Author Topic: Navalha com melhor relação qualidade/preço?  (Read 11054 times)

Offline classic-shaver

• Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Navalha com melhor relação qualidade/preço?
« Reply #15 on: January 24, 2013, 03:45:43 pm »
0
Eu para começar, evitava as navalhas com grandes gravações douradas - o mais provável é danificar isso quando não se tem grande experiência :P

Mas estragar porquê? Como?
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #16 on: January 24, 2013, 04:05:42 pm »
0
Eu para começar, evitava as navalhas com grandes gravações douradas - o mais provável é danificar isso quando não se tem grande experiência :P

Mas estragar porquê? Como?

O ouro é um metal mole. Aqueles dourados saem com relativa facilidade, se não tiveres cuidado. Por exemplo, a limpar a navalha, ou a assentar - especialmente se não tiveres experiência e "mão", é fácil fazer asneira.
Na minha opinião, não vale a pena estar a pagar mais por uma navalha com essas gravações, especialmente se for a tua primeira navalha - se fazes uma asneirada de principiante apanhas um desgosto.

Já nem falo em polir - se tentas polir aquilo, então é que desaparece mesmo. É como dizem os espanhóis acerca das Filarmonica - "en el sello no se toca". Senão, já foi...

Qualquer navalha de qualidade pode ser "para ficar de vez", desde que bem tratada. Umas são é mais bonitas que outras, podem ter melhores acabamentos ou um cabo mais luxuoso, e isso paga-se.

Inox ou carbono? As opiniões variam... e eu não sou a melhor pessoa para te aconselhar. As de carbono parecem ser mais consensuais (mais fáceis de afiar), mas as inox também não serão más, e têm apreciadores.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Filipe

• Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
« Reply #17 on: January 24, 2013, 04:12:26 pm »
0
Obrigado pela explicação oversaturn :)

Offline Rui

• Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #18 on: January 24, 2013, 04:35:02 pm »
0
Eu pessoalmente iria para as Carbono, mas se pensar racionalmente tenho mais navalhas de Inox do que carbono e afiam muito bem e com facilidade, por isso não acho que a escolha seja muito evidente, mas lembro-me qu eno inicio sentia mais facilidade e confiança a afiar as de inox memso não sabendo explicar porquê.

Em relação aos dourados é claramente uma questão de gosto eu por exemplo gosto de navalhas mais "limpas" por isso deixo os dourados de parte, claro que não lhe vai acontecer mas se oxidar e necessitar de polir é como o Oversaturne diz, para passar na lamina toda lá vão os dourados saltando.

Offline classic-shaver

• Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
« Reply #19 on: January 24, 2013, 04:54:39 pm »
0
Ok, mestres Oversaturn e Rui, muito obrigado pelos valiosos esclarecimentos!
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Filipe

• Lucky Tiger
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
« Reply #20 on: January 24, 2013, 05:35:03 pm »
0
Obrigado pelos esclarecimentos. Já li algures que não é bom usar a mesma navalha dois dias seguidos. No meu caso que me barbeio a semana toda devo por exemplo comprar duas e ir alternando?

Offline carraro

• Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • Respect: +6
    • Email
« Reply #21 on: January 24, 2013, 06:15:12 pm »
0
Obrigado pelos esclarecimentos. Já li algures que não é bom usar a mesma navalha dois dias seguidos. No meu caso que me barbeio a semana toda devo por exemplo comprar duas e ir alternando?

Dizem isso em vários lugares. Eu não sei se é verdade, mas, por via das dúvidas, acreditei... e agora estou obcecado para completar o conjunto com 7 navalhas. Tenho até comichão. Hahahahahahahahaha

Refletido sobre o assunto e já fazendo rotação com 5 navalhas há alguns meses, tenho a impressão que é a mesma lógica da moça simpática que me vendia sapatos outro dia: "compra 2 pares duma vez, pois assim durarão o dobro do tempo".

Creio que é o mesmo com navalhas: se forem 7, a afiação de cada uma permanecerá por 7 vezes mais tempo, se comparada com a "durabilidade" de uma navalha escoteira que se usa diariamente. Em compensação, na hora de afiar, o trabalho será também 7 vezes maior.

Seja como for, saiba que isso vicia. Por sorte, ainda não me viciei em pincéis.

Offline Islander

• Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • Respect: +9
« Reply #22 on: January 24, 2013, 10:04:23 pm »
0
Daqui a alguns meses pretendo comprar uma navalha não só para principiar mas para ficar de vez.
Já vi algumas que gostei por exemplo: Dovo Bismark 6/8 / Dovo Special 6/8 /Dovo Renaissance 6/8 e Dovo 5/8 Imitação Madre Pérola. Qual a que me aconselham?

Obrigado

Filipe

Qualquer uma é boa, e quando assim é, o meu conselho para tudo na vida é o mesmo: compra a que gostares mais, porque os olhos também comem!  ;) ;D

Pessoalmente das Dovo acho especialmente bonitas as Bismarck, Masters e Bergisher Loewe, mas tenho um fraquinho por costas trabalhadas... :-[

Isso tudo de barbear clássico está valorizado demais, principalmente navalhas. Há uma Filarmônica 13, dita NOS, à venda no Mercado Livre por R$ 800. Não sei se vale ou não, mas é dinheiro demais por uma única navalha. 

Dizem que há meia dúzia de anos atrás, era possível comprar qualquer Filarmonica por €50, até menos :P
Depois, chegaram os fóruns, os americanos, etc. e tal. Aumentou a procura, e o resultado está visto: os preços subiram até à estratosfera :P

Tive a sorte de achar umas Filarmonica em Junho, numa velha drogaria. Paguei pelo par (uma #13 e uma #14) menos do que pagaria por uma única Dovo. Mas isso foi um acontecimento raro, que provavelmente não me volta a acontecer no resto da vida! :D

Por curiosidade quanto é que custaram as tuas últimas Filarmónicas NOS, 10€ ou 20€?   :D

Um pouco mais que isso. Mas só um pouquinho... :D

Era favor não esfregar isso na cara da malta, tá?  :P

Estatisticamente isso deve ser o mesmo que ganhar a lotaria...o pior é que acredito que consigas repetir!  ;D
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #23 on: January 24, 2013, 11:41:37 pm »
0

Pessoalmente das Dovo acho especialmente bonitas as Bismarck, Masters e Bergisher Loewe, mas tenho um fraquinho por costas trabalhadas... :-[

A Bergischer Loewe é absurdamente linda!!!

Offline Colcurinho

• A obra de Valobra
  • Respect: +16
« Reply #24 on: January 25, 2013, 12:10:28 am »
0
Olá pessoal!

Do meu gosto pessoal, as Dovo são belas peça artesanais, excluindo a gravação a laser que têm na haste. Isso é que estraga tudo. As marcações "profundas", marcadas no próprio aço é como eu gosto.

Tenho o mesmo gosto que o Rui. Quanto menos dourados e desenhos a navalha tiver mais é do meu agrado. Mas hádesenhos por aí bem catitos...

Offline GADREL

• D.Quijote de La Toja
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
« Reply #25 on: January 25, 2013, 06:47:06 am »
0
Já li algures que não é bom usar a mesma navalha dois dias seguidos. No meu caso que me barbeio a semana toda devo por exemplo comprar duas e ir alternando?
É verdade, deves comprar três e ir alternando, assim terás 48 horas entre o uso das mesmas! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #26 on: January 25, 2013, 10:01:12 am »
0
Olá pessoal!

Do meu gosto pessoal, as Dovo são belas peça artesanais, excluindo a gravação a laser que têm na haste. Isso é que estraga tudo. As marcações "profundas", marcadas no próprio aço é como eu gosto.

Tenho o mesmo gosto que o Rui. Quanto menos dourados e desenhos a navalha tiver mais é do meu agrado. Mas hádesenhos por aí bem catitos...

Bons olhos te vejam, Luís. É bom ver-te de volta. :)
Curiosamente todas as minhas navalhas são "limpas", sem gravações. Mas foi obra do acaso...
Até gostaria de ter uma com uma gravação qualquer, para variar :D

Offline Rui

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #27 on: January 25, 2013, 10:38:28 am »
0

Eu neste momento tenho 8 navalha preparadas para a rotação mas acabo por utilizar sempre as mesmas 5 e utilizo os fins de semana para afinar as que vão precisando de afiação.

Em relação a utilizar a mesma navalha em dias seguidos da experiencia que tenho não noto grande perda de poder de corte por causa da utilização seguida, no verão quando vou de feria levo apenas uma navalha e ela trabalha todos os dias e não deixa de fazer boas barbas por isso.

Mas acho que é sempre uma boa desculpa para comprar mais umas para não utilizar a mesma muitos dias seguidos.

Offline Colcurinho

• A obra de Valobra
« Reply #28 on: January 25, 2013, 06:13:42 pm »
0

:) obrigado

Offline bleddyn

• A obra de Valobra
  • Porto, Portugal
« Reply #29 on: January 26, 2013, 03:50:36 pm »
0

Faço minhas as palavras do oversaturn. É um prazer ter-te de volta ao fórum Colcurinho. :)

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal