Acho que o confrade lucretio está a usar o sabão como stick.
Sim. E pode estar aí a primeira contrariedade.
É que espumar na cara não é fácil para quem está a começar.
Seria muito mais fácil começar por espumar no bowl ou na mão.
Creio que mais fácil que no bowl, não há.
+1
Não vai assim há muitos meses que realmente aprendi a espumar como se deve na cara. A início sensibilizava-me demasiado a pele.
Eu, curiosamente, sempre tive mais facilidade em espumar na cara do que na tigela... Embora seja sempre notória (pelo menos para mim) alguma diferença entre uma espuma feita na tigela e na cara, em particular se a espuma na tigela estiver muito bem feita.
Cumps.
Bem, eu comecei a espumar na cara, para mim não havia outra maneira. Depois vi na internet alguém a espumar na mão e disse para mim: olha que boa ideia. Comecei então a espumar na mão com melhores resultados, mas ficava tudo lambuzado. Arranjei uma taça e passei a usar quase exclusivamente a taça e a fazer espuma na cara esporadicamente (geralmente quando tinha pressa ou usava sticks). A verdade é que a espuma ficava melhor na taça e a pele não era tão agredida. Hoje consigo fazer das duas maneiras com resultados semelhantes, uso mais a taça para cremes e a cara para sabões, mas até me está a dar mais prazer fazer a espuma na cara

Ainda não atinei foi com os movimentos de pintor... Mas certamente um dia destes vejo a luz.