As qualidades penetradoras do WD40 fazem maravilhas.
Pois, colocar máquinas com água e detergente pode prender o mecanismo.A solução passa por desmontar a máquina e limpar ou usar um solvente (o óleo WD40 e do género são bons para isso) e enxaguar várias vezes (ou deitar muito óleo) pela abertura da cabeça para sair a sujidade.A maneira mais trabalhosa mas menos agressiva por assim dizer, já que existe muita gente que é adversa a WD40 e similares, é mergulhar em água quente para amolecer e tentar desprender o mecanismo fazendo um pouco de força aos poucos e enxaguando para tentar eliminar a porcaria.Tenho uma Fatboy que me ocupou cerca de um mês para desbloquear completamente o mecanismo com este último método.
Bem, WD40 foi minha primeira ideia. Tentei vaporizar aquilo na rosca, mas... aquilo é BEM fechado! Acho que não consegui jogar o produto "onde devia", embora tenha tentado tanto por baixo, quanto por cima, na abertura que há dentro do cabeçal.No momento deixei aquilo descansando dentro de uma solução de benzina, torcendo para não corroer o platinado.Mas bem, se corroer e soltar o TTO....sempre se pode cromar a máquina, já abrir o TTO está parecendo uma esperança sem fundamentos.
Em vez da benzina o confrade devia ter utilizado por exemplo gasóleo. É gorduroso e neutro para os acabamentos. Em alternativa usar azeite (aí no Brasil não sei o preço dele daí estar a sugerir como alternativa). Utilizam-se ambos em numismática para tratar moedas com verdete. Quanto ao meter o WD40, não se preocupe. Ele penetra facilmente, portanto se meter um pouco a mais em todas as junções ele acabará por limpar e libertar o mecanismo. Seja paciente, não force o mecanismo. Ele tenderá a libertar-se. Poderá deixar "de molho" uns dias e ir tentanto mover sem forçar.
Coloca a máquina dentro de uma xícara com óleo....e boa sorte!!!
E como eu desmonto a SS sem partir aquilo Flávio?
Boas Renato, vou tentar Óleo.. de fritura Claudio? Dá no mesmo que azeite?