Author Topic: Super speed não fecha!  (Read 11938 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Super speed não fecha!
« on: February 25, 2014, 06:29:03 pm »
0
Olá amigos!

Como sabem semana passada me chegou à casa uma Gillette "black tip" Super Speed, em mais uma de minhas compras de SR vintage usadas a preços módicos em leilão.

Só que desta vez acho que me dei mal. Assim que peguei-a na mão, reparei que o mecanismo de tto era muito duro, exigiu bastante força para abrir a comporta, o que creditei talvez à anos de depósito de sabão velho na rosca. (sem duplo sentido!)

Por via das dúvidas deixei a danada aberta, de molho em água com detergente, e hoje ao buscá-la com a intenção de limpa-la com Silvo, surpresa; o TTO não quer fechar. Nem Abrir. De facto, aquilo não abre nem à base de porrada!  ;D

Sugestões?

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Super speed não fecha!
« Reply #1 on: February 25, 2014, 06:33:38 pm »
0
Coloca a máquina dentro de uma xícara com óleo....e boa sorte!!!
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Super speed não fecha!
« Reply #2 on: February 25, 2014, 06:35:39 pm »
0
As qualidades penetradoras do WD40 fazem maravilhas.

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Super speed não fecha!
« Reply #3 on: February 25, 2014, 06:37:11 pm »
0
As qualidades penetradoras do WD40 fazem maravilhas.

Concordo. Tenta o WD40...
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Super speed não fecha!
« Reply #4 on: February 25, 2014, 06:43:55 pm »
0
Bem, WD40 foi minha primeira ideia. Tentei vaporizar aquilo na rosca, mas... aquilo é BEM fechado! Acho que não consegui jogar o produto "onde devia", embora tenha tentado tanto por baixo, quanto por cima, na abertura que há dentro do cabeçal.

No momento deixei aquilo descansando dentro de uma solução de benzina, torcendo para não corroer o platinado.

Mas bem, se corroer e soltar o TTO....sempre se pode cromar a máquina, já abrir o TTO está parecendo uma esperança sem fundamentos.  :-\

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Super speed não fecha!
« Reply #5 on: February 25, 2014, 06:48:20 pm »
0
Pois, colocar máquinas com água e detergente pode prender o mecanismo.

A solução passa por desmontar a máquina e limpar ou usar um solvente (o óleo WD40 e do género são bons para isso) e enxaguar várias vezes (ou deitar muito óleo) pela abertura da cabeça para sair a sujidade.

A maneira mais trabalhosa mas menos agressiva por assim dizer, já que existe muita gente que é adversa a WD40 e similares, é mergulhar em água quente para amolecer e tentar desprender o mecanismo fazendo um pouco de força aos poucos e enxaguando para tentar eliminar a porcaria.

Tenho uma Fatboy que me ocupou cerca de um mês para desbloquear completamente o mecanismo com este último método. Bloqueou assim que a deixei em água e detergente como manda o B&B  ::)

Gago, eu teria temor da benzina não pelo acabamento mas se a parte final do cabo for plástico, que é, salvo erro.
« Last Edit: February 25, 2014, 06:53:56 pm by FML »

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Super speed não fecha!
« Reply #6 on: February 25, 2014, 06:52:51 pm »
0
Pois, colocar máquinas com água e detergente pode prender o mecanismo.

A solução passa por desmontar a máquina e limpar ou usar um solvente (o óleo WD40 e do género são bons para isso) e enxaguar várias vezes (ou deitar muito óleo) pela abertura da cabeça para sair a sujidade.

A maneira mais trabalhosa mas menos agressiva por assim dizer, já que existe muita gente que é adversa a WD40 e similares, é mergulhar em água quente para amolecer e tentar desprender o mecanismo fazendo um pouco de força aos poucos e enxaguando para tentar eliminar a porcaria.

Tenho uma Fatboy que me ocupou cerca de um mês para desbloquear completamente o mecanismo com este último método.

E como eu desmonto a SS sem partir aquilo Flávio?  :(

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Super speed não fecha!
« Reply #7 on: February 25, 2014, 06:53:55 pm »
0
Bem, WD40 foi minha primeira ideia. Tentei vaporizar aquilo na rosca, mas... aquilo é BEM fechado! Acho que não consegui jogar o produto "onde devia", embora tenha tentado tanto por baixo, quanto por cima, na abertura que há dentro do cabeçal.

No momento deixei aquilo descansando dentro de uma solução de benzina, torcendo para não corroer o platinado.

Mas bem, se corroer e soltar o TTO....sempre se pode cromar a máquina, já abrir o TTO está parecendo uma esperança sem fundamentos.  :-\

Em vez da benzina o confrade devia ter utilizado por exemplo gasóleo. É gorduroso e neutro para os acabamentos. Em alternativa usar azeite (aí no Brasil não sei o preço dele daí estar a sugerir como alternativa). Utilizam-se ambos em numismática para tratar moedas com verdete.

Quanto ao meter o WD40, não se preocupe. Ele penetra facilmente, portanto se meter um pouco a mais em todas as junções ele acabará por limpar e libertar o mecanismo.

Seja paciente, não force o mecanismo. Ele tenderá a libertar-se. Poderá deixar "de molho" uns dias e ir tentanto mover sem forçar.

Hay que barbear cada dia mas!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Super speed não fecha!
« Reply #8 on: February 25, 2014, 06:56:07 pm »
0
Em vez da benzina o confrade devia ter utilizado por exemplo gasóleo. É gorduroso e neutro para os acabamentos. Em alternativa usar azeite (aí no Brasil não sei o preço dele daí estar a sugerir como alternativa). Utilizam-se ambos em numismática para tratar moedas com verdete.

Quanto ao meter o WD40, não se preocupe. Ele penetra facilmente, portanto se meter um pouco a mais em todas as junções ele acabará por limpar e libertar o mecanismo.

Seja paciente, não force o mecanismo. Ele tenderá a libertar-se. Poderá deixar "de molho" uns dias e ir tentanto mover sem forçar.

Boas Renato, vou tentar  ;)

Coloca a máquina dentro de uma xícara com óleo....e boa sorte!!!

Óleo.. de fritura Claudio? Dá no mesmo que azeite?

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Super speed não fecha!
« Reply #9 on: February 25, 2014, 06:57:51 pm »
0
E como eu desmonto a SS sem partir aquilo Flávio?  :(

Não tenho nenhuma dessas, por isso não sei nem pesquisei... Mas as super speed costumam ter um parafuso por baixo ou uma mola de pressão. Se tiver mola de pressão não a desmonte, use o óleo.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Super speed não fecha!
« Reply #10 on: February 25, 2014, 07:00:18 pm »
0
Use o WD40 spray, que vem com um bico apropriado para aplicar em lugares de acesso difícil. 

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Super speed não fecha!
« Reply #11 on: February 25, 2014, 07:02:05 pm »
0
Existe um produto do Estados Unidos chamado CorrosionX muito usado para lubrificar armas de fogo e botões de volume de rádios antigos!

Ele é o melhor desingripante que vi até hoje e no final ele cria uma capa de teflon sobre a peça para diminuir ainda mais o atrito.

Se achar uma lata não irá se arrepender!

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Super speed não fecha!
« Reply #12 on: February 25, 2014, 07:05:11 pm »
0
Boas Renato, vou tentar  ;)

Óleo.. de fritura Claudio? Dá no mesmo que azeite?

Não...óleo Elgin para máquinas em geral.

http://www.milspecialshop.com.br/loja/produto-283439-1904-oleo_elgin_para_maquinas_de_costura_100ml
« Last Edit: February 25, 2014, 07:10:34 pm by ClaudioBP »
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Super speed não fecha!
« Reply #13 on: February 25, 2014, 07:14:42 pm »
0
O truque é deixar de molho para o óleo entrar.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Super speed não fecha!
« Reply #14 on: February 25, 2014, 07:25:35 pm »
0
Óleo desengripante deve resolver.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal