Não sei bem se é aqui que tenho que fazer esse tópico, mas tenho que comecar em algum lugar. (moderadores sintam-se livre para colocá-lo no local apropriado)
Como comecamos a escrever sobre o bacalhau lá no tópico das aquisicões de Novembro, resolvi comecar a escrever um pouco (o que eu souber e que aprendi na prática pois não sou biólogo
) sobre os peixes daqui da Noruega, quais eu já pesquei e algumas formas tradicionais de processamento do pescado aqui.
O primeiro claro que tem que ser o querido Bacalhau.
Em Latim: Gadus Morhua
Em Português: Bacalhau (é o único nome que tenho conhecimento em língua Portuguesa)
Em Inglês: Cod Fish
Em Norueguês: Torsk (Bacalao - é o torsk salgado e seco)
Aqui na Noruega eles fazem a diferenciacão do peixe fresco (torsk) do seco e salgado (bacalao) com esses nomes dierenciados. (escrevi "Bacalao" de propósito mesmo pois aqui eles não falam ou escrevem "Bacalhau")
Eles só chamam de Bacalao o peixe que passou pelo processo de salga e secagem, processo esse que demora entre 10 e 15 dias.
Portanto, é de certa forma "correto" dizer que bacalhau não é um peixe, mas sim o produto final do processamento do peixe fresco que aqui é chamado Torsk e não Bacalhau.
E diga-se de passagem: o bacalhau fresco é uma delícia!!!
Outras formas de processamento do Bacalhau aqui são:
Boknafisk: é o processo de meia salga (ou nenhum sal é adicionado) e meia secagem.
Bacalhau defumado: é o que o próprio nome sugere.
Lutefisk: o peixe fresco é seco sem adicionar sal, mergulhado em uma solucão altamente alcalina (Lut) e depois posto para secar novamente terminando o processo de conservacão. Quando preparado o lutefisk para se comer, ele fica com uma consistência gelatinosa o que muitas pessoas não gostam.
Tørrfisk: É simplesmente o peixe em natura que é posto pendurado ao tempo para a completa secagem sem a adicão de sal ou qualquer outro condimento.
Espero ter elucidado um pouco o assunto bacalhau.
Se mais algum confrade tiver algo a mais à acrescentar sintam-se livres.
Flávio.
obs: O texto é próprio (da minha cabeca mesmo) baseado nas coisas que aprendi aqui na Noruega. Então pode haver divergências com outras informacões da internet e de livros.