" num mesh alto. Mesh é a definição 15k, por exemplo. É o numero de fios de tela que a peneira tem em uma polegada, se nao me engano.. Qto mais fios, mais fino o pó. já o .25 ou .5 ou 1 indica o tamanho do grão, em mícrons. Lembrando que 1 micron é 100 vezes menor que um milímetro.

Pois é. Eu uso estes tijolos (e os meus parecem mesmo tijolos que são enormes) para polimento de peças dos piano. Tenho uma branca/cinzenta e outra cor-de-rosa. :)
www.pianodream.pt

Cumprimentos.

PT Shaves

A escanhoar é a a gente se entende.

Offline callega

• Maçarico
  • *
« Reply #57 on: July 12, 2012, 10:23:04 am »
0
Estas eu uso para polir facas e navalhas. A rosa é mais grossa que a branca.

Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #58 on: July 12, 2012, 10:41:34 am »
0

Pois é. Eu uso estes tijolos (e os meus parecem mesmo tijolos que são enormes) para polimento de peças dos piano. Tenho uma branca/cinzenta e outra cor-de-rosa. :)

E onde é que isso se vende? :)

Offline Leon

• Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
« Reply #59 on: July 12, 2012, 12:40:32 pm »
0
Para Portugal, acho que o Neil Miller é a melhor fonte. Não há alfândegas pelo meio, chega rápido e a qualidade é boa.

Mandar vir de fora, Tony Miller ou SRD, há sempre o risco de parar nas alfândegas.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal