Author Topic: Colete masculino  (Read 9624 times)

Offline alexkick

• Trade Count: (+1)
  • Marinheiro num Veleiro
  • Respect: 0
    • Email
Re:Colete masculino
« Reply #15 on: March 19, 2013, 10:45:52 pm »
0
Bom, já percebi. Terno ou costume é o equivalente ao português fato.

Isso de terno tem muita coisa que se lhe diga. E eu digo, todo o homem devia, pelo menos uma vez na vida, poder ter um terno feito à medida, todo o processo, desde a escolha do tecido, tirar as medidas, escolher corte e a provação, é um prazer.

Bom, vejamos o que eu posso ajudar, apesar de não saber muito acerca do assunto.

Existem vários tipos de fibra, sintética como o poliéster ou viscose, animal como a lã ou a seda, e vegetal como o algodão e o linho.

Todas têm os seus fortes e inconvenientes. Por ordem de preço, temos as fibras mais caras como a seda e a lã especial como caxemira ou mohair e temos as mais baratas que são as fibras sintéticas.

Na minha opinião, o poliéster é o mais quente e o linho e a seda os mais frescos, por seu turno, o linho e o algodão enrugam muito facilmente, o poliéster não.

Nas mais suaves ao toque e bonitas estão as lãs especiais (como o mohair) e a seda, a mais áspera é o poliéster. Todavia a adição de viscose ao poliéster dá-lhe um aspeto muito bom (que se assemelha às fibras caras) e toque mais suave.

Resumindo, para situações mais informais e para uma maior frescura, eu recomendaria linho ou algodão, ou mesmo uma mistura dos dois já que o linho enruga menos junto com o algodão. Para situações mais formais, todas os outras fibras.

Para um fato luxuoso, seda ou as lãs especiais. A seda tem o inconveniente de ser muito sensível e exigir muito cuidado.

Para mim, gosto de ternos de lã fina de boa qualidade, se possível misturada com lã especial como mohair. É um terno que fica bonito, suave ao toque e consegue adaptar-se bem ao calor e ao frio. Como alternativa muito mais barata, de aspeto igualmente estupendo, a mistura de poliéster com viscose, que é mais quente (é bom para o frio) e mais áspero ao toque mas enruga menos e será mais resistente.

Deixando as fibras, passemos à cor. As cores escuras são mais formais, as claras mais informais. As cores escuras absorvem mais calor e por isso são mais quentes.

Passemos ao corte. Eu prefiro cortes clássicos e evito seguir a moda para que o terno fique atual por mais tempo e não tenha de o guardar no armário.

Paletó com 3 ou mais botões é considerado mais formal, com dois, mais desportivo. Todavia, o paletó de dois botões é mais aberto e fresco.

Depois, o paletó pode ser fechado atrás ou ter uma ou duas aberturas, o primeiro é considerado o mais formal e o último o menos. O mesmo se pode afirmar para a frescura, o primeiro é o mais quente e o último o mais fresco.

Quanto ao colete. O colete dá um ar mais formal ao terno, mas penso que tem caído em desuso e encarece substancialmente o terno. Pessoalmente, só o aconselho para o frio. Um paletó aberto ou mais desportivo dá mais liberdade de movimento, tem mais classe que o colete sozinho e consegue ser mais fresco que o colete.

Mas o mais importante no meio disto tudo é que o terno tem de nos vestir, tem que se adaptar ao nosso corpo de forma perfeita. Se for daqueles que o terno em tamanho padrão assenta perfeitamente como a mim, está com sorte pois pode poupar dinheiro, mas se não for o caso, insista para que o mesmo saia perfeito para o seu corpo, pois o dinheiro extra vai valer bem a pena.

Isto é mera opinião pessoal, espero ter ajudado.

Permite-me algumas correcções amigo entre alguns comentários.

É consensual que um fato feito a medida é uma experiência diferente.
Eu ainda não tive esse prazer...

A viscose é uma fibra artificial por designação, devido ao facto do seu monomero ser natural e não sintetizado.

Quimicamente, os poliéster são uma família grande e neles engloba-se o polietileno de tereftalato PET! esse mesmo o das garrafas de cocacola!

Quanto ao preço, existem fibras sintética muito caras também amigo, a lá mais cara é a lã vucana! procurem o preço para vos assustarem!!!

o facto do poliéster ser mais quente é por que é plástico, simples. e normalmente não absorve humidade (como qualquer outro plástico)! O facto de enrugarem é hoje também um problema contornado por muitas marcas de vestuário com apropriado acabamento.

O conforto pode ser divido em partes e qualquer uma delas é subjectivo se bem que mensurável!

Sinceramente não moro de amores pela viscose, é uma fibra com péssimas propriedades mas ainda muito utilizada desse lado do charco!

Discordo por completo quando falas em determinado tipo de fibras para situações formais ou não, hoje em dia isso não se aplica.

Quanto as restantes afirmações como são de carácter design não tenho formação para me pronunciar!

A nível técnico só queria deixar que alguns fatos são realmente obras de arte e engenharia por possuem 17 camadas de tecido. Alguns desses, o enchimento das ombreiras é feitas em crinas de cavalo e na zona peitoral tb pode existir esse enchimento!

É claro que esses fatos não custam 250 numa massimo duti! A aprovação de um fato desse pode demorar alguns longos meses com cinco aprovações no mínimo!

Ainda ninguém falou nisso mas o ultimo botão do casaco nunca fica na casa! Sempre aberto

« Last Edit: March 19, 2013, 10:47:27 pm by alexkick »

Offline alexkick

• Trade Count: (+1)
  • Marinheiro num Veleiro
    • Email
« Reply #16 on: March 19, 2013, 10:51:19 pm »
0

A viscose e poliester num fato é um combinação que não agrada a muitos utilizadores, interessante ser para ti a melhor

A titulo informativo a micro fibra não é poliester! Se chamam isso é erradamente!

Quais as razões que são apontadas para não gostarem da combinação?

Comprei uns panos que diziam ser de microfibras e têm maioritariamente poliéster na composição... Será que fui enganado?

As microfibras são poliesters (PET), mas o poliester(PET) não são microfibras!

Normalmente as microfibras tem propriedades muito boas em comparação ao poliester e como tal é acções de "banha da cobra" é tentado o termo microfibras! Existe panos em Portugal que dizem ter microfibras mas a verdade é outra...

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #17 on: March 20, 2013, 12:00:07 am »
0
Obrigado pelos esclarecimentos, as minhas considerações foram apenas empíricas, ou seja, falei dos fatos (ternos) que conheço. Todavia não percebi ainda quais são as caraterísticas da viscose que são más, uma vez que aproxima o poliéster das caraterísticas da lã, será por alterar a cor? Os fatos com viscose que tive padeceram desse problema, inutilizando-os precocemente em relação aos de lã.

Tenho que alterar "fibras sintéticas" por "fibras artificiais" que era isso que queria dizer.

Agora quanto à formalidade, por exemplo, não estou a ver um funcionário dum banco a andar com um fato de linho todo engelhado sem merecer um reparo. Ou até um fato de algodão por ser mais grosseiro.

Offline GADREL

• Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
« Reply #18 on: March 20, 2013, 08:28:24 am »
0
Estou querendo comprar um terno, porque afinal, todo homem precisa de um terno. E conversando com minha namorada sobre isso, que tipo comprar, onde, etc, me veio a ideia de por causa do calor usar toda a indumentária exceto o paletó caso esteja calor na ocasião. Eu confesso que acho elegante, sem ser desleixado. E gostaria do saber dos Confrades, se alguém costuma usar o colete masculino e em qual ocasião e qual a opinião.
Use o terno, esqueça o colete, e se for usá-lo que seja do mesmo tecido do terno!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Ovomaltine

• Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • Respect: +11
Re:Re: Re:Colete masculino
« Reply #19 on: March 20, 2013, 10:46:12 am »
0
Estou querendo comprar um terno, porque afinal, todo homem precisa de um terno. E conversando com minha namorada sobre isso, que tipo comprar, onde, etc, me veio a ideia de por causa do calor usar toda a indumentária exceto o paletó caso esteja calor na ocasião. Eu confesso que acho elegante, sem ser desleixado. E gostaria do saber dos Confrades, se alguém costuma usar o colete masculino e em qual ocasião e qual a opinião.
Use o terno, esqueça o colete, e se for usá-lo que seja do mesmo tecido do terno!

Isso mesmo! Colete só com o paletó. Entre os dois, a preferência é do paletó!

Offline Marques

• Merkur-o-cromo
  • Puro carisma!
« Reply #20 on: March 20, 2013, 12:15:46 pm »
0
Obrigado a todos os Confrades! Opiniões diversas e esclarecedoras. Confesso que achava que o colete fosse uma peça que os Confrades gostassem, principalmente na Europa. Vou repensar sobre o colete...mas gostei muito da discussão....acho que poderia ser criada uma pasta sobre moda masculina...poderia ser colocado em votação.

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #21 on: March 20, 2013, 12:32:21 pm »
0
Apoiado quanto à criação da nova seção.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline classic-shaver

• Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
« Reply #22 on: March 20, 2013, 12:36:51 pm »
0
Colete até nem está fora de moda, num estilo mais retro, não necessariamente associado ao uso de fato.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Marques

• Merkur-o-cromo
  • Puro carisma!
« Reply #23 on: March 20, 2013, 01:07:17 pm »
0
Apoiado quanto à criação da nova seção.
Dois a favor.

Colete até nem está fora de moda, num estilo mais retro, não necessariamente associado ao uso de fato.
Era isso que eu tinha em mente. Porque vejo homens considerados (por muitos) elegantes usando coletes.
Quando penso em usar colete, não falo dessa coisa cafona:

Mas sim disso, que para mim, parece elegante:

Ou assim menos formal:

« Last Edit: March 20, 2013, 01:14:12 pm by Marques »

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #24 on: March 20, 2013, 01:14:35 pm »
0
Correção: o primeiro nem homem é!
Os outros estão muito bem!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

Offline Marques

• Merkur-o-cromo
  • Puro carisma!
« Reply #25 on: March 20, 2013, 01:17:01 pm »
0
Hahah! Verdade!  :D :D :D

Não acho cafonas os dois últimos exemplos. Era assim que tinha em mente. Acho que mantem um ar formal, sem precisar usar o paletó que se for de dia da um calor dos diabos!

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #26 on: March 20, 2013, 03:33:33 pm »
0

:D :D :D
But the tigers come at night

Offline Rui

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #27 on: March 20, 2013, 03:41:56 pm »
0
Hahah! Verdade!  :D :D :D

Não acho cafonas os dois últimos exemplos. Era assim que tinha em mente. Acho que mantem um ar formal, sem precisar usar o paletó que se for de dia da um calor dos diabos!

Na verdade se estamos de fato completo o casaco nunca se despe, ou passamos de alguma formalidade a total informalidade.
O fato escuro é mais formal, eu só uso cinzentos escuros no entanto acho natural que em climas diferentes seja necessario usar cores mais claras.
Desaconselho o colete.

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #28 on: March 20, 2013, 03:43:58 pm »
0
Colete fica bom em magros! Os gordos ficam parecendo um botijão vestido.
José Luís Tomé Gonçalves

Offline ClaudioBP

• Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • Respect: +316
    • Email
« Reply #29 on: March 20, 2013, 04:26:02 pm »
0

Nem sei o que essa praga é...HA HA HA
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal