Nem rastreamento faz...
Olá pessoal, comprei uma pedra de afiar pelo site Classicshaving.com no dia 22/junho e chegou em minha casa no Brasil em 06/julho. A pedra chegou em boas condições, bem empacotada. já afiei 2x minhas navalhas. A primeira vez eu segui um cara no youtube que tem vários vídeo em sequência mas não me adaptei. Ficou ruim meu serviço. Na segunda vez eu usei a técnica da pirâmide num vídeo do straightrazorplace e os resultados foram bem bons. Uma delas tinha um pequeno 'dente' que consegui remover com a grana 4000. =)
À primeira vista sim, mas o que é certo é que funciona. Go figure...
Já. É como digo, é contra-intuitivo mas o que é certo é que funciona. Não me perguntem é porquê...
Quote from: a_soares on March 23, 2011, 08:30:56 pmJá. É como digo, é contra-intuitivo mas o que é certo é que funciona. Não me perguntem é porquê... E a malta clama: POR QUE? POR QUE? POR QUE? POR QUE?
Quote from: jltgonca on March 23, 2011, 10:13:44 pmQuote from: a_soares on March 23, 2011, 08:30:56 pmJá. É como digo, é contra-intuitivo mas o que é certo é que funciona. Não me perguntem é porquê... E a malta clama: POR QUE? POR QUE? POR QUE? POR QUE?Senta que lá vem a história!É o seguinte, geralmente na afiação você passa pelas seguintes etapas (considerando uma navalha completamente sem fio):pedra 1.000 (para criar o "bevel" -> como é isso em português?)pedra 4.000 (primeiro polimento no fio)pedra 8.000 (para muitos, polimento final do fio)pedras 12.000/16.000/30.000 (ainda mais polimento - opcionais)O problema é que quando você passa 1000/4000/8000 a pontinha do fio já passou por muito desgaste, o que resulta em fadiga material (o conhecido overhoning), então você volta pra 4000 no intuito de remover o aço fraco e depois progride novamente pra 8000 pra re-polir. Como cada novo ciclo 4000/8000 é mais curto que o anterior, você obtém uma pirâmide de passagens (por isso o nome do método).Espero ter sido claro.
pedra 1.000 (para criar o "bevel" -> como é isso em português?)