Author Topic: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not  (Read 29468 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #60 on: November 01, 2014, 02:40:41 am »
0
O que eu percebi daquilo que escreves-te mais acima, é que na tua opinião, e corrige-me por favor se estiver errado, o nó do Plisson não é francês por o pelo não ser fabricado em frança, independentemente do nó eventualmente até ser montado lá (não faço ideia se é ou não).
Isto, e desculpa-me a analogia, é um pouco como dizeres que uma filarmónica não é uma navalha espanhola, porque o aço a partir do qual as navalhas eram fabricadas não era produzido na espanha, mas sim na alemanha, suécia ou noutro sitio qualquer. Com o devido respeito, para mim isto não faz sentido.


Bem, o aço sueco das Filas não deixou de ser sueco e passou a ser espanhol, quando foi montado numa navalha em Espanha.

Então, o pelo chinês da Plisson não passou a ser francês quando foi montado num pincel em França.

Alegam que o nó é "montado" na França, mas até onde se sabe, ele pode muito bem chegar pronto lá. Quem diz que a empresa que faz os nós "assim" para umas outras marcas não faz "assado" para a Plisson? Não há como saber...por isso não acho certo chamar o nó da Plisson de "francês" e o TGco de "chinês". São todos NÓS "chineses" porque vem da China, não importa o país onde foram montados no pincel...

Então, ao meu ver a coisa é simples: A Filarmónica é sim uma navalha espanhola, como o plisson é um pincel francês (nunca disse o contrário) e por consequência, o Tgco brasileiro. Mas a primeira usava aço sueco, a segunda pelo chinês e a terceira idem. ( ou então simplificamos tudo e dizemos simplesmente que a Fila é espanhola, a Plisson francesa e assim por diante!)

Sinceramente não vejo motivo para não se achar sentido ou se encontrar polêmica. Por mim podem chamar o nó da Plisson de chinês, francês, até de marciano, se quiserem  ;D

-


Mas enfim, voltando ao assunto do tópico, e já pedindo desculpas pelo desvirtuamento:

Tenho a impressão de que o problema destes pinceis é na montagem. O nó foi posto muito alto no cabo, muito próximo ao bocal, dá para ver que mais alguns milímetros e ele aparecia para fora do cabo. No Tgco por exemplo, ele é posto bem mais embaixo.

Isso encurta o loft do pincel, e todos sabemos a consequência disto (quem gosta ou não), mas expõe demais a rama, por isso eles tem esse aspecto mal-ajambrado  :D

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #61 on: November 01, 2014, 05:11:30 am »
0
É isto:


Por acaso sei que isto não é comum em PT, porque o meu cunhado que esteve aqui recentemente, me disse. Só não entendi como é que vocês pagam as contas, não tendo um cartão de crédito ou através de débito direto em conta.

Eu por exemplo pago o que posso com boleto. Assim não consumo limite do meu cartão de crédito (que tenho o péssimo hábito de misturar contas da empresa com pessoais) nem preciso ficar pensando se no dia X haverá Y na minha conta bancária para o débito da minha conta de seja-lá-o-que-for.

Não percebo muito bem o funcionamento do boleto, principalmente por ter dito que não precisa ter dinheiro na conta. É um instrumento de crédito?

Aqui em Portugal existem várias formas de pagamento. Entre as quais, temos cartão de débito que em máquinas próprias pode dar ordem de pagamento utilizando o saldo da conta bancária (funciona conta bancária - conta bancária). Temos o cheque que acaba por ser a mesma coisa, uma ordem de pagamento sobre o saldo de uma conta, mas é um documento que tem de ser apresentado no banco para receber o dinheiro.

Temos ainda a letra que, se não fosse aquela questão do crédito que diz acima, diria que é o homólogo português do boleto. É um documento que permite a alguém ser pago por ordem de outrem em determinada data (que consta do documento) mediante a apresentação desse documento num determinado banco.

Estes últimos instrumentos não são muito usados porque implicam custos e são menos cómodos.

Quanto aos pincéis, acho que está a fazer uma confusão danada (sem ofensa).

O pelo do TGco é feito na China, o nó é feito/montado na China (provavelmente sob especificações da TGco) e importado para o Brasil, logo é um nó chinês que ao chegar ao Brasil é colado num cabo da TGco. Nó com matéria prima, trabalho e know how chineses.

Tal foi confirmado pela TGco e, para mim isso não desabonaria em nada o nó, pois eu não sou preconceituoso - o que importa é a qualidade do nó. Mas a fama de fraca qualidade impera nos produtos genuinamente chineses (isto é, sem know how estangeiro) e o nó do TGco indicia um pouco isso através da cola não uniforme e do pelo algo inclinado nalguns pincéis.

No pincel que teve a amabilidade de me enviar, há a questão da cola mais alta de um lado que noutro, mas como já tive oportunidade de referir, a mesma estalou sob pressão e, apesar de ainda se sentir alguma ao tacto, não influencia notadamente a performance do pincel. Por isso estou encantado  :)

Já no pincel da Plisson, não será de supor outra coisa que o pelo não seja genuinamente chinês (matéria prima, trabalho e know how), mas no que à feitura/montagem do nó concerne, a razoabilidade aponta para matéria prima chinesa (produto intermédio), trabalho francês e know how francês. Matéria prima chinesa porque a infraestrutura está montada, aperfeiçoada e oferece preços que não compensam o investimento em maquinaria e formação por parte da Plisson. Know how e trabalho franceses porque esses estão estabelecidos na Plisson e os nós apresentam os padrões de qualidade (bem elevados por sinal) e características típicos da Plisson, que resultam da tradição, experiência e segredos da casa. Não faz sentido formar chineses, revelar-lhes as técnicas e segredos para depois terem que controlar os nós na França. Os custos desse procedimento e impostos é muito elevado e só faria sentido se a Plisson se estabelecesse na China, como muitas multinacionais estão a fazer, e construísse todo o pincel lá.

Você até é capaz de importar o material com que faz os capachos de outros países que não o Brasil, mas o know how e o trabalho é seu, sem eles não há capachos do Gago do Brasil. Outra coisa é você pegar num nó chinês e colá-lo num cabo Semogue, Vie-Long, etc, pois é muito pouco para tornar o pincel Brasileiro, quando muito tem um pincel X afinado pelas especificações do Gago (como um Mercedes Brabus ou um BMW Alpina).

______________________________________

Voltando ao pincel do tópico, estas últimas imagens levam-me a crer que o nó é o mesmo do pincéis TGco e ARomera, tudo o resto que os distingue está no cabo, na montagem do nó e no controlo de qualidade. A TGco já teve que recusar nós que provavelmente sofriam do mesmo problema que o pincel do oversaturn ou estavam demasiado tortos.

Não me parece que o facto de o nó estar colado mais alto no cabo abra oportunidade de o nó se desfazer. Os nós transplantados não se desfazem quando estão fora do cabo. O que sucedeu é um problema de fabrico do nó e mais nada.

Estou curioso para ver um transplante de nó destes pincéis, será que o nó se mantém integro? O nó TGco já sabemos que se mantém, pelo menos um passou o teste, mas será que se mantêm todos!?

Aqui a questão que se deve colocar é: vale a pena pagar premium por um cabo e controlo de qualidade superiores ou podemos viver com a incerteza, menor refinamento ou transplante de nó?

Secretum, o teu pincel parece ter um loft tão alto quanto o do Semogue 1305. Podes confirmar a altura?

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #62 on: November 01, 2014, 05:26:42 am »
0
Simplesmente discordo. à mim, isso é o mesmo que dizer que aquelas navalhas obscuras que levam a marca "solingen" só porque são montadas lá, sendo que as linguetas vem do Paquistão e as escalas da China... são alemãs.  :P


Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #63 on: November 01, 2014, 05:36:11 am »
0
Simplesmente discordo. à mim, isso é o mesmo que dizer que aquelas navalhas obscuras que levam a marca "solingen" só porque são montadas lá, sendo que as linguetas vem do Paquistão e as escalas da China... são alemãs.  :P

Leia novamente o que escrevi porque acaba de concordar com o que escrevi. Você é um montador de pincéis, não um produtor. Da mesma forma há quem diga que se produzem automóveis em Portugal (já se produziram), mas atualmente são é montadas as várias peças com as especificações alemãs.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #64 on: November 01, 2014, 05:53:36 am »
0
Leia novamente o que escrevi porque acaba de concordar com o que escrevi. Você é um montador de pincéis, não um produtor. Da mesma forma há quem diga que se produzem automóveis em Portugal (já se produziram), mas atualmente são é montadas as várias peças com as especificações alemãs.

Eu não sei se concordei Flavio.... acho que estamos dando voltas, isso sim. E são aqui, quase 4h da madrugada, já não sei mais com que concordar ou não, estou mais pra lá do que pra cá  ;D

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #65 on: November 01, 2014, 08:21:24 am »
0
Eu acho que sim Gago. Faz-se tarde e deves estar cansado. Inevitavelmente tenho que concordar com o Bleddyn, com o Monk e com o FML.

Produtor e montador são conceitos bem diferentes, embora em indústrias mais complexas, como a automóvel, é algo ligeiro estar a dizer que apenas se é montador.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #66 on: November 01, 2014, 09:10:52 am »
0
Um cabo não é um pincel. Uma rama não é um pincel. Uma rama colada em um cabo formam um pincel.

Assim, a trama pode ser chinesa, o cabo africano e o pincel francês : basta que a colagem das duas peças se dê na França.

Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #67 on: November 01, 2014, 12:08:41 pm »
0
Secretum, o teu pincel parece ter um loft tão alto quanto o do Semogue 1305. Podes confirmar a altura?

Acabei de medir, a altura é mesmo idêntica, enquanto o 1305 tem 55mm, este tomtop é apenas 1mm mais alto, com 56mm de loft.

Ontem no teste notei mais dificuldade a fazer espuma com um sabão, por sentir que este pêlo sintético é mais suave, será que um loft ligeiramente mais curto o torna mais apto a trabalhar um sabão?

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #68 on: November 01, 2014, 12:44:52 pm »
0
Não percebo muito bem o funcionamento do boleto, principalmente por ter dito que não precisa ter dinheiro na conta. É um instrumento de crédito?

Precisa sim ter dinheiro em conta. Acho que o Gago estava a comparar esta forma de pagamento com o débito automático, mas de qualquer maneira, sempre tem que se ter dinheiro em conta.

Temos ainda a letra que, se não fosse aquela questão do crédito que diz acima, diria que é o homólogo português do boleto. É um documento que permite a alguém ser pago por ordem de outrem em determinada data (que consta do documento) mediante a apresentação desse documento num determinado banco.

Estes últimos instrumentos não são muito usados porque implicam custos e são menos cómodos.

Pela descrição, a letra parece ser o correspondente português do nosso boleto.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #69 on: November 01, 2014, 12:49:32 pm »
0
Precisa sim ter dinheiro em conta.

Como assim?
Tens o boleto em mãos, tens o dinheiro em mãos, leva no banco, na casa lotérica, no caixa do supermercado... não precisa ter o dinheiro em conta. A menos que queira debitar dela, o que não é obrigatório.


Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #70 on: November 01, 2014, 12:57:40 pm »
0
Como assim?
Tens o boleto em mãos, tens o dinheiro em mãos, leva no banco, na casa lotérica, no caixa do supermercado... não precisa ter o dinheiro em conta. A menos que queira debitar dela, o que não é obrigatório.

Sim, correto. Me expressei mal. No caso, tem que ter dinheiro no momento do pagamento, seja na conta ou em mãos. A questão é que não se trata de um instrumento de crédito, como entendeu o confrade FML.

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #71 on: November 01, 2014, 01:01:15 pm »
0
Como assim?
Tens o boleto em mãos, tens o dinheiro em mãos, leva no banco, na casa lotérica, no caixa do supermercado... não precisa ter o dinheiro em conta. A menos que queira debitar dela, o que não é obrigatório.

Parecem-me os nossos "cheques visados".
O boleto tem de mencionar o nome de destino certo?

edit:
parece-me muito idêntico aos nossos cheques visados embora me pareça permitir maior dinâmina na sua utilização.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boleto_banc%C3%A1rio
« Last Edit: November 01, 2014, 01:08:12 pm by secretum »

Offline Kravocks

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 917
  • PT - Lisboa
  • Respect: +333
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #72 on: November 01, 2014, 01:08:53 pm »
0
Ficam aqui algumas fotods do pincel sintetico do TomTop. Ao que parece o meu cabo saiu um pouco "custom". Adorei o padrão do cabo, apenas tenho a apontar que quando chegou vinha um pouco achatado, algo tipo Fan shape, mas depois de umas espumas ficou mais redondo.

Poupe $10 na sua 1ª compra no iHerb.com
iHerb Code: CPL782.

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #73 on: November 01, 2014, 01:12:35 pm »
0
Ficam aqui algumas fotods do pincel sintetico do TomTop. Ao que parece o meu cabo saiu um pouco "custom". Adorei o padrão do cabo, apenas tenho a apontar que quando chegou vinha um pouco achatado, algo tipo Fan shape, mas depois de umas espumas ficou mais redondo.



Esse cabo ficou realmente bonito, boa! ;)

Offline davizera

  • Trade Count: (+3)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 172
  • Respect: +1
    • Email
Re: Pincel sintetico made in china por 4€, portes incluidos?! why not
« Reply #74 on: November 01, 2014, 01:24:42 pm »
0
Parecem-me os nossos "cheques visados".
O boleto tem de mencionar o nome de destino certo?

edit:
parece-me muito idêntico aos nossos cheques visados embora me pareça permitir maior dinâmina na sua utilização.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boleto_banc%C3%A1rio
O boleto é simplesmente um pedido de pagamento, receber um boleto seria análogo a receber uma invoice do PayPal.

No boleto está descrito o credor, o devedor, ambos "números fuscais" (no Brasil CPF, para pessoas físicas e CNPJ, para pessoas jurídicas). Cada boleto possui um valor, vencimento e a conta que será creditada. Todos os bancos de varejo emitem boletos à pedido dos clientes.

Então, se você fizer uma compra e quiser pagar com boleto, este é emitido para você pelo credor e contém toda a descrição da transação. Com ele em mãos, você vai a qualquer banco, agência dos correios ou agência lotérica e o paga. Em dois dias o credor receberá o dinheiro na conta indicada e está feita a transação. No caso de compras com pagamento posterior, se o boleto não for pago, o credor tem o direito de protestar e posteriormente executar a dívida em caso de não pagamento, assim ele também serve como uma letra.
david

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal