Esta é a história de como eu transformei um pincel que me dava brush burn (irritação na pele por falta de suavidade/excesso de "arranhamento" das pontas) quando espumava na cara em um pincel com uma suave massagem.
Sou uma pessoa que faz sempre a espuma na cara mas que, todavia, tem a pele muito sensível à exfoliação: por menor que ela seja, me causa irritação. Tanto é assim que quando compro um pincel de cerda novo faço umas 30 espumas na mão com ele para acelerar a bifurcação das pontas dos pelos e deixá-los mais suaves. Com pincéis de cerda é muito fácil (e barato) ter-se pontas que nem se sente, basta usar o pincel que isto vai acontecendo e a diferença da sensação de um pincel novo e um pincel bem domado é brutal.
Já com pincéis de texugo a brincadeira é diferente: basicamente a sensação que se tem nos primeiros usos é a mesma que se terá no centésimo. Tenho dois pincéis de texugo que são o meu parâmetro de conforto um shavemac silvertip (que é como espumar com uma nuvem) e um kent BK12 (que também é excelente, mas menos denso e mais molenga que o shavemac).
Usar estes dois pincéis, além dos pincéis de cerda bem domados que possuo me deixou mal acostumado: se um pincel apresenta nem que seja um pouco de exfoliação eu não consigo usá-lo.
Há alguns meses, adquiri um pincel Whipped Dog com nó silvertip de 30mm. Apesar de ser supostamente feito de pelos silvertip, o mesmo não chega nem perto do kent ou shavemac em suavidade. De fato, após algumas poucas utilizações, deixei o mesmo de lado, pois só conseguia usá-lo com uma tigela e fazendo movimentos de pintor no rosto, quando prefiro espumar diretamente na cara com movimentos circulares.
Então me restaram duas alternativas: 1) repassar o pincel ou 2) fazer experiências com ele para tentar suavizar suas pontas. Não quis adotar a alternativa 1 por achar uma sacanagem com que fosse receber o pincel, me restou a 2.
Minha primeira tentativa foi a de desgastar as pontas do pincel com uma lixa dágua fina, grão 1200. A ideia era deixar as pontas mais suaves pela ação mecânica da lixa. Não obtive sucesso perceptível.
O momento EURECA veio quando li em algum fórum que as famosas "pontas em gel" de determinados nós de um fabricante de pincéis foram ocasionadas por uma falha na descoloração química das mesmas. Pensei: ora, vou aplicar descolorante de cabelos para ver o que dá!
Uma ida rápida na farmácia e voltei com isto:

Segui as instruções de preparo do clareador e apliquei um pouco (umas duas colheres de sopa) nas pontas dos pelos do pincel e deixei agir por 40 minutos. Retirei o produto como determinado na bula e deixei o pincel para secar até o outro dia.
E não é que funcionou? A cor das pontas não mudou quase nada, mas elas ficaram muito mais suaves no rosto, totalmente sem sensação de espetamento e com pouquíssima sensação de exfoliação!
Foi a primeira vez que consegui usar este pincel para fazer espuma na cara em 3 passagens.
Fica a dica, então!
PS: Tente este procedimento por sua conta e risco, não aceito responsabilização caso seu pincel perca os pêlos, seu cachorro comece a miar, sua casa pegue fogo ou sua esposa peça divórcio!