Ora bem, como o próprio título indica

, vou colocar aqui as minhas aquisições no Japão... e nada de cenas ninja!

Infelizmente não se encontra muito material barbístico por lá, aquilo que ainda se vai encontrando, e mesmo assim em quantidades algo reduzidas, são after shaves. Trouxe basicamente um de cada um dos que consegui encontrar e mais alguns repetidos (mas atenção que não são todos para mim

):

Não vi nada de DEs e lâminas (também não andei propriamente à caça delas) mas lá consegui encontrar algumas kamisori a muito custo, e regra geral bastante dispendiosas, especialmente tendo em consideração que não tinha forma de auferir da qualidade das mesmas, dado que não conhecia as marcas.
Acabei por comprar uma em excelente estado que encontrei a bom preço numa pequena loja em Kyoto cujo ofício é principalmente afiar facas - Hayakawa Hamono - e que não só estava a um bom preço como o dono simpaticamente me fez um bom desconto quando lhe disse que era Português - acontece que ele já cá tinha estado há uns anos a fazer uma
road trip:




No meio de várias explicações de uso e manutenção, ainda fez o favor de terminar de me afiar a navalha numa japanese whetstone (não faço ideia do grão, mas a superfície da pedra era tão suave que parecia seda):

Suspeito que a marca da navalha seja Takahashi, mas ainda vou ter que perguntar aos especialistas do SRP.
Quanto a pincéis, e como o Fab já tinha dito, não vi nada que me inspirasse confiança para comprar... Parecia tudo muito fraco, e alguns não eram assim tão baratos. Quem se desgraçou completamente em pincéis foi a SWMBO, na Hakuhodo:

As próximas aquisições não são
shaving related, mas eram um desejo já antigo, e suponho que até se consiga fazer a barba com elas, de tão afiadas que são.

Há muito tempo que queria comprar facas tradicionais japonesas, em aço carbónico e feitas artesanalmente. Online não é possível encontrar nada remotamente parecido, por mais que os sites afirmem que a qualidade é a mesma só mesmo em Kyoto e Sakai é que se encontram as originais.
A primeira faca foi comprada na Aritsugu de Kyoto, provavelmente a mais famosa loja de facas tradicionais do Japão, como aliás se pode perceber pelo aparato e pela quantidade de turistas japoneses:

Aqui comprei uma
Aritsugu Mukimono em aço Shirogami 1:


Um dos empregados a gravar o meu nome em katakana na faca:

As duas facas que se seguem eram os dois modelos que eu mais queria, e foram compradas na Shigeharu, a loja de facas mais antiga de Kyoto, data do período Kamakura (1190 a 1329), e que eu saiba é a única que ainda tem fabrico próprio em Kyoto.
Shigeharu Yanagiba em aço Aogami 1:


E a
pièce de résistance, feita no mítico aço Aogami Super:
Shigeharu Santoku

Aqui o dono da loja e artesão responsável pelo fabrico das facas, a gravar o meu nome nas respectivas:

E aqui as três facas, para se ter uma melhor noção de dimensões:

E a nível de aquisições japonesas relevantes foi essencialmente isto... Só ficou de fora a nova máquina fotográfica e muitoooo sushi!

Cumps.