Author Topic: Conversões  (Read 3903 times)

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Conversões
« on: August 22, 2010, 02:47:35 am »
0
Bem, estou nesta vida de barbear clássico há não muito mais de um ano. Até então, sempre utilizei Mach 3 ou Sensor, espuma ou gel em lata aplicado pela mão. Entretanto, parece-me tão natural barbear da maneira como faço agora que raramente consigo me lembrar de como era fazê-lo diferentemente - e olhem que foram mais de 6 anos de rotina. Talvez Freud explicasse...

Neste pouco tempo, pude "converter" duas pessoas queridas a mudar a forma de barbear para melhor: meu cunhado, no começo deste ano, e meu irmão mais novo e mais resistente à idéia, na semana passada.

O método de convencimento foi simples: ao cunhado, dei-lhe um Merkur 23C e um tubo de creme Speick, além de algumas lâminas sortidas e um pincel Batil e ao irmão, um Mühle R89 e um pincel Simpson Berkeley - os cremes ele compartilharia dos meus. Dei algumas explicações e dicas, depois mostrei alguns vídeos do "Shaving Tutor", o mantic59, para dar mais confiança. Mostrei não se tratar de excentricidade, mas sim de método mais eficaz e, inclusive, mais saudável.

O resultado para ambos foi ótimo e eles já não querem mais pensar em cartuchos e latas de gel. Fiquei bastante feliz por eles, especialmente pelo irmão que não acreditava nos benefícios e pensava convir o safety razor somente a mim, por eu ser um sujeito "barba-de-aço".

Creio que muitos aqui têm histórias semelhantes, e gostaria de saber.
- Paulo.

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Conversões
« Reply #1 on: August 22, 2010, 12:46:43 pm »
0
Por norma não sou pessoa que goste de tentar impingir aos outros os meus gostos pessoais. No entanto, 2 amigos foram convertidos. Ambos começaram +/- na mesma altura que comecei, ou seja, em finais de Março deste ano. Mas possuem uma visão diferente da minha, para eles o barbear é apenas por obrigação e se for preciso andam uma semana com a barba por fazer. Já comigo é completamente diferente, tenho prazer ao fazer a barba todos os dias.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Conversões
« Reply #2 on: August 24, 2010, 12:18:21 am »
0
Boa noite

Desde que descobri este "hobby", não tenho escondido a minha satisfação pelo mesmo.
Comentei o assunto com várias pessoas, mas poucos me levaram a sério (ainda hoje não levam, consideram uma birutice).
Deixei de falar no assunto, mas o que é certo é que os simpatizantes foram aparecendo.
O primeiro foi aquando o lançamento da gillette fusion e as suas adoradas recargas sensor excel desapareceram das prateleiras de todos os supermercados. Esse ficou fã e não volta mais às multilâminas, e ficou tão impressionado que convenceu mais duas pessoas a mudar.

Outros são convertidos pelo factor económico, e ainda outros ficam curiosos e desconfiados, mas não ousam dar "o passo".

É verdade que se torna mais simples aprender e trocar ideias agora que existe esta comunidade de consumidores dos mesmos produtos, o que faz com que as conversões hoje em dia se tornem bem mais "fáceis".

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Conversões
« Reply #3 on: August 24, 2010, 04:22:50 am »
0
Paulo, a maioria dos meus amigos olha para mim e o meu entusiasmo pelo barbear clássico como se fosse maluco.

Mesmo assim, consegui converter dois para a máquina dois-gumes e um para pincel e creme/sabão.

   - Murray

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Re:Conversões
« Reply #4 on: August 24, 2010, 03:11:05 pm »
0
Por norma não sou pessoa que goste de tentar impingir aos outros os meus gostos pessoais. No entanto, 2 amigos foram convertidos. Ambos começaram +/- na mesma altura que comecei, ou seja, em finais de Março deste ano. Mas possuem uma visão diferente da minha, para eles o barbear é apenas por obrigação e se for preciso andam uma semana com a barba por fazer. Já comigo é completamente diferente, tenho prazer ao fazer a barba todos os dias.

Acredito que o sentimento geral em relação ao barbear seja mesmo de obrigação.

E não acho que se trate de forçar a alguém um gosto. Pelo menos aqui no Brasil, há praticamente nenhuma informação sobre esta forma de barbear, que considero muitíssimo melhor e, em tese, muito mais econômica. Eu descobri ao acaso pela internet. Senti-me então no dever de ao menos mostrar como é o barbear com lâminas DE e, pela impossibilidade de se encontrarem aparelhos e bons pincéis por aqui, comprei para cada um para que testassem e realmente eles adoraram.

Realmente, acho difícil abordar este tipo de assunto. Somente com quem muito próximo ou quando o tema venha à tona em uma roda de conversa...
- Paulo.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Conversões
« Reply #5 on: August 24, 2010, 03:22:55 pm »
0
Na boa, não faço evangelismo do barbear clássico, nem de nenhum dos meus outros hobbies. Já percebi que falar de seus hobbies para pessoas que não compartilham os seus gostos só vai fazer com que as pessoas te considerem um cara chato que só fala de coisas aborrecidas nas quais elas não têm o menor interesse.

Os casos de conversão de pessoas próximas a mim aconteceram de forma espontânea, geralmente logo após uma visita à minha residência, onde a minha coleção de navalhas e aparelhos de barbear está à vista de todos que visitam. Há uma curiosidade natural das pessoas e eu termino mostrando os equipamentos (o que mais impressiona os visitantes é a Rolls Razor 1951, pela aparência steampunk) e sempre vem a pergunta: "e você se barbeia com isto?".

Quando respondo afirmativamente, algumas pessoas ficam impressionadas com a minha coragem de barbear com navalhas e, uma ou outra, quer saber mais, aí mostro as safety razors e o resultado do barbear (que sempre impressiona).
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline hp11

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 91
  • Respect: 0
Re:Conversões
« Reply #6 on: August 25, 2010, 01:39:26 am »
0

Eu acho que isto é como tudo na vida:
o caminho se faz caminhando...
cada um de nós tem as suas razões para ter chegado ao Barbear Clássico,
umas são comuns a outros,outras não,
e de uma forma ou de outra chegamos aqui,
temos acesso aos produtos,
e depois é escolher a melhor forma de adquiri-los,
hoje aqui,amanhã ali,
e o que se leva disto são os barbeares e felizmente algum convivio com um ou outro utilizador..
porque há pessoas que usam determinado produto e gostam,
independentemente do resultado,
e se ás vezes falamos olham para nós tipo et´s:navalhas,laminas?  ;D
Eu falo disto,mas sem me chatear muito,
porque o que me interessa mesmo é testar o produto que ainda me faltar,
compra-lo pelo melhor preço e depois ver o resultado...
porque isto é uma coisa muito pessoal,
a barba para muita gente é uma obrigação,
para nós não,é uma oportunidade de fazer um conjunto de artigos diferentes e ver o resultado,
daí que os pontos de partida e chegada entre nós e o resto das pessoas sejam muito diferentes...
Mas vamos indo,ouvindo hoje aqui,amanhã ali,
e se tivermos oportunidade de comentar,conversar,trocar ideias,
é sempre uma coisa boa,para quem gosta realmente disto!
Máquina:SlimTwist M11967,Wilkinson Sword Premium
Laminas:Feather
Navalhas:Eskilstuna,FilarmónicaDT
Pinceis:Omega 63167
Sabão:Bea,Omega
Sabão Esfoliante:Veleiro
Cremes:O Melhor,Lavanda,TS,Veleiro,Estoril Men´s,Dermox,Gibbs
Aftershave:444:Pedra e Geleia,Floid Vigoroso,Veleiro

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Re:Conversões
« Reply #7 on: September 10, 2010, 07:53:24 pm »
0
Na boa, não faço evangelismo do barbear clássico, nem de nenhum dos meus outros hobbies. Já percebi que falar de seus hobbies para pessoas que não compartilham os seus gostos só vai fazer com que as pessoas te considerem um cara chato que só fala de coisas aborrecidas nas quais elas não têm o menor interesse.

Os casos de conversão de pessoas próximas a mim aconteceram de forma espontânea, geralmente logo após uma visita à minha residência, onde a minha coleção de navalhas e aparelhos de barbear está à vista de todos que visitam. Há uma curiosidade natural das pessoas e eu termino mostrando os equipamentos (o que mais impressiona os visitantes é a Rolls Razor 1951, pela aparência steampunk) e sempre vem a pergunta: "e você se barbeia com isto?".

Quando respondo afirmativamente, algumas pessoas ficam impressionadas com a minha coragem de barbear com navalhas e, uma ou outra, quer saber mais, aí mostro as safety razors e o resultado do barbear (que sempre impressiona).

Tô com um Rolls Razor em casa já faz quase dois meses e ainda nem o testei! Está tão bem conservado que dá um pouco de pena... mas depois do primeiro teste o dó passa.  ;D

Voltando ao tópico. Realmente, algumas abordagens podem ser bem desagradáveis.

Mas se calha de surgir o assunto barbear, coisa rara pois não é algo que se converse com frequência, creio não seria inapropriado falar sobre o DE. E também não daria a sensação de se tratar de alguma extravagância ou esquisitive, se bem conversado.

Imagine um amigo que reclamasse dos preços e da qualidade dos cartuchos Gillette, por exemplo? Sem dúvida seria bem oportuno falar do DE, com o qual dificilmente esta pessoa teria contato e que, na minha opinião, é a melhor alternativa pro barbear diário. Mas não dá pra se esquecer de que tem muita gente feliz da vida com Mach x, Fusions e enlatados da vida.

Há poucos dias aconteceu comigo uma situação curiosa. Meu chefe foi passar a semana da pátria em Portugal e me disse que só levaria umas mudas de roupa, e mais nada, nem o material pra se barbear, pois compraria tudo por lá mesmo. A razão? Os produtos portugueses para este fim, e europeus em geral, seriam excelentes. E passou a reclamar do que se vende no Brasil, dos cremes em lata que o filho dele compra e etc. Ou seja, surgiu de repente, sem eu ter tocado no assunto e sem ele saber destes meus gostos.
« Last Edit: September 10, 2010, 07:55:13 pm by gallop »
- Paulo.

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Re:Conversões
« Reply #8 on: September 10, 2010, 07:58:13 pm »
0

Eu acho que isto é como tudo na vida:
o caminho se faz caminhando...
cada um de nós tem as suas razões para ter chegado ao Barbear Clássico,
umas são comuns a outros,outras não,
e de uma forma ou de outra chegamos aqui,
temos acesso aos produtos,
e depois é escolher a melhor forma de adquiri-los,
hoje aqui,amanhã ali,
e o que se leva disto são os barbeares e felizmente algum convivio com um ou outro utilizador..
porque há pessoas que usam determinado produto e gostam,
independentemente do resultado,
e se ás vezes falamos olham para nós tipo et´s:navalhas,laminas?  ;D
Eu falo disto,mas sem me chatear muito,
porque o que me interessa mesmo é testar o produto que ainda me faltar,
compra-lo pelo melhor preço e depois ver o resultado...
porque isto é uma coisa muito pessoal,
a barba para muita gente é uma obrigação,
para nós não,é uma oportunidade de fazer um conjunto de artigos diferentes e ver o resultado,
daí que os pontos de partida e chegada entre nós e o resto das pessoas sejam muito diferentes...
Mas vamos indo,ouvindo hoje aqui,amanhã ali,
e se tivermos oportunidade de comentar,conversar,trocar ideias,
é sempre uma coisa boa,para quem gosta realmente disto!

Gosto muito do estilo com o qual escreve seu posts!

Nós estamos felizes por termos transformado a obrigação do barbear em um ritual mais agradável, e mesmo em um hobby. Não será assim com todos, mas é da natureza das coisas afinal.
- Paulo.

Offline RPG

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 45
  • Respect: 0
Re:Conversões
« Reply #9 on: September 15, 2010, 03:05:14 am »
0
O pessoal onde trabalho me acha um louco por usar esse tipo de aparelho e ficar pesquisando sobre isso, lá a maioria raspa a barba com maquinas de cortar cabelo ou barbeadores eletricos, mas para mim isso não da não.

Eu tento mostrar os benefícios do barbear classico mas não adianta, por isso também guardo mais para mim meu hobie e se alguem se interessar ai sim mostro mais infos.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Conversões
« Reply #10 on: September 17, 2010, 01:21:43 am »
0

Eu acho que isto é como tudo na vida:
o caminho se faz caminhando...
cada um de nós tem as suas razões para ter chegado ao Barbear Clássico,
umas são comuns a outros,outras não,
e de uma forma ou de outra chegamos aqui,
temos acesso aos produtos,
e depois é escolher a melhor forma de adquiri-los,
hoje aqui,amanhã ali,
e o que se leva disto são os barbeares e felizmente algum convivio com um ou outro utilizador..
porque há pessoas que usam determinado produto e gostam,
independentemente do resultado,
e se ás vezes falamos olham para nós tipo et´s:navalhas,laminas?  ;D
Eu falo disto,mas sem me chatear muito,
porque o que me interessa mesmo é testar o produto que ainda me faltar,
compra-lo pelo melhor preço e depois ver o resultado...
porque isto é uma coisa muito pessoal,
a barba para muita gente é uma obrigação,
para nós não,é uma oportunidade de fazer um conjunto de artigos diferentes e ver o resultado,
daí que os pontos de partida e chegada entre nós e o resto das pessoas sejam muito diferentes...
Mas vamos indo,ouvindo hoje aqui,amanhã ali,
e se tivermos oportunidade de comentar,conversar,trocar ideias,
é sempre uma coisa boa,para quem gosta realmente disto!
Estou chegando recentemente a este fórum e concordo plenamente com esta mensagem. O barbear pra mim é um feito muito emocional , pois desde pequeno via meu avô fazer com navalha, safety razor e após com barbeadores descartáveis, que ele achava horrível mas já tinha pouca visão e não conseguia ajeitar a lâmina na safety. Meu pai faz 2 vezes por dia, achou o seu caminho com barbeador elétrico. Eu ainda estou trilhando, já testei elétrico, descartável ( de 1, 2, 3 , 5 , sei lá quantas lâminas), e agora testando o barbear clássico com safety razor. Daqui a pouco testo navalha.
O caminho se faz caminhando e o importante é o caminhar, não chegar ao fim.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline hp11

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 91
  • Respect: 0
Re:Conversões
« Reply #11 on: October 15, 2010, 12:52:33 am »
0

Eu acho que isto é como tudo na vida:
o caminho se faz caminhando...
cada um de nós tem as suas razões para ter chegado ao Barbear Clássico,
umas são comuns a outros,outras não,
e de uma forma ou de outra chegamos aqui,
temos acesso aos produtos,
e depois é escolher a melhor forma de adquiri-los,
hoje aqui,amanhã ali,
e o que se leva disto são os barbeares e felizmente algum convivio com um ou outro utilizador..
porque há pessoas que usam determinado produto e gostam,
independentemente do resultado,
e se ás vezes falamos olham para nós tipo et´s:navalhas,laminas?  ;D
Eu falo disto,mas sem me chatear muito,
porque o que me interessa mesmo é testar o produto que ainda me faltar,
compra-lo pelo melhor preço e depois ver o resultado...
porque isto é uma coisa muito pessoal,
a barba para muita gente é uma obrigação,
para nós não,é uma oportunidade de fazer um conjunto de artigos diferentes e ver o resultado,
daí que os pontos de partida e chegada entre nós e o resto das pessoas sejam muito diferentes...
Mas vamos indo,ouvindo hoje aqui,amanhã ali,
e se tivermos oportunidade de comentar,conversar,trocar ideias,
é sempre uma coisa boa,para quem gosta realmente disto!

Gosto muito do estilo com o qual escreve seu posts!

Nós estamos felizes por termos transformado a obrigação do barbear em um ritual mais agradável, e mesmo em um hobby. Não será assim com todos, mas é da natureza das coisas afinal.

Eu acho que isto é como tudo na vida:
o caminho se faz caminhando...
cada um de nós tem as suas razões para ter chegado ao Barbear Clássico,
umas são comuns a outros,outras não,
e de uma forma ou de outra chegamos aqui,
temos acesso aos produtos,
e depois é escolher a melhor forma de adquiri-los,
hoje aqui,amanhã ali,
e o que se leva disto são os barbeares e felizmente algum convivio com um ou outro utilizador..
porque há pessoas que usam determinado produto e gostam,
independentemente do resultado,
e se ás vezes falamos olham para nós tipo et´s:navalhas,laminas?  ;D
Eu falo disto,mas sem me chatear muito,
porque o que me interessa mesmo é testar o produto que ainda me faltar,
compra-lo pelo melhor preço e depois ver o resultado...
porque isto é uma coisa muito pessoal,
a barba para muita gente é uma obrigação,
para nós não,é uma oportunidade de fazer um conjunto de artigos diferentes e ver o resultado,
daí que os pontos de partida e chegada entre nós e o resto das pessoas sejam muito diferentes...
Mas vamos indo,ouvindo hoje aqui,amanhã ali,
e se tivermos oportunidade de comentar,conversar,trocar ideias,
é sempre uma coisa boa,para quem gosta realmente disto!
Estou chegando recentemente a este fórum e concordo plenamente com esta mensagem. O barbear pra mim é um feito muito emocional , pois desde pequeno via meu avô fazer com navalha, safety razor e após com barbeadores descartáveis, que ele achava horrível mas já tinha pouca visão e não conseguia ajeitar a lâmina na safety. Meu pai faz 2 vezes por dia, achou o seu caminho com barbeador elétrico. Eu ainda estou trilhando, já testei elétrico, descartável ( de 1, 2, 3 , 5 , sei lá quantas lâminas), e agora testando o barbear clássico com safety razor. Daqui a pouco testo navalha.
O caminho se faz caminhando e o importante é o caminhar, não chegar ao fim.


Agradeço aos 2camaradas brasileiros os comentários positivos!
Aquele abraço para os dois!
Máquina:SlimTwist M11967,Wilkinson Sword Premium
Laminas:Feather
Navalhas:Eskilstuna,FilarmónicaDT
Pinceis:Omega 63167
Sabão:Bea,Omega
Sabão Esfoliante:Veleiro
Cremes:O Melhor,Lavanda,TS,Veleiro,Estoril Men´s,Dermox,Gibbs
Aftershave:444:Pedra e Geleia,Floid Vigoroso,Veleiro

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Conversões
« Reply #12 on: October 15, 2010, 10:26:37 am »
0
Agradeço pela deferência de citar meu comentário
Um abraço.
jltgonca
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal