Author Topic: Navalhetes Feather Artist Club  (Read 12702 times)

Offline FOR LORDS

  • Vendedor
  • Trade Count: (+2)
  • Dia de Derby
  • *
  • Posts: 76
  • Respect: +3
    • Email
Navalhetes Feather Artist Club
« on: June 03, 2014, 02:54:37 pm »
0
Prezados fãs do BC, gostaria de discutir um pouco sobre as navalhas com lâminas descartáveis da Feather SS e DX( acredito que seja um nome mais adequado, pois o termo navalhete é registrado por outra marca).
Obviamente, se perguntarem minha opinião, um verdadeiro admirador do BC deve possuir uma legítima navalha de barbear. Trata-se inclusive de uma questão de cultura, de arte, e de prazer ao barbear-se. Entretanto, deve-se aprender também, a  mantê-la, utilizando-se assim, pedras, assentadores, etc. O resultado final é muito bom e agradável à pele.
Porém, muitos usuários de navalhas costumam sentir aquele gostinho de quero mais. Poder ter uma barba mais rente em determinados cantos da face de difícil acesso à navalha comum. Pois é aí que entram as "navalhetes" Feather.
É unânime entre meus clientes que esse produto facilita em muito o aprendizado com o uso de navalhas, permite escanhoar  o pescoço e face ( exceto o mento e porção cutânea do lábio superior, que não são recomendáveis, embora possíveis), com baixo risco de sangramento e irritação.
Além disso permite serem desmontados para uma boa higienização, e o fabricante cita  que o produto é resistente ao calor ( vou me informar sobre autoclave), o que seria muito interessante aos barbeiros, nesses tempos de vírus letais, facilmente transmissíveis com instrumentos cortantes, mesmo que se troque a lâmina, pois pode haver sangue no cabo, etc.
Uma dica para o uso desse "navalhete" é que existem diversas opções de lâminas para os diferentes tipos de pele. Assim, para iniciantes, ou mesmo praticantes experientes, há a lâmina com proteção da borda cortante. Incrivelmente, isso permite um corte rente e eficiente, com baixo risco de irritação e cortes. Há também lâminas mais agressivas semelhantes aos demais navalhetes, e inclusive lâmina para pele sensível.
É importante frisar que, com esse material não se deve pressionar nem um pouco a lâmina contra a pele, pois desse modo tem-se um barbear rente e realmente livre de  queimação ou irritação cutânea. Recomendo movimentos longos e contínuos, sem pressão, ao invés das típicas passadas curtas e repetitivas, que removem não somente o pelo, mas também a camada de queratina, podendo expor a derme, com consequente sangramentos, queimação e prurido.
Eu particularmente prefiro o modelo "estilo japonês" (com cabo único), que permite uma firmeza incomparável, especialmente para escanhoar com a mão não dominante na face contra-lateral.
Não se esqueçam de que uma Ferrari com pneus ruins ou gasolina batizada não terá bom desempenho. Assim, produtos Feather, do mesmo modo que uma boa navalha ou safety razors Dovo, necessitam de bons cosméticos e esse de bons pincéis.
Enfim, mais um produto obrigatório no arsenal, além das boas navalhas, safety razors e pincéis.
Espero ter contribuído um pouco sobre o assunto.
« Last Edit: June 03, 2014, 02:56:47 pm by FOR LORDS »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #1 on: June 03, 2014, 03:08:59 pm »
0
Prezados fãs do BC, gostaria de discutir um pouco sobre as navalhas com lâminas descartáveis da Feather SS e DX( acredito que seja um nome mais adequado, pois o termo navalhete é registrado por outra marca).

Navalhete é registado por outra marca?!?!?! Não sabia...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #2 on: June 03, 2014, 03:11:38 pm »
0
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Navalhete é um instrumento de corte com uso e função similares aos de uma navalha, mas com a sensível diferença de usar uma lâmina descartável em vez de uma lâmina fixa.

É bem menos resistente do que uma navalha, mas mais prático para o uso por barbeiros e cabeleireiros, devido ao fato de não requerer esterilização, bastando trocar a lâmina.

O nome navalhete é uma marca registrada de uma cutelaria,1 assim como aconteceu com o termo gilete, que vem da marca de um produto (Gillette).

Offline FOR LORDS

  • Vendedor
  • Trade Count: (+2)
  • Dia de Derby
  • *
  • Posts: 76
  • Respect: +3
    • Email
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #3 on: June 03, 2014, 03:12:52 pm »
0
O termo shavette é registrado pela DOVO, e portanto a tradução: navalhete.
Salvo engano meu?
Att

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #4 on: June 03, 2014, 04:04:13 pm »
0
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Navalhete é um instrumento de corte com uso e função similares aos de uma navalha, mas com a sensível diferença de usar uma lâmina descartável em vez de uma lâmina fixa.

É bem menos resistente do que uma navalha, mas mais prático para o uso por barbeiros e cabeleireiros, devido ao fato de não requerer esterilização, bastando trocar a lâmina.

O nome navalhete é uma marca registrada de uma cutelaria,1 assim como aconteceu com o termo gilete, que vem da marca de um produto (Gillette).

Um artigo escrito na wikipédia, de autor desconhecido e sem indicar qualquer fonte fiável dificilmente se pode levar a sério, Stu...

O termo shavette é registrado pela DOVO, e portanto a tradução: navalhete.
Salvo engano meu?
Att


Até pode ser que o termo "Shavette" tenha sido originalmente cunhado pela Dovo, mas duvido que seja uma marca registada... hoje em dia designa qualquer navalha de lâmina descartável, e é usado indistintamente por várias marcas.... alguns exemplos:
Parker
BlueBeard revenge

Agora o termo "navalhete" nunca foi registado pela Dovo, tanto quanto sei.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #5 on: June 03, 2014, 06:10:57 pm »
0
Um artigo escrito na wikipédia, de autor desconhecido e sem indicar qualquer fonte fiável dificilmente se pode levar a sério, Stu...

Isto é verdade, divido a mesma opinião, estou até agora pesquisando algo fundamentado.

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #6 on: June 03, 2014, 06:15:53 pm »
0
Isto é verdade, divido a mesma opinião, estou até agora pesquisando algo fundamentado.

Posso estar errado, mas pelo que me lembro as patentes de nome tem tempo limitado:
- Antigas patentes (antes 1965) tem exclusividade de até 50 anos;
- Patentes novas (após 1965) tem exclusividade de até 20 anos;

Como disse posso estar errado, mas imagino que o termo "shavette ou navalhete" por si só já tenha mais de 50 anos...

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #7 on: June 03, 2014, 06:22:39 pm »
0
Posso estar errado, mas pelo que me lembro as patentes de nome tem tempo limitado:
- Antigas patentes (antes 1965) tem exclusividade de até 50 anos;
- Patentes novas (após 1965) tem exclusividade de até 20 anos;

Como disse posso estar errado, mas imagino que o termo "shavette ou navalhete" por si só já tenha mais de 50 anos...

Não existe patente de nomes. Patente somente de invenção. O que existe é registro de marca e, para o registro de marca, não há limite temporal, o usuário pode ser proprietário de uma marca pelo tempo que desejar (veja-se, por exemplo, as marcas coca-cola ou santa maria novella, registradas já há mais de 100 anos e ainda de propriedade de suas respectivas empresas).

Não pude pesquisar a situação jurídica das expressões "shavette" e "navalhete". Assim que o fizer informo aqui.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #8 on: June 03, 2014, 06:30:42 pm »
0
Não existe patente de nomes. Patente somente de invenção. O que existe é registro de marca e, para o registro de marca, não há limite temporal, o usuário pode ser proprietário de uma marca pelo tempo que desejar (veja-se, por exemplo, as marcas coca-cola ou santa maria novella, registradas já há mais de 100 anos e ainda de propriedade de suas respectivas empresas).

Não pude pesquisar a situação jurídica das expressões "shavette" e "navalhete". Assim que o fizer informo aqui.

Perfeito Cegadede!!

Também não existe definição para a palavra "navalhete", nos dicionários brasileiros que pesquisei.

Offline FOR LORDS

  • Vendedor
  • Trade Count: (+2)
  • Dia de Derby
  • *
  • Posts: 76
  • Respect: +3
    • Email
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #9 on: June 04, 2014, 09:40:27 pm »
0
De fato, o termo inspira muita pesquisa e discussão.
Mas convenhamos: um produto como esse da Feather merece uma definição para lá de especial.
Att Eduardo

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #10 on: June 04, 2014, 10:08:11 pm »
0
De fato, o termo inspira muita pesquisa e discussão.
Mas convenhamos: um produto como esse da Feather merece uma definição para lá de especial.
Att Eduardo
São realmente muito afamados!  Tenho um kai, que é bem semelhante e usa o mesmo tipo de lâmina. Gostaria de um dia testar um feather.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #11 on: June 04, 2014, 10:11:57 pm »
0
Também gostaria de ter uma experiência com um Feather, são bem estilosos!!

Offline FOR LORDS

  • Vendedor
  • Trade Count: (+2)
  • Dia de Derby
  • *
  • Posts: 76
  • Respect: +3
    • Email
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #12 on: June 04, 2014, 10:32:50 pm »
0
 Pessoal, podemos discutir uma proposta?
 Quem quiser testar o navalhete feather, tenho à disposição na loja um único modelo para teste (modelo cabo único SS). O cliente iria até a loja; pagaria em dinheiro o valor total do navalhete; pega um recibo provisório; confere antes se o equipamento está em ordem (pois na devolução não aceitamos produto danificado); o cliente paga um valor extra pelo custo da lâmina nova que utilizará, e depois em até 48 horas, devolve o produto em perfeitas condições. Na devolução, recebe o dinheiro de volta integral,exceto o valor da lâmina que usou, e nos devolve o recibo. Mais do que 48 horas de uso, terá uma taxa extra diária a ser combinada (pois teremos outros clientes interessados em testar).
Se gostar, pode optar por comprar  um produto novo, com cartão ( parcelado ou não), ou dinheiro, de acordo com as condições normais da loja.
Me parece justo e interessante não? Sem compromisso, exceto pelo cuidado com o material e seguimento das regras. Que tal?
Ainda não implantamos essa ideia, mas para o pessoal do fórum que mora por perto, quem sabe seria útil?
Alguma crítica ou sugestão?
Simples  assim...
Att Eduardo
« Last Edit: June 04, 2014, 10:38:18 pm by FOR LORDS »

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #13 on: June 04, 2014, 11:01:01 pm »
0
Pessoal, podemos discutir uma proposta?
 Quem quiser testar o navalhete feather, tenho à disposição na loja um único modelo para teste (modelo cabo único SS). O cliente iria até a loja; pagaria em dinheiro o valor total do navalhete; pega um recibo provisório; confere antes se o equipamento está em ordem (pois na devolução não aceitamos produto danificado); o cliente paga um valor extra pelo custo da lâmina nova que utilizará, e depois em até 48 horas, devolve o produto em perfeitas condições. Na devolução, recebe o dinheiro de volta integral,exceto o valor da lâmina que usou, e nos devolve o recibo. Mais do que 48 horas de uso, terá uma taxa extra diária a ser combinada (pois teremos outros clientes interessados em testar).
Se gostar, pode optar por comprar  um produto novo, com cartão ( parcelado ou não), ou dinheiro, de acordo com as condições normais da loja.
Me parece justo e interessante não? Sem compromisso, exceto pelo cuidado com o material e seguimento das regras. Que tal?
Ainda não implantamos essa ideia, mas para o pessoal do fórum que mora por perto, quem sabe seria útil?
Alguma crítica ou sugestão?
Simples  assim...
Att Eduardo
Acho uma idéia genial! Pena que moro em recife!
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Navalhetes Feather Artist Club
« Reply #14 on: June 04, 2014, 11:39:09 pm »
0
Perfeito Cegadede!!

Também não existe definição para a palavra "navalhete", nos dicionários brasileiros que pesquisei.

Essa palavra não é registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras. No entanto, o termo (adaptado à língua) "gilete" está registrado, o que significa que usar e oficializar uma metonímia para descrever uma coisa  não deve ser crime e nem é necessário pagar direitos de uso de marca por isso; a não ser que se utilize com a intenção de fazer passar uma coisa por outra.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal