Author Topic: Navalhas de lamina descartável  (Read 30037 times)

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Navalhas de lamina descartável
« on: December 15, 2009, 08:14:41 pm »
0
Boas,

as navalhas de lamina descartável (como nos barbeiros) é de desempenho igual ou inferior às de laminas fixas?

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Navalhas de lamina descartável
« Reply #1 on: December 15, 2009, 11:06:58 pm »
0
Olá Filipe,

Eu diria que não se podem comparar, porque são tecnicamente iguais a um dos lados de uma DE. Tentar dizer se a navalhas é melhor ou pior que uma DE será uma discussão sem fim  ;D
Mas eu acho que é uma boa maneira para se treinar até se decidir por uma navalha de barbear. Antes de usar as navalhas, usei por uns tempos uma navalha de lâmina descartável. Quando achei que me adaptei, "dei o salto".  ;)
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline fpessanha

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Re:Navalhas de lamina descartável
« Reply #2 on: December 16, 2009, 02:11:25 am »
0
Mas eu acho que é uma boa maneira para se treinar até se decidir por uma navalha de barbear. Antes de usar as navalhas, usei por uns tempos uma navalha de lâmina descartável. Quando achei que me adaptei, "dei o salto".  ;)

Apesar de me terem aconselhado a "treinar" primeiro, optei por começar a usar navalhas de barbear directamente. A minha primeira experiência foi com a minha fidelíssima Dovo. (Adoro aquele bicho... apesar de me ter mrdido uma vez; a culpa foi minha, apesar de tudo...) Segundo o que tenho conseguido apurar ao frequentar o SRP, parece que existe uma diferença grande entre as navalhas com lâmina descartável e as navalhas "verdadeiras", análogas a facas MUITO afiadas.
A minha abordagem a este método foi, sem dúvida, imprudente. Fiz um investimento de cerca de 100 euros que poderia ter ficado perdido. Mas, na verdade, correu bem. Hoje não tenho grande interesse em experimentar uma navalha descartável. Talvez uma feather, mas são caras...

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Navalhas de lamina descartável
« Reply #3 on: December 16, 2009, 03:32:57 am »
0
Mas eu acho que é uma boa maneira para se treinar até se decidir por uma navalha de barbear. Antes de usar as navalhas, usei por uns tempos uma navalha de lâmina descartável. Quando achei que me adaptei, "dei o salto".  ;)

Apesar de me terem aconselhado a "treinar" primeiro, optei por começar a usar navalhas de barbear directamente. A minha primeira experiência foi com a minha fidelíssima Dovo. (Adoro aquele bicho... apesar de me ter mrdido uma vez; a culpa foi minha, apesar de tudo...) Segundo o que tenho conseguido apurar ao frequentar o SRP, parece que existe uma diferença grande entre as navalhas com lâmina descartável e as navalhas "verdadeiras", análogas a facas MUITO afiadas.
A minha abordagem a este método foi, sem dúvida, imprudente. Fiz um investimento de cerca de 100 euros que poderia ter ficado perdido. Mas, na verdade, correu bem. Hoje não tenho grande interesse em experimentar uma navalha descartável. Talvez uma feather, mas são caras...

Boas

Eu tenho uma dessas descartável, mas neste momento não a tenho a uso.
Dei o passo seguinte que se espera de quem tem uma descartável...
em comparação com uma navalha, salta à vista as diferenças

O tamanho da lâmina
A menos que utilizes algo do tipo Shavette, deves estar a pensar nas vulgares mesmo de barbeiro, que se carregam com uma meia lâmina, ou uma  lamina partida ao meio.
No meu periodo de adaptação à navalha, a falta de prática com o tamanho da coisa originou os cortes mais ridiculos! desde um toque na ponta do nariz quando estava a fazer o bigode, um toque na linha do maxilar quando estava a fazer a bochecha (passagem lateral ao grão orelha-boca), etc
É evolução, hoje em dia não me corto mais com navalha!

A qualidade da lâmina
O aço em que é feito uma lâmina de DE é diferente da de uma navalha. Regra geral mais macio (as que conheço). Tens a vantagem em relação à navalha de poder escolher a lâmina que mais te convém.. e há muita variedade. (eu recomendo-te que procures as lâminas mais duras)
 Por outro lado, a navalha, conhecendo a marca sabes à partida de que ficas bem servido, só tens de "puxar o lustro" e esta pronta a usar.

Manutençao
A navalha tem de ir ao assentador todos os dias ... isto tem como propósito tornar o fio mais uniforme. É uma coisa simples.. tens de passar a navalha  no dito algumas dezenas de vezes antes de a usar.. soa chato e moroso? sim! mas de facto não é, ou pelo menos deixa de ser com o tempo.. eu demorei a ganhar o "jeito ao pulso" de fazer a coisa, (até tinha medo de me cortar na mão que segurava o assentador), mas entrando no esquema, verificas que é "impossível" magoares-te com isso. num minuto despachas esta parte..
na descartável.. bem :D pode demorar ou não a partires a lâmina e a colocar no sitio, eheh! tb depende da prática.

a utilização
Precupa-te com uma boa preparação.
As primeiras vezes que encostei uma navalha na cara, n tive coragem de continuar.
Com o tempo fui fazendo as primeiras passagens, e fazia o acabamento com uma safety razor.
Tens muito mais sensibilidade do corte e do relevo da cara.
Os "acidentes" apesar de dramáticos, são tão graves como os de uma lâmina convencional, porque a sensibilidade também é mto maior (a menos que a lâmina esteja mal afiada, deves evitar essa situação).

Finalmente, houve um dia que consegui fazer até ao fim :D foi um dia com rabinho de bebé!
* não pressiones a lâmina na cara
* usa a gravidade, guia somente a lâmina. Se a lamina encontrar resistência, nao insistas (ganhei uma medalha com a teimosia)

ah.. nunca cheguei a fazer com a descartável até ao fim (todas as passagens sem mudar de ferramenta a meio), mas tens aí uma boa "escola". Comprei uma navalha algum tempo depois .. e é uma sensação (e um respeito) totalmente diferentes.

Como ja disse noutro post.. a lâmina é mto temperamental ... se pensas que és o maior, ela põe-te na linha :D

diverte-te!!
« Last Edit: December 16, 2009, 03:13:16 pm by nunogrl »

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Navalhas de lamina descartável
« Reply #4 on: January 14, 2010, 05:47:22 pm »
0
Também comecei a me barbear com navalhas usando as de lâmina descartável. Depois que passei para as navalhas "de verdade" percebi que percorri o caminho mais difícil para aprender a usar este tipo de aparelho de barbear. Fazendo uma analogia, é como usar um monociclo para aprender a andar de bicicleta!

As navalhas de lâmina descartável (principalmente as que usam meia lâmina de DE) não admitem o menor erro ou deslize de sua parte antes de te arrancar um naco de pele (na primeira vez que usei uma arranquei um pedaço de 3cmx0,4cm da pele acima dos lábios). Já as navalhas de verdade são bem mais "compreensivas" com a falta de técnica.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Navalhas de lamina descartável
« Reply #5 on: January 14, 2010, 09:45:09 pm »
0
As navalhas de lâmina descartável (principalmente as que usam meia lâmina de DE) não admitem o menor erro ou deslize de sua parte antes de te arrancar um naco de pele (na primeira vez que usei uma arranquei um pedaço de 3cmx0,4cm da pele acima dos lábios). Já as navalhas de verdade são bem mais "compreensivas" com a falta de técnica.

Verdade. A navalha "de verdade" é muito mais amigável do que as descartáveis. Pensar que o uso de uma navalha de verdade é muito perigoso é um mito, há que respeitar umas regras básicas de segurança.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:Navalhas de lamina descartável
« Reply #6 on: January 22, 2010, 03:14:44 pm »
0
Verdade. A navalha "de verdade" é muito mais amigável do que as descartáveis. Pensar que o uso de uma navalha de verdade é muito perigoso é um mito, há que respeitar umas regras básicas de segurança.

que as descartáveis não admitem erros já descobri na segunda vez que experimentei a minha DE, tirei um bife a beira do nariz!!!

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Navalhas de lamina descartável
« Reply #7 on: January 22, 2010, 09:57:57 pm »
0
Verdade. A navalha "de verdade" é muito mais amigável do que as descartáveis. Pensar que o uso de uma navalha de verdade é muito perigoso é um mito, há que respeitar umas regras básicas de segurança.

que as descartáveis não admitem erros já descobri na segunda vez que experimentei a minha DE, tirei um bife a beira do nariz!!!

E olha que as DE são safety razors, nas navalhas de lâmina descartável não há "safety": errou sai um pedaço de filé mingon de sua face.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Navalhas de lamina descartável
« Reply #8 on: January 26, 2010, 07:40:30 pm »
0
Verdade. A navalha "de verdade" é muito mais amigável do que as descartáveis. Pensar que o uso de uma navalha de verdade é muito perigoso é um mito, há que respeitar umas regras básicas de segurança.

que as descartáveis não admitem erros já descobri na segunda vez que experimentei a minha DE, tirei um bife a beira do nariz!!!

E olha que as DE são safety razors, nas navalhas de lâmina descartável não há "safety": errou sai um pedaço de filé mingon de sua face.

Comecei a utilizar um navalhete a poucas semanas. Não encontrei dificuldades no manuseio como os colegas. O único "acidente" que tive foi ao fazer a costeleta e no final das contas foi por puro descuido (convesar com a mulher ao fazer a barba pode ser fatal!).

Talvez as lâminas (DE) que utilizei sejam menos afiadas que as que voces tenham utilizado. Vai saber!

Lógico que demorei muito mais tempo no barbear. E a atenção com o ângulo da lâmina sobre o rosto (e a pressão aplicada) foi triplicada! Fui realmente extremamente cauteloso.

Estou tendo uma boa experiência com os navalhetes e estou pesquisando sobre navalhas "de verdade". Encontrei uma "NAVALHA FILARMONICA DOBLE TEMPLE- JOSE MONSERRAT POU-ESPECIAL" no Mercado Livre por R$ 300,00. Acho que fica aproximadamente 100,00 euros(?). Também tem uma de fabricação alemã "Drees Solingen" por R$85,00 (aproximadamente 30,00 euros). Fora isso existe a possibilidade de importar mas a angustia da espera é terrível! He-he

Desconheço as marcas citadas. Alguém pode me dar uma luz?

Abraços fraternos.


Barbeiro

Offline fgabrieljunior

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
    • Email
Re:Navalhas de lamina descartável
« Reply #9 on: January 27, 2010, 10:40:23 pm »
0
Amigo Barbeiro,

Embora seja relativamente neófito no mundo das navalhas. À tua pergunta posso oferecer-lhe resposta, uma vez que já me foram dadas respostas aqui mesmo neste fórum.

No início da semana estava pesquisando navalhas no ML para comprar, mas é dificílimo encontrar produtos que prestam. Em verdade, um barbeiro amigo adquiriu uma navalha no ML julgando-a ser boa, mas teve sérias decepções quando a mesma chegou...

Por isso, aconselho-te a comprar com nosso amigo Leon aqui do site. Ele foi muito atencioso, me explicou absolutamente tudo o que eu precisava saber sobre a compra de minha primeira navalha e o preço foi inferior aos praticados no Brasil.

Adquiri uma Dovo Fritz Bracht 5/8 por 110 euros, com a promessa de uma afiação precisa e especializada e, certamente, terei a certeza de não ter aborrecimentos futuros nem chegar à tardia conclusão de ter jogado meu dinheiro fora...

Este é o tópico o qual foi ventilado o assunto:

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=99.0

Caso também se interesse, dê uma passada no tópico sobre mercados brasileiros e veja sobre o Rei das Facas no RJ. Caso queria, posso comprá-la para ti, pois meu escritório é muito perto.

Um abraço!


Francisco Gabriel
Rio de Janeiro - RJ
Brasil

Offline barnabeflores

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 8
  • Respect: 0
    • Email
Re:Navalhas de lamina descartável
« Reply #10 on: August 29, 2010, 06:38:25 pm »
0
Boa tarde!

Há muito que não aqui venho e fico contente de ver que este sítio está a progredir a todo o vapor! A qualidade reconhece-se....

Quanto a este tópico o que posso dizer é  que estou a vender todo o meu material de manutenção de navalhas clássicas. Desde que fui a Viseu à Rua Direita e encontrei uma lojinha simpática onde adquiri uma 'Eurostil' de lâmina descartável e encomendei lâminas feather que não quero outra coisa: é o instrumento mais sensível e preciso de barbear que já experimentei, e o mais difícil de usar.

Diria mesmo que temos de começar com uma navalha para aprender a trabalhar com um instrumento de precisão destes! Perde-se em charme mas ganha-se imenso em qualidade de barbear! Nada mais barato e eficiente...

Depois comprei uma Feather AC também com lâminas descartáveis específicas e é uma maravilha! Melhor que uma navalha clássica, mais amigável que uma Eurostil com feather e com toda a eficiência que podemos desejar num equipamento para barbear!

TB
Nunca tentes ensinar um porco a cantar: ficarás frustrado e o porco chateado...

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Navalhas de lamina descartável
« Reply #11 on: August 31, 2010, 01:00:42 am »
0

Quanto a este tópico o que posso dizer é  que estou a vender todo o meu material de manutenção de navalhas clássicas.
:D :D ena ena!!

Desde que fui a Viseu à Rua Direita e encontrei uma lojinha simpática onde adquiri uma 'Eurostil' de lâmina descartável e encomendei lâminas feather que não quero outra coisa: é o instrumento mais sensível e preciso de barbear que já experimentei, e o mais difícil de usar.

Diria mesmo que temos de começar com uma navalha para aprender a trabalhar com um instrumento de precisão destes! Perde-se em charme mas ganha-se imenso em qualidade de barbear! Nada mais barato e eficiente...

Acredito que seja uma ferramenta de precisão ...
Mas tenho uma euro Eurostil e nunca me tive coragem de colocar uma feather nela... 

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Navalhas de lamina descartável
« Reply #12 on: August 31, 2010, 09:15:21 am »
0


Depois comprei uma Feather AC também com lâminas descartáveis específicas e é uma maravilha! Melhor que uma navalha clássica, mais amigável que uma Eurostil com feather e com toda a eficiência que podemos desejar num equipamento para barbear!


TB


Existe uma Feather AC neste país!? :o Eh lá, respect, que esse artigo é o nec plus ultra desta arte!! E que lâminas escolheu como munição para essa arma, que é mesmo disto que se trata aqui...!! E posso perguntar quanto custou? E o pack das laminas? Aqui em Portugal tem acesso às lâminas facilmente?

Curiosamente, estou de acordo, que é melhor que uma navalha clássica, sem as desvantagens do couro e do afiamento na pedra.

Offline barnabeflores

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 8
  • Respect: 0
    • Email
Re:Navalhas de lamina descartável
« Reply #13 on: September 01, 2010, 01:43:14 pm »
0
Peço desculpa pela indução em erro: comprei a Eurostil em Viseu, depois de ter gostadp dos resulados comprei a Feather AC no BST do Badger and Blade já com lâminas Pro-Guard e Professional. Agora é só o que uso. Um barbear perfeito e sem cortes!
Nunca tentes ensinar um porco a cantar: ficarás frustrado e o porco chateado...

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Navalhas de lamina descartável
« Reply #14 on: September 01, 2010, 07:45:01 pm »
0
Essa Feather AC é brutal!!  :o  Na mesma liga da sua mana, a DX, só são diferentes na liga metal que as compõem.

Nas laminas a Professional é para gente com mão firme! ;) Mas como já tem a Pro-Guard está garantida um back-up para aqueles dias de noites mal dormidas e mãos trémulas... ;D


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal