Author Topic: Problemas com computador (HDD)  (Read 16195 times)

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
Problemas com computador (HDD)
« on: May 19, 2014, 11:51:38 pm »
0
Caros confrades,

De há uma semana e pouco para cá ando com problemas no computador. Pura e simplesmente, o computador congela por instantes e depois regressa ao funcionamento normal.

Apercebi-me deste sintoma após atualizar o Windows 7, antivírus (AVG) e um programa (Batterycare) que me instalou mais qualquer coisa que eu não pretendia.

Já corri antivírus, já desinstalei o Batterycare, já fiz restauro do sistema para ponto anterior sem sucesso. Instalei o Ubuntu e o computador também congela. Se puser um vídeo a correr, o mesmo para quando a luz piloto do HDD fica permanentemente acesa e retoma assim que a luz se apaga.

Suspeitei da integridade do disco. Usei outro HDD e o computador não congelou. Corri alguns programas que me dizem que o disco está em boas condições. Corri o tester da Seagate (o disco é um Seagate momentum xt) e o computador deixou de congelar enquanto correu o teste. Após o teste continuou a fazer o mesmo.

Têm alguma ideia de qual é o problema e como o posso resolver? Tenho andado estes dias a investigar soluções e a gravar ficheiros e definições que tenho no computador. Sinceramente não me apetece formatar o disco pelo trabalho, tempo e dor de cabeça que vai dar colocar o computador novamente operacional. Para já tenho limitado muito o uso do computador pois tenho receio de ter apanhado algum vírus potente...

Offline Rui_mats

• Marinheiro num Veleiro
  • Respect: +3
    • Email
Re: Problemas com computador (HDD)
« Reply #1 on: May 20, 2014, 12:04:51 am »
0
Boas
Isso é mau; se congela também em linux; duvido que seja soft. deve ser hardware;
Pode ser a placa do disco que pifou;  ou então aquecimento excessivo do disco ou mais provável cabos ou solda fria na ficha de ligação do disco !

Testa o teu disco em outro pc e vê se acontece o mesmo ! :)

Offline RF

• Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • Respect: +15
« Reply #2 on: May 20, 2014, 12:24:03 am »
0
O disco não estará fragmentado?
Já correste um CHKDSK?

Offline jpfilho

• Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • Respect: +13
« Reply #3 on: May 20, 2014, 02:06:49 am »
0
Tente correr o HD Tune: http://www.hdtune.com/
Verifique na aba "Health" que não é relatado nenhum problema. Tente também o "Error scan" para verificar a superfície do disco em busca de Bad Block.

Mas como relatou que testou com um outro HD e o problema não apareceu, é provável que seu HD esteja com defeito, mesmo não aparecendo em softwares de diagnóstico.

Com relação a vírus, por ter instalado o Ubuntu e o problema ter permanecido, é algo que da pra descartar.
Caso queira dar uma geral, em busca de vírus, recomendo que passe todos estes:  :o  :D
1. AdwCleaner -> http://www.bleepingcomputer.com/download/adwcleaner/
2. Junkware Removal Tool -> http://www.bleepingcomputer.com/download/junkware-removal-tool/
3. Malwarebytes -> https://www.malwarebytes.org/
4. Desinstale o AVG e instale um outro a fim de testar se o AVG não deixou passar nada, neste caso recomendo instalar o Avira -> http://www.avira.com/pt-br/avira-free-antivirus (depois de passar o Avira se quiser voltar ao AVG fique a vontade).
5. Passe um Antivírus online, pode ser um destes:
http://www.eset.com.br/online-scanner
http://free.kaspersky.com/

Offline brg

• Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
« Reply #4 on: May 20, 2014, 09:24:26 pm »
0
Se fosse o Windows 8 conseguias ver a utilização do disco pelos processos (zing! :)).
No 7 não tenho a certeza se dá, acho que não. No trabalho tivemos n problemas com antivirus antes de ter SSDs, porque chegava a um belo dia e hora e aquilo começava a usar o disco como se não houvesse amanhã.

Para despistar qual processo está a usar mais o disco, instala o Process Explorer e configura para visualizar as leituras/escritas dos processos em disco. Não me lembro exactamente como se configura, mas posso dar uma olhada depois.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline guest5676345

• Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #5 on: May 20, 2014, 09:41:21 pm »
0
Se nao tivesses testado outro disco eu dizia que era a ram. Ja me aconteceu algo identico.

Offline FML

• Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #6 on: May 21, 2014, 12:03:02 am »
0
Antes de mais agradeço imenso a ajuda que me estão a dar.

Algumas coisas já tinha tentado, outras tentei novamente.

O CHKDSK não dá erros, o disco está desfragmentado, corri todos os programas aconselhados pelo jpfilho (só não instalei o Avira) e foi limpa muita coisa. O computador quase não congelava depois disto, dava perfeitamente para ver um filme em HD no Windows 7 (no Ubuntu continuava a congelar, ainda que menos).

Mas foi sol de pouca dura, o computador está novamente a congelar...

Na aba health do programa HD Tune aparenta estar tudo bem exceto Airflow Temperature. Na descrição diz isto: Airflow Temperature: 46ºC Error! Threshold reached. Replacing the hard drive is recommended.

Será este o problema? Terei o disco condenado?

Rui-mats, não experimentei o HDD noutro PC. Achas mesmo necessário fazê-lo depois de ter experimentado outro disco e o computador não ter apresentado problemas? Podias desenvolver um bocadinho as tuas teorias, acho que os cabos ou solda se pode descartar, pois o outro HDD funcionou sem problemas.

brg, vou tentar o que me aconselhas.

Bninho, uma das primeiras coisas que desconfiei foi da ram, ainda mais porque o computador tem aquecido bastante, a ventoínha parece não querer trabalhar a full nem quando as temperaturas vão para os 80ºC. Até troquei de slot a única ram que tenho para ver se tinha algum efeito, mas atualmente não acredito que seja daí.

Offline Renato Ferreira

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +4
« Reply #7 on: May 21, 2014, 12:10:31 am »
0

O CHKDSK não dá erros, o disco está desfragmentado, corri todos os programas aconselhados pelo jpfilho (só não instalei o Avira) e foi limpa muita coisa. O computador quase não congelava depois disto, dava perfeitamente para ver um filme em HD no Windows 7 (no Ubuntu continuava a congelar, ainda que menos).

Na aba health do programa HD Tune aparenta estar tudo bem exceto Airflow Temperature. Na descrição diz isto: Airflow Temperature: 46ºC Error! Threshold reached. Replacing the hard drive is recommended.

Rui-mats, não experimentei o HDD noutro PC. Achas mesmo necessário fazê-lo depois de ter experimentado outro disco e o computador não ter apresentado problemas? Podias desenvolver um bocadinho as tuas teorias, acho que os cabos ou solda se pode descartar, pois o outro HDD funcionou sem problemas.

Bninho, uma das primeiras coisas que desconfiei foi da ram, ainda mais porque o computador tem aquecido bastante, a ventoínha parece não querer trabalhar a full nem quando as temperaturas vão para os 80ºC. Até troquei de slot a única ram que tenho para ver se tinha algum efeito, mas atualmente não acredito que seja daí.

FML creio que tu já fizeste até bastantes testes ao teu HDD. Não sou técnico de informática mas se colocaste outro no teu PC e ele deixou de "congelar" penso que só com isto é quase certo que o problema é mesmo o disco.

Se estás a pensar colocar outro aconselho a adquirires um SSD. Já se conseguem a um preço mais reduzido do que quando foram lançados e são muito mais rápidos. A diferença vai ser mesmo grande, vais ver. Penso que será possível "clonar" o teu atual disco para o novo mas na minha opinião penso que o melhor é instalares os sistemas operativos de raiz e transferires só o que precisas para o novo. Ficas com o PC limpinho e como novo.

Hay que barbear cada dia mas!

Offline Nuno Sá

• Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
« Reply #8 on: May 21, 2014, 12:10:34 am »
0
 Essas temperaturas de 80º não são assim tão elevadas, eu tenho duas placas gráficas em Crossfire e quando lhes faço sobre-voltagem aquecem até ao 84º/86º sem preocupação. 

Isso parece-me mesmo problema do disco é um disco normal ou ssd ? Nos ssd às vezes há problemas com os drivers. Desculpa os anglicismos mas há termos que não sei traduzir com exactidão.

Offline guest5676345

• Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #9 on: May 21, 2014, 07:19:43 am »
0

Ele tem aquecido?

Ui....
O do meu cunhado aconteceu o mesmo, bloqueava e ate desligava... Foi a board, a placa grafica que dessoldou, coisa normal hoje em dia.
E bufar junto as ventoinhas para tirar algum lixo que la tenha?

Offline Silver Surfer

• Vigorosamente Floïd
  • PT-Leiria / CH-Lausanne
    • Email
« Reply #10 on: May 21, 2014, 09:29:03 am »
0

Bom dia! Uma pergunta. Por acaso o teu computador é um portátil? Se sim, muito sinceramente aconselhava-te a abri-lo e a fazer uma limpeza! E acredita que facilmente fazes isso em casa mesmo se não tiveres grandes conhecimentos de informática. Basta apenas um pouco de paciência; panos; palitos; cotonetes; e até o aspirador com uma ponta fininha! Não imaginas a quantidade de lixo que se vai acumulando nesses sítios! Isso já aconteceu no pc da minha namorada e do irmão dela! Aqueciam tanto que começavam a fazer esses freezes! E a entrar em modo de segurança! Chegando ao ponto de se desligarem para não sobreaquecerem! Eu experimentava fazer isso primeiro! E também podes comprar uma pasta térmica numa loja de informática ou até numa fnac e substituir a que já esteja toda ressequida! Acredita que estes passos podem fazer toda a diferença!  ;)
Caso queiras fazer um teste só às temperaturas do teu pc podes sacar um programa pequeno mas eficiente! O realtemp aqui:
http://www.techpowerup.com/realtemp/

Caso a limpeza não resulte provavelmente pode ser mesmo o disco que esteja a morrer...  :( e aí aposta logo num SSD! Eu ando a namorar um para mim!!!  ;D
« Last Edit: May 21, 2014, 10:09:54 am by Silver Surfer »

Offline FatSlim

• Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
« Reply #11 on: May 21, 2014, 09:59:19 am »
0
Isso para mim é sobreaquecimento. Como o Silver diz acima, é ter paciência e limpar.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Silver Surfer

• Vigorosamente Floïd
  • PT-Leiria / CH-Lausanne
    • Email
« Reply #12 on: May 21, 2014, 10:12:59 am »
0
Não estando a fazer publicidade, mas sobre a pasta térmica, exemplos:
http://www.pcdiga.com/1/234/Pasta-Termica

Em relação aos SSD a minha escolha iria sem dúvida alguma para um:
http://www.pcdiga.com/2/11392/Disco-SSD-Samsung-2-5-840-Evo-250GB-MZ-7TE250BW

Abraço!

Offline Nuno Sá

• Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
« Reply #13 on: May 21, 2014, 12:13:49 pm »
0
 A PC Diga é uma boa loja é onde compro o meu material. 

Offline jpfilho

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #14 on: May 21, 2014, 03:41:51 pm »
0
Nuno Sá 80° C para um HD não é nada bom, já uma placa gráfica é "normal".

FML, segundo as especificações da Seagate, a temperatura de operação do Momentus XT é de 0 a 60°C. Acima de 70°C ele estaria fora de operação, ou seja, acredito que acima disto é recomendado não usar.

Mais detalhes aqui: http://m.seagate.com/files/www-content/product-content/momentus-fam/momentus-xt/pt-br/docs/momentus-xt-data-sheet-ds-1704-5-1209br.pdf

Para verificar a temperatura, baixe o HWMonitor, tem uma versão ZIP (não precisa de instalação), segue o link: http://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html

Para verificar o uso do disco, sugestão do brg, basta ir no Iniciar e digitar resmon.exe

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal