Aqui vai um pequeno tutorial de como proteger, e até mesmo dar um toque ainda mais especial no teu cabo de pincel em madeira:
Material necessário:1 Pincel com cabo em madeira, ou mesmo o cabo sem rama.
1 pincel pequeno, de pontas o mais macias possível (geralmente sintética). Na dúvida, peça ao vendedo um pincel para verniz, que ele sabe o que é preciso. Essa suavidade da ponta é necessária, uma vez que ao aplicar o verniz, as cerdas não criam rastro.
- Aguarrás para diluir o verniz, e também limpar o pincel.
- Verniz marítimo, de qualquer marca, fosco ou brilhante.
- Um copo velho ou similares, para misturar o verniz.
- Café para manter o ânimo

O processo é simples, qualquer um consegue, desde que tenha calma e capricho:
Idealmente deverás prender um parafuso no centro do interior do pincel, de modo que o fundo fique para o alto e escorra qualquer excesso para fora do cabo. Daí prendo em um torno para facilitar a pintura.
Preparo o verniz, que é basicamente misturar uma porção de verniz e uma de aguarrás, na teoria. Digo "na teoria" porque é o que dizem na embalagem do verniz, mas eu acho que assim fica demasiado grossa e cria bolhas, daí eu ponho uma porção E MEIA de aguarrás.

Dicas:
-Não ponha todo o pincel dentro da lata de verniz.
-Ao abrir a lata de verniz, possivelmente haverá uma separação de material. Misture o verniz sem movimentos bruscos para não criar bolhas que serão muito difíceis de tirar da madeira.
-Não esfregue o pincel na borda da lata de verniz para tirar o excesso, apenas dê algumas batidinhas.
-Para que o resultado fique melhor, trabalhe sempre de forma horizontal.
-Nunca deixe o trabalho pela metade. Quando comece a envernizar alguma superfície, vá até o fim porque senão se notará a diferença entre as pinceladas.
-Trabalhe com firmeza e rapidez. Você tem de espalhar bem o verniz úmido por toda a superfície, porque quando começar a secar já não será possível espalhá-lo, pois se forma uma espécie de camada.
-Deixe secar completamente cada camada de verniz antes de aplicar uma segunda camada. Não "retocar" aquela parte onde o verniz já está quase seco, com verniz umido. Se precisar fazer algum retoque, espere a secagem total do verniz.
-Eu fiz duas demãos neste pincel, e em todos os meus pincéis com cabo de madeira. É importante deixar o trabalho secar numa área livre de rajadas fortes de vento ou poeira no ar (na medida do possível,claro).
Se você fizer tudo certo, o teu cabo passará disso:

Para isso:

(notem que ficou ali uma pequena bolha que mais tarde corrigi)
Pronto. Após secagem, seu pincel vai estar protegido da ação da água e vai te servir por muitos e muitos anos, e de quebra ficou com um aspecto ainda melhor.
Embora o verniz marítimo NÃO seja a única forma de proteger madeira da ação da água, é algo que eu sempre recomendo pois é barato (ao menos a latinha, você não precisa de uma embalagem grande como essa que eu tenho!), tem em qualquer casa de materiais de construção, e a aplicação é simples.
E para provar que dá certo, aqui uma deste pincel de hoje, mais de 1 ano depois: