Author Topic: Saxofone  (Read 8922 times)

Offline edulpj

• Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Saxofone
« on: October 15, 2014, 08:25:03 pm »
0
Alguém aqui toca saxofone??? Soprillo, Sopranino, Soprano, Alto, Tenor, Barítono, Baixo, Contrabaixo ou Sub-Contrabaixo??? Profissional??? Amador??? Conte um pouco mais...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline TheMonk

• Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Saxofone
« Reply #1 on: October 15, 2014, 08:45:52 pm »
0
Por acaso é um instrumento que adoro, ou não fosse amante de Jazz, e ando para aprender há anos, mais especificamente o Tenor... mas acaba sempre por ficar "pró ano", pelo menos até agora!  :-\
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline edulpj

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #2 on: October 15, 2014, 09:36:56 pm »
0
Aprendi a tocar saxofone quase sozinho... Tive excelentes palpites de um velho saxofonista (hoje já está na glória de Deus...) que foi meu paciente professor...

Sou suspeito pra falar do Tenor... É o meu predileto. Mas se tudo correr bem, não passo do ano que vem sem comprar um soprano...

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #3 on: October 15, 2014, 09:59:01 pm »
0
Temos um flautista, se servir  :P

(por onde anda o brunofontes?)

Offline Hugo_Zeb

• Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • Sempre a pôr a lâmina nos outros...
    • Email
« Reply #4 on: October 15, 2014, 11:04:26 pm »
0
"Pro ano" quando comprar um pra mim já sei a quem pedir dicas... :P
É dos meus favoritos mas ainda nao tive coragem pra me dedicar como gostaria. Toco guitarra electrica, estou a tentar aprender harmónica, berimbau e um pouco de pandeiro (vem dos tempos de capoeirista).
Saxofone, só quando tiver tempo para uma dedicação sincera... Mas passa por um dos meus objectivos de vida. Qual o melhor pra se comecar edulpj???

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #5 on: October 15, 2014, 11:49:28 pm »
0
Eu toquei o sax alto por aproximadamente 20 anos.

Há uns 3 anos atrás, precisei parar por problema na ATM.

Meu último foi um Yanagisawa A-901, com boquilha Selmer Soloist F, abraçadeira Vandoren Optimum com cap de metal.
But the tigers come at night

Offline TheMonk

• Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
« Reply #6 on: October 16, 2014, 12:15:00 am »
0
Meu último foi um Yanagisawa A-901, com boquilha Selmer Soloist F, abraçadeira Vandoren Optimum com cap de metal.

Bom gosto! Os meus saxofones de sonho são os Yanagisawa e os Selmer.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #7 on: October 16, 2014, 11:47:18 am »
0
Eu toquei, para experimentar, num Selmer Reference, acabamento dourado "mate"...  ::) ::) ::)

É fan-tás-ti-co!
But the tigers come at night

Offline edulpj

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #8 on: October 16, 2014, 11:52:09 am »
0
"Pro ano" quando comprar um pra mim já sei a quem pedir dicas... :P
É dos meus favoritos mas ainda nao tive coragem pra me dedicar como gostaria. Toco guitarra electrica, estou a tentar aprender harmónica, berimbau e um pouco de pandeiro (vem dos tempos de capoeirista).
Saxofone, só quando tiver tempo para uma dedicação sincera... Mas passa por um dos meus objectivos de vida. Qual o melhor pra se comecar edulpj???

Boa pergunta!! Se você não quer/não pode gastar muito com um sax, existem hoje EXCELENTES instrumentos chineses. O Conductor é um deles (cópia fiel dos Yamaha...). O único problema, é que em geral eles pedem uma pré-revisão e ajustes para deixá-lo bom. Se tiver um pouco mais de dinheiro, Yamaha é quase que a escolha unânime... A grande vantagem dos Yamaha, é que eles são fornecidos em TRÊS LINHAS... Estudante, Profissional e Concerto. Mesmo um sax da linha Estudante, já é um instrumento que supera uma enorme quantidade de concorrentes.

Raramente um instrumento Yamaha precisa ser ajustado antes do primeiro uso...

Offline edulpj

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #9 on: October 16, 2014, 11:56:59 am »
0
Meu saxofone é um Weril Bentley Tenor CROMADO da década de 70 (não gosto muito dos laqueados...). Meu objeto de desejo, era até há bem pouco tempo, um Yamaha linha concerto... Até que conheci uma marca que nunca havia visto... JULIUS KEILWERTH (alemão)... O que é aquilo?!? Deve ser o mais próximo - em vida - do Paraíso celestial...

Offline edulpj

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #10 on: October 16, 2014, 12:02:41 pm »
0
Tem outra marca fantástica... Benedikt Eppelsheim... Eles são especializados nos "monstros"... É de barítono pra baixo... Há algum tempo, resolveram investir na outra extremidade... Lançaram o SOPRILLO, um sax piccolo, ou seja, está acima (mais agudo) que o sax sopranino que até então era o "filho mais novo" da família...

No vídeo a seguir, um interessante dueto de Sax Soprillo e Sax Sub-Contrabaixo (também conhecido como TUBAX)...

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=r-6NvhK0MAA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=r-6NvhK0MAA</a>

Offline Hugo_Zeb

• Tech-no-logic
    • Email
« Reply #11 on: October 16, 2014, 12:56:06 pm »
0
Boa pergunta!! Se você não quer/não pode gastar muito com um sax, existem hoje EXCELENTES instrumentos chineses. O Conductor é um deles (cópia fiel dos Yamaha...). O único problema, é que em geral eles pedem uma pré-revisão e ajustes para deixá-lo bom. Se tiver um pouco mais de dinheiro, Yamaha é quase que a escolha unânime... A grande vantagem dos Yamaha, é que eles são fornecidos em TRÊS LINHAS... Estudante, Profissional e Concerto. Mesmo um sax da linha Estudante, já é um instrumento que supera uma enorme quantidade de concorrentes.

Raramente um instrumento Yamaha precisa ser ajustado antes do primeiro uso...
Boa dica!!! Ainda assim, a pergunta seria mais direccionada para se ha um tipo de saxofone mais indicado para principiante (alto, baixo, tenor, barítono...) ou se nesse aspecto, se trata mais de gosto pessoal.. :)

Offline edulpj

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #12 on: October 16, 2014, 01:33:49 pm »
0
Boa dica!!! Ainda assim, a pergunta seria mais direccionada para se ha um tipo de saxofone mais indicado para principiante (alto, baixo, tenor, barítono...) ou se nesse aspecto, se trata mais de gosto pessoal.. :)

O gosto, como sempre, é um forte elemento de decisão... Comecei pelo tenor, pois para mim é o timbre mais cativante de todos... Mas se você por exemplo gostasse do sub-contrabaixo, fatalmente seria uma péssima escolha como instrumento para iniciar.

Hoje em dia, a escolha quase unânime como saxofone para iniciar, é o ALTO. Por diversas razões...

- Preço: Como é o mais abundante, é também aquele que tem os melhores preços e relações de preço
- Peso: É um dos mais leves. Para quem inicia - até mesmo crianças e jovens - o fator peso conta muito
- Embocadura: É uma das mais fáceis de adquirir, pois a palheta do alto não exige pressão excessiva no controle
- Repertório: O Sax Alto, é o principal SOLISTA do naipe. São muito comuns as peças musicais onde o solista é o alto. Solo para tenor e soprano, já é mais raro... Para barítono ou mais baixos, solos são quase inexistentes. Para o músico principiante, a falta de solos pode ser bem frustrante.

Mas nem tudo são rosas nos saxofones... Os saxofones, são instrumentos TRANSPOSITORES. Isso significa que existe um offset da nota tocada para a nota real... No sax soprano, no tenor e no baixo, a transposição é em SI BEMOL... No sax sopranino, alto e barítono, a transposição é em MI BEMOL...

Explicando melhor: Num sax tenor, por exemplo, quando você executa um DÓ, ele soa na realidade um SI BEMOL, ou seja, ele toca UM TOM ABAIXO da nota dedilhada. Num sax alto, quando você executa um dó, ele soa na realidade em MI BEMOL, ou seja, ele toca DOIS TONS E MEIO ACIMA da nota dedilhada.

Isso vai bem enquanto se toca sozinho... Quando tiver de tocar num conjunto com instrumentos não transpositores (teclados, cordas etc.), a coisa pega. É necessário alterar a escala no sax para andar junto com os demais instrumentos. Na minha opinião, é mais fácil fazer isso, quando se está apenas UM TOM fora dos demais...

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #13 on: October 16, 2014, 02:04:39 pm »
0
Eu admiro os músicos, mas não tenho os dons! Jentei tocar de tudo! Inclusive para tentar melhorar habilidades mentais! Mas só me sobraram as pedras para tocar! Saiam da frente senão podem ser atingidos!
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Hugo_Zeb

• Tech-no-logic
    • Email
« Reply #14 on: October 16, 2014, 02:20:29 pm »
0
Ou seja, o tenor é melhor para aprendizagem, mas o alto, por todas as outras razões (e um pouco mais de paciência para aprender) acaba por ser o indicado...

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal