Author Topic: Novo pincel Semogue Owners Club  (Read 14045 times)

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #15 on: January 26, 2011, 05:55:48 pm »
0
Ora aí está aquilo que eu esperava e já tinha previsto, um custo alto no pincel. Não é que seja mais caro do que outro da Shavemac, Rooney ou Simpson. Mas para o bolso do Português médio é um valor muito puxado. Iria muito mais depressa para um New Forest.
No entanto acredito que seja um pincel de qualidade.

Olá,

Ora bem, este pincel é feito todo à mão, de início ao fim. São raras as marcas que lixam o cabo à mão, um a um. A grande maioria é toca a meter na máquina e siga. E a rama é feita uma a uma à mão pelo Sr. Gomes. É um processo que requer arte, experiência e tempo.
Comparar um Semogue a um New Forest é como comparar um par de calças da Fátima Lopes feitas à mão com um par de calças da Zara.  ;D
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #16 on: January 26, 2011, 06:02:58 pm »
0
Ora aí está aquilo que eu esperava e já tinha previsto, um custo alto no pincel. Não é que seja mais caro do que outro da Shavemac, Rooney ou Simpson. Mas para o bolso do Português médio é um valor muito puxado. Iria muito mais depressa para um New Forest.
No entanto acredito que seja um pincel de qualidade.

Olá,

Ora bem, este pincel é feito todo à mão, de início ao fim. São raras as marcas que lixam o cabo à mão, um a um. A grande maioria é toca a meter na máquina e siga. E a rama é feita uma a uma à mão pelo Sr. Gomes. É um processo que requer arte, experiência e tempo.
Comparar um Semogue a um New Forest é como comparar um par de calças da Fátima Lopes feitas à mão com um par de calças da Zara.  ;D


Eu não estava a comparar, nem a dizer que um New Forest é superior. Apenas disse que iria mais depressa para o New Forest devido ao custo inferior e a ter uma qualidade aceitável. Independentemente disso tudo, o pincel continua a custar os tais 64,95€, e que nos dias que correm não é nada pouco. É como tudo na vida, quem pode compra, quem não pode fica a ver  ;D

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #17 on: January 26, 2011, 07:14:49 pm »
0
O Lusitano lá acertou na inflação... Era uma ideia gira mas tou a ver que mais vale é poupar para um Shavemac...  :'(
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #18 on: January 26, 2011, 07:30:34 pm »
0
Comparar um Semogue a um New Forest é como comparar um par de calças da Fátima Lopes feitas à mão com um par de calças da Zara.  ;D

Só por curiosidade Leon, mas já experimentas-te algum New Forest, para estares a fazer uma comparação destas?

O Semogue é um 2-band Finest. Eis o que está descrito na página da vintagescent:

Não tinha visto esta parte. Obrigado.

Em geral, a diferença entre o Silvertip e o 2-bandas é a firmeza do pêlo, que é maior no 2-bandas.
Por isso é que toda a gente actualmente anda atrás de pincéis de 2-bandas, são simultaneamente firmes e com as pontas suaves. Actualmente toda agente quer ter um pincel assim: nó com firmeza mas muito suave nas pontas. É a moda actual, e um nicho que marcas como a Shavemac, a New Forest e outras exploram, e que a Semogue quer explorar também.

Essa firmeza é adquirida quer pelo tipo de pêlo, quer pelo corte, ou até as duas coisas,dependendo dos casos... não existe método padronizado, cada fabricante tem a sua metodologia.

E para complicar ainda mais, as denominações de pelo de texugo não são padronizadas: muitas fabricantes usam denominações diversas e próprias.
É o caso do Silvertip D01 da Shavemac, que segundo parece é uma classe especial de silvertip que é seleccionado para ter firmeza, como os 2-band, mas aparentemente ainda mais suave nas pontas, como os silvertip.

No caso do Semogue SOC, é um Finest 2-bandas, com um tipo de pêlo seleccionado todo xpto.

Quanto ao preço... ui. Acho que custa praticamente tanto quanto me custaram os meus outros pincéis todos juntos... :(  Bolas.
Acho que vai ter que ficar para dias melhores... Coloca-o no mesmo patamar dos Shavemac... :(
Mas lá que o pincel é lindo, não há dúvida. Adoro aquele cabo em cerejeira. Talvez em dias melhores...

Esta parte é que sinceramente não percebi.
Para mim um 2-band é um pincel em que a rama junto ao cabo é mais escura, e progressivamente se vai tornando mais clara à medida que chega ao topo. É o caso do Lijun & 1980 em Finest.
Um 3-band é um pincel que começa com uma rama clara junto ao cabo, tem uma faixa mais escura no meio e torna-se mais claro mais uma vez junto ao topo.
De notar que a Shavemac tem pinceis em Silvertip D01 em 3 bandas e em 2 bandas. Da mesma maneira que a Simpson tanto tem pinceis em Super Badger com 3 e 2 bandas.
É claro que um Silvertip D01 2-band da Shavemac tem mais firmeza de pelo, pela simples razão razão de que tem um loft consideravelmente mais baixo, e como é óbvio quanto mais baixo for o loft mais firme é o pelo.
E já nem ponho a questão de qual a diferença entre um duas bandas em finest ou um duas bandas em silvertip, dado que óbviamente são tipos de pelo diferentes.
A minha dúvida é se são tipos de Silvertip diferentes, extraídos de pontos diferentes do texugo, e daí a maior firmeza de pelo, se é um pelo extraído de outra espécie de texugos ou se é o mesmo pelo com um tipo de corte diferente.
É que pela tua explicação pareces estar a associar os 2-Band ao pelo em Finest Badger. E no fundo a Semogue não está a entrar no mundo dos 2-Band, está sim é a fabricar pela primeira vez, tanto quanto sei, um pincel com pelo em Finest Badger.

Quanto ao resto, e atendendo ao tipo de cabo, nem acho este Semogue caro. É claro que é um pincel mais caro do que um Lijun em Finest, que para todos os efeitos não deixa de ser um 2-band. Simplesmente o Lijun tem um cabo em plástico provavelmente feito em molde, e um pelo de pior qualidade, feito em série numa fábrica na China. Acho que é uma questão de dar o devido valor ao trabalho dos outros.
Agora que me digam que é muito dinheiro para a realidade portuguesa, isso já é outra história.

  

« Last Edit: January 26, 2011, 07:32:50 pm by bleddyn »

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #19 on: January 26, 2011, 08:05:26 pm »
0
Quote
Para mim um 2-band é um pincel em que a rama junto ao cabo é mais escura, e progressivamente se vai tornando mais clara à medida que chega ao topo.

Mesmo se o pêlo for pintado?  :D

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #20 on: January 26, 2011, 09:45:18 pm »
0
Quote
Para mim um 2-band é um pincel em que a rama junto ao cabo é mais escura, e progressivamente se vai tornando mais clara à medida que chega ao topo.

Mesmo se o pêlo for pintado?  :D

Acredita em mim que comprei um pincel nos chineses e não tenciono comprar mais nenhum ;).
Em contrapartida tenho dois pincéis da Shavemac em transito. Um deles é um 2-band.
E não, não é em Finest. E espero bem que não seja pintado. Obrigado oversaturn.
« Last Edit: January 26, 2011, 09:47:28 pm by bleddyn »

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #21 on: January 26, 2011, 10:05:59 pm »
0
Só por curiosidade Leon, mas já experimentas-te algum New Forest, para estares a fazer uma comparação destas?

Não, a minha experiência com pinceis resume-se a Semogue, Shavemac, Rooney e Simpsons.
Mas para fazer uma comparação destas baseio-me em amigos meus americanos que já experimentaram todos e mais alguns pinceis e para mim a opinião deles é de ouro, nem a questiono. Para além disso, um pincel daquele preço feito mecanicamente na China com materiais inferiores não se pode comparar aos pinceis de fabrico europeu.
Os pinceis são como qualquer outro artigo de consumo. Querem algo bom e duradouro? Comprem europeu. Querem "baratuxo"? Comprem nos chineses.
Desculpa se possa chocar alguns, mas gosto de comprar mais caro e usar o artigo por muito tempo. Tenho sapatos com 10 anos que parecem novos. Tenho relógios mecânicos de 50 anos que são melhores que os que são fabricados hoje. A minha navalha mais antiga tem 180 anos e barbeia que é um espectáculo. Nos dias de hoje reina infelizmente a mentalidade do "usa e deita fora". Não se valoriza os artigos feitos com tradição e saber. Não se aprende a fazer, compra-se feito.
Enfim, já estou a divagar... o que querem? Puxaram por mim!  ;D
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #22 on: January 26, 2011, 10:19:54 pm »
0
Compreendo perfeitamente o teu ponto de visto Leon. A questão é que em alguns casos de pouco ou nada serve o produto ser expecional e durar 100 anos. Se houvesse uma televisão que custasse 50.000€ e durasse 100 anos, eu não comprava porque não tinha possibilidades económicas para o fazer. Por outro lado há pessoas que nadam em dinheiro e só falta andarem a procurar comida no caixote do lixo, e sei de casos que é quase assim.

Para a maioria dos americanos, o custo deste Semogue são trocos, e alguns se calhar até compram mais do que um, para aproveitar a pechincha  ;D

Para o português comum, é um custo elevado, mesmo que seja de extrema qualidade e durabilidade.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #23 on: January 26, 2011, 10:32:00 pm »
0
E para o brasileiro, o custo é proibitivo!
Agora tentarei convencer o callega a fabricar pincéis!!!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #24 on: January 26, 2011, 11:16:08 pm »
0
Mas para fazer uma comparação destas baseio-me em amigos meus americanos que já experimentaram todos e mais alguns pinceis e para mim a opinião deles é de ouro, nem a questiono. Para além disso, um pincel daquele preço feito mecanicamente na China com materiais inferiores não se pode comparar aos pinceis de fabrico europeu.

Espero que os teus amigos não sejam os mesmos que expulsaram o Fido do B&B, porque ai se calhar a opinião deles seria prejudicada por conflito de interesses.

Admito que não percebo nada de pincéis, ando nisto há cerca de 7 meses e ainda tenho muito para aprender. No entanto tenho um New Forest 2211 e gosto muito dele.
É espantoso como um pincel feito na china, que não vale um caracol como tu dizes, vendeu o que vendeu e teve as criticas positivas que teve.
Não faço ideia se os New Forest são ou não feitos com materiais inferiores, o que sei, e isto foi dito pelo próprio Fido, é que os nós dos pincéis eram fornecidos pela Vulfix e montados na China. Se duvidares daquilo que estou a dizer tenho todo o prazer em procurar no blog a entrada em que ele refere isso. Ou se quiseres até posso abrir um tópico no TSR e fazer-lhe a pergunta e continuamos lá a discussão.
Suponho que sabes quem é a Vulfix Leon? Nem mais nem menos do que a actual dona da Simpson.
Moramos os dois no Porto, se quiseres passas cá por casa um dia, trazes um dos teus pincéis europeus, talvez até um Semogue em Silvertip e experimentamos a ver qual é que funciona melhor. O que é que dizes?
Nem vou comentar o resto que escreveste porque é puro preconceito. Admito perfeitamente que a qualidade do que compras é proporcional ao preço que pagas, agora dizer que tudo o que vem da China é lixo, muito honestamente sem comentários. 
Fiquem bem e até um dia destes.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #25 on: January 26, 2011, 11:56:44 pm »
0
Esta parte é que sinceramente não percebi.
Para mim um 2-band é um pincel em que a rama junto ao cabo é mais escura, e progressivamente se vai tornando mais clara à medida que chega ao topo. É o caso do Lijun & 1980 em Finest.
Um 3-band é um pincel que começa com uma rama clara junto ao cabo, tem uma faixa mais escura no meio e torna-se mais claro mais uma vez junto ao topo.

Boa! Até aqui tudo certo, concordo perfeitamente. :)

De notar que a Shavemac tem pinceis em Silvertip D01 em 3 bandas e em 2 bandas. Da mesma maneira que a Simpson tanto tem pinceis em Super Badger com 3 e 2 bandas.
É claro que um Silvertip D01 2-band da Shavemac tem mais firmeza de pelo, pela simples razão razão de que tem um loft consideravelmente mais baixo, e como é óbvio quanto mais baixo for o loft mais firme é o pelo.
E já nem ponho a questão de qual a diferença entre um duas bandas em finest ou um duas bandas em silvertip, dado que óbviamente são tipos de pelo diferentes.
A minha dúvida é se são tipos de Silvertip diferentes, extraídos de pontos diferentes do texugo, e daí a maior firmeza de pelo, se é um pelo extraído de outra espécie de texugos ou se é o mesmo pelo com um tipo de corte diferente.
É que pela tua explicação pareces estar a associar os 2-Band ao pelo em Finest Badger. E no fundo a Semogue não está a entrar no mundo dos 2-Band, está sim é a fabricar pela primeira vez, tanto quanto sei, um pincel com pelo em Finest Badger.

Ui... aqui é que a coisa se complica... é que cada fabricante usa critérios diferentes para denominar os vários tipos de pêlo de texugo. E os processos de fabrico variam também. E todas as três hipóteses que puseste são possíveis...
Por vezes um pincel de 2 bandas é "apenas" um pincel silvertip, mas com o pêlo cortado mais curto, o que lhe dá o tal aspecto de 2 bandas.
Outras vezes, os fabricantes seleccionam um certo tipo de pêlo (de uma zona diferente do animal ou então de uma espécie diferente) para obter um pincel com determinadas características.
E sim, existem diversas espécies de texugo que podem ser usadas: daí haver denominações como "High Mountain Badger", "Texugo Europeu", etc.

Sinceramente pensava que o silvertip D01 da Shavemac era um tipo de pêlo diferente, e não apenas um loft mais curto. É que neste link, onde se pode configurar um Shavemac à medida, um nó com pêlo D01 (quer em silvertip quer em 2-band) pode ter um loft de até 56mm... posso estar errado, então.

Quanto à Semogue, sim, é a primeira vez, ao que sei, que está a fabricar um pincel em Finest. E 2-band acho que também, mas posso estar errado,  o Bruno saberá responder a isso melhor que eu...

Quanto ao resto, e atendendo ao tipo de cabo, nem acho este Semogue caro. É claro que é um pincel mais caro do que um Lijun em Finest, que para todos os efeitos não deixa de ser um 2-band. Simplesmente o Lijun tem um cabo em plástico provavelmente feito em molde, e um pelo de pior qualidade, feito em série numa fábrica na China. Acho que é uma questão de dar o devido valor ao trabalho dos outros.
Agora que me digam que é muito dinheiro para a realidade portuguesa, isso já é outra história.

Totalmente de acordo. Não é por acaso que marcas artesanais como a Semogue ou a Shavemac são mais caras, existe muito trabalho manual envolvido e isso paga-se. Note-se que o diâmetro do nó deste pincel é de 24mm, o que não é vulgar de encontrar (a não ser os Shavemac feitos à medida, claro).
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #26 on: January 27, 2011, 01:50:31 am »
0
Não acho que seja proveitoso entrar pelo caminho de justificar o preço do pincel...
O preço é determinado pelo vendedor e o consumidor analisa se está disposto a pagá-lo ou não. A própria definição do preço, abaixo da barreira psicológica dos 100$, no seu mercado de eleição até é inteligente. Nós como portugueses é que levamos por tabela.
O que confesso me surpreendeu foi ver um preço semelhante ao LE tendo em conta que uma edição limitada leva premium no preço e que supostamente o pelo "selected silvertip" seria de topo. Se vale ou não não faço ideia... Mas gostava de tentar perceber melhor o produto, especialmente o tipo de pelo de que é composto. O Teiste comparou o pelo do LE ao D01, este teria que diferenças? Penso que tenho algumas dúvidas em relação a isto, tal como o bleddyn e algumas coisas não são fáceis de compreender. ???
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #27 on: January 27, 2011, 09:42:00 am »
0
Aqui podem ler a opinião do Teiste, que compara o 2010 LE e o SOC:

Quote

La SOC es perfecta tanto para espumar en la cara como en tazon.Es un poco distinta a la EL 2010 en cuanto a firmeza natural del pelo (la SOC es mucho mas firme) pero en las puntas son igual de suaves.
Por su precio es una ganga,64.95 euros,ya que brochas similares,como la Vie Long 16727,cuestan,al menos,20 euros mas (aunque la Vie Long es otra super brocha)


Lá está, é a tendência actual, o tal nicho de mercado que hoje em dia é imensamente procurado... muita firmeza de pêlo + suavidade de pontas.

Ah, e nesse mesmo tópico (uns posts mais atrás) podem ler ainda (e finalmente) as razões que levaram ao adiamento do Caravela.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #28 on: January 27, 2011, 10:32:02 am »
0
Não faço ideia se os New Forest são ou não feitos com materiais inferiores, o que sei, e isto foi dito pelo próprio Fido, é que os nós dos pincéis eram fornecidos pela Vulfix e montados na China. Se duvidares daquilo que estou a dizer tenho todo o prazer em procurar no blog a entrada em que ele refere isso. Ou se quiseres até posso abrir um tópico no TSR e fazer-lhe a pergunta e continuamos lá a discussão.
Suponho que sabes quem é a Vulfix Leon? Nem mais nem menos do que a actual dona da Simpson.

Eu sei disso. Alguns fabricantes europeus como a Vulfix compram as ramas já feitas da China, isso não é novidade.
Também sei que a Vulfix é detentora da Simpson há cerca de 20 anos. Isso também não é novidade.
Já agora, digo também que a Rooney tem grande parte do pincel - rama e cabo - feitos na China, sabias?
Se achas que um Semogue 2 bandas - cabo feito e lixado à mão, rama tratada e assemblada artesanalmente tudo aqui em Portugal - é caro, então o que acharás de um Rooney 2 bandas - cabo e nó feito mecanicamente por mão de obra barata chinesa? Sim, concordo contigo, é um escândalo.
E até gosto dos Rooney, já tive 2. Mesmo parcialmente feitos na China têm que ter um controlo de qualidade grande, claro, senão não tinham o sucesso que têm.
Desviando um bocado a conversa, o meu portátil é Compaq, mas é feito na China como a grande maioria dos produtos eletrónicos. E é um bom portátil.

O Teiste comparou o pelo do LE ao D01, este teria que diferenças? Penso que tenho algumas dúvidas em relação a isto, tal como o bleddyn e algumas coisas não são fáceis de compreender. ???

Pois não. Cada fabricante "baptiza" o pêlo conforme calha. Mas comparativamente, o D01 é muito parecido com o tipo de pêlo que a Semogue usou no LE. Será a mesma? É impossível saber.

Quanto à Semogue, sim, é a primeira vez, ao que sei, que está a fabricar um pincel em Finest. E 2-band acho que também, mas posso estar errado,  o Bruno saberá responder a isso melhor que eu...

Sim, é a primeira vez que conseguimos encontrar e importar este tipo de pêlo.

Totalmente de acordo. Não é por acaso que marcas artesanais como a Semogue ou a Shavemac são mais caras, existe muito trabalho manual envolvido e isso paga-se. Note-se que o diâmetro do nó deste pincel é de 24mm, o que não é vulgar de encontrar (a não ser os Shavemac feitos à medida, claro).

Ora bem, ainda bem que alguém entende a diferença.  ;)
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Novo pincel Semogue Owners Club
« Reply #29 on: January 27, 2011, 11:14:46 am »
0
Já agora, digo também que a Rooney tem grande parte do pincel - rama e cabo - feitos na China, sabias?

Sinceramente não sei se é grande parte do pincel, ou se é o pincel todo que é feito na China.
Será que alguém sabe?

Se achas que um Semogue 2 bandas - cabo feito e lixado à mão, rama tratada e assemblada artesanalmente tudo aqui em Portugal - é caro, então o que acharás de um Rooney 2 bandas - cabo e nó feito mecanicamente por mão de obra barata chinesa? Sim, concordo contigo, é um escândalo.

Nunca disse que o Semogue 2 bandas era caro e cito-me a mim próprio:
Quanto ao resto, e atendendo ao tipo de cabo, nem acho este Semogue caro. É claro que é um pincel mais caro do que um Lijun em Finest, que para todos os efeitos não deixa de ser um 2-band. Simplesmente o Lijun tem um cabo em plástico provavelmente feito em molde, e um pelo de pior qualidade, feito em série numa fábrica na China. Acho que é uma questão de dar o devido valor ao trabalho dos outros.
Agora que me digam que é muito dinheiro para a realidade portuguesa, isso já é outra história.

Só achei de mau gosto vires para aqui criticar um pincel que não conheces e que nunca experimentaste, unicamente baseado na opinião dos outros.
Muito sinceramente não estava à espera disto vindo de ti. Se queres criticar ao menos fá-lo com conhecimento de causa.
Vires para aqui criticar o trabalho dos outros, só para promoveres os teus próprios produtos não te fica bem.
De resto pela minha parte esta telenovela acaba aqui. Fica bem.


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal