Author Topic: Confrades que usam navalhete?  (Read 103930 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #345 on: July 21, 2014, 01:56:41 am »
0
Acabei de adquirir uma ... para acompanhar a avaliação dos amigos.

As dimensões e anatomia são diferentes ... cada uma tem a sua a espinha/espiga e cabo distintos ... da "Sanguine Wood" por exemplo e mais inclinada que a "Parker Steel" que e quase plana ... e essas por sua vez e muito diferente da Filarmônica ... como vai fazer algo artesanal ... não se prenda a medidas ... faça algo para seu conforto ... pode até tirar umas ideias de cabos de navalha.

Valeu a dica... Vou esperar chegar e depois se não gostar do cabo de inox, vou me aventurar com algum outro material...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline RodrigoGadelha

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 716
  • Espera no Senhor! Sl: 37-4
  • Respect: +10
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #346 on: August 21, 2014, 06:58:22 pm »
0
Confesso que a pouco mais de 1 mês tenho me barbeado única e exclusivamente com o Santa Clara alternando somente as lâminas, comecei com as Feather, sanguinárias..., passando pelas Persona, Dorco, Azul Aço Inox e atualmente estou usando as Silver Blue, e confesso que estou gostando muito disto. O meu barbear deu um UP, até o contrapelo tenho conseguido fazer (apenas 1 ou 2 vezes na semana, do contrário é pedir muito da minha pele).
Eis aqui mais um Navalheteiro!
 ;D
Rodrigo Gadelha
Manaus - AM
Brasil

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #347 on: August 29, 2014, 11:02:31 am »
0
Chegou! O "genérico", veio com os interessantes dizeres escritos, tanto no cabo quanto no invólucro plástico:

Termax Hand Make

... HANDMADE sugere que a coisa é feita a mão... Quando muito, MONTADA a mão... As peças metálicas claramente são ESTAMPADAS e a montagem pode ser manual, até porque, há que se dar emprego pra quase dois bilhões de chineses...

As peças estampadas, são de ALTÍSSIMA QUALIDADE e excelente acabamento, mas a montagem é sofrida...

O componente basculante que serve para travar o conjunto de montagem da lâmina, veio sem atrito nenhum, ou seja, não travava nada... Até aí, tudo bem, bastou "dar uma pressão" (uma pequena fechada) na abertura e o problema foi resolvido... O que estranhei entretanto, foi a folga do rebite de articulação da haste no cabo... Muito folgado, faz com que o cabo não pare na posição de trabalho enquanto se usa o navalhete e também que o cabo não funcione a contento como PROTETOR da lâmina enquanto está dobrado, pois abre sozinho...

A pergunta para os confrades que conhecem do assunto: Essa folga é necessária para viabilizar a colocação da lâmina nos suportes?? Caso o rebite seja APERTADO (o martelo tá doido de vontade de trabalhar...), a instalação da lâmina torna-se mais ou menos difícil???

E o uso??? Instalei uma lâmina Wilkinson e percebi que não há dificuldade alguma em usar o navalhete. Como também acontece no aparelho DE, a Wilkinson mostrou-se insuficiente. Vou usar a outra metade e mais duas lâminas para adquirir prática e depois, vou passar pra Feather...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #348 on: August 31, 2014, 04:09:10 pm »
0
Segunda barba feita com o navalhete... Bem... Retardei muito a idéia de experimentar um navalhete, pois sempre li depoimentos considerando o navalhete como a mais mortífera e perigosa arma de barbear existente... Mas até agora, e pelo menos com lâminas Wilkinson, não vi nada de perigoso e/ou difícil. Já estava acostumado com navalha e a utilização do navalhete me pareceu extremamente semelhante.

Mesmo manobrado com a mão esquerda para barbear o lado esquerdo do rosto, não me pareceu nenhum bicho de sete cabeças.

O próximo passo, será experimentar o navalhete com lâminas Feather.

A única coisa que não estou gostando, é da folga do cabo...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #349 on: August 31, 2014, 04:19:10 pm »
0
Segunda barba feita com o navalhete... Bem... Retardei muito a idéia de experimentar um navalhete, pois sempre li depoimentos considerando o navalhete como a mais mortífera e perigosa arma de barbear existente... Mas até agora, e pelo menos com lâminas Wilkinson, não vi nada de perigoso e/ou difícil. Já estava acostumado com navalha e a utilização do navalhete me pareceu extremamente semelhante.

Mesmo manobrado com a mão esquerda para barbear o lado esquerdo do rosto, não me pareceu nenhum bicho de sete cabeças.

O próximo passo, será experimentar o navalhete com lâminas Feather.

A única coisa que não estou gostando, é da folga do cabo...

Parabéns amigo!!  :)

A Folga ... consegue detalhar melhor.


Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #350 on: August 31, 2014, 04:26:00 pm »
0
Receber seus parabéns no assunto navalhete, Herr Stützel, me faz ganhar o dia ;)

A folga em questão, é no rebite de articulação das hastes retentoras da lâmina no cabo... Essa folga traz dois efeitos desagradáveis:

1. O cabo não para na posição de trabalho, ou seja, o ângulo que deve ser mantido entre o cabo e a haste para barbear, precisa ser mantido constantemente

2. O cabo, não para na posição de lâmina recolhida. Se o cabo é um elemento protetor da lâmina quando não está em uso, essa função não está sendo bem desempenhada.

Minha dúvida é: Se eu apertar o rebite, posso zerar essa folga, mas haverá algum problema para instalar/desinstalar a lâmina de barbear???
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #351 on: August 31, 2014, 04:35:34 pm »
0
Tudo que fica com folga no navalhete e desconfortável ... aperte sutilmente ou peça um profissional para troca-lo ... tambem pode acionar o vendedor ... pode ser um defeito.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #352 on: August 31, 2014, 04:44:16 pm »
0
Vou tentar apertar o rebite. Acionar o vendedor significa mais sessenta dias... As peças que compõe o aparelho, são muito bem estampadas e acabadas. A folga no rebite me parece ser o único "senão" dele. Mandarei notícias...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #353 on: August 31, 2014, 05:23:47 pm »
0
Aperte o arrebite de leve, pois senão corre o risco do navalhete ficar "travando" para abrir e fechar.

O meu coolcut4 também não fica parado na posição de trabalho, mas ele não tem muita folga por isso se apertar o arrebite talvez ele fique "travando" demais.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #354 on: August 31, 2014, 05:54:23 pm »
0
Já apertei... Testei se as peças da haste abrem com facilidade. Obviamente ficaram um pouco mais difíceis de abrir, mas ainda está fácil instalar a lâmina. O cabo agora para aberto e para fechado.

Estou gostando do navalhete. O cabo de aço inoxidável faz com que o conjunto fique pesado, mas isso pra mim tá muito longe de ser problema. Muita gente reclama de utensílios pesados, mas quando fui fotógrafo, aprendi que equipamentos que exigem firmeza no empunhar, são muito mais confiáveis pesados do que leves...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline santor007

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 27
  • Respect: 0
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #355 on: September 01, 2014, 08:56:45 pm »
0
Caros Confrades,

Tenho utilizado há dois meses, minha shavette Dovo com a ponta vermelha (lâminas DE). Ainda não tive coragem de voltar a usar as Feather (ainda no fundo da gaveta), mas com a prática diária, os acidentes tendem a zero!
No último final de semana usei pela primeira vez a ponta preta (lâmina Dovo, mais comprida que a DE), lembrando-me de um confrade que disse que seria a sensação de uma navalha.
Pois bem: perdi totalmente a noção do barbear. E entre fazer malfeita ou me cortar, acabei trocando a lâmina por uma DE. Confesso que fiquei decepcionado.
Alguém tem alguma orientação para o uso das lâminas Dovo para quem se acostumou com as DE?
Grato pela atenção,
renato
Shavette Dovo. Namorando uma Futur

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #356 on: September 08, 2014, 07:06:00 pm »
0
Agora preciso ler este tópico.

Três dias seguidos que me barbeio exclusivamente com navalhete, sem nenhuma intervenção de safety razor.

Na última contagem eu permanecia com duas orelhas, um nariz...  ;D
But the tigers come at night

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #357 on: September 09, 2014, 12:00:03 am »
0
Nas primeiras vezes, usei lâminas Wilkinson com dificuldade zero e cortes zero também... Depois troquei por lâminas de uma marca que nunca tinha ouvido falar (Lord) e que me foram presenteadas pelo confrade Gago. Aumentou um pouquinho o poder cortante, mas mesmo assim, ainda não senti nenhuma ameaça que me fizesse reconsiderar a utilização.

O navalhete, me lembrou de um aparelho DE que meu pai tinha... Era um velho Gillette que ele havia removido o limitador inferior e colocado um simples calço de alumínio no lugar. A lâmina agia diretamente na pele, sem "intermediários"...

Um DE sem limitador, tem o mesmo "poder letal" de um navalhete. Me parece menos perigoso pois nos aparelhos DE, existe uma total simetria do aparelho em relação à mão, de forma que não é necessário nem usar a mão sem destreza (no meu caso a esquerda), nem fazer exercícios de contorcionismo no lado da face oposto à mão destra.

Por enquanto, estou GOSTANDO MUITO da experiência com o navalhete. Conforme o ponto de vista, consegue ser melhor que minha navalha Gold Dollar. A extensão de corte da meia-lâmina, é menor que na navalha, o que permite acesso mais simples a locais mais difíceis. Por ser totalmente feito de aço inoxidável, não preciso me preocupar com ferrugem. E quando a lâmina estiver cega, basta trocar por uma nova...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #358 on: September 09, 2014, 12:26:12 am »
0
Eu me cortei duas vezes nestes três dias, e tive alguns pontos de razor burn (lado esquerdo inferior do pescoço).

Confesso que rompi minha regra básica, que é não fazer mais que uma passagem durante a primeira semana de aprendizado.

Amanhã me controlo e faço só uma passagem, até ter destreza em ambas as mãos e acessar sem dificuldades todas as áreas do rosto.

But the tigers come at night

Offline AVPrendas

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 4
  • Respect: 0
    • Email
Re: Confrades que usam navalhete?
« Reply #359 on: September 21, 2014, 03:58:53 pm »
0
por cá também nunca o vi, mas encontrei aqui

http://www.ebay.com/itm/181226301802?var=480276587068&ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

estou precisamente a aguardar a chegada dele :D
a loja é de confiança, já comprei antes, sem qualquer problema.

Comprei a Coolcut4, precisamente no eBay, nesse mesmo vendedor.
Só demorou mais 3/4 que o prazo previsto de chegada.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal