Olá amigos!
Antes de mais nada, quero pedir desculpas pelas fotos de baixa qualidade, de celular, e avisar que a ideia para este tópico surgiu de outro no TSN, e que os créditos devem ir ao Mike Perry. Eu apenas segui seus conselhos. Hoje vamos falar sobre como trocar o nó de um pincel Ever Ready, que já dizemos
AQUI, não é como outros pincéis cujas ramas são coladas numa abertura no cabo e facilmente retiradas com o método do vapor / cozer o pincel.
Existem vários modelos desta marca, e acredito todos serem feitos da mesma maneira. O meu é um modelo 200T igual a este:
Mas ele é diferente como?O nó do pincel Ever-Ready, seja qual modelo, é embutido no cabo de maneira que se torna parte dele. Não são separáveis, e é inútil tentar arranca-lo. O processo é bem mais complicado. Vamos a ele:
Parte 1 - Retirando o nóMateriais necessários; Furadeira e duas brocas para aço, uma de 2,4 e outra de 4mm. Um torno para segurar o cabo, pedaço de papelão, jornal, tesoura grande e paciência. De preferência um telemóvel a tocar alguma coisa.

Em primeiro lugar, prepare a bancada porque vais fazer uma sujeira danada! Quando vou trabalhar num pincel cubro a minha com papelão, de maneira que no final basta enrolar e jogar tudo fora.
Comece cortando a rama o mais rente possível do cabo. É difícil porque o centro do nó é muito denso, e com o acúmulo de sabão ao longo dos anos, é algo sujo, fedido e desagradável para além de duro.
Depois é preciso prender o cabo em algum lugar onde ele não se mova, porque a próxima parte envolve uma ferramenta elétrica que pode causar sérios danos à vossa pessoa, e tudo que você não quer, acreditem, é enfiar uma broca girando a milhares de rotações por minuto na mão. Acreditem pois já vi a cena.
Usem um torno, e envolvam o cabo num pedaço de papelão para não riscar o plástico.:
Como podem ver, nesta foto eu já havia começado a furar o centro do pincel com a furadeira e uma broca de 2,4mm. Faça três ou quatro furos, de maneira que a broca atravesse todo o nó. Verás que o interior do pincel é oco. Não tenha medo de estraga-lo, pois esse nó deve sair todo de lugar. Se você conseguir arrancar o nó apenas com essa broca, como eu consegui, ótimo. Senão, troque por uma de 4mm que vai fazer o resto do serviço acabando de desbastar os buracos menores que você já havia feito.
Lembra da sujeira que eu falei? Pois é, essa parte faz ainda mais sujeira!
Parte II - Preparando a abertura para receber o novo nó.Materiais necessários; Uma micro retífica com ponta
desbastadora cilíndrica.
Agora que o nó velho saiu, temos que preparar a abertura do cabo. Mesmo que você não pretenda mudar o tamanho do nó, que originalmente tem 18mm, vai precisar da retífica para retirar quaisquer vestígios de plástico, cola, etc, que permaneceram agarrados no interior do cabo. Com o pincel ainda preso no torno, claro, comece a desbastar o interior do cabo em movimentos circulares no sentido horário, até o ponto que a abertura fique do tamanho que quiseres. Quaisquer que seja o nó escolhido, lembre-se de deixar a abertura dois milímetros maior que a base do nó para que este venha a "aflorar" (bloom) como deve.
Independente do nó escolhido, o cabo deverá ficar assim:
Parte III - Instalando um novo nóMateriais necessários: Um nó de vossa preferência (claro), cola epóxi bi-componente, moedas ou outro material para preencher o cabo até a altura desejada.
Como se viu, o interior do cabo é oco. É preciso preenche-lo com algo para que se tenha onde pôr a cola e que ofereça suporte para o nó não ceder.
Até onde vai ser preenchido é uma questão do tamanho do loft que você vai querer que o pincel tenha.
Como eu queria um loft por volta dos 55mm, fiz uma experiência de preencher a base do cabo com cinco cravilhas de madeira (encontradas em loja de material de construção) na vertical...
...e mais quatro moedas de 5 centavos na horizontal. Tudo isso foi colado (entre si) com cianoacrilato (super-bonder) para que ficasse justo:
A partir daí, o processo é o mesmo de qualquer outro pincel, assim como descrevi
naquele outro tutorial, você vai precisar de cola epóxi bi-componente, vai misturar duas partes iguais e generosas (mas não exageradas) da mesma, de preferência, dentro da abertura mesmo do cabo, passar um pouco na base do nó, deixar secar por uns 2 minutinhos para "puxar" e aí meter o nó lá dentro do cabo, com firmeza, para que o nó e a superfície de contato se toquem, segure assim por um minutinho para garantir que não se mova, e aí só resta esperar a bendita secar:
E voilá! Mais um pincelzinho pronto: