O CJB WH1000B é um navalhete coreano, estilo japonês(não dobra), que utiliza lâminas Single Edge.
Este navalhete foi apresentado como sendo um substituo barato dos navalhetes Feather, sendo a sua aquisição difícil fora da República da Coreia, pais de proveniência.
Tem cabo em plástico rígido e a zona de fixação de lâmina em metal, o peso total ~39g e vem embalado numa caixa de cartão

A construção é bastante robusta mas poderia ser ligeiramente melhor a nível estético (exemplos: os acabamentos do cabo, em que se vê a fusão do plástico e cor do metal da tampa é ligeiramente diferente da cor do metal do corpo).

O acesso ao interior da fixação das lâminas é simples, basta deslizar a tampa para a frente do navalhete.
LâminasUtiliza lâminas Singles Edge tipo injector, as dimensões são superiores às lâminas injector das Schick.
Se por um lado é fundamental por outro são uma parte cara do barbear com este navalhete ( 20 lâminas
Feather Profesional Blade ficam por 13,95€, 20 lâminas
Kai Captain Razors Blades ficam por 15,75€).

Tenho conhecimento de 3 marcas: Feather, Kai e Dorco. As duas primeiras com vários modelos.
A lâmina Kai Captain Titan Mild PINK (Plasma, Ion, New process by KAI) versão sem proteção, é muito apreciada mas é difícil de encontrar na Europa.
As lâminas Dorco são difíceis de encontrar fora da República da Coreia.
Até ao momento só experimentei as Feather Profesional Blade, tenho um reparo na parte do barbear sobre as mesmas.
Segundo as instruções, a lâmina não é colocada com recurso ao injetor mas “encaminhando” a lâmina na fenda, a lâmina fica apoiada num batente que existe no interior. Esta operação é bastante fácil de se concretizar.

A lâmina é segura por uma mola, que tem força mais que suficiente manter a lâmina imóvel em todo o barbear. Falta saber se com o tempo a mola não vai perdendo a força.
O barbearGostei bastante do formato tipo japonês, acho o seu manuseamento mais fácil que o das navalhete / navalhas ocidentais (dobram).
Acho o navalhete bastante ergonómico e confortável.
Existe uma zona de apoio do polegar mas prefiro utilizar o polegar para a fora do cabo, mais sobre a lâmina dá-me uma sensação de maior controlo no corte.

O barbear é muito bom, suave, sem irritações, Mesmo só com duas passagens (uma passagem a favor e outra através) no dia seguinte a barba pareceu-me estar mais curta que o habitual.
Gostei muito do manuseamento do navalhete mas não posso deixar de dar o meu reparo à lâmina (Feather Professional Blade) que é muito boa. Agora consigo perceber porque a
Cobra Classic tem tantos fans.
Aquisição Pode ser encontrada no eBay, em alguns fóruns de barbear, além gmarket (uma espécie de “ebay” coreano).
Comprei nova neste
vendedor coreano no ebay por menos de 25€ (com portes incluídos).
ConcorrênciaHá mais duas marcas que fazem navalhetes não dobráveis, a Feather e a Kai se por um lado parecem ter mais qualidade por outro são significativamente mais caros (mínimo 5x mais).
Apesar de mais barato acho o CJB WH1000B mais atraente que o
Feather Artist Club SS ou o
Kai Captain (a mais simples e não a Kai Captain Excelia) .
ConclusãoGostei bastante do navalhete, acho uma excelente relação qualidade preço. Considero ser a escolha perfeita para quem quer experimentar o formato japonês com lâminas Feather sem gastar muito dinheiro. Apesar do navalhete ser em conta não podemos esquecer as lâminas que são caras comparando com as DE.
Não acho que seja uma boa escolha para quem está a iniciar porque não deixa de ser um navalhete, e como qualquer navalhete exige respeito.