Author Topic: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.  (Read 88254 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #45 on: January 15, 2014, 01:39:06 pm »
0
Olá amigos

 Primeiramente, sobre o método; Começo o tópico dizendo justamente isso, que não esperava que isso funcionasse para todos, e em algum canto menciono que o "melhor" método é aquele que te dá os melhores resultados. No meu caso é este.

Mas acho que devo fazer algumas poucas observações:

Shaving made easy não é sobre eliminar etapas, ou deixar de cuidar propriamente do rosto. É sobre eliminar supérfluos.

 A limpeza do rosto antes do barbear, utilizando-se do que é que vocês já utilizam continua sendo necessária. Eu até mencionei que eu continuo limpando o rosto com sabão esfoliante antes de me barbear. A limpeza do rosto elimina pele morta, oleosidade e outras impurezas que dificultam o desliza da lâmina, portanto não é para se deixar de lado.

 Tenho certeza que em 1906 não existiam sabões esfoliantes e 99% do que existe hoje, portanto se vocês tem, usem. O que eu aprendi com o livro é que antigamente não existia pré-barba como Proraso e semelhantes e as pessoas já se barbeavam, portanto são dispensáveis. Dispensável não é sinônimo de inútil, no entanto. Para algumas pessoas como eu, o pré-barba, seja ele qual for, é supérfluo, mas se para você faz falta, continue usando.

 O que eu entendi é que o "errado" é chegar com a cara suja e oleosa e tentar se barbear, e que a água quente na teoria mais atrapalha do que ajuda, portanto a espuma deve ser feita com água fria e aplicada com o rosto seco, acho que essa é a principal mensagem do livro.

Isto é um ponto.

O segundo ponto é:

 Eu ignorei uma boa parte do livro sobre navalhas, que futuramente vou adicionar ao fórum, e também deixei de pôr aqui todas as dicas sobre o ato de se barbear em si, pelo mesmo motivo; ele ensina como se barbear com uma navalha.

 Contudo, se calhar deveria mencionar aqui que uma coisa que os "navalheiros" fazem, e que eu também faço, não sei vocês, é esticar a pele onde vou passar a lâmina. Não é para esticar demais, fazendo esforço, é para criar uma superfície o mais lisa possível, o que lembra a parte onde o livro fala sobre a água quente amaciar não só o pelo, mas como a pele também.

 Aliás, eu recomendo o vídeo do Big john onde ele fala sobre os diferentes produtos de pré e pós-barba. (neste mesmo vídeo ele fala sobre a água quente tonar o pelo maleável e sobre usar condicionador como pré ser a por coisa que se pode fazer) A maioria dos produtos pré-barba contém substâncias que tem por finalidade meramente tornar a pele menos maleável. Ou seja; no meu entender, quem lava o rosto com água quente e depois aplica vamos dizer, um Proraso pre/dopo, está meramente desfazendo aquilo que a água quente fez, que é criar elasticidade à pele.

 Neste ponto eu concordo inteiramente com o livro e com o big John. Recomendei a algumas pessoas o Pré Proraso como sendo aquilo que utilizava, porque ele trazia um pouco mais de conforto ao meu barbear, e agora vejo que o que ele fazia, a água fria também me faz.

PS; Eu lavo o rosto entre as passagens, mas torno a secar com toalha. ( basicamente eu pouso a toalha sobre o rosto, não esfrego!)

PS2: Eu também tomava banho quente e depois usava Proraso pre/dopo, e demorei um tempo a acreditar no shaving made easy, porque aquilo funcionava. Hoje vejo que posso substituir o pré-barba por uso de água fria. Isto me deixa contente não porque tenho qualquer coisa contra o pré-barba, mas porque me toma menos tempo e faço uma pequena economia não precisando mais de pré-barba.
Contudo, como já disse, continuarei comprando o sabonete pré da Musgo real, esse sim sinto que me traz um conforto a mais.
 cumps
« Last Edit: January 15, 2014, 02:04:42 pm by Gago »

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #46 on: January 15, 2014, 01:56:48 pm »
0




 A limpeza do rosto antes do barbear, utilizando-se do que é que vocês já utilizam continua sendo necessária. Eu até mencionei que eu continuo limpando o rosto com sabão esfoliante antes de me barbear. A limpeza do rosto elimina pele morta, oleosidade e outras impurezas que dificultam o desliza da lâmina, portanto não é para se deixar de lado.

 Tenho certeza que em 1906 não existiam sabões esfoliantes e 99% do que existe hoje, portanto se vocês tem, usem. O que eu aprendi com o livro é que antigamente não existia pré-barba como Proraso e semelhantes e as pessoas já se barbeavam, portanto são dispensáveis. Dispensável não é sinônimo de inútil, no entanto. Para algumas pessoas como eu, o pré-barba, seja ele qual for, é supérfluo, mas se para você faz falta, continue usando.

 

O método é interessante, mas não dispenso um pré barba. Faço isso desde que aderi ao bc  e não pretendo mudar.

O que faço antes do barbear é lavar o rosto  para retirar a oleosidade. Isso funciona muito bem mesmo.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #47 on: January 15, 2014, 11:56:20 pm »
0
O óleo pré-barba da Simpsons, que veio junto com o P8, é muito bom! Não deixa resíduos como outros!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #48 on: January 16, 2014, 03:18:29 am »
0
Excelente topico, Gago. Parabens.

Sempre usei agua fria em todas etapas do barbear. Bom saber que existe quem sustente o metodo que eu ja usava.

Agora agua quente apos o barbear nao rola! E o calor que ta fazendo?

Eu so tomo banho frio e nao consigo entender como slguem no calor do Rio ė capaz de tomar banho quente.



Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #49 on: January 16, 2014, 09:49:57 am »
0
Excelente topico, Gago. Parabens.

Sempre usei agua fria em todas etapas do barbear. Bom saber que existe quem sustente o metodo que eu ja usava.

Agora agua quente apos o barbear nao rola! E o calor que ta fazendo?

Eu so tomo banho frio e nao consigo entender como slguem no calor do Rio ė capaz de tomar banho quente.

Valeu Alex!
Você sabe, pois já te falei isto a muito tempo, bem antes de começar a usar este método, de que não gostava de me barbear com água fria, portanto você imagina a minha reticência em experimentar esse método.
Mas fato é que experimentei e adorei. Felizmente estamos num calor infernal, e a água quente não me faz falta, nem para barbear nem para o banho. Lá para Junho quando entrarmos no que chamamos de inverno aqui, é que vamos ver o que vou fazer.

Offline Mauricio SuperShaveMan

  • Trade Count: (+10)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1227
  • "Minha força não vem do Sol e sim da Tubaina"
  • Respect: +11
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #50 on: January 16, 2014, 11:51:16 am »
0
Excelente tópico Gago vou experimentar, eu faço como o André Luiz depois do barbear tomo um banho e só depois passo o ASL e ASB.

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #51 on: January 17, 2014, 10:45:37 pm »
0
Olhem o que descobri para Android... https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gamesbycc.ShavingMadeEasy.AOUINFCEPVPAOJSO

Pessoalmente, preferi sacar a versão .epub do link indicado e abrir com a app que uso para eBooks (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.flyersoft.moonreader), mas para quem não queira tudo isso, pode ser uma boa opção.

Nota: Não instalei, não sei como se comporta com publicidade, etc...
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #52 on: January 17, 2014, 11:01:46 pm »
0
Olhem o que descobri para Android... https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gamesbycc.ShavingMadeEasy.AOUINFCEPVPAOJSO

Pessoalmente, preferi sacar a versão .epub do link indicado e abrir com a app que uso para eBooks (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.flyersoft.moonreader), mas para quem não queira tudo isso, pode ser uma boa opção.

Nota: Não instalei, não sei como se comporta com publicidade, etc...

Hohoooo, que legal!  :)

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #53 on: January 18, 2014, 11:56:53 am »
0
E eu pensava que a maioria se barbeava com água quente!
Sempre me pareceu bastante natural fazer assim. Tanto que os barbeiros colocam a toalha quente antes de começar o escanhoado.
Acho o barbear com água fria bastante desconfortável, mas vou experimentar novamente essa semana.
Em relação ao uso de pré-shave, acho desnecessário. Foi algo que logo aboli da minha rotina, assim como o uso de Thayers.
E esfoliar a pele todo o dia também, principalmente para quem sofre de acne e pele oleosa, pois este procedimento estimula ainda mais a oleosidade.
Mas isto é o que funciona comigo. Cada um deve adotar a rotina que lhe funcione melhor.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #54 on: January 18, 2014, 12:10:07 pm »
0
Desde a publicação deste tópico que me aventurei às águas frias da torneira. Não fria em todo o seu esplendor, que caramba! estamos no inverno! mas um frio suportável, algo entre o frio e o morno. Noto menos irritação, sem dúvida :) O que não faço é a espuma com água fria, já que ela sai algo fraca, sem grande consistência. Utilizo água morna.

Em relação à secagem da cara antes da aplicação da espuma, diria que de certa forma me permite controlar melhor a espuma, já que por vezes, ao ter a cara molhada, a espuma perde a sua consistência. Mas também não tenho nenhum método especifico de produzir espuma. Com o sono matinal, quero é despachar.

Shaving made easy: Método aprovado! :)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #55 on: January 18, 2014, 12:30:01 pm »
0
E eu pensava que a maioria se barbeava com água quente!
Sempre me pareceu bastante natural fazer assim. Tanto que os barbeiros colocam a toalha quente antes de começar o escanhoado.
Acho o barbear com água fria bastante desconfortável, mas vou experimentar novamente essa semana.
Em relação ao uso de pré-shave, acho desnecessário. Foi algo que logo aboli da minha rotina, assim como o uso de Thayers.
E esfoliar a pele todo o dia também, principalmente para quem sofre de acne e pele oleosa, pois este procedimento estimula ainda mais a oleosidade.
Mas isto é o que funciona comigo. Cada um deve adotar a rotina que lhe funcione melhor.

Eu também nunca gostei de me barbear com água fria. Para experimentar o método tive que me convencer, e mesmo assim só o fiz porque estamos num verão de rachar o coco. Quando o frio ( ou melhor, o calor mais brando) voltar, terei de pensar em algo.
E a exfoliação, é isso mesmo que dizes; não se pode fazer com muita frequência pois estimula cada vez mais a produção de oleosidade nos poros. Comigo de duas a três vezes por semana basta.
Já o Thayers me faz muita falta, tanto no pós-barbear, quanto no uso diário. Limpo o rosto todos os dias ( que lembro) com algum Thayers (normalmente o peach) embebido no algodão.
Antes de conhecer o barbear clássico e esses macetes, tinha a pele do rosto muito castigada por acne, hoje é algo que pouco acontece. Afinal de contas, eliminar é impossível, tem uma questão genética.

Um abraço xará

Desde a publicação deste tópico que me aventurei às águas frias da torneira. Não fria em todo o seu esplendor, que caramba! estamos no inverno! mas um frio suportável, algo entre o frio e o morno. Noto menos irritação, sem dúvida :) O que não faço é a espuma com água fria, já que ela sai algo fraca, sem grande consistência. Utilizo água morna.

Em relação à secagem da cara antes da aplicação da espuma, diria que de certa forma me permite controlar melhor a espuma, já que por vezes, ao ter a cara molhada, a espuma perde a sua consistência. Mas também não tenho nenhum método especifico de produzir espuma. Com o sono matinal, quero é despachar.

Shaving made easy: Método aprovado! :)

Exato, a água não precisa estar gélida, eu até cito "temperatura ambiente". Ela não pode é estar quente...

E concordo com você, aplicar a espuma no rosto seco mantém a consistência exata da espuma. Até por isso eu lavo o rosto e torno a secá-lo entre as passagens. Aplicar a espuma com o rosto molhado deixa ela um pouco rala...

Que bom que temos mais um que aprova. Eu já imaginava isso; Não há de funcionar com todos, mas certamente com a maioria. Afinal de contas, é o básico, é o que nossos pais e avós faziam.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #56 on: January 18, 2014, 12:34:35 pm »
0
Eu também mesmo antes de ler o artigo ou este excelente post do Gago, também lavava a cara entre passagens, mas depois secava ou secava só um pouco ou não secava, dependendo da espuma, pois por vezes esta ficava um pouco seca e então aproveito a pouca água que fica no rosto para trabalhar a espuma mais um pouco, mas normalmente seco o rosto.

Água fria no verão até sabe bem, no inverno basta cortar um pouco o frio, mas por vezes como demora a aquecer faço muitas vezes comágua fria mesmo, ajuda a acordar! ;D ;D

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #57 on: January 18, 2014, 11:16:26 pm »
0
  Hoje não molhei a cara antes de aplicar a espuma, e fiquei com a sensação que a espuma seca mais rapidamente, por outro lado, fiz a barbar a alta velocidade sem qualquer tipo de problema... :D

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #58 on: February 04, 2014, 05:47:40 pm »
0
Já tinha aqui escrito que aprecio este método, agora... barba de dois dias com água à temperatura ambiente, atrito a mais. Resulta muito bem quando a barba foi feita no dia anterior, mas se não, água quente em cima para amolecer os pelos.

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #59 on: February 07, 2014, 06:08:07 pm »
0
Excelente Gabriel!!!

Aqui já tentei barbear com água fria aqui e foi um desastre. A água aqui é gelada mesmo (parece que saiu da geladeira). Fica em torno de +/- 8  graus celsius.
Demorei uns 5 minutos só para fazer a espuma e não ficou boa.
Mas vou tentar "temperar" a água e ver o que vai dar.

Quanto a toalha quente: uso pois me dá um relax excepcional antes de comecar a me barbear e acordo de melhor humor também. Se amolece ou não os pelo da barba e se abre os poros da cara ou não, já li pela internet tanto que sim quanto que não. Mas gosto da toalha quente. Por enquanto ela fica.

Pré-barba já não uso mais, pois não sinto diferenca nenhuma.  O que já me poupou alguns minutos no meu ritual de barbear. Já usei o proraso, TrueFitt & Hill e óleo de amêndoas.

Mais uma vez: Parabéns pelo post!!! Fantástico!!!
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal