Óptimo!Uma pergunta...e aquecer levemente, 30º ou 40 º ou sabão em banho maria, criando uma "papa" e depois mistura-lo com os cremes?
Quote from: SPICE on October 05, 2012, 11:03:54 pmÓptimo!Uma pergunta...e aquecer levemente, 30º ou 40 º ou sabão em banho maria, criando uma "papa" e depois mistura-lo com os cremes?Um "sabão" de glicerina ou semelhante, do tipo "melt-and-pour", pode ser aquecido. Um sabão de origem vegetal ou animal, obtido por saponificação, NÃO deve ser aquecido, sob pena de o arruinar.
Pelo que entendi a ideia era criar uma experiência...neste caso a proposta era poder trabalhar o sabão a uma temperatura levemente superior a de um clima quente, em suma permitir uma melhor integração com os cremes que na realidade determinam o aroma do produto final...por isso continuo a sugerir, com uma temperatura de 30º, que a experiência pudesse ser realizada nesses moldes pois penso que o sabão não ficaria arruinado depois de raspado e ficando alguns segundos a essa temperatura, permitindo unm resultado final mais homogéneo.
Quote from: SPICE on October 05, 2012, 11:18:19 pmPelo que entendi a ideia era criar uma experiência...neste caso a proposta era poder trabalhar o sabão a uma temperatura levemente superior a de um clima quente, em suma permitir uma melhor integração com os cremes que na realidade determinam o aroma do produto final...por isso continuo a sugerir, com uma temperatura de 30º, que a experiência pudesse ser realizada nesses moldes pois penso que o sabão não ficaria arruinado depois de raspado e ficando alguns segundos a essa temperatura, permitindo unm resultado final mais homogéneo.Bem, ralei o sabão e misturei-o bem com o creme. A olho nu ficou bem homogéneo. Não precisei de derreter nada, nem me atreveria a tal pois iria dar cabo do sabão.
Qual a % que utilizou de sabão e creme?