Antes de mais agradeço imenso a ajuda que me estão a dar.Algumas coisas já tinha tentado, outras tentei novamente.O CHKDSK não dá erros, o disco está desfragmentado, corri todos os programas aconselhados pelo jpfilho (só não instalei o Avira) e foi limpa muita coisa. O computador quase não congelava depois disto, dava perfeitamente para ver um filme em HD no Windows 7 (no Ubuntu continuava a congelar, ainda que menos).Mas foi sol de pouca dura, o computador está novamente a congelar...Na aba health do programa HD Tune aparenta estar tudo bem exceto Airflow Temperature. Na descrição diz isto: Airflow Temperature: 46ºC Error! Threshold reached. Replacing the hard drive is recommended.Será este o problema? Terei o disco condenado?Rui-mats, não experimentei o HDD noutro PC. Achas mesmo necessário fazê-lo depois de ter experimentado outro disco e o computador não ter apresentado problemas? Podias desenvolver um bocadinho as tuas teorias, acho que os cabos ou solda se pode descartar, pois o outro HDD funcionou sem problemas. brg, vou tentar o que me aconselhas.Bninho, uma das primeiras coisas que desconfiei foi da ram, ainda mais porque o computador tem aquecido bastante, a ventoínha parece não querer trabalhar a full nem quando as temperaturas vão para os 80ºC. Até troquei de slot a única ram que tenho para ver se tinha algum efeito, mas atualmente não acredito que seja daí.