Author Topic: Fiz um sabão Old Spice  (Read 5610 times)

Offline Leon

• Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Fiz um sabão Old Spice
« on: September 29, 2012, 04:10:52 pm »
0
Bem, mais ou menos  :D

A minha ideia era fazer um "croap", usando como base um bom sabão de sebo e juntar-lhe um bom creme com um aroma que gostasse.

Escolhi: 1 sabão turco G.Z.D. que tem um cheiro a Super Pop / Omo; 2 cremes indianos Old Spice Musk que cheiram que é uma maravilha

Com esta experiência queria essencialmente 2 coisas: fazer um sabão mole (à la Italia) a partir de um sabão e um creme e deixá-lo curar; ver até que ponto um aroma anula um outro.

Material pronto:

Sabão ralado, falta misturar os cremes. Aqui é que foi uma autêntica "bodeguice" que nem consegui tirar uma foto:

Usei uma chavena para dar o formato final ao "croap":

Aqui está ele depois de "curar" durante 2-3 semanas:

Como funciona? Muito bem. A espuma é muito boa e o aroma original foi "diluido", tendo ficado uma mistura de G.Z.D. com Old Spice Musk.
« Last Edit: September 29, 2012, 06:36:48 pm by oversaturn »
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline GADREL

• Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Fiz um sabão Old Spice
« Reply #1 on: September 30, 2012, 08:23:22 am »
0
Adorei a ideia, parabéns, Camarada Leon! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Martius

• Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • Respect: +3
« Reply #2 on: October 05, 2012, 10:55:01 pm »
0
Bom tópico.

Estou-me sentir enable. Acho que vou dar uso ao Arko que eu cá tenho e misturá-lo ou com o creme nívea, que não achei que fosse grande coisa, ou com o Via Men.

Offline SPICE

• Marinheiro num Veleiro
  • Respect: 0
    • Email
« Reply #3 on: October 05, 2012, 11:03:54 pm »
0
Óptimo!
Uma pergunta...e aquecer levemente, 30º ou 40 º ou sabão em banho maria, criando uma "papa" e depois mistura-lo com os cremes?
Spice must flow ...

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #4 on: October 05, 2012, 11:07:05 pm »
0
Óptimo!
Uma pergunta...e aquecer levemente, 30º ou 40 º ou sabão em banho maria, criando uma "papa" e depois mistura-lo com os cremes?

Um "sabão" de glicerina ou semelhante, do tipo "melt-and-pour", pode ser aquecido.

Um sabão de origem vegetal ou animal, obtido por saponificação, NÃO deve ser aquecido, sob pena de o arruinar.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline SPICE

• Marinheiro num Veleiro
    • Email
« Reply #5 on: October 05, 2012, 11:18:19 pm »
0
Óptimo!

Um "sabão" de glicerina ou semelhante, do tipo "melt-and-pour", pode ser aquecido.

Um sabão de origem vegetal ou animal, obtido por saponificação, NÃO deve ser aquecido, sob pena de o arruinar.
Pelo que entendi a ideia era criar uma experiência...neste caso a proposta era poder trabalhar o sabão a uma temperatura levemente superior a de um clima quente, em suma permitir uma melhor integração com os cremes que na realidade determinam o aroma do produto final...por isso continuo a sugerir, com uma temperatura de 30º, que a experiência pudesse ser realizada nesses moldes pois penso que o sabão não ficaria arruinado depois de raspado e ficando alguns segundos a essa temperatura, permitindo unm resultado final mais homogéneo.
Spice must flow ...

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #6 on: October 05, 2012, 11:24:30 pm »
0
Pode ser que resulte, pode ser que não.

Se a temperatura for moderada, pode ser que sim.

É experimentar... 8)
« Last Edit: October 05, 2012, 11:40:28 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Leon

• *
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
« Reply #7 on: October 06, 2012, 12:45:21 pm »
0
Pelo que entendi a ideia era criar uma experiência...neste caso a proposta era poder trabalhar o sabão a uma temperatura levemente superior a de um clima quente, em suma permitir uma melhor integração com os cremes que na realidade determinam o aroma do produto final...por isso continuo a sugerir, com uma temperatura de 30º, que a experiência pudesse ser realizada nesses moldes pois penso que o sabão não ficaria arruinado depois de raspado e ficando alguns segundos a essa temperatura, permitindo unm resultado final mais homogéneo.

Bem, ralei o sabão e misturei-o bem com o creme. A olho nu ficou bem homogéneo. Não precisei de derreter nada, nem me atreveria a tal pois iria dar cabo do sabão.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline SPICE

• Marinheiro num Veleiro
    • Email
« Reply #8 on: October 06, 2012, 01:20:28 pm »
0

Bem, ralei o sabão e misturei-o bem com o creme. A olho nu ficou bem homogéneo. Não precisei de derreter nada, nem me atreveria a tal pois iria dar cabo do sabão.
Qual a % que utilizou de sabão e creme?
Spice must flow ...

Offline Leon

• *
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
« Reply #9 on: October 06, 2012, 09:12:57 pm »
0
Qual a % que utilizou de sabão e creme?

Mais creme que sabão. Provavelmente 60%-40%.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal