Não passe vontade... Acho até compreensível que no Rio de Janeiro as pessoas se inclinem mais para cervejas, até porque a temperatura ambiente favorece...Mas não deixe de provar uma boa pinga. Não sou fã de pingas comerciais. Gosto de artesanais. Na tua próxima ida a Paraty, terás pingas artesanais fantásticas pra escolher. Se não tiver acesso a uma boa artesanal, há algumas - POUCAS - opções de pinga comercial de alto padrão.Sugiro a mineira CLAUDIONOR, fabricada na mais tradicional cidade de produção de pinga de minas, Januária. É vendida em garrafas de 600 mL (em geral usam garrafas de cerveja). Se não gostar, pelo menos não comprou demais.
Ontem fui no Mundial, e havia lá o Buchanans. Não comprei porque estava a 159 e eu ACHEI que o preço estava louco, mas afinal é isto mesmo. Ao lado dos whisky(eys) [whatever], havia muita variedade de pinga. Hoje voltarei lá para buscar ou uma coisa ou outra
Vou desenterrar para dizer que hoje provei o Talisker 10 YO e fiquei impressionado. Foi a minha 1ª experiência neste tipo de wiskys e gostei muito! Vai ter que cair para a sacola!!
Venho pedir uns conselhos aos confrades mais conhecedores...Quero comprar 3 whiskys dentro do mesmo valor. O Talisker gostei bastante e a sua compra é um dado adquirido. Queria comprar outros 2 que abrangessem outros estilos, mais frutados, etc... Estive a conversar com um confrade e estes nomes surgiram:- Talisker 10 YO- Laphroaig 10 YO- Glenfiddich 15 YOGostava de saber a vossa opinião, o que substituíam e porque.Obrigado!!!
Em vez de ir necessariamente ao encontro do que pedes, e já que o Talisker 10YO é sem dúvida um dos meus whiskies preferidos, vou-te indicar três dos meus whiskies favoritos, um turfado, um mais frutado e outro mais doce:- Lagavulin 16YO: O meu whisky favorito. Para whiskies turfados, que são geralmente os que eu mais aprecio, não há melhor. De certa forma semelhante ao Laphroaig que indicas, mas mais suave e com menos iodo que este último. Tenho sempre uma garrafa de reserva em casa deste whisky. Outro whisky a considerar caso gostes do género é o Ardbeg 10YO, um excelente single malt.- Highland Park 12YO: whisky muito completo, com um perfil de sabor diferente de qualquer outro, no entanto capaz de agradar a quase todos os gostos. Tem fruta, mas ela é extremamente bem equilibrada com o sal, a doçura da madeira, e até se sente um pouco de turfa.- Balvenie 12YO: para apreciares um whisky muito suave e com bastante doçura, e fugindo aos preços mais picantes da Macallan, este single malt seria muito provavelmente a minha escolha. É um incondicional no bar lá em casa.Pessoalmente, só gosto de Glenfiddich acima dos 21YO, até aí considero que são whiskies excessivamente frutados e até algo "ácidos", não têm aquela doçura suave da madeira para os equilibrar. O mesmo se passa com os Glenlivet, por exemplo. Claro que é tudo uma questão de gosto, há quem aprecie muito estes whiskies exactamente por serem tão frutados.
- Lagavulin 16YO: É tambem o meu favorito. Mas nao consigo tomar no Brasil (apesar de tambem sempre ter uma garrafa) e ainda, não o considero bom para quem está começando por ser bem "diferente" no paladar ao que se está acostumado (blends). Inclussive achei por mim, estranha a comparacao com o Ardbeg 10, até olhei novamente o chart e eles estão em lados opostos de corpo. Mesmo assim é outro que nao recomendo a quem está comecando. Há coisas melhores para se começar antes de cair numa estremidade para aprender a ter o paladar para eles.
É verdade, tens toda a razão, mas para quem adorou o Talisker, eu já arriscava num peat monster, especialmente se a ideia é conhecer, e já que o Rui estava a considerar o Laphroaig, que para mim é um whisky ainda mais "difícil" para quem está a iniciar-se. Além de que, para a maior parte das pessoas que conheço, os whiskies turfados primeiro estranharam-se, e depois entranharam-se. Eu confesso que fiquei fã desde a primeira vez que bebi Lagavulin, foi amor ao primeiro gole, mas habitualmente estes whiskies requerem efectivamente alguma adaptação, tanto ao aroma como ao sabor.