Author Topic: Colete masculino  (Read 9596 times)

Offline Marques

• Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Colete masculino
« on: March 19, 2013, 06:34:02 pm »
0
Estou querendo comprar um terno, porque afinal, todo homem precisa de um terno. E conversando com minha namorada sobre isso, que tipo comprar, onde, etc, me veio a ideia de por causa do calor usar toda a indumentária exceto o paletó caso esteja calor na ocasião. Eu confesso que acho elegante, sem ser desleixado. E gostaria do saber dos Confrades, se alguém costuma usar o colete masculino e em qual ocasião e qual a opinião.

Offline ClaudioBP

• Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • Respect: +316
    • Email
Re:Colete masculino
« Reply #1 on: March 19, 2013, 06:52:39 pm »
0
Eu uso terno todos os dias...compre com paletó, pois não vejo quase ninguém com colete.

Não me leve à mal, mas acho bem "cafona" (que palavra antiga!!) esse uso de colete. Quando vejo o uso de colete, é para o pessoal que mora em Sampa ou no Sul, mesmo assim não é um colete do mesmo tecido do terno e sim um de lã ou coisa parecida.

Se quiser, depois te passo uma  loja boa para vc comprar um terno aqui em BSB (depende de quanto vc está disposto a gastar). Por favor, fique longe daquela loja Cia. do Terno, pois a qualidade é deplorável.
« Last Edit: March 19, 2013, 06:54:43 pm by ClaudioBP »
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Marques

• Merkur-o-cromo
  • Puro carisma!
« Reply #2 on: March 19, 2013, 07:02:36 pm »
0
Falaram ja dessa loja ser ruim mesmo! Hahah
Que lojas indicaria?
Mas quando comprar será completo...com paletó e tudo...a minha dúvida é sobre o colete...ainda não descartei a ideia de comprar junto heheh...meu receio é se usar so o colete em algum lugar, se fica clima de fim de festa...

Offline ClaudioBP

• À sombra da Palmera
    • Email
« Reply #3 on: March 19, 2013, 07:12:06 pm »
0
Falaram ja dessa loja ser ruim mesmo! Hahah
Que lojas indicaria?
Mas quando comprar será completo...com paletó e tudo...a minha dúvida é sobre o colete...ainda não descartei a ideia de comprar junto heheh...meu receio é se usar so o colete em algum lugar, se fica clima de fim de festa...

Vai na loja "Everton" na  Comercial 308/309 Sul (perto do clube Vizinhança). Boa loja e tudo de primeira linha. Fala com o próprio Everton e diz que me conhece. A maioria dos meus ternos é de lá.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #4 on: March 19, 2013, 07:21:18 pm »
0
Desculpem a ignorância, mas o que é paletó? E de que material costuma ser feito os ternos aí no Brasil?

Offline ClaudioBP

• À sombra da Palmera
    • Email
« Reply #5 on: March 19, 2013, 07:26:28 pm »
0
Desculpem a ignorância, mas o que é paletó? E de que material costuma ser feito os ternos aí no Brasil?

Acho se chama "Fato" em Portugal....

Existem vários tipos de tecido, mas o que gosto é de uma composição de viscose e poliéster (alguns chamam de micro fibra). Terno leve e apropriado para o tipo de clima que do Brasil, se bem que eu acho que devia ser abolido isso por causa do calor.
« Last Edit: March 19, 2013, 07:34:55 pm by ClaudioBP »

Offline romagnoli83

• Trade Count: (+4)
  • Vigorosamente Floïd
  • Paulínia São Paulo, Brasil
  • Respect: +18
    • Email
« Reply #6 on: March 19, 2013, 07:44:20 pm »
0
Caro confrade Marques...
O colete na verdade é uma peça que completa o conjunto que chamamos de terno.... de uma olhada nesse link, ele vai tirar algumas dúvidas suas....

Duas lojas que gosto muito, e acredito que existam ai em Brasília são a Vila Romana e a VR Means Wear...

http://www.guiadeestiloiguatemi.com.br/homem/#/35
"Ao elogio que me corrompe, prefiro a crítica que me constrói."
Santo Agostinho

Offline orlandosn

• Devoto de São Martin de Candre
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
« Reply #7 on: March 19, 2013, 09:23:03 pm »
0

O paletó  é o casaco.

O fato é composto por 2 peças (calça e casaco) ou 3 peças (calça, colete e casaco), se bem que por cá o colete também já está fora de moda, pelo menos nos meios urbanos. Provavelmente vai voltar a estar na moda, sei lá...

Acho que a ultima vez que usei colete foi no meu casamento, e já lá vão vinte e muitos anos !  ;D

Orlando

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #8 on: March 19, 2013, 09:40:19 pm »
0
Olhem esse link.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline ClaudioBP

• À sombra da Palmera
    • Email
« Reply #9 on: March 19, 2013, 09:45:41 pm »
0

O paletó  é o casaco.

O fato é composto por 2 peças (calça e casaco) ou 3 peças (calça, colete e casaco), se bem que por cá o colete também já está fora de moda, pelo menos nos meios urbanos. Provavelmente vai voltar a estar na moda, sei lá...

Acho que a ultima vez que usei colete foi no meu casamento, e já lá vão vinte e muitos anos !  ;D

Orlando...eu tbm uso esse colete há 8 anos...HA HA HA

Offline FML

• Rocket Man
« Reply #10 on: March 19, 2013, 09:50:12 pm »
0
Bom, já percebi. Terno ou costume é o equivalente ao português fato.

Isso de terno tem muita coisa que se lhe diga. E eu digo, todo o homem devia, pelo menos uma vez na vida, poder ter um terno feito à medida, todo o processo, desde a escolha do tecido, tirar as medidas, escolher corte e a provação, é um prazer.

Bom, vejamos o que eu posso ajudar, apesar de não saber muito acerca do assunto.

Existem vários tipos de fibra,sintética artificial como o poliéster ou viscose, animal como a lã ou a seda, e vegetal como o algodão e o linho.

Todas têm os seus fortes e inconvenientes. Por ordem de preço, temos as fibras mais caras como a seda e a lã especial como caxemira ou mohair e temos as mais baratas que são as fibras sintéticas artificiais.

Na minha opinião, o poliéster é o mais quente e o linho e a seda os mais frescos, por seu turno, o linho e o algodão enrugam muito facilmente, o poliéster não.

Nas mais suaves ao toque e bonitas estão as lãs especiais (como o mohair) e a seda, a mais áspera é o poliéster. Todavia a adição de viscose ao poliéster dá-lhe um aspeto muito bom (que se assemelha às fibras caras) e toque mais suave.

Resumindo, para situações mais informais e para uma maior frescura, eu recomendaria linho ou algodão, ou mesmo uma mistura dos dois já que o linho enruga menos junto com o algodão. Para situações mais formais, todas os outras fibras.

Para um fato luxuoso, seda ou as lãs especiais. A seda tem o inconveniente de ser muito sensível e exigir muito cuidado.

Para mim, gosto de ternos de lã fina de boa qualidade, se possível misturada com lã especial como mohair. É um terno que fica bonito, suave ao toque e consegue adaptar-se bem ao calor e ao frio. Como alternativa muito mais barata, de aspeto igualmente estupendo, a mistura de poliéster com viscose, que é mais quente (é bom para o frio) e mais áspero ao toque mas enruga menos e será mais resistente.

Deixando as fibras, passemos à cor. As cores escuras são mais formais, as claras mais informais. As cores escuras absorvem mais calor e por isso são mais quentes.

Passemos ao corte. Eu prefiro cortes clássicos e evito seguir a moda para que o terno fique atual por mais tempo e não tenha de o guardar no armário.

Paletó com 3 ou mais botões é considerado mais formal, com dois, mais desportivo. Todavia, o paletó de dois botões é mais aberto e fresco.

Depois, o paletó pode ser fechado atrás ou ter uma ou duas aberturas, o primeiro é considerado o mais formal e o último o menos. O mesmo se pode afirmar para a frescura, o primeiro é o mais quente e o último o mais fresco.

Quanto ao colete. O colete dá um ar mais formal ao terno, mas penso que tem caído em desuso e encarece substancialmente o terno. Pessoalmente, só o aconselho para o frio. Um paletó aberto ou mais desportivo dá mais liberdade de movimento, tem mais classe que o colete sozinho e consegue ser mais fresco que o colete.

Mas o mais importante no meio disto tudo é que o terno tem de nos vestir, tem que se adaptar ao nosso corpo de forma perfeita. Se for daqueles que o terno em tamanho padrão assenta perfeitamente como a mim, está com sorte pois pode poupar dinheiro, mas se não for o caso, insista para que o mesmo saia perfeito para o seu corpo, pois o dinheiro extra vai valer bem a pena.

Isto é mera opinião pessoal, espero ter ajudado.
« Last Edit: March 20, 2013, 12:04:18 am by FML »

Offline henrique

• Numa nice c/ Old Spice
« Reply #11 on: March 19, 2013, 10:11:35 pm »
0
O colete já dá para ostentar uma correte de relógio de bolso ;D

Aqui há uns anos tive um fato feito à medida, e concordo com o que o FML disse, é muito porreiro ter um feito para nós :)

Aqui há uns 2 ou 3 anos andava todos os dias com colete calças e batina e tudo preto, verão e inverno era o mesmo, o traje ;D

Offline alexkick

• Trade Count: (+1)
  • Marinheiro num Veleiro
    • Email
« Reply #12 on: March 19, 2013, 10:13:14 pm »
0

Existem vários tipos de tecido, mas o que gosto é de uma composição de viscose e poliéster (alguns chamam de micro fibra). Terno leve e apropriado para o tipo de clima que do Brasil, se bem que eu acho que devia ser abolido isso por causa do calor.

O Brasil quantos tipos de climas tem??

A viscose e poliester num fato é um combinação que não agrada a muitos utilizadores, interessante ser para ti a melhor

A titulo informativo a micro fibra não é poliester! Se chamam isso é erradamente!

Offline alexkick

• Trade Count: (+1)
  • Marinheiro num Veleiro
    • Email
« Reply #13 on: March 19, 2013, 10:15:05 pm »
0

O paletó  é o casaco.

Quem percebe os designer e a moda????

Offline FML

• Rocket Man
« Reply #14 on: March 19, 2013, 10:20:21 pm »
0

A viscose e poliester num fato é um combinação que não agrada a muitos utilizadores, interessante ser para ti a melhor

A titulo informativo a micro fibra não é poliester! Se chamam isso é erradamente!

Quais as razões que são apontadas para não gostarem da combinação?

Comprei uns panos que diziam ser de microfibras e têm maioritariamente poliéster na composição... Será que fui enganado?

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal