Author Topic: Problemas com computador (HDD)  (Read 16216 times)

Offline Nuno Sá

• Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Problemas com computador (HDD)
« Reply #30 on: May 21, 2014, 11:26:48 pm »
0
 Isso dos jogos antigos é por falta de optimização dos mesmos, por exemplo, eu gosto de jogos de estratégia por turnos da série Total War, se for jogar o Medieval Total War o processador e a placa gráfica parece que estão a fazer o trabalho mais pesado que há, se jogar o Rome II que é deste ano e da mesma companhia, com tudo em qualidade extrema não utiliza metade da capacidade do processador nem da gráfica.

Podes também ter processos redundantes ou em conflito, é uma questão que o Windows sempre resolveu mal e assim continua, mas acho que sinceramente deve haver por ai qualquer coisa que o anti-vírus não apanham.

Os sistemas em SLI/Crossfire da segunda gráfica só utilizam metade da capacidade desta, se forem 3 gráfica 25% da capacidade e por ai fora. Se não estiveres a fazer nada que exija processamento gráfico o computador devia só usar a gráfica mestre.

Se queres brincar com o processador há programas de fazem o unpark dos núcleos, faltam-me os termo em Português as minhas desculpas por isso, e usam toda a capacidade do processador.

Offline jpfilho

• Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • Respect: +13
« Reply #31 on: May 21, 2014, 11:42:55 pm »
0
Existe maneira de verificar a pasta térmica sem a arruinar e ter que substituir?

Não. Se der para limpar sem remover a ventoinha e o dissipador então não haverá nenhum problema com a pasta térmica, mas se o computador já tiver alguns anos, e pensando no trabalho de já ter desmontado, eu recomendaria a substituição da pasta térmica. Com os anos elas tendem a ficar ruim.

Alguns links interessantes e que podem te ajudar:

Como Aplicar Corretamente Pasta Térmica
Qual a Melhor Maneira de Aplicar Pasta Térmica? - Parte 1
Qual a Melhor Maneira de Aplicar Pasta Térmica? - Parte 2

Offline jpfilho

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #32 on: May 21, 2014, 11:48:08 pm »
0
FML, uma outra coisa, já verificou na BIOS se não há algum tipo de configuração para o controle da velocidade da ventoinha. Talvez algum destes programas ou alguma outra coisa tenha modificado os valores padrões. Tente restaurar a BIOS para o padrão.

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #33 on: May 21, 2014, 11:54:30 pm »
0
Tanto quanto consegui investigar, não se consegue alterar a velocidade da ventoínha pela BIOS. Por falar nisso, a Toshiba lançou uma atualização da BIOS e após essa atualização a ventoínha passou a trabalhar menos.

Pelo jeito vou ter mesmo que dar uma limpeza ao computador (a todos os níveis).

Obrigado a todos por toda a ajuda, nunca imaginei que tivesse tantas pessoas a tentar ajudar nem que aprendesse tanto quando abri o tópico.

Offline guest5676345

• Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #34 on: May 22, 2014, 12:21:20 am »
0
Ta bem que vais trabalho em o colocar a teu gosto novamente, mas continuas a nao o querer formatar?

Offline Nuno Sá

• Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
« Reply #35 on: May 22, 2014, 12:22:02 am »
0
 Aprendemos todos uns com os outros é por isso que gosto de fóruns  :)

Offline FML

• Rocket Man
« Reply #36 on: May 22, 2014, 12:44:54 am »
0
Ta bem que vais trabalho em o colocar a teu gosto novamente, mas continuas a nao o querer formatar?

Para além de ter que configurar certas coisas que são autênticas dores de cabeça para mim (que já me roubaram dias), este computador é o meu instrumento principal de trabalho e diversão. Há 10 anos atrás nunca imaginaria que estivesse tão dependente de um computador  :P

Offline guest5676345

• No fio da navalha
« Reply #37 on: May 22, 2014, 12:54:02 am »
0
Para além de ter que configurar certas coisas que são autênticas dores de cabeça para mim (que já me roubaram dias), este computador é o meu instrumento principal de trabalho e diversão. Há 10 anos atrás nunca imaginaria que estivesse tão dependente de um computador  :P

Acho que poucos de nos conseguiamos imaginar isso.

Offline Silver Surfer

• Vigorosamente Floïd
  • PT-Leiria / CH-Lausanne
    • Email
« Reply #38 on: May 22, 2014, 10:17:53 am »
0
Aprendemos todos uns com os outros é por isso que gosto de fóruns  :)

Precisamente! É por isto mesmo que eu continuo a ler e a participar em fóruns! Tenho aprendido muito ao longo dos anos com a partilha que existe nos fóruns!

Offline Renato Ferreira

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +4
« Reply #39 on: May 22, 2014, 12:00:12 pm »
0
Tenho aprendido muito ao longo dos anos com a partilha que existe nos fóruns!

Em alguns. Este é exemplo disso mas há outros que...irra. Adoro automóveis e já tentei participar em alguns mas para mim é impossível. Normalmente nesses fóruns há meia duzia de membros que sabem tudo e os outros vão atrás. Se chegas e dizes que está errado ou não faz sentido (e não adianta trabalhares na área...) és posto abaixo de tudo, quer pelos "sabichões" quer pelos outros membros que nem leram o que disseste. Já me ri muito à conta disso  ;D

É por esse motivo que este é o fórum em que estou ativo à mais tempo e com mais publicações. Os outros há sempre bronca. Aqui há paz e colaboração. Seja em lâminas ou informática. Estão todos de parabéns! ;)
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Silver Surfer

• Vigorosamente Floïd
  • PT-Leiria / CH-Lausanne
    • Email
« Reply #40 on: May 22, 2014, 01:29:29 pm »
0
Em alguns. Este é exemplo disso mas há outros que...irra. Adoro automóveis e já tentei participar em alguns mas para mim é impossível. Normalmente nesses fóruns há meia duzia de membros que sabem tudo e os outros vão atrás. Se chegas e dizes que está errado ou não faz sentido (e não adianta trabalhares na área...) és posto abaixo de tudo, quer pelos "sabichões" quer pelos outros membros que nem leram o que disseste. Já me ri muito à conta disso  ;D

É por esse motivo que este é o fórum em que estou ativo à mais tempo e com mais publicações. Os outros há sempre bronca. Aqui há paz e colaboração. Seja em lâminas ou informática. Estão todos de parabéns! ;)

Concordo com tudo o que disses-te! Referes bem..."alguns"! Mas como se costuma dizer..Poucos mas bons!  ;D
Também já me aconteceram situações muito caricatas em certos fóruns.. :o
De carros então acontece descambarem com muita frequência... :-X daí neste momento só participar em 2 ou 3 de carros! E tentar abstrair-me de certas situações..."separar o joio do trigo!"  ;)

Offline FML

• Rocket Man
« Reply #41 on: May 23, 2014, 03:02:02 pm »
0
Instalei o sistema de raiz noutro disco que tenho (do PC antigo que queimou). Deu para perceber que o Windows 7 com as atualizações se torna imensamente pesado, o disco ficou quase cheio  :o. O computador está mais lento e empanca sem congelar como no outro disco. O disco tem muito menos atividade.

Aqueles que suspeitavam de sujidade no PC, têm toda a razão. Instalei as Toshiba Utilities que monitorizam o computdor e a ventoínha está a trabalhar rápido, está é abafada. Vi alguns vídeos do computador e apercebi-me que o radiador entope sem se conseguir ver a sujidade através do buracos. A limpeza torna-se urgente.

O problema é que tenho que desmontar o computador todo (menos o ecran) para aceder à pasta térmica. Mas que grande falha de construção! Tenho muito receio de o fazer, pricipalmente desconectar cabos e manusear a motherboard sem qualquer apoio. Será que podia usar um aspirador para pelo menos limpar o pó (cotão)? Como o tempo está húmido, talvez não houvesse problemas de eletricidade estática...

Offline guest5676345

• No fio da navalha
« Reply #42 on: May 23, 2014, 03:22:55 pm »
0
A board nao vai sair do sitio, vai continuar agarrada à carcaça do portatil. Abre sem medo mas com cuidado. Ja abri o meu algumas vezes. Os cabos sao pequenos mas simples de encaixar.

Eu nunca mudei a massa termica, nunca tirei o dissipador do processador, mas ja limpei o cotao que tinha e nao foi precido tirar isso.
Acho a massa termica boa o suficiente para ficar la enquanto nao tirar o dissipador, mas são opinioes, claro.

Offline Renato Ferreira

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +4
« Reply #43 on: May 23, 2014, 03:30:28 pm »
0
A board nao vai sair do sitio, vai continuar agarrada à carcaça do portatil. Abre sem medo mas com cuidado. Ja abri o meu algumas vezes. Os cabos sao pequenos mas simples de encaixar.

Eu nunca mudei a massa termica, nunca tirei o dissipador do processador, mas ja limpei o cotao que tinha e nao foi precido tirar isso.
Acho a massa termica boa o suficiente para ficar la enquanto nao tirar o dissipador, mas são opinioes, claro.

A massa térmica pode ficar lá mas deve estar completamente ressequida. Deve ser mudada sem dúvida. Além de ser muito importante aproveita já ter o PC desmontado. Quanto à eletricidade estática penso que evitando tocar o máximo nos circuitos consegues ficar minimamente protegido. No entanto eu nunca liguei muito a isso e ou por sorte, ou porque são fenómenos raros, nunca tive problemas.

Antes de meteres mãos à obra vê muitos videos no Youtube. Aprende-se muito. Vai é tirando fotos ou aponta de onde são os parafusos. E não te esqueças de ao montar ligar tudo. Já tive de desmontar tudo outra vez porque me esqueci de ligar uma ficha interna... ;D ;D
Hay que barbear cada dia mas!

Offline FML

• Rocket Man
« Reply #44 on: May 23, 2014, 06:04:37 pm »
0
Infelizmente tenho que desmontar o PC todo e retirar a motherboard para chegar aos dissipadores térmicos. No meu portátil anterior bastava desaparafusar a tampa que tinha por baixo para aceder aos mesmos.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=_VAOw0_D-No" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=_VAOw0_D-No</a>

Passei por uma casa e levam-me €20 por fazer a limpeza e troca de pasta térmica (não é barato, mas pelo que já tinha ouvido até esperava mais). Acho que vou optar por essa via e não penso mais em pasta nem limpeza durante dois ou três anos.

Entretanto estou a migrar as coisas para outro disco rígido para poder formatar o original e fazer uma instalação fresca no mesmo. Depois disso decido se é preciso comprar outro disco e qual. Este disco híbrido consegue-se por cerca de €60 no Ebay, o que ainda é substancialmente menos que um SSD com menos capacidade.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal