Author Topic: Malaguetas/ Pimentas/ Chillies  (Read 36382 times)

Offline lamina

• Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Malaguetas/ Pimentas/ Chillies
« Reply #45 on: March 27, 2014, 02:36:24 am »
0

;D ;D ;D

Por acaso vi este episódio até ao fim no cabo e as "cientistas residentes" diziam isso mesmo.

Pessoalmente não vou além das malaguetas secas "regulares"  :)  que se vêm nos restaurantes em molho de azeite e paprika (creio não valer a pena anestesiar todo o palato com um só sabor que esmaga/destrói todos os outros alimentos, carne,peixe ou vegetais...  :-\ )

E claro, gosto dos pimentos de Padrón, mas esses não pertencem a esta liga  :D

« Last Edit: March 27, 2014, 02:40:20 am by lamina »

Offline Nuno Sá

• Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Malaguetas/ Pimentas/ Chillies
« Reply #46 on: March 27, 2014, 02:39:00 am »
0
 Os pimentos Padron se forem deixados amadurecer também picam e muito.

Lembrei-me de outra coisa os meios em que se faz a conserva, azeite, vinagre ou aguardentes/whisky também podem contribuir para baixar o nível de ardência do molho.

Offline lamina

• Vendedor
  • Militante do BBS
  • *
    • The Shave Butler
    • Email
« Reply #47 on: March 27, 2014, 02:42:40 am »
0

Ah sim, evaporando a água concentra-se a capsaicina. Escolho sempre os verdes ou ligeiramente avermelhados, a começar mesmo, que bem maduros já têm alguma adstringência em boca  :P

Suponho que o alcool destrua muito da capsaicina, mas nunca provei, que vegetais o mais possivel frescos...  :D
« Last Edit: March 27, 2014, 02:44:26 am by lamina »

Offline Nuno Sá

• Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
    • Email
« Reply #48 on: March 27, 2014, 02:43:52 am »
0
 Eu uso os maduros para ajudar a fazer pasta para os meus molhos e para dar sabor.

Offline phoenix

• Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
« Reply #49 on: March 27, 2014, 02:46:14 am »
0

Falar de malaguetas e não falar do Indice Scoville é "ir a Roma e não ver o Papa"  ;D

Cá vai :

http://en.wikipedia.org/wiki/Scoville_scale

E ainda:

https://www.youtube.com/watch?v=tNkI2RRHhO4

Na questão de limpar o palato, melhor ainda do que amido, é leite ou qualquer outro "dairy product" - manteiga, queijo fresco, requeijáo ou iogurte. A gordura vai envolver "hermeticamente" a capsaicina permitindo que ela "role" pelo aparelho digestivo sem demasiado ardor.

Experimentem um pouco de leite após uma dessas "fogueiras do demo" e verão o alivio que é...

"...Ò mulher, traz aí o frango de churrasco...Bebes um verde fresco?...Nã...traz-me aí um pack de 6 de meio-gordo..." ...ahahaha...  ;D  ;D

Por acaso o JL já tinha colocado o link para a Escala, que também já conhecia.

Em relação ao leite, ajuda, mas não faz milagres (experiência própria há muitos anos, quando era miúdo). Lembro-me de um episódio dos MythBusters que testaram exactamente isso. Por via de dúvidas, depois da descrição de alguns destas espécimes, já tinha pensado em garantir ter um pacote de leite no frigorífico antes de experimentar algumas mais "refinadas" - não vá o diabo tecê-las!  ;D

Edit: Acho que fui muito lento a escrever para a vossa rapidez!  ;D
« Last Edit: March 27, 2014, 02:48:47 am by phoenix »
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline lamina

• Vendedor
  • Militante do BBS
  • *
    • The Shave Butler
    • Email
« Reply #50 on: March 27, 2014, 02:51:23 am »
0

Eu uso os maduros para ajudar a fazer pasta para os meus molhos e para dar sabor.

;)

Ah OK!! Se usados com moderação dão relevo às comidas não há dúvida. Já me aconteceu comer em muitos restaurantes indianos, sobretudo quando viajo (que os há extraordinários no UK, por exemplo) mas aponto sempre para algo "suave" ou que tenha natas ou iogurtes, que o "picoso" lá virá no meio...  :)  E lembro-me do "lamb/chicken tikka masala"...

Pior ainda, acho, é a raiz "wasabi" japonesa, verde claro...

Não devo ter lido o post do confrade phoenix... :'(

« Last Edit: March 27, 2014, 02:55:36 am by lamina »

Offline Nuno Sá

• Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
    • Email
« Reply #51 on: March 27, 2014, 02:57:55 am »
0
 Phoenix começa pelas mais fracas em capsaisina e vai tomando o habito ao picante e experimentando os diferentes sabores das pimentas, só depois é que aumentas. Já apanhei picantes que me incharam os lábios, pode ser traumatizante essa experiência.

Eu gosto de outras propriedades dos picantes:

- São termogénicos (aumentam o metabolismo e a temperatura corpural) o que aliado à pratica de exercício físico ajuda a queimar gorduras queimando-as.

-Como sofro de Rinite Alérgica ajudam-me quando ando com o nariz entupido a respirar melhor, porque o molho picante é quase imediato a fazer o efeito de desbloquear o nariz.

- No Inverno ajuda a circulação e traz um certo conforto.

Offline phoenix

• Tech-no-logic
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
« Reply #52 on: March 27, 2014, 03:00:08 am »
0
Não devo ter lido o post do confrade phoenix... :'(

Não, não... Eu é que quando coloquei a resposta ao teu post, Gil, reparei que já tinham referido o video. Eu é que fui lento.

Phoenix começa pelas mais fracas em capsaisina e vai tomando o habito ao picante e experimentando os diferentes sabores das pimentas, só depois é que aumentas. Já apanhei picantes que me incharam os lábios, pode ser traumatizante essa experiência.

- São termogénicos (aumentam o metabolismo e a temperatura corpural) o que aliado à pratica de exercício físico ajuda a queimar gorduras queimando-as.

-Como sofro de Rinite Alérgica ajudam-me quando ando com o nariz entupido a respirar melhor, porque o molho picante é quase imediato a fazer o efeito de desbloquear o nariz.

Bom, não me quero armar em "forte", mas aguento bastante bem com picante. Uso (e abuso) das piri-piri/jidungo com demasiada frequência, em tudo. Algo um pouco mais picante não me assusta e vou gostar de certeza... Pelo que os números (por vezes enganadores) indicam, as Naja qqcoisa indianas que me vão enviar, já me assustam um bocado...  :o

O meu pai foi enfermeiro militar na guerra do Ultramar. Come malaguetas como se fosse fruta. Desde pequeno que estou habituado a comida picante. Já comi em restaurantes indianos em UK algumas comidas "fora de escala" e apesar de suar que nem uma bica, gostei... Mas aqueles números na Escala de Scoville assustam um pouco!  ;D

- Não sabia das propriedades "anti-gordura"... Como preciso de emagrecer, acho que vou abusar (ainda mais) destas.

- Não tenho (ou acho que não) Rinite Alérgica, mas tenho qualquer coisa que me mantém entupido o ano quase todo - acho que causado por muitos anos a "viver" dentro de salas de servidores, com ares condicionados da treta. O que quer que seja, o picante ajuda. Especialmente quando coloco o piri-piri moído na comida, que fica um pouco de pó no ar - alem de arder por dentro do nariz, causa uns espirros valentes e um desentupimento quase imediato.

- Tenho um ligeiro problema de arritmia cardíaca. Já me preocupou que este abuso de picante pudesse ser nocivo. Aparentemente não é, antes pelo contrário - pode ser efeito placebo, mas quase diria que até ajuda um pouquinho...
« Last Edit: March 27, 2014, 03:15:11 am by phoenix »
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline lamina

• Vendedor
  • Militante do BBS
  • *
    • The Shave Butler
    • Email
« Reply #53 on: March 27, 2014, 03:03:51 am »
0

Ah OK!!

Confrade Nuno Sá cuidado com pimento em boca de gato!!  ;D

Offline Nuno Sá

• Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
    • Email
« Reply #54 on: March 27, 2014, 03:06:11 am »
0
 Meu caro nem o cheiram   :)

Offline lamina

• Vendedor
  • Militante do BBS
  • *
    • The Shave Butler
    • Email
« Reply #55 on: March 27, 2014, 03:10:34 am »
0

Pois não! Só cheiram da 1ª vez...E quando cheiram pimenta em pó?! Ui,ui...coitadinhos :-\

Offline Nuno Sá

• Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
    • Email
« Reply #56 on: March 27, 2014, 03:14:45 am »
0
 Nem quero imaginar, se quando cheiram a casca de uma laranja já fazem aquelas caretas todas...

Offline FML

• Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #57 on: March 27, 2014, 03:35:07 am »
0
É como o confrade lamina diz, o leite é o melhor alívio que conheço.

Offline cutkiller

• Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • Respect: +3
    • Email
« Reply #58 on: March 27, 2014, 09:46:50 am »
0
(Image removed from quote.)

Nuno essas amarelinhas que tipo são??? Não me arranjas umas sementes?  8) 8) 8) 8)

Offline PauloF

• Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • Respect: +518
    • Email
« Reply #59 on: March 27, 2014, 10:42:30 am »
0
É como o confrade lamina diz, o leite é o melhor alívio que conheço.

O Lassi indiano também é muito bom.

Comigo, verifico que com o picante bebo menos álcool, o que por vezes é benéfico. 8)

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal