Author Topic: Últimas aquisições de material de escrita.  (Read 127911 times)

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #420 on: April 05, 2015, 01:43:29 pm »
0
...Parabéns!
Eu gosto do vermelho em canetas de tinta permanente, o problema é mesmo em que situação utilizar. Mesmo o azul tende a ficar esquecido, eu utilizo muito mais tintas pretas.



Uma cor muito controversa. Para que vai usar?

Obrigado!

Vou usar para corrigir provas...  ;)

É um vermelho vivo, bem bonito e bem diferente das esferográficas.
But the tigers come at night

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #421 on: April 05, 2015, 03:58:42 pm »
0
Até para corrigir provas há teorias que não se deve usar o vermelho  :P São convenções algo estranhas... É quase um previlégio usar uma tinta dessa cor.

Já me apeteceu comprar tinta vermelha por diversas vezes, mas, na altura da verdade, o lado prático fala mais alto e acabo por não comprar.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #422 on: April 05, 2015, 07:59:08 pm »
0
Verdade, já escutei isto...

É necessário haver destaque em relação à cor das respostas, portanto o vermelho me parece ser uma boa escolha.

Poderia usar o verde, mas gosto mais do vermelho  :D
But the tigers come at night

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #423 on: April 05, 2015, 08:06:38 pm »
0
Atualmente, utilizo as seguintes tintas:

- Pilot Azul Real: Atual. Um frasco de 500 mL

- Sheaffer Azul Preta: 1939. Um frasco de 200 mL

- Sheaffer Peacock: 1975. Dois frascos de 60 mL

- Parker Preta: 1980. Um frasco de 60 mL

- Parker Azul Real: 2012. Um frasco de 60 mL

- Pilot Violeta: 1968. Dois frascos de 30 mL. Estão com o uso suspenso. Apesar de ser uma bela cor, mancham demais as canetas...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #424 on: April 18, 2015, 02:36:37 pm »
0
Tou lixado... Já não chegava o shaving, agora vai ser mais isto para gastar dinheiro...

Mais um aqui ... voltei a escrever recentemente com uma caneta de tinta permanente sem marca que meu filho ainda tinha por aí mas não me agrada, por isso tenho uma jinhao 950 (cerâmica com desenho de dragões) a caminho para mim e uma jinhao x450 azul para meu filho. Se a ultima me agradar vou encomendar também uma para mim. O que me levou a pegar novamente nestas canetas foi o facto de me passar  completamente com as esferograficas com que sou bombardeado. Tenho sempre umas dezenas oferecidas comigo no carro (meu escritorio) e quando preciso duma para escrever das duas uma ou não escreve ou desmonta se sozinha completamente nas minhas mãos ... engraçado é que notei que vou ter que voltar à escrita cursiva à moda antiga como aprendi na escola primaria porque essa forma de escrever se adapta melhor a estas canetas do que a forma de letras soltas que adoptei a partir do siclo.
« Last Edit: April 19, 2015, 09:57:07 pm by jctsoares »

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #425 on: April 19, 2015, 05:19:40 pm »
0
Mais um aqui ... voltei a escrever recentemente com uma caneta de tinta permanente sem marca que meu filho ainda tinha por aí mas não me agrada, por isso tenho uma jinhao 950 (dargões) a caminho para mim e uma jinhao x450 para meu filho. Se a ultima me agradar vou encomendar também uma para mim. O que me levou a pegar novamente nestas canetas foi o facto de me passar  completamente com as esferograficas com que sou bombardeado. Tenho sempre umas dezenas oferecidas comigo no carro (meu escritorio) e quando preciso duma para escrever das duas uma ou não escreve ou desmonta se sozinha completamente nas minhas mãos ... engraçado é que notei que vou ter que voltar à escrita cursiva à moda antiga como aprendi na escola primaria porque essa forma de escrever se adapta melhor a estas canetas do que a forma de letras soltas que adoptei a partir do siclo.
Porque é que não consegues escrever com a mesma letra que com as esferográficas?

A não ser necessário um pouco mais de cuidado (não fazer força com o aparo e o facto de não escrever em qualquer posição) não vejo diferenças na escrita com a caneta ou com esferográfica. Claro que a maneira como sinto a caneta, o deslizar no papel é diferente mas isso é outra conversa.


Para mim as esferográficas tem dois grandes benefícios:
-Poder escrever sem grandes cuidados em situações em que não tenho condições.
-Poder emprestar sem me estar a preocupar com me estragarem o aparo. Como atualmente escrevo com aparo bico cortado as pessoas desistem mal vêm o aparo  ;D.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #426 on: April 19, 2015, 06:07:29 pm »
0
Porque é que não consegues escrever com a mesma letra que com as esferográficas?

A não ser necessário um pouco mais de cuidado (não fazer força com o aparo e o facto de não escrever em qualquer posição) não vejo diferenças na escrita com a caneta ou com esferográfica. Claro que a maneira como sinto a caneta, o deslizar no papel é diferente mas isso é outra conversa.


Para mim as esferográficas tem dois grandes benefícios:
-Poder escrever sem grandes cuidados em situações em que não tenho condições.
-Poder emprestar sem me estar a preocupar com me estragarem o aparo. Como atualmente escrevo com aparo bico cortado as pessoas desistem mal vêm o aparo  ;D.

Não é uma questão de não conseguir escrever com as letras soltas que adoptei à cerca de 4 decadas atrás, conseguir até consigo mas o levantar a caneta a quase cada letra (como eu faço) não dá tanto jeito com a caneta de aparo (mais sujeito a borrar) e notei que escrever as palavras com as letras todos seguidas e pegadas sem levantar a caneta do papel torna-se uma forma mais fluída de escrever com este tipo de caneta. Ao contrario da esferográfica que dá para escrever de qualquer jeito. Mas confesso que a caneta sem marca que estou a usar agora deita tinta de forma irregular, umas vezes parece uma Fine e outras uma Broad. Além de achar que a escrita cursiva é mais bem adaptada às canetas de aparo, também acho mais bonito quando bem conseguido. Em criança até aprendi a escrever assim mas depois por rebeldia e por achar mais moderno inventei a minha própria escrita com letras soltas parecido com estas que estou teclando. Vou ver se consigo apanhar novamente o mesmo jeito da letra cursiva pegada com que aprendi a escrever e até usava uma caneta Parker com cargas de tinta e tive uma com carregador e frasco (Parker Quinck) :D nunca devia ter deixado ... por falta de manutenção começaram a borrar tinta por todo lado e joguei fora ... Tal como o barbear clássico agora vejo que é uma arte que se está perdendo e se ninguém voltar a pegar ninguém vai saber como fazer ... uma coisa que me espantou mais foi a noticia que no estado de Indiana nos E.U.A. aconselharam as escolas a não ensinar mais a escrita às crianças ... porque agora raramente já precisam de escrever com seus tablets, pc, androids, iphones etc. Segundo eles basta saber teclar ... Então daqui pouco temos uma geração nova que não sabe pegar numa caneta e escrever uma palavra, só sabem teclar e ainda por cima mal escrito tp tb fnx e k tal + ???? E então decidi voltar à base e como fui criado na Holanda e passei por duas escolas primarias a escrita que aprendi antes de inventar a minha foi um misto destas duas:



E vou tentar voltar a escrever dessa maneira. O que acho curioso é que a minha mulher aprendeu a escrever cá e usa maiúsculos totalmente diferentes. Alguém sabe dalgum exemplo das letras que era comum aprender cá na escola primaria?

No que diz respeito ao emprestar a caneta, já notei o mesmo ... varias pessoas ficam a olhar como quem diz que raio é isto? hehehe mas por isso tenho também sempre uma esferográfica comigo. :D
« Last Edit: April 19, 2015, 10:07:12 pm by jctsoares »

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #427 on: April 19, 2015, 10:56:04 pm »
0
Essa situação de não se ensinar a escrever é muito comentada nos fóruns de escrita, a pior afirmação, que ouvi, foi numa reportagem em que um aluno disse que não precisava de escrever e quando lhe perguntavam como assinaria um cheque disse que escrevia num computador e imprimia.

Se escreves como a primeira, parabéns porque é muito bonita. Apesar de necessitar de aparo flexível.

No meu tempo aprendi basicamente como a primeira, mas sempre com a mesma espessura de traço, sem inclinação, todos os números ocupavam o mesmo espaço e não tínhamos as letras K, W ou Y.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #428 on: April 20, 2015, 09:15:19 pm »
0
Essa situação de não se ensinar a escrever é muito comentada nos fóruns de escrita, a pior afirmação, que ouvi, foi numa reportagem em que um aluno disse que não precisava de escrever e quando lhe perguntavam como assinaria um cheque disse que escrevia num computador e imprimia.

Se escreves como a primeira, parabéns porque é muito bonita. Apesar de necessitar de aparo flexível.

No meu tempo aprendi basicamente como a primeira, mas sempre com a mesma espessura de traço, sem inclinação, todos os números ocupavam o mesmo espaço e não tínhamos as letras K, W ou Y.
O aluno até pode vir a ter razão porque sei que por exemplo na Holanda donde eu regresssei à 10 anos atrás já ninguém usava cheques ... e surpreendeu me quando cá cheguei que cá ainda muita gente continua a usar. Qualquer dia assinam com leitor de impressão digital como antigamente os analfabetos com tinta no dedo ... ou com QR code etc.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #429 on: April 21, 2015, 04:38:48 pm »
0
No dia em que não escrevermos mais "a mão" e apenas com dispositivos eletrônicos, teremos acabado de criar o ANALFABETO ELÉTRICO...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #430 on: April 22, 2015, 04:42:04 am »
0

No dia em que não escrevermos mais "a mão" e apenas com dispositivos eletrônicos, teremos acabado de criar o ANALFABETO ELÉTRICO...

Nao precisa ir longe. Ta aqui um ( eu ).
A mais de 10 anos que so uso a calegrafia para assinar papeis. Todo resto eh no teclado.. Outro dia tinha wue escrever algo desisti, doeu a musculatura... Falta de pratica.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #431 on: April 22, 2015, 12:28:09 pm »
0
Nao precisa ir longe. Ta aqui um ( eu ).
A mais de 10 anos que so uso a calegrafia para assinar papeis. Todo resto eh no teclado.. Outro dia tinha wue escrever algo desisti, doeu a musculatura... Falta de pratica.

Paradoxalmente, quando eu trabalhava em Informática (a rigor, ainda trabalho, mas muito pouco...), escrevia à mão muito mais do que escrevo hoje... A cada passo do trabalho, escrevia o esquema de diagnóstico. Me facilitava muito o raciocínio. Hoje, minha principal atividade é pecuária. Conseqüentemente diminuí muito minha escrita manual. Já estou sentindo falta...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #432 on: April 22, 2015, 07:08:28 pm »
0
Eu escrevo bastante à mão. Talvez pela minha atividade profissional médica! Todos os prontuários e receitas nessa forma. Minha caligrafia até não é das piores. Um problema é minha letra grande. Tenho que espremer no espaço destinado.
Aprendi depois de adulto a digitar, e, ainda assim, com apenas 4 dedos. Que me servem muito bem!
« Last Edit: April 22, 2015, 07:10:41 pm by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #433 on: April 22, 2015, 09:22:53 pm »
0
Eu escrevo bastante à mão. Talvez pela minha atividade profissional médica! Todos os prontuários e receitas nessa forma. Minha caligrafia até não é das piores. Um problema é minha letra grande. Tenho que espremer no espaço destinado.
Aprendi depois de adulto a digitar, e, ainda assim, com apenas 4 dedos. Que me servem muito bem!
Já agora uma curiosidade ... porque razão nunca consigo decifrar a caligrafia dos médicos e na farmacia ninguém tem problemas em ler a receita??
« Last Edit: April 22, 2015, 09:25:38 pm by jctsoares »

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #434 on: April 22, 2015, 10:18:56 pm »
0
Já agora uma curiosidade ... porque razão nunca consigo decifrar a caligrafia dos médicos e na farmacia ninguém tem problemas em ler a receita??

Eu também tinha essa dúvida. Aí um amigo de meu pai (oftalmologista) disse que "só os inteligentes entendiam" ...e pronto, tá explicado; eu que sou uma mula.  ;D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal