Author Topic: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.  (Read 75599 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« on: June 16, 2014, 10:19:28 pm »
+7
Olá confrades!

Já a algum tempo tinha feito este tópico, num arquivo Word, então na época para sugerir mudanças no tópico do confrade Cegadede, que num episódio lamentável, foi desafixado. Não pela moderação, mas pelo próprio, que foi injustamente ofendido em sua colaboração por um usuário que felizmente não está mais entre nós.

Eu pensei que na altura, o tópico seria atualizado, mas talvez nosso colega não teve o tempo para tanto.

Hoje cedo, recebi uma MP de um colega de fórum, iniciante na arte, pedindo o mesmo tipo de dicas. Não que seja novidade responder a colegas via MP esse tipo de coisa, algo que faço com todo gosto, mas este me disse que seria bom ter estas informações compiladas num único tópico. O que, parando para pensar faz todo sentido.

Então recuperei este texto dei uma atualizada com  informações recentes, e decidi postar aqui para (tentar) ajudar todo colega de fórum brasileiro, principalmente (mas não só) iniciante.

Então sem mais delongas, aqui vai:



Dicas do Gago para o iniciante brasileiro:


Então, conhecestes o barbear clássico, meu nobre compatriota, mas estás assustado pela falta de produtos nas prateleiras do mercado ou da farmácia? Não temas, vamos te ajudar com algumas dicas simples para amenizar, e quem sabe até resolver este problema!

O que você deve estar pensando agora é; por onde começo?

É uma dúvida razoável.

Um colega certa vez me disse que, sobre o barbear clássico, primeiro se deve começar com o que se tem à mão. Então eu vou dar uma atenção maior neste guia, aos produtos disponíveis no Brasil.


Parte 1: Preparo

Na minha opinião, o maior vilão do homem moderno ao se barbear, é a pressa, e a falta de preparo para o ato.

Não sei você, mas eu aprendi a me barbear com meu pai, usando espuma enlatada e uma Gillette Sensor excel azul. E só.

Para ele, aquilo bastava. Meu pai poderia se barbear com uma moto-serra e eu duvido que lhe causasse irritação. Já eu, além de uma barba dura, tenho a pele um tanto sensível.

A falta de preparo no pelo e pele do meu rosto me foi grande vilã, causou-me irritação e infamações muitos anos e eu não sabia o motivo. Tentei todas as marcas de espuma enlatada, troquei a Sensor por uma Mach3, comprei alguns bálsamos pós-barba para consertar o estrago, mas não resolveu. Ao invés de consertar o estrago, eu deveria estar prevenindo a causa!

Soubesse eu então, o que sei hoje, começava por comprar um produto que mantivesse minha pele limpa e livre de células mortas o quanto fosse possível, já que isto elimina impurezas e sujeiras que atrapalham o deslize da lâmina, e entopem-na.

Cada pele, uma sentença, mas o que eu, que a tenho oleosa, costumo usar é isto:

Também não é mau o gel de limpeza da Gillette com Aloe Vera:


Mas atenção que estes servem propósitos diferentes. O primeiro é um esfoliante que deve ser usado algumas vezes na semana, o segundo é meramente um sabonete líquido facial, para remover oleosidade e sujidão que pode ser usado diariamente.

Parte 2: O sabão

Em segundo lugar, soubesse eu o que sei hoje, fugiria das espumas enlatadas como o Diabo foge da cruz. Claro, é cômodo apertar um botão e ter a espuma pronta na mão em  menos de um segundo....mas se resultados instantâneos e espuma em um segundo é o que você procura, o barbear clássico não é sua praia.

A espuma enlatada é pobre em água, e para compensar a falta dela, o fabricante a enche de outros químicos. Acontece que, quanto mais agentes químicos na fórmula, maiores as chances de lhe causar uma reação alérgica. Eu mesmo tive ocasiões onde sentia a pele queimar usando determinada espuma em lata.

Espuma de verdade tem que ser feita usando água. Água, sabão (claro) e ar. E o “sabão” não deve vir de uma lata que tem mais gás propelente do que produto. Para além de ruim, é dispendiosa, e... pense em quantas milhares de lata de espuma são jogadas no lixo todos os dias. Isto não pode ser bom.

Portanto, esqueça a meleca enlatada e compre um bom e velho creme de barbear, como seu pai ou avô fazia. Nas drogarias se encontram com facilidade cremes da Bozzano, Bic, Gillette, Brut, Nivea... todos de qualidade muito semelhante e bastante razoáveis.

Depois de experimentar um destes para ter um primeiro contato com o barbear clássico, podes enveredar para outros artigos de maior qualidade, como o creme Fixx-Modell e Palmindaya, que normalmente se encontram em lojas de suprimento para barbearias e salões de beleza.

Cito também o Creme de barbear da Weleda, marca alemã de cosméticos "naturebas" que faz um baita creme. Para mim cheira a molho de salada, mas bem...não se pode ter tudo, pelo menos é encontrado com alguma facilidade em grandes farmácias.

Na L'occitane se vende a versão em creme do sabão de barbear CADE em pote e em Bisnaga.

Já sabões duros, podem sem encontrados na própria L’occitane ( sabão de barbear CADE) [também disponível em creme], na The Grooming Co (aqui um review)e no vendedor do fórum, Ingá Saboaria artesanal.

Se a carteira permitir, eu recomendo sem reservas o divino sabão Acqua di Parma, encontrado no site da Séphora e da For Lords.

(depois de muito tempo, o Acua di Parma passou a ser oferecido sem aroma. Não sabemos se é algo definitivo ou não, então a sugestão fica aqui, bem como o aviso)

Se puderes mandar vir de fora, via internet, ou quem sabe até através de um amigo ou parente em viagem, recomendo os artigos da The Art of Shaving e Crabtree & Evelyn (americanos), os sabões e cremes D R Harris que se destacam pela qualidade e longevidade, os cremes TOBS (Taylor of old bond street) [ingleses] que custam por volta de 16 dólares, o creme Maca Root da The Body Shop, e o sabão TABAC da Maurer & Wirtz alemã. Se conheceres alguém no Uruguai, não deixe de lhe pedir para mandar um sabão Dr. Selby, que é do melhor que há.


Parte 3: o pincel

Mas como você vai criar a espuma usando água, sabão e ar, senão com o bom e velho pincel de barbear para fazer a mistura?

Este é para mim o artigo mais importante do barbear clássico. Não só por criar a espuma, tão importante, mas também pela ação esfoliante no rosto, que remove “porcarias” grudadas na barba, e levanta o pelo, que naturalmente repousa em posição horizontal, para uma posição mais vertical, facilitando a ação da lâmina.

Existem quatro tipos de pincéis de barbear; os de pelo suíno, os de texugo, os equinos, e ainda, os sintéticos. Isso sem contar os pinceis que eventualmente apresentam uma mistura entre esses, algo habitual da Vie-Long espanhola, por exemplo.

No Brasil, o mais comum é encontrares, não sem algum esforço, pincéis de cerdas sintéticas como o nylon. É fácil identifica-los, seus pelos são brancos. Fuja deles, pois ainda que funcionem, são extremante desconfortáveis no rosto. Há também os pinceis de cerda suína, que por algum motivo, gostam de dizer “cerda natural”. A cerda suína é comumente utilizada em pinceis no Brasil e fora, e é uma excelente maneira de começar no barbear clássico, pois seu custo é pequeno. Isto não significa que lhe falta qualidade, apenas é mais comum que o pelo de texugo, por exemplo.

Se tiver que comprar um pincel destes, eu recomendo o Condor SM-3050. Bastante honesto, é a porta de entrada de muitos wetshavers brasileiros, ou outro que pelo menos tenham cabo de madeira, porque geralmente estes levam cerda suína. Isto não deve lhe custar nem R$ 20,00. Metade disso em alguns modelos.

Mas se queres um pincel a sério, (e outros excelentes artigos) eu recomendo estes:

The Grooming CO

E uma revisão feita por este que vos fala AQUI

Esse leva um tipo de cerda sintética que também é encontrado no pincel que a Loccitane vende, mas neste em maior densidade. É um favorito pessoal, um pincel extraordinário, muito macio nas pontas, de boa densidade, que vai trabalhar bem em qualquer sabão, seja este duro ou em creme. Por ser sintético, ainda tem a benesse de secar muito rapidamente.
 
Para além disto, a For Lords também possui uma boa coleção de pinceis (e não só) de barbear, inclusive da linha Omega (italiana) de cerda suína a bons preços.

Há dois pinceis de texugo (acredito que "pure badger") que são encontrados em lojas e sites de cosméticos e as vezes até na Séphora e Época. Os Klass Vough e os Tweezerman. E claro, há o pincell Plisson Sintético vendido na L'occitane. (embora eu recomende o pincel da Tgc sobre este, já que é menos da metade do preço,leva o mesmo pelo e em maior densidade)


“Lá fora” é que se encontram os “grandes” pinceis. Posso recomendar os portugueses da Semogue, modelo 1305 e SOC “cerdas”, ambos suínos. O primeiro mais voltado ao iniciante, custando 13 euros, e o segundo mais (melhor e mais) caro, rondando os 30. Texugo nem comento, já que há uma oferta enorme, até mesmo chineses no Ebay, mas acho que se deve começar pela cerda suína.

Parte 4: o barbeador (aparelho de barbear, safety razor, etc)

Adquirindo os produtos que indiquei até aqui, eu tenho a mais absoluta certeza que, aliado com uma boa dose de cuidado e mais carinho com sua pele, já é o suficiente para melhorar muito o aspecto e a saúde da mesma, ainda que usando aparelhos multilâmina.

Mas, o barbear não seria “clássico”, se não contar com uma safety razor. (ou navalha, para quem goste)

Onde se encontram: Antes de mais nada, procure na seção de classificados do fórum, que sempre há algo de bom se vendendo.

No MercadoLivre se acham barbeadores antigos (procure por “gillette antiga”), quase sempre Gillette, que, se não se importas em comprar algo usado, são boa pedida para o iniciante, já que são máquinas suaves. É claro, vale a pena pagar mais num modelo bem conservado, pois ainda que se possa restaurar um em mau estado, a um iniciante isto não é interessante.

Feiras de antiguidade e brechós são outros locais onde já encontrei estes, em sua maioria Gillettes tech, mas algumas vezes se acham as belas Gillette MonoTech de fabrico nacional.

Quanto a aparelhos novos, recentemente chegaram modelos da Parker na The Grooming.co, e a For Lords oferece alguns navalhetes, da Dovo e Feather. No site da "Paz em Gaia" há um modelo que é, basicamente, uma cópia da aclamada Edwin Jagger. Não a conheço pessoalmente, mas aqui vai uma avaliação da mesma.

No MercadoLivre também é possível encontra-los, normalmente de importadores independentes, ainda que a custos um pouco elevados (se comparado ao produto comprado lá fora), de marcas mais conhecidas, como ]Merkur e Muhle.

Ainda assim, este é o artigo que mais provavelmente vais precisar importar. Se for o caso, eu recomendo procurar o usuário “lamina” daqui do fórum que os enviará de Portugal, ou ainda no Ebay, ou sites recomendados na seção pertinente deste fórum.

Neste caso, sobre o valor do produto, ainda vão incidir custos de envio, e possivelmente (provavelmente!) taxação na Receita Federal, além de uma demora que pode chegar a vários meses, e claro, um cartão de crédito internacional. Já se foi um tempo onde comprávamos algo de fora e em menos de um mês chegava aqui, dificilmente taxado. Os serviços postais vão de mal a pior, e a notícia que se consta de o início de 2014 é que todas as encomendas, sem exceção, serão tarifadas pela Receita, salvo envios de Pessoa Física para pessoa física menores que U$ 50,00, livros, jornais, revistas e medicamentos de acordo com a legislação vigente.

Portanto, se não houver jeito, recomendo paciência, mas confesso que cada vez mais se torna interessante comprar aqui. Não pela justiça de nossas Leis, mas pelas dificuldades que elas impõem.
Alguns modelos recomendados para inciantes: Edwin Jagger de89, Muhle R89, Merkur 34, Wilkinson Classic, Feather popular, etc...

Parte 5: as lâminas

Ah, é claro que sem estas, um barbeador não serve de nada!

Nisto o brasileiro não está mal servido de todo. Não é difícil encontrar lâminas, desde as caras “katanas japonesas” Feather, até as simples Lord egípcias, passando pelas Gillette Azul aço inox, Laser, Lamix, Super Max, Vidyut, e mais recentemente até Derbys se encontravam aqui.

Um bom local para se achar lâminas Gillette Azul Aço inox, é na drogaria do “seu João”. Ou seja; aquela farmácia mais antiga, simples, que cresceu no teu bairro, não as grandes superfícies como Pacheco, Raia, etc. Nestas, pode esquecer, o monopólio da Gillette impede que haja algo além de Machs, Sensors e Fusions.

As demais se encontram no MercadoLivre, e no site http://www.laminasbarbear.com.br/

Locais como a feira da rua Uruguaiana (RJ) e suas adjacências são propícios para se encontrar as Lord egípcias, SuperMax e vidyuts indianas. As vezes as excelentes Laser, também.

Lâmina é algo tão barato, que mesmo comprando de fora, vale demais a pena. Para o iniciante, é bom se testar de tudo um pouco, então pacotes com lâminas variadas, chamados “Sampler Packs” podem ser de grande valia. No Ebay se encontra disto aos montes!

E se o caminho for mesmo importar, recomendo as lâminas Iridiun Super ( ou Polsilver Super Iridiun), Gillette 7 o’clock sharpedge, Personna platinun, e Gillette Silver Blue.

Parte 6: o pós-barba

O cuidado pós-barba é tão importante quanto o pré-barba. Num barbear, estima-se que se remova tanta quantidade de pele e células mortas e outras sujeiras, do que de pelo da barba. Então após remover o pelo e a camada mais superficial da sua pele, é mister que haja ali uma assepsia e mesmo um tratamento para prevenir irritações, pelos encravados, etc.

Nas barbearias antigamente era comum perguntar após o barbear;” Álcool, talco ou loção?”

Para quem tem a pele oleosa, um pouco de álcool não vai fazer mal. Uma loção da sua escolha vai fazer a assepsia, bem como nutrir a pele com vitaminas. Uma quantidade ainda maior de vitaminas e outras benesses estão presentes nos bálsamos, que são especialmente eficazes para os com pele seca. O gel é igualmente eficaz em todos os tipos de pele.

As loções Bozzano são baratas, fáceis de encontrar, (supermercados e drogarias) e contém glicerina, extrato de aloe vera e alantoína, já Nivea Silver protect foi minha loção de escolha por muitos anos. Hoje em dia, uso muito o splah pós-barba Verdon, da L’occitane. E por falar nestes produtos de farmácia, algumas grandes superfícies oferecem o excelente bálsamo da Weleda (assim como o creme).

Já os bálsamos da Casa Granado, Mahogany for men, e da The Grooming são de minha preferência pessoal. Há ainda os da L’occitane, mais caros, encontrados nas lojas da marca. Os conheço de experimentar, mas o preço alto sempre me afastou de os comprar, bem como os aromas que não me agradam. (Ainda que isto seja muito pessoal, você pode adorar).

No o Boticário, há o excelente creme pós-barba Azulen, que é um pequeno gigante. É dos melhores produtos para tratar de uma pele irritada que já usei, e o aroma é bastante agradável. E claro, não nos esqueçamos do competente e barato bálsamo Nivea, encontrado em qualquer farmácia.

OS: A empório Body Store tinha um excelente bálsamo (mais para gel), chamado Affair, mas este saiu de linha. Foi substituído por outro com opiniões mistas a respeito.

Se a escolha for importar, eu recomendo as loções Floïd e Myrsol espanholas, o adstringente ( que funciona como loção pós-barba na mesma) Thayers americano, bálsamos Art of Shaving e Crabtree & Evelyn americanos, bem como a geleia 444 e o bálsamo Musgo Real portugueses. Outro favorito recente meu é o “Skin food”, fabricado pela Geo F Trunpers inglesa – excelente!

Ao longo destas muitas linhas, se pôde ver que, hoje é perfeitamente possível ser um barbeador clássico se valendo apenas de produtos disponíveis no Brasil. Se esta for sua convicção, viva, mas eu honestamente admito que acho que assim, não irás aproveitar tudo que o mundo do barbear clássico pode oferecer. Se eu não pudesse importar, nunca teria conhecido meu sabão Favorito, o C&E Nomad, ou comprado a mesma loção pós-barba que meu avô usava, Água Brava (Antonio Puig). Não teria grandes pinceis como o SOC cerdas, SOC 2012, ou até os nós que usei para recuperar pinceis antigos que hoje gosto tanto.

Portanto, se puderes importar, se tiver a chance de comprar de fora, ou pedir para alguém lhe trazer artigos importados, vá em frente. Só tome cuidado com a cotação do dólar, o IOF do cartão, e os caríssimos envios internacionais. =)

FIM
Notas:
1; Todas as opiniões neste guia são de minha pessoa. Não devem ser encaradas como verdades absolutas nem como patrocínio a nenhum produto ou empresa, mas tão somente a experiência acumulada com os mesmos.

2; Se eu recomendo, é porque usei. Não há um produto neste guia que não possuo ou terminei alguns. Se não recomendo, é porque não conheço ou não gosto, e aí voltamos à nota anterior. Eventualmente posso esquecer de algo, mas acho que em matéria de produtos brasileiros, cubro os mais consensuais. Adicionalmente, indico apenas alguns poucos produtos importados, porque se fosse mencionar um tudo que conheço ou confio, este tópico teria um tamanho obsceno.

3; O intuito foi dar atenção maior ao produto nacional, e facilitar a vida do brasileiro, por isso não me importei de colocar links de lojas nacionais. O que evitei foi colocar links de lojas estrangeiras. Os nomes dos produtos estão aí, e cabe a quem estar lendo procurar o melhor sítio para os comprar. Me sentiria muito mal colocando um link, a pessoa comprando, e sendo mal atendida por algum local que indiquei.
« Last Edit: May 19, 2015, 04:16:54 pm by Gago »

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #1 on: June 16, 2014, 10:31:34 pm »
0
Gago, excelente e um muito obrigado. Proponho que vá para sticky, claro está.
Presumo que vás tratar ainda da formatação de texto não? De resto, conteúdo 7*.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #2 on: June 16, 2014, 10:35:03 pm »
0
Gago, excelente e um muito obrigado. Proponho que vá para sticky, claro está.
Presumo que vás tratar ainda da formatação de texto não? De resto, conteúdo 7*.

Vou sim, é que copiei do Word desta forma. Já, Já trato disto. Obrigado "Fat"  ;)

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #3 on: June 16, 2014, 10:35:53 pm »
0
Faltou o Safety Razor da Paz em Gaia.
Aprendiz de enabler.

Offline Elias

  • Trade Count: (+1)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 34
  • Respect: +1
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #4 on: June 16, 2014, 10:42:23 pm »
0
Muito obrigado.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #5 on: June 16, 2014, 10:49:36 pm »
0
Faltou o Safety Razor da Paz em Gaia.

Não recomendo porque não conheço. Mas vou incluir no tópico para fins de informação.

O que queria dizer era neste sentido: Quando se faz um tópico deste tipo, é comum que citemos aquilo que nos é conhecido, familiar, e nunca usei uma Paz em Gaia. No entanto, para ajudar quem vai começar nisto e ler o tópico, é bom que se inclua a título de informação.

Boa lembrança
« Last Edit: June 16, 2014, 10:57:33 pm by Gago »

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #6 on: June 16, 2014, 10:51:55 pm »
0
Excelente, Gago. Precioso guia para todos os iniciados na arte. Parabéns! Ficou excelente!
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #7 on: June 16, 2014, 10:53:16 pm »
0
Excelente, Gago. Precioso guia para todos os iniciados na arte. Parabéns! Ficou excelente!

Elogio vindo de "otoridade" é muito bom  ;)

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #8 on: June 16, 2014, 10:53:59 pm »
0
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #9 on: June 16, 2014, 10:58:39 pm »
0
Legal Gabriel!
But the tigers come at night

Offline jpfilho

  • Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 128
  • Respect: +13
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #10 on: June 16, 2014, 11:00:23 pm »
0
Ótimas dicas Gago, parabéns pelo tópico, e não há dúvida que é de grande valia para nós!

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #11 on: June 16, 2014, 11:19:37 pm »
0
Elogio vindo de "otoridade" é muito bom  ;)
ha ha ha.

Uma singela sugestão: vc poderia colocar o link dos produtos das suas revisões.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #12 on: June 16, 2014, 11:20:12 pm »
0
Muito bom, parabéns! Valiosa informação. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #13 on: June 16, 2014, 11:30:29 pm »
0
Parabéns bom trabalho  :)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Dicas do Gago para iniciantes brasileiros.
« Reply #14 on: June 16, 2014, 11:32:18 pm »
0
Muito bom, parabéns! Valiosa informação. :)
(Image removed from quote.)

Legal Gabriel!

Ótimas dicas Gago, parabéns pelo tópico, e não há dúvida que é de grande valia para nós!

Parabéns bom trabalho  :)
Obrigado!  ;)

ha ha ha.

Uma singela sugestão: vc poderia colocar o link dos produtos das suas revisões.

Done!

Mais tarde pretendo linkar um review de todos os produtos, nem que para isto precise eu mesmo fazer eles.

 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal