Bem Flávio, não faço ideia do que te interessa num SO, quais tuas necessidades , etc ( e não acho que você tenha como saber as minhas), mas o que posso dizer é que, tanto meu uso pessoal quanto na administração das minhas empresas, o W8 é perfeito.
Não leve a mal o meu comentário que não teve qualquer cariz provocatório. Você foi dando a conhecer o que lhe interessa num sistema operativo, a convivência aqui no fórum já deu para isso e você já pediu conselhos para adquirir um computador.Para mim, tudo o que não me ajuda, estorva, todo o gráfico e programa que ocupa a máquina sem que eu ordene o seu resultado está a mais. Certamente você num automóvel dá valor àquilo que os brasileiros chamam de conetividade, para mim, o simples autorádio é dispensável (serve para entreter quando se está parado no trânsito e pouco mais).Isto só para lhe explicar (porque não entendia) o porquê de eu não gostar do Win8. Para além de que já começo a dizer "não" quando alguém me pede para resolver problemas comezinhos no Win8, já não tenho pachorra!
Agora tocou num assunto que me mete muito medo, principalmente a início, agora tento não pensar no que está por detrás dos aplicativos.Deu-me nostalgia dos comandos do DOS, afinal, foi com eles que dei os primeiros passos e já nessa altura os jogos traziam proteção contra cópia.
Exato, o Win8 vem com vários macros de pesquisas sem sua permissão, para metadados que sejam interessantes para os provedores de internet, entre outros, para me intender melhor, existe este sistema aqui, que ainda te paga por isso, por este motivo a Microsoft, não combate a pirataria, e isso massificou muito com o Win8, o Linux é para ser o futuro, mas ainda sofre muito preconceito, o comando dele e espetacular, para operações mais delicadas, somente trabalho com ele, os macros engrenam sem falhas, quaisquer intervenção externa, é facilmente detectada.
Se não fosse a minha falta de aptidão para configurar e a incompatibilidade entre programas e máquinas eu passaria somente a usar Linux. Depois de bem configurado, aquilo roda que é uma maravilha.
Bem, depois da actualização para o 8.1 ganhei uma nova característica, o meu Win 8 perde a ligação entre o PC e o ponto de acesso ou gateway. Não acontecia antes e agradeço a Microsoft preocupar-se com o tempo que passo na Internet. Uma ou duas vezes tenho de clicar no Resolver Problemas para o sistema reiniciar a placa de rede. Já procurei na NET este problema mas parece que devo ser caso único. Estou a ponderar reverter o sistema todo usando o CD original.
Tem outras maquinas ligada em rede? O IP está estático ou automático?
Está tudo em rede com DHCP automático, mas o router atribui sempre o mesmo IP por uma questão de uso de portas especificas em certas aplicações. Está tudo igual ao que estava, não mexi em nada e ja está assim a anos. Simplesmente começa bem e aí uns 5 minutos depois fico sem NET. Uso a resolução de problemas, ele procura e reinicia tudo e fica tudo a funcionar de novo. Continuo a ter internet nos outros PCs e no tablet quando isto acontece. Algo ficou mal instalado aquando do update.
Isso acontece-me com o 8 no PC de trabalho. Meia volta, lá tenho que ir desactivar/activar o dispositivo da placa de rede no Gestor de Dispositivos. Mas fico sem saber se é culpa da MS ou da HP, porque no PC anterior (HP na mesma, mas com 7) acontecia com o wireless. Nesse caso era suficiente desactivar/activar a ligação.Aconteceu-me algo curioso na passada segunda-feira. Pediram-me ajuda para encerrar um PC com Windows 8. Lá tive que recorrer a todas as arcane incantations (Win+C, Settings, Power) para fazer algo tão simples como encerrar o PC. Sei que já foi resolvido no 8.1, mas é incompreensível como se deixou passar um pormenor destes. Devia ter um botão com as opções da máquina no Start Screen, tal como acontece com o utilizador.
Façam updates à BIOS UEFI, especialmente nos HP. Esses problemas de rede são corrigidos com atualizações à BIOS, nos HP.