De resto, sempre vi os nossos pais/avós usar cafeteiras, tachos e panelas de alumínio sem problema algum, provavelmente devido à camada de óxido que ganham com o tempo e uso... e os envenenamentos por alumínio que vi ou tive notícia tiveram sempre outras razões bem mais prosaicas e tristes.
Neste caso não seria para beber a água, mas compreendo a razão porque o IKEA não vende em alumínio. Há dúvidas acerca de que o alumínio das panelas e tachos possa contaminar os alimentos. Mas por outro lado há problemas com tudo. É a loiça em barro vidrada que tem chumbo, são as frigideiras com teflon, enfim...Como o Gil disse, latas de refrigerantes, cantis SIGG, é tudo alumínio. Até mesmo embalagens de comida take-way são em alumínio.
Lá experimentei a comprar um jarro elétrico, por 7,99€ na RP. Realmente aquilo aquece a água num ápice. Mal liguei ouvi logo o barulho da água a borbulhar junto a resistência. Aqueceu 1.7l de água em menos de 2 minutos. Não deixei ferver mesmo, mas se deixasse também não havia crise, era juntar um pouco de água fria.Demorei menos a obter água quente do que se tivesse à espera do esquentador, poupei água e gás. Mesmo sendo de 2000W, em 2 minutos não vai nenhuma fortuna de eletricidade. Certamente gastaria mais em gás e água.
Jarros electricos em casas de banho húmidas...?
A humidade não é condutora da corrente eléctrica ...
Também tenho um um e uso todos os dias. Até para fazer o almoço e o jantar é muito prático. Tem sempre água quente muito rapidamente. A minha mulher até diz que é a melhor amiga dela na cozinha.