Author Topic: Confrades que usam navalhete?  (Read 103914 times)

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #270 on: May 29, 2014, 09:38:22 pm »
0
Boas Arsénio, no meu caso não tenho barba cerrada, mas é um pouco dura, pelo que dependendo das lâminas, algumas duram mais que outras. Estas Shark nas Safety Razor duram em média 5/6 barbas ( já as Astra SP fazem 21 barbas sem queixumes!) e só á terceira barba é que ficam no ponto.

Com navalhete, foi a primeira vez com estas lâminas, na segunda barba já notei a prender um pouco.

Vou continuando a experimentar!

Offline Arsenio

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Faz 444 passagens
  • *
  • Posts: 235
  • Respect: +2
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #271 on: May 29, 2014, 09:48:15 pm »
0
Boas Arsénio, no meu caso não tenho barba cerrada, mas é um pouco dura, pelo que dependendo das lâminas, algumas duram mais que outras. Estas Shark nas Safety Razor duram em média 5/6 barbas ( já as Astra SP fazem 21 barbas sem queixumes!) e só á terceira barba é que ficam no ponto.

Com navalhete, foi a primeira vez com estas lâminas, na segunda barba já notei a prender um pouco.

Vou continuando a experimentar!

As lâminas nas SR talvez durem mais devido ao angulo ser fixo, enquanto usadas no navalhete, temos sempre a tendencia de alterar o angulo de utilização. Não tinha pensado nisto, pode ser que seja verdade ou não. Mas de certeza que há por aqui colegas mais avalizados para descorrer sobre o assunto.
Liberta o barbeiro que há em ti!
KISS Safety Razor Handles - Cabos para SR artesanais - Visita o Quiosque
"Life's too short to worry, life's too long to wait". Go and buy a KISS safety razor handle"

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #272 on: May 29, 2014, 09:58:38 pm »
0
 Atenção que o ângulo de ataque com navalhete é diferente do mesmo com navalha:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=sDq-2ZRVYXA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=sDq-2ZRVYXA</a>

 Gosto muito deste senhor. Explica bem e eu faço a barba como ele indica aqui. Além deste vídeo há outros dele a mostrar como afiar uma navalha desde fazer o fio até ficar pronta a barbear, incluindo técnicas de strop e utilização deste para dar nova vida a uma navalha sem ser preciso afiar, desde que o fio esteja bom. Aprendi muito com ele.

  Há algumas coisas como a água estar sempre a correr que me fazem confusão, mas não é pelo barulho no vídeo é mesmo pelo desperdício. Além disso passa a navalha por água para tirar a espuma, não é que seja de todo mau, eu nunca gostei de o fazer. O que faço para tirar a espuma é passar a navalha num pedaço de papel de cozinha, o que me permite ver a quantidade de pelo que estou a aparar a cada passagem e a derme que sai o que pode ser sinal de um ângulo muito fechado com a navalha.

 Acho hilariante a maneira com ele diz "hmkay", faz-me lembra o mr Mackey do South Park

 

Offline Arsenio

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Faz 444 passagens
  • *
  • Posts: 235
  • Respect: +2
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #273 on: May 29, 2014, 10:08:57 pm »
0
Olá Nuno, também gosto dos videos desse senhor, e já aprendi com eles. Eu já experimentei um angulo mais aberto no navalhete e a coisa ficou má de gramar, tive que fechar o angulo para 30º tal como na navalha de barbear, assim, pelo menos para mim faz um escanhoado BBS. Mas, é como disse, cada colega tem que procurar a sua zona de conforto.
Liberta o barbeiro que há em ti!
KISS Safety Razor Handles - Cabos para SR artesanais - Visita o Quiosque
"Life's too short to worry, life's too long to wait". Go and buy a KISS safety razor handle"

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #274 on: May 29, 2014, 10:12:09 pm »
0
Uma questão:

Quantas vezes utilizam a mesma lâmina? Apenas uma e vai fora?

É que estou habituado com as Safety Razor a usar várias vezes a mesm lâmina, com navalhete (a técnica também ainda é má) fiz hoje a segunda barba (apenas 1 passagem) com a mesma lâmina e já me pareceu a cortar um pouco menos (também pode ser da lâmina, Shark SS), pelo que fiquei com essa dúvida!

 ;)

Te digo com toda a certeza que é muito pessoal, pois eu não uso por duas vezes a mesma lamina, mesmo sabendo  que ela pode me proporcionar mas alguns escanhoados, mas sim, parece que no navalhete, a lamina perde o fio com mais facilidade, pude ver esta diferença com meu aparelho "Enox", o navalhete tem a necessidade de fazer movimentos mais curtos e repetitivos, com muito mais cautela, isso ocasiona um desgaste em um tempo mais curto de uso, e um nanalhete com uma lamina com o fio ruim, e uma péssima experiencia.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #275 on: May 29, 2014, 10:16:51 pm »
0
 Concordo com o Daniel é mesmo uma questão pessoal, eu cheguei a perder conta das vezes que utilizava a mesma meia-lâmina. Só mudava quando prendia demais e às vezes notava que já estava com indícios de ferrugem. Contudo a minha barba não é muito grossa nem espessa, por isso é mesmo a típica situação YMMV.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #276 on: May 29, 2014, 10:24:12 pm »
0
Muito obrigado pelas respostas!!

Os vídeos não conhecia e já aprendi mais, obrigado Nuno!!

Sim nestas coisas há sempre muito YMMV. Também tenho estado a aperceber que por vezes um ângulo um pouco mais fechado, mais para os 30º mas sem ser tão fechado, corta melhor.

Mas lá está ainda estou muito no início, apenas umas 4 ou 5 barbas feitas com navalhete ;D ;D (coisa que se me fosse dita por alguém, há uns 3 anos atrás: dentro em pouco fazes a barba com navalhete! Eu não iria acreditar!! :o ;D ;D).

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #277 on: May 29, 2014, 10:28:23 pm »
0
Muito obrigado pelas respostas!!

Os vídeos não conhecia e já aprendi mais, obrigado Nuno!!

Sim nestas coisas há sempre muito YMMV. Também tenho estado a aperceber que por vezes um ângulo um pouco mais fechado, mais para os 30º mas sem ser tão fechado, corta melhor.

Mas lá está ainda estou muito no início, apenas umas 4 ou 5 barbas feitas com navalhete ;D ;D (coisa que se me fosse dita por alguém, há uns 3 anos atrás: dentro em pouco fazes a barba com navalhete! Eu não iria acreditar!! :o ;D ;D).

Não se preocupe com o angulo, sua pele vai forçar você a ir no angulo certo, e como uma dança com uma bela parceira, você conduz, mas se pisar no pé dele, ela grita, e te poe no ritmo de novo.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #278 on: May 29, 2014, 10:44:04 pm »
0
Não se preocupe com o angulo, sua pele vai forçar você a ir no angulo certo, e como uma dança com uma bela parceira, você conduz, mas se pisar no pé dele, ela grita, e te poe no ritmo de novo.

É verdade e uma bela metáfora!!! ;D

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #279 on: May 29, 2014, 10:49:17 pm »
0
 Eu também tenho tendência para fechar o ângulo, o que o Lynn Abrams explica no vídeo é que com a navalhete se pode abrir mais o ângulo que a lâmina continua a cortar, já na navalha isso é diferente.

 Gosto muito deste mestre das navalhas, é uma pessoa extremamente humilde e muito considerado do outro lado do lago grande, gosta muito de ensinar e fá-lo de uma maneira que acho rara. Conheci a importancia dele através fórum Straight Razor Place, mas já tinha visto um vídeo dele que o Bruno aka Leon tem num tópico fixo.
« Last Edit: May 29, 2014, 11:15:06 pm by Nuno Sá »

Offline paulosantoro

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 151
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #280 on: May 29, 2014, 11:00:48 pm »
0
Boas Arsénio, no meu caso não tenho barba cerrada, mas é um pouco dura, pelo que dependendo das lâminas, algumas duram mais que outras. Estas Shark nas Safety Razor duram em média 5/6 barbas ( já as Astra SP fazem 21 barbas sem queixumes!) e só á terceira barba é que ficam no ponto.

Com navalhete, foi a primeira vez com estas lâminas, na segunda barba já notei a prender um pouco.

Vou continuando a experimentar!

Estou iniciando também e notei uma certa influência do peso. As navalhetes, leves, ao passar nos pelos causam uma sensação diferente das Safety Razor, em geral mais pesadas. Talvez por isso a Feather faça navalhetes mais pesadas.
« Last Edit: May 30, 2014, 04:42:37 pm by paulosantoro »

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #281 on: May 29, 2014, 11:12:01 pm »
0
 A navalhete exige ser segura com mais firmeza e num ponto diferente da navalha. Para não haver a tendência de a navalhete subir pela ponta contraria à do agarre, para mim, o melhor é agarrar mais perto da área útil da lâmina, convém que esteja sempre direita ao barbear já que quaisquer oscilações são propensas ao corte.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #282 on: May 29, 2014, 11:23:44 pm »
0
Estou iniciando também e notei uma certa influência do peso. As navalhetes, leves, ao passar pelos pelos causam uma sensação diferente das Safety Razor, em geral mais pesadas. Talvez por isso a Feather faça navalhetes mais pesadas.

Está diferença existe mesmo, pois navalhetes mais pesados, mantem o ponto de equilíbrio mais perfeito, us o navalhete como todo, "de cabo a rabo" e notará que o importante e o movimento.

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #283 on: May 30, 2014, 03:15:41 pm »
0
Não sinto dificuldades com navalhetes que tem o ponto de equilíbrio distante do parafuso central, mas sinto grande dificuldade com navalhetes leves.

Navalhete tem de ser pesado como uma SR para dar firmeza aos seus movimentos. Navalhete leve é corte na face com certeza (pelo menos para mim)!

Offline Silver Surfer

  • Trade Count: (+2)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 600
  • PT-Leiria / CH-Lausanne
  • Respect: +13
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #284 on: May 30, 2014, 03:28:17 pm »
0
Nestes últimos posts falam que os navalhetes devem ser pesados porque torna-se mais fácil fazer um bom escanhoado e não se corre tantos riscos em cortes acidentais pelo peso leve de muitos navalhetes!... Mas que navalhetes pesados são esses? É que a maior parte que vejo parecem-me ser muito leves! Tipo o Filarmónica,etc! ???
Uma ajudinha malta! ;D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal