Author Topic: Apresentação & Muitas Perguntas  (Read 5783 times)

Offline joaopmgoncalves

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 32
  • Respect: 0
    • Instagram
Apresentação & Muitas Perguntas
« on: May 27, 2013, 11:48:13 pm »
0
Olá a todos, sou novo aqui e tenho um conjunto de perguntas que gostaria de ver respondidas por vós. :)

Primeiro de tudo, queria dizer que cheguei aqui porque procuro fóruns com conhecimento relevante para a arte do barbear. Encontrei este entre outros e pareceu-me o melhor de todos :) Estou interessado na arte do barbear por duas razões: sou um pouco saudosista (apesar de só ter 22 anos) gosto de perceber o que me antecedeu ao nível dos hábitos e costumes. E o barbear que os meus avós ainda fazem é algo que me fascina e que queria muito experimentar. Outra razão é simplesmente o saber que há algo melhor por aí que vale o dinheiro investido. Actualmente ainda faço a barba com gilettes descartáveis e sei que há muita coisa de qualidade que me está a passar ao lado.

Portanto, passo a passo...

1. Actualmente já uso um pincel Semogue (http://loja.avidaportuguesa.com/pt/catalogo/vidaportuguesa/perfumaria/semogue-pincel-da-barba-branco), espuma de barbear Ach Brito e after shave da Floïd. Tenciono comprar uma navalha (da Antiga Barbearia de Bairro), uma taça de porcelana da mesma empresa e um after shave da Claus Porto para ter um mini-kit decente.

2. Gostava de saber quais são as publicações, outros fóruns e sites que visitam sobre esta temática. Hoje (primeira vez que decidi que ia conhecer mais sobre esta bela arte) encontrei o Shaving 101 que me parece uma boa publicação. O que acham vocês?

3. Que siglas genéricas é que usam dentro do fórum para se referirem a certos produtos e/ou marcas? (Já percebi que SR = Safety Razor)

4. Pela (pouca) leitura que tenho feito, tenho me apercebido que existem vários estágios de "profissionalismo" do barbear. Enquanto que as gilettes descartáveis são para amadores, a dificuldade média está no uso da Safety Razor, a dificuldade alta está na navalha e a world-class é o navalhete. Isto é "verídico" ou aproxima-se de alguma forma da realidade?   :D

5. Gostava de saber o que é que vocês acham destes produtos?
a) Musgo Real: Creme de Barbear (http://loja.avidaportuguesa.com/pt/catalogo/vidaportuguesa/perfumaria/musgo-real-creme-de-barbear);
b) Confiança O Melhor: After Shave Bálsamo (http://loja.avidaportuguesa.com/pt/catalogo/vidaportuguesa/perfumaria/o-melhor-after-shave-balsamo);
c) Confiança O Melhor: Creme de Barbear (http://loja.avidaportuguesa.com/pt/catalogo/vidaportuguesa/perfumaria/o-melhor-creme-de-barbear);
d) Confiança O Melhor: Sabonete (http://loja.avidaportuguesa.com/pt/catalogo/vidaportuguesa/perfumaria/o-melhor-sabonete);
e) Musgo Real: Sabonete de Glicerina (http://loja.avidaportuguesa.com/pt/catalogo/vidaportuguesa/perfumaria/musgo-real-sabonete-de-glicerina);
f) 444: After Shave Bálsamo (http://www.barbarija.com/index.php?modulo=loja&action=details&id=337);

6. Finalmente. Se acham que é conveniente eu comprar a tal navalha da Antiga Barbearia de Bairro sendo que ainda sou amador.

Obrigado a todos e espero que este fórum me seja muito útil. Não peço que me respondam às perguntas todas de uma vez mas ficaria imensamente agradecido a quem o fizer. :D

Cumprimentos a todos!
João Gonçalves

Instagram
Twitter

--
Edwin Jagger DE89 + MÜHLE Double Edge
Pincel SEMOGUE 1450
Creme de Barbear Musgo Orange Amber
After-shave 444

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #1 on: May 28, 2013, 12:01:25 am »
0
Bem vindo João. :)
Sobre as tuas perguntas, se pesquisares no forum, irás encontrar muitas opiniões sobre os produtos que tens duvidas...

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #2 on: May 28, 2013, 12:08:30 am »
0
Olá! Primeiro que tudo, bem-vindo!

Ora então vamos às perguntas:

1. Vamos por partes:
 - O pincel é bom para começar, os pincéis de cerda da Semogue são muito apreciados.
 - Espuma de barbear ou creme de barbear? Esclarece, por favor... a espuma em lata não é o que recomendamos nem é suposto se usada com pincel, já o creme de barbear, sim, é mais adequado.
 - Aftershave Flöid? Excelente escolha.
 - Navalhete da ABB não está mal, mas para começar recomendo vivamente uma safety-razor. É preferível ao navalhete.
 - Pessoalmente acho a taça de porcelana da ABB algo pequena, mas há gostos para tudo.
 - Os aftershaves da Clasu Porto são óptimos, do melhorzinho que se produz neste país (e no mundo).

2. Tens uma lista de fóruns internacionais aqui. Existe uma infinidade de blogs de qualidade, o shaving101 é um deles. recomendo também o sharpologist.

3. Algumas siglas podes encontrar aqui.

4. É uma versão redutora da coisa, na minha opinião. Tem mais a ver com preferências pessoais que propriamente com "profissionalismo" da coisa. O barbear é um acto pessoal, apenas isso. No entanto, é verdade que manobrar uma safety-razor será mais fácil que uma navalha ou navalhete.

5. É tudo material de qualidade, especialmente os dois cremes de barbear. Já pelos sabonetes, não tenho grande apreço (preferência pessoal).

6. De novo, recomendo-te uma safety-razor, seria o caminho que eu recomendaria.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #3 on: May 28, 2013, 12:11:56 am »
0
O over disse tudo. Bem-vindo e bons escanhoados!
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #4 on: May 28, 2013, 12:13:36 am »
0
Bem vindo.
Aprendiz de enabler.

Offline Red

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 615
  • Respect: +1
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #5 on: May 28, 2013, 12:17:14 am »
0
Bem-vindo João, excelentes perguntas, andamos na verdade, a tentar responder a essas questões e muitas outras, é nessa procura que esta paixão se torna o que se torna, viciante e salutar.
The time you enjoy wasting is not wasted time

Offline joaopmgoncalves

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 32
  • Respect: 0
    • Instagram
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #6 on: May 28, 2013, 12:21:45 am »
0
Bem vindo João. :)
Sobre as tuas perguntas, se pesquisares no forum, irás encontrar muitas opiniões sobre os produtos que tens duvidas...

Obrigado. :)
João Gonçalves

Instagram
Twitter

--
Edwin Jagger DE89 + MÜHLE Double Edge
Pincel SEMOGUE 1450
Creme de Barbear Musgo Orange Amber
After-shave 444

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #7 on: May 28, 2013, 12:22:22 am »
0
Bem-vindo, João!
Suas perguntas são muito pertinentes e vc verá aqui no forum um manancial para todas as suas dúvidas.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline joaopmgoncalves

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 32
  • Respect: 0
    • Instagram
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #8 on: May 28, 2013, 12:25:46 am »
0
- Espuma de barbear ou creme de barbear? Esclarece, por favor... a espuma em lata não é o que recomendamos nem é suposto se usada com pincel, já o creme de barbear, sim, é mais adequado.
(...)
 - Pessoalmente acho a taça de porcelana da ABB algo pequena, mas há gostos para tudo.

6. De novo, recomendo-te uma safety-razor, seria o caminho que eu recomendaria.

Muito obrigado pela tua resposta :)

Uso espuma de barbear. Antes usava gel e passei agora para a espuma. Mas também já tencionava ir para o creme mas para além de só encontrar on-line, costuma ser um pouco caro para a quantidade. €8-10 por 100ml é o que tenho visto.

Sem contar com lojas físicas, que sites costumam visitar para fazer compras on-line? O Barba Rija é uma boa aposta?
João Gonçalves

Instagram
Twitter

--
Edwin Jagger DE89 + MÜHLE Double Edge
Pincel SEMOGUE 1450
Creme de Barbear Musgo Orange Amber
After-shave 444

Offline joaopmgoncalves

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 32
  • Respect: 0
    • Instagram
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #9 on: May 28, 2013, 12:26:20 am »
0
O over disse tudo. Bem-vindo e bons escanhoados!

Obrigado! :)
João Gonçalves

Instagram
Twitter

--
Edwin Jagger DE89 + MÜHLE Double Edge
Pincel SEMOGUE 1450
Creme de Barbear Musgo Orange Amber
After-shave 444

Offline joaopmgoncalves

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 32
  • Respect: 0
    • Instagram
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #10 on: May 28, 2013, 12:26:48 am »
0
João Gonçalves

Instagram
Twitter

--
Edwin Jagger DE89 + MÜHLE Double Edge
Pincel SEMOGUE 1450
Creme de Barbear Musgo Orange Amber
After-shave 444

Offline joaopmgoncalves

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 32
  • Respect: 0
    • Instagram
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #11 on: May 28, 2013, 12:27:37 am »
0
Bem-vindo João, excelentes perguntas, andamos na verdade, a tentar responder a essas questões e muitas outras, é nessa procura que esta paixão se torna o que se torna, viciante e salutar.


Obrigado :) Eu tento sempre fazer com haja conteúdo relevante nas minhas questões, quero aprender e estou aqui para isso :)
João Gonçalves

Instagram
Twitter

--
Edwin Jagger DE89 + MÜHLE Double Edge
Pincel SEMOGUE 1450
Creme de Barbear Musgo Orange Amber
After-shave 444

Offline joaopmgoncalves

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 32
  • Respect: 0
    • Instagram
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #12 on: May 28, 2013, 12:27:57 am »
0
Bem-vindo, João!
Suas perguntas são muito pertinentes e vc verá aqui no forum um manancial para todas as suas dúvidas.


Obrigado :)
João Gonçalves

Instagram
Twitter

--
Edwin Jagger DE89 + MÜHLE Double Edge
Pincel SEMOGUE 1450
Creme de Barbear Musgo Orange Amber
After-shave 444

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #13 on: May 28, 2013, 01:04:31 am »
0
Sinta-se em casa, João!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re:Apresentação & Muitas Perguntas
« Reply #14 on: May 28, 2013, 01:14:04 am »
0
sejas bem-vindo. As perguntas estão respondidas pelo "mestre" Emanuel. ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal