Author Topic: Merkur vs. Edwin Jagger  (Read 9986 times)

Offline splendini

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 241
  • Respect: +4
Merkur vs. Edwin Jagger
« on: September 20, 2012, 03:18:49 pm »
0
Há algum motivo especial para a Merkur ser, por norma, subvalorizada em relação à Edwin Jagger neste fórum?
Posso estar enganado, mas este é o único local onde tal acontece. Divergências são normais, cada um gosta do que gosta, e é isso que se assiste pelos fóruns em geral. Para dez "defensores" da EJ, encontramos outros tantos da Merkur, mais coisa menos coisa.
Aqui assistimos a uma originalidade: a EJ é objecto de uma opinião quase unânime, sempre positiva, quando se trata de, por exemplo, aconselhar uma máquina a alguém. Quando o "assunto Merkur" vem a terreno, alguém se encarrega de "neutralizar" com a "arma" EJ. É quase uma reacção pavloviana.
Sou utilizador da Merkur e da EJ, prefiro a Merkur (por motivos que poderei explicar), e acho esta espécie de "clubismo" muito divertida.
Será que há algo que me está a escapar?

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #1 on: September 20, 2012, 04:28:30 pm »
0
Agora que falas nisso...

Antes de me inscrever no fórum, tinha uma queda maior para as Merkur.

Desde que me inscrevi e comecei a participar, deparei-me várias vezes na iminência de comprar máquinas EJ e Muhle e fui descartando as Merkur, não sei bem porque, o que sustenta um pouco a tua teoria... :)

O que é certo é que ainda não tenho uma máquina de nenhuma das marcas, portanto não posso tecer juízos de valor sobre elas.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #2 on: September 20, 2012, 05:00:54 pm »
0
Hummm... consigo entender a tua dúvida, mas não a explicação que sugeres.

Eu tenho máquinas Merkur e EJ/Mühle. Posso-te dizer que os acabamentos das EJ/Mühle são francamente melhores que os da Merkur. Mas pronto, entendo que alguns podem não valorizar isso muito.

Já agora, por 20 e poucos euros, que máquina Merkur de pente fechado me recomendarias?
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline splendini

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 241
  • Respect: +4
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #3 on: September 20, 2012, 05:12:17 pm »
0
Não pretendo recomendar nada, muito menos assumir a veleidade de recomendar seja aquilo que for a um membro "senior" do fórum. Haverá compinchas muito mais habilitados do que eu para recomendar uma máquina ideal (que, presumo com parca margem de erro, será uma Edwin Jagger). Não é esta a sede própria para tal sugestão, ainda que estivesse disposto a fazê-la.
Recentrando o assunto no essencial, a questão mantém-se, e decorre de uma constatação. Não sugiro explicação alguma, pelo contrário, humildemente pergunto.
Para facilitar, reitero o meu comentário original, que dou aqui por integralmente reproduzido.
« Last Edit: September 20, 2012, 05:15:59 pm by splendini »

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #4 on: September 20, 2012, 05:20:42 pm »
0
Acho que uma das razões para as EJ serem recomendadas é basicamente a relação qualidade/preço.
Por cerca de 25€ no modelo com o cabo liso tens uma excelente máquina. Na Merkur por esse preço não há grandes opções... tens a Merkur 45 (de baquelite) e eventualmente a 23C, mas esta última será provavelmente mais cara.

Muito sinceramente, acho que esta é a razão! (nem consigo ver outra...)

Quem está a começar provavelmente não quer investir muito, e 10€ significa um pincel bom ou um pincel e um creme.
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #5 on: September 20, 2012, 05:55:13 pm »
0
Acho que uma das razões para as EJ serem recomendadas é basicamente a relação qualidade/preço.
Por cerca de 25€ no modelo com o cabo liso tens uma excelente máquina. Na Merkur por esse preço não há grandes opções... tens a Merkur 45 (de baquelite) e eventualmente a 23C, mas esta última será provavelmente mais cara.

Muito sinceramente, acho que esta é a razão! (nem consigo ver outra...)

Quem está a começar provavelmente não quer investir muito, e 10€ significa um pincel bom ou um pincel e um creme.

Acho que a questão é mais ou menos essa mesmo.
De início, ninguém quer investir muito.
Minha primeira safety, por exemplo, foi uma Parker, escolhida única e exclusivamente pelo preço.

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #6 on: September 20, 2012, 05:59:30 pm »
0
Acho que a questão é mais ou menos essa mesmo.
De início, ninguém quer investir muito.
Minha primeira safety, por exemplo, foi uma Parker, escolhida única e exclusivamente pelo preço.

É verdade, e aliás, eu referi 25€ pela EJ, mas tenho aqui colegas que compraram por menos de 21€. A esse preço, só mesmo a Merkur de baquelite (por uns 13€).
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline SLB04

  • Trade Count: (+3)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1780
  • Respect: +27
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #7 on: September 20, 2012, 06:26:46 pm »
0
Sem dúvida, os acabamentos da EJ/Mühle são melhores que os da Merkur, mesmo assim prefiro o cabeçal de pente fechado da Merkur por ser ligeiramente mais eficaz.

Uma máquina da Merkur de pente fechado barata é uma das minhas preferidas, a Merkur 42 que fica por volta dos 23 €.

Mas é curioso, para principiantes recomendo sempre uma Mühle/EJ. Suave, bom preço com um design bonito e uma qualidade impressionante.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #8 on: September 20, 2012, 09:21:05 pm »
0
Acima de tudo, tem a ver com a relação qualidade-preço. Postas em casa, a minha EJ DE87 custou 20€, a Merkur 34C 35€. Para um iniciante ainda é uma diferença substancial, sobretudo tendo em conta a melhor qualidade de acabamentos da EJ.

Cada uma tem o seu lugar, a EJ é super suave, enquanto a Merkur é mais eficaz. Entre as duas escolho... a Mühle R41 OC, que consegue ser ainda mais eficaz que a Merkur :)
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Captain Flint

  • Yo-ho-ho, and a bottle of Bay Rum!
  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • *
  • Posts: 1695
  • Broguish
  • Respect: +25
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #9 on: September 20, 2012, 09:42:47 pm »
0
Aqui ha uns anos atras, a maquina aconselhada para os novatos era a Merkur HD 34 - foi alias a minha primeira DE. Entretanto, a chegada ao mercado de outros modelos, e em particular das novas cabeças Mühle/EJ, alterou bastante o estado da questão: não so a quantidade de maquinas disponiveis triplicou (ou quadruplicou) em dois anos como uma maior variedade de marcas e modelos permitiu uma escolha mais diversificada aos recém-convertidos (e aos outros também).

Eu sei que existe uma pequena minoria de utilizadores que continua a preferir as Merkur às outras marcas, mas na minha opinião as Mühle/EJ constituem uma opção mais segura (e relativamente mais em conta também).
Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.

Samuel Beckett

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #10 on: September 20, 2012, 09:48:08 pm »
0

...Eu tenho máquinas Merkur e EJ/Mühle. Posso-te dizer que os acabamentos das EJ/Mühle são francamente melhores que os da Merkur. ...

Basicamente... isto :D
E se juntarmos o factor preço (as Merkur são geralmente mais caras que as EJ/Mühle), está explicada a escolha.

Do mesmo modo, para um novato, neste fórum, recomendava-se frequentemente (até há pouco tempo) a Mühle, preferentemente à EJ. Noutros fóruns (em geral americanos), recomendava-se EJ em vez de Mühle. Porquê? Bom, a Mühle era por cá, até há pouco tempo, mais barata que a EJ (incluindo portes, etc,), salvo alguma promoção ocasional... Nos USA é exactamente ao contrário.

Mas voltando à dicotomia EJ/Mühle versus Merkur. Vejam os preços da Bullgoose, por exemplo, uma loja popular nos USA:

 - Merkur 33c a $32,00
 - Edwin Jagger DE89 a ~$35,00
 - Mühle R89  ~$60

Ou seja, nos USA, a Merkur é mais barata que EJ ou Mühle - em Portugal acontece exactamente o contrário - salvo raras excepções pontuais (promoções, etc.), fica mais barato comprar uma Mühle/EJ que uma Merkur.

Juntando a qualidade dos acabamentos, que é superior na Mühle/EJ, está o mistério explicado.

Obviamente não estou a contar com promoções pontuais, conjuntas, etc. - mas curiosamente, todas as minhas Merkur foram compradas assim :D

No fundo, tem tudo a ver com a relação qualidade/preço e com a disponibilidade - ambas podem variar consoante o local do globo onde te encontras...
« Last Edit: September 20, 2012, 09:51:40 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline splendini

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 241
  • Respect: +4
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #11 on: September 21, 2012, 09:45:38 am »
0
Relação qualidade preço? Claro que sim, um factor sempre a ter em conta. Sempre?
Bem... nem sempre.
De que falamos quando falamos de qualidade?
Qualidade geral ou acabamentos?
Sem dúvida: os acabamentos da EJ são superiores aos da Merkur. Um acabamento mais aprimorado não significa - hélas! - uma qualidade geral superior.
Rústico vs. refinado, eis o que, no caso em apreço, vale a pena ter em conta.
Uso agora, se me permitem, um paralelismo com a indústria automóvel.
Mercedes ML. Requinte e acabamento: confere. Aptidão TT: dá para brincar um pouco fora de estrada.
Land Rover Defender. Requinte e acabamento: zero. Aptidão TT: se este não passa, então é melhor ir de barco ou de avião.
Qualidade geral, nos dois casos, confere.
Faço-me entender?


Relação qualidade/preço na escolha das máquinas? A sério?
10 ou 15 euros de poupanças quando a maior parte dos membros do fórum está disposta a gastar mais de cem euros num mês em "tralha" para fazer a barba? "Haha, charade you are".
Quando se fala de escolha de sabões, cremes, aftershaves, lâminas e material deste, é tudo muito "smooth", muito “eu acho isto bom, mas cada um sabe de si…”. Quero dizer: respeita-se muito a individualidade e a liberdade de escolha, fornecendo-se pistas para uma opção informada. Tudo muito tolerante, tudo muito na base da discussão despreocupada.
Quando é abordado o tema das máquinas, o caso muda de figura. Acende-se um holofote de alerta e soa um alarme estridente: PERIGO! PERIGO! ALGUÉM PODE COMPRAR UMA MÁQUINA QUE NÃO SEJA EDWIN JAGGER! TROPAS A REUNIR IMEDIATAMENTE!
Reunidas as tropas, apontadas as baterias, o unanimíssimo arsenal de argumentos entra em acção e a eventual heresia é neutralizada com eficácia e rapidez.
Neste caso, meus amigos, não se discute. Com os sabões e quejandos, tudo é relativo e as opções vastas e válidas. Com as máquinas, aqui d’El Rei, que pode alguém “furar” a harmonia unânime e a ordem estabelecida da “one and only”.
Relação qualidade/preço, a sério?
Sejamos claros: a maior parte do pessoal não chega ao fim do mês a contar os tostões para saber se ainda há dinheiro para as obrigações. Esses, que contam os tostões, estão-se olimpicamente nas tintas para máquinas “vintage”.
Pelo que, concluindo, se mantém a minha curiosidade e divertimento.
Aqui, e só aqui, existe este consenso e rápida motivação para recomendar esta máquina a todos os iniciados. A que se deve este interessante e inédito fenómeno?
Porquê, meus caros? Porquê?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #12 on: September 21, 2012, 10:29:26 am »
0
Ah, como tudo fica mais fácil de explicar com uma conspiração...

Geralmente recomenda-se EJ/Mühle (ou Merkur) para quem começa nestas lides, e não para quem gasta "mais de cem euros num mês em "tralha" para fazer a barba". E isto não é charada, é a pura realidade, mas cada um que acredite no que quiser.

E nisto posso falar à vontade, tenho máquinas das três marcas, e para mim, continuo a recomendar Mühle/EJ como máquina de iniciação, e com base na minha experiência pessoal.

De resto, acabamentos não são sinal de qualidade? Discordo totalmente. Se a Merkur tivesse melhores acabamentos, talvez não houvesse  necessidade de alinhar a lâmina nas máquinas Merkur, inclusive em cabeçais simétricos... ;D

"Ah, faz parte da mística e do charme das Merkur"... ;D Yeah, right...!
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline splendini

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 241
  • Respect: +4
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #13 on: September 21, 2012, 10:42:32 am »
0
"Conspiração"? Não me parece.
Não sou dado a essas teorias.
A situação apresenta-se até bastante prosaica e corriqueira.
Mas tudo bem, o Barbear Clássico é o fórum dos "Jaggeiros", e isso é divertido.
Dá-lhe uma certa... originalidade...
...ou talvez não.

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Merkur vs. Edwin Jagger
« Reply #14 on: September 21, 2012, 10:45:41 am »
0
Confesso que não entendo a tua marralha spelndini.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal