Author Topic: Iniciante no barbear classico e kit iniciado  (Read 6801 times)

Offline kryo

• Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • Respect: 0
Iniciante no barbear classico e kit iniciado
« on: September 19, 2013, 02:27:30 am »
0
Boas.

Já ando a ler o forum há uns tempos, entretanto registei-me, e recentemente iniciei-me no wet shaving.

Adquiri o seguinte kit a semana passada:
  • Edwin Jagger DE89
  • Proraso Shaving Soap
  • Semogue 1305
  • Lâminas Derby Extra (estou a usar estas de momento), Wilkinson Classic e Bic Chrome
  • Nivea Man Sensitive
  • 444 alumen e lápis

Tinha também encomendado um TOBS Sandalwood, e um pack de laminas, que chegaram esta semana.

O primeiro barbear foi na semana passada, com o Proraso e as derby. Até nem correu muito mal, apenas sentia o pêlo se passasse a mão pelo sentido contrário. Mas fiquei com razor burn e um pouco de irritação no pescoço.
Principalmente devido à (falta de) técnica a manusear a DE, já que até estou a gostar das derby, é que presumo que fiquei com a pele um pouco irritada. Também, a falta de prática a criar espuma não ajudou, pois ficou pouco densa, e com demasiada água.

À medida que vou experimentando a fazer a barba, estou a ficar cada vez com menos irritação, não só pelo facto de que a pele já se começa a habituar ao novo regime, como pela melhoria na técnica. Hoje fiz três passagens, WTG XTG e ATG pela primeira vez, e fiquei apenas com ligeira irritação numa pequena zona do pescoço, e apenas no lado direito.

Entretanto, e após algum treino, já melhorei consideravelmente a criar espuma. Andava a fazer 6/7 por dia, com um sabão de glicerina, para quebrar o pincel bem como para lhe retirar o cheiro. Ao fim de 4 ou cinco dias, já estava bastante mais suave, e criava bastante mais espuma em menos tempo. Isto aqui foi no segundo dia, com o Proraso

Já experimentei os dois sabões, o Proraso e o TOBS, e a nível de performance acho-os parecidos. Talvez o TOBS deixe a pele mais hidratada. E também achei-o mais fácil de criar mais e melhor espuma, já que ainda tenho alguma dificuldade em carregar o pincel com o Proraso; hoje utilizei-o e não consegui ter o suficiente para 3 passagens. Ando a carrega-lo durante cerca de um minuto, mas não utilizo muita água inicialmente, vou pondo aos poucos, já que prefiro a espuma com pouca água. Tenho que ir experimentando de diferentes maneiras, até conseguir carregá-lo convenientemente.

Aspectos negativos, devo notar que estava à espera que o cheiro, tanto do Proraso como do TOBS fossem mais acentuados, principalmente depois de estarem já em espuma. Isso, e o bloco de alumen a modos que se desfaz um bocado com a utilização, para a próxima compro em stick!

E pronto, é esta basicamente a minha (pouca) experiência com o barbear clássico. Devo dizer também que me ando a divertir bastante mais, e embora tenha barba mal semeada (eh), já não é um frete ter que a fazer.

Também, quero deixar aqui um agradecimento ao pessoal do forum, pelos comentários, dicas e conselhos que estão por ai espalhados. Ajudaram-me bastante a entrar neste hobby.

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
Re: Iniciante no barbear classico e kit iniciado
« Reply #1 on: September 19, 2013, 03:09:29 am »
0
Nada mau!

Bem-vindo!

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #2 on: September 19, 2013, 03:15:39 am »
0
Mais um que encontrou a luz!  :D

Bem-vindo e parabéns!

Offline goaman

• Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
« Reply #3 on: September 19, 2013, 07:42:45 am »
0
Bem vindo!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline FatSlim

• Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
« Reply #4 on: September 19, 2013, 09:38:52 am »
0
Benvindo.
Sobre irritação, ter sempre atenção ao ângulo e pressão da máquina sobre a pele (pouca ou nenhuma).
Não percebi foi a parte de carregar o pincel com o Proraso e o juntar a água aos poucos... estás a carregar o pincel no sabão e a meter água ao mesmo tempo?
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #5 on: September 19, 2013, 09:48:51 am »
0
Bem-vindo!

Benvindo.
Sobre irritação, ter sempre atenção ao ângulo e pressão da máquina sobre a pele (pouca ou nenhuma).
Não percebi foi a parte de carregar o pincel com o Proraso e o juntar a água aos poucos... estás a carregar o pincel no sabão e a meter água ao mesmo tempo?

Por vezes faço isso, mas mais com sabões duros... umas gotitas de água ao carregar ajudam a amolecer e dissolver melhor o sabão.
Com o Proraso não costumo fazer tal (afinal de contas é um sabão mole), mas será isso?

No entanto, carregar com o pincel molhado tem as suas vantagens, o conhecido método "à italiana" popularizado nos fóruns americanos pelo Zach e posteriormente pelo Marco baseia-se nisso.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline TheMonk

• Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
« Reply #6 on: September 19, 2013, 10:01:59 am »
0
Bem-vindo ao BC!

No entanto, carregar com o pincel molhado tem as suas vantagens, o conhecido método "à italiana" popularizado nos fóruns americanos pelo Zach e posteriormente pelo Marco baseia-se nisso.

Eu prefiro carregar com o pincel molhado do que com ele seco e ir acrescentando água aos poucos. É mais arriscado quando não se conhece bem o sabão que se está a usar, mas na minha ainda curta experiência, o resultado final é superior.

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Fernando

• Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • Respect: +1
« Reply #7 on: September 19, 2013, 10:24:16 am »
0
Bem-vindo!
Costumo carregar o pincel no Proraso por no máximo 20 segundos e obtenho espuma suficiente para 4 passagens. Sempre o faço com o pincel molhado!

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk 4

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #8 on: September 19, 2013, 12:52:56 pm »
0
Bem-vindo!!
But the tigers come at night

Offline kryo

• Cadê o Cade?
« Reply #9 on: September 19, 2013, 01:59:31 pm »
0
No meu caso, é mais o sentido do pêlo no pescoço. Fica para os lados e a descer, o que complica um bocado a posição da máquina. Mas com a prática deve melhorar.
Não, vou adicionando água é na tigela, até obter a consistência que quero. Seja como for, quando carrego, também não tenho o pincel totalmente seco. Ou é suposto? Porque do que vi, sempre tinham alguma água no pincel.

Offline Caramelo

• Casca DOVO
  • **
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #10 on: September 19, 2013, 02:19:22 pm »
0
 Eu não aprecio a lamina Derby, quando for possivel, usa uma lamina de marca diferente.

Offline FatSlim

• Devoto de São Martin de Candre
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
« Reply #11 on: September 19, 2013, 02:42:04 pm »
0
No meu caso, é mais o sentido do pêlo no pescoço. Fica para os lados e a descer, o que complica um bocado a posição da máquina. Mas com a prática deve melhorar.

Eu também tenho os pêlos do pescoço assim, meio para o lado e a descer, a partir do centro. A minha solução para isso foi simples: Não me chatear muito com isso. Faço a primeira passagem em S--->N e a segunda N-->S. Fica quase sempre algum resto que só se sente ao passar a mão, mas prefiro que fique assim que tentar uma terceira passagem para tirar tudo e acabar com a pele toda irritada.

Não, vou adicionando água é na tigela, até obter a consistência que quero. Seja como for, quando carrego, também não tenho o pincel totalmente seco. Ou é suposto? Porque do que vi, sempre tinham alguma água no pincel.

Sim, é essa a técnica correta na maioria dos casos. Sacodes só um pouco para tirar o excesso mas manter alguma água no pincel. Tens é a técnica que o oversaturn referiu: pincel muito molhado e carregamento do mesmo no sabão com voltas lentas de modo a "ensopar" as cerdas de sabão. É uma técnica com bons resultados em sabões moles como o Proraso.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline kryo

• Cadê o Cade?
« Reply #12 on: September 19, 2013, 09:48:41 pm »
0
Eu não aprecio a lamina Derby, quando for possivel, usa uma lamina de marca diferente.
Não me dei mal com elas. Estou a usar as Super Iridium de momento.

Tens é a técnica que o oversaturn referiu: pincel muito molhado e carregamento do mesmo no sabão com voltas lentas de modo a "ensopar" as cerdas de sabão. É uma técnica com bons resultados em sabões moles como o Proraso.
Já tentei, mas não gostei muito. Faz demasiada espuma no pote, e carrega pouco. Da outra maneira parece-me mais fácil e mais rápido.

Offline XmaiKel

• Sir Edwin Jagger
  • Keep it simple...
  • Respect: +31
    • Email
« Reply #13 on: September 21, 2013, 03:34:58 pm »
0
Bem-vindo!

Óptimo set, o homem decidiu pegar o touro pelos cornos...
Pela parte que me toca, comecei com um set mais baratinho, pois não sabia se me adaptava a isto... mas já ando a ver umas coisitas um pouco mais dispendiosas  ;D
Quanto às tuas primeiras experiências, só tenho a dizer que talvez devesses ter começado por utilizar creme em vez de sabão, talvez fosse mais fácil obter mais e melhores espumas e tornar o início ainda mais agradável. Mas isso era se fosse eu, claro que com a prática acredito que vais conseguir fazer excelentes espumas... Bons escanhoados!

Offline Cardoso

• Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
« Reply #14 on: September 21, 2013, 04:18:13 pm »
0
Belo começado, queria ter começado com esse kit.
Aprendiz de enabler.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal