Author Topic: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?  (Read 45556 times)

Offline Rui Marques

  • Trade Count: (+17)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3134
  • PT - Lisboa
  • Respect: +93
    • Email
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #15 on: December 21, 2014, 11:05:46 pm »
0
Palavras sábias caro amigo Gil. Quando vou a restaurantes com alguns colegas, prefiro nem pedir café, por tão mau que ele é.

Offline cuto

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 206
  • Respect: +5
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #16 on: December 21, 2014, 11:30:32 pm »
0
Que saudades de entrar em qualquer café e poder beber um excelente café de saco...
"He hoped and prayed that there wasn't an afterlife. Then he realized there was a contradiction involved here and merely hoped that there wasn't an afterlife."
-Douglas Adams


Augusto

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #17 on: December 21, 2014, 11:39:54 pm »
0
Como também faço coleção de chávenas de café, tenho algumas desta marca Sanzala.
Prefiro copo de vidro, nada como ver o café a cair na chávena.
Um dia destes compro porta filtro “naked”.
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=2oct7yUwOBA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=2oct7yUwOBA</a>



De nada caro amigo RF, tive muito gosto  ;) Comprei lá muito café, espero que esses saquinhos ainda estejam à altura do café de outrora.

Aliás, houve uma altura em que tb fui fã de um bom café, sobretudo do Blue Mountain jamaicano e do Khona havaiano mas na altura tinha-se acesso a bons lotes, mesmo cá em PT, apesar de uns preços mais elevados em relação ao café "mainstream".

Entretanto esse mercado não cresceu como os importadores teriam desejado e os melhores lotes começaram a desaparecer das estantes por falta de procura.Lembro-me dos cafés etíopes e tb dos brasileiros  ;)

Apesar do café português gozar de boa fama (compare-se com os espanhois,franceses...) verdade é que, dos ultimos anos para cá, a qualidade geral dele decaiu muito.

Aliás, o próprio gosto/palato português anda pelas ruas da amargura, que por vezes chega tão queimado/caramelizado que um pacote de açucar não chega. Noutros sitios, esses lotes seriam encaminhados para serem processados (descafeinados,granulados matinais etc), cá chega sempre à mesa, "...bota e bira...que não percebem nada". É uma tristeza servir-se café tão mau, na alegria e bom humor, e ninguém dizer nada... :(

E à observação do "..olhe...o café está queimado...! ...Só o senhor é que se queixa..."  :o
Não é para falar mal mas misturas que se vendem em Portugal o café tem que ter sempre o “coice” dos cafés robustas. Se pegarmos num café 100% arábica quase toda a gente que conheço diz que lhe falta qualquer coisa.

Mas a falta de qualidade começa como indicas na falta de qualidade de quem tira o café, não há profissionais de tirar café (barista) o que há é pessoas que por acaso manipulam máquinas de café sem se preocuparem com o que estão a fazer. Consequentemente o patamar de qualidade que as pessoas se regem anda no mesmo nível.


Eu não posso criticar por sou mais um que apesar de considerar que o um café está horrível o continua a beber.   :-[

Como já escrevi antes, o que me vez tomar o meu café da manhã em casa foi o facto de tomar muito lixo nos estabelecimentos próprios assim pelo menos o primeiro do dia é bom.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #18 on: December 22, 2014, 01:27:28 am »
0




Ah sim!! E falando dos baristas' às vezes nem a máquina está quente ainda de manhã cedo...

No demais, tb gosto de tomar café em casa de manhã. Já depois do almoço aqueles 15 mn da voltinha no exterior para arejar/ajudar à digestão "dão saúde" e com o café por cima, a ser bom, melhor ainda. Tenta-se ir ao menos mau... :P



 

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #19 on: December 22, 2014, 02:55:06 am »
0
Eu, como adepto da praticidade, adoro minha Nespresso! Redescobri o prazer do bom café com essa máquina! Já conheço bem os blends da marca, a ponto de selecionar. Recomendo os novos Kazaar e Darkhan!
« Last Edit: December 22, 2014, 02:56:53 am by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Rui Marques

  • Trade Count: (+17)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3134
  • PT - Lisboa
  • Respect: +93
    • Email
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #20 on: December 22, 2014, 02:31:23 pm »
0




Ah sim!! E falando dos baristas' às vezes nem a máquina está quente ainda de manhã cedo...

No demais, tb gosto de tomar café em casa de manhã. Já depois do almoço aqueles 15 mn da voltinha no exterior para arejar/ajudar à digestão "dão saúde" e com o café por cima, a ser bom, melhor ainda. Tenta-se ir ao menos mau... :P
Gil, e de quais o seu palato prefere?

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #21 on: December 23, 2014, 03:34:31 pm »
0


Gil, e de quais o seu palato prefere?



Não é que seja um expert acerca, mas gosto do Sidamo etíope, do Blue Mountain jamaicano (os japoneses compram-no quase todo...) do Khona havaiano (irregular no fornecimento) e recentemente comprei um Delta Timor, em pack violeta.


Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #22 on: December 23, 2014, 03:45:35 pm »
0

Não é que seja um expert acerca, mas gosto do Sidamo etíope, do Blue Mountain jamaicano (os japoneses compram-no quase todo...) do Khona havaiano (irregular no fornecimento) e recentemente comprei um Delta Timor, em pack violeta.

Esse Delta Timor tem um sabor complexo interessante. A início não gostei, talvez por não estar habituado. É um café com sabor a cacao que dispensa bem o uso de açucar.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #23 on: December 23, 2014, 09:18:23 pm »
0
Eu gosto do 100% Arábica, mas admito que estou na minoria. Em PT estamos mais habituados ao "patadão" adicionado pelo Robusta. Café em casa é sempre sem açúcar, fora já é mais difícil pelos motivos citados.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #24 on: December 23, 2014, 11:20:56 pm »
0

Não é que seja um expert acerca, mas gosto do Sidamo etíope, do Blue Mountain jamaicano (os japoneses compram-no quase todo...) do Khona havaiano (irregular no fornecimento) e recentemente comprei um Delta Timor, em pack violeta.


Esse Delta Timor tem um sabor complexo interessante. A início não gostei, talvez por não estar habituado. É um café com sabor a cacao que dispensa bem o uso de açucar.

Hum... parece-me algo que facilmente gostaria.
Onde se compra isso? É fácil encontrar?

Se bem que já apanhei muitas desilusões com a Delta (café ultra-torrado, leia-se esturricado, bem ao gosto português :P)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #25 on: December 24, 2014, 01:06:43 am »
0
Com esta conversa já me apetece é comprar uma máquina de jeito...  ;D ;D ;D

Quanto custa uma minimamente jeitosa para se tirar bons cafés??
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #26 on: December 24, 2014, 02:16:42 am »
0
Hum... parece-me algo que facilmente gostaria.
Onde se compra isso? É fácil encontrar?

Se bem que já apanhei muitas desilusões com a Delta (café ultra-torrado, leia-se esturricado, bem ao gosto português :P)

Se não gostres também não perdes muito. Encontra-se facilmente nos hipermercados.

http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=5034246%28eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente%29

Eu não percebo nada de café, mas o café de Timor tinha fama. O café tem particulas de vários tamanhos e dá para usar em várias máquinas. Os primeiros cafés que experimentei não me saíram bem e tive melhores resultados com cafeteira. Gostei especialmente de usar este café no leite, fica muito agradável.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #27 on: December 25, 2014, 09:26:58 pm »
0

Não é que seja um expert acerca, mas gosto do Sidamo etíope, do Blue Mountain jamaicano (os japoneses compram-no quase todo...) do Khona havaiano (irregular no fornecimento) e recentemente comprei um Delta Timor, em pack violeta.
Na loja Sanzala tem o Jamaica Blue Mountain e o  Hawaii Kona os preços é que são puxados (3x a 4x mais no caso do Kona para o resto) e ( 5x a 7x mais no caso do Blue Mountain para o resto).

 
Eu gosto do 100% Arábica, mas admito que estou na minoria. Em PT estamos mais habituados ao "patadão" adicionado pelo Robusta. Café em casa é sempre sem açúcar, fora já é mais difícil pelos motivos citados.
Eu também prefiro os 100% Arábica, mas ainda ontem bebi "India Robusta Parchment", estava com receio por ser Rubusta, mas não sendo dos meus favoritos não achei mau (quem gosta do creme este foi o campeão do creme).


Com esta conversa já me apetece é comprar uma máquina de jeito...  ;D ;D ;D

Quanto custa uma minimamente jeitosa para se tirar bons cafés??
Vou falar das que procurei, as semiautomáticas, e mesmo essas depende de quem te responder:

Há quem considere que o mínimo é a Rancilio Silvia, a rainha das máquinas entrada de gama, já vem com filtros não pressurizados (se quiseres filtros pressurizado tens de os comprar à parte) que custa por volta dos 450€

Depois tens a Gaggia Classic – a máquina que comprei -  (na Europa não vem com filtro não pressurizado ao contrario que acontece nos States – para evoluir tens que gastar mais um pouco no filtro)  que custa por volta dos 240€.

Mas podes considerar-se as Gaggia New Baby  (que segundo li internamente são iguais  às Classic a diferença está na caixa que é em plástico em vez de aço como as Classic) que custam por volta dos 175€.

Nos foruns da especialidade há quem responda que tens de gastar mais e ires para a gama semiprofissionais porque mais cedo ou mais tarde vais evoluir para esta gama.
O aspetos mais comentado, não é o único, para ser ir para as semiprofissionais em vez das de entrada de gama (Rancilio Silvia, Gaggia Classic,  Gaggia New Baby) é o facto de permitirem fazer vapor e tirar café ao mesmo tempo. Para mim não é uma necessidade porque só pretendo tirar expressos.


Conheço quem esteja satisfeito com máquinas ainda mais baixa gama que as indicadas anteriormente, como as que se encontra nas lojas de eletrodomésticos.


Sobre os filtros pressurizados, estes tem a vantagem de serem menos sensíveis aos diversos fatores (moagem não correta, pressão errada na compactação do café) mas tem a grande desvantagem de não permitir tirar tudo do café. Atualmente utilizo os filtros que vinham com a máquina ou seja filtros pressurizados.


Nota1: Não conheço nenhum sítio que venda as Gaggia ou a Rancilio em Portugal, eu tive de importar a minha máquina da Itália.
Nota2: Os preços indicados foi de uma procura rápida dos preços, pode-se encontrar mais baratos.
Nota3: Pode-se comprar máquinas usadas mais baratas.
Nota4: Não é preciso de uma máquina expresso para tirar bons cafés


Não nos podemos esquecer do moinho, que é mais importante que a máquina. Para mim o processo de decisão estava a ser complicado até aparecer um grande moinho profissional usado que me facilitou a vida.




Se não gostres também não perdes muito. Encontra-se facilmente nos hipermercados.

http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=5034246%28eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente%29

Eu não percebo nada de café, mas o café de Timor tinha fama. O café tem particulas de vários tamanhos e dá para usar em várias máquinas. Os primeiros cafés que experimentei não me saíram bem e tive melhores resultados com cafeteira. Gostei especialmente de usar este café no leite, fica muito agradável.
A moagem não é uniforme?

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #28 on: December 26, 2014, 03:25:48 am »
0
Fiquei com essa impressão, quer pela indicação de ser moagem universal (foi a primeira vez que reparei nisto) quer por o café não ser uniforme. Olhando para o café era como se o mesmo tivesse impurezas de cores e tamanhos diversos.

Ah, esqueci dizer que a embalagem é espetacular. Tem um fecho fácil e válvula que permite manter o café sem ar dentro do saco.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Aonde comprar café recém-torrado em Portugal?
« Reply #29 on: December 26, 2014, 11:41:57 am »
0
Fiquei com essa impressão, quer pela indicação de ser moagem universal (foi a primeira vez que reparei nisto) quer por o café não ser uniforme. Olhando para o café era como se o mesmo tivesse impurezas de cores e tamanhos diversos.

Ah, esqueci dizer que a embalagem é espetacular. Tem um fecho fácil e válvula que permite manter o café sem ar dentro do saco.
A moagem universal deveria ser uma moagem intermedia que se adapte aos vários tipos de extração do café, um dos aspetos mais importantes de uma boa moagem é esta ser o mais uniforme possível.

Da tua descrição foi uma analise visual, o tacto é melhor para auferir sobre a consistência da moagem que a visão.
Sobre partículas de diferentes cores é normal porque o próprio grão pode não ser uniforme na cor, ver foto em baixo de um grão do café de Timor (da loja Sanzala) que ando a beber, mesmo que a cor do grão fosse uniforme mas se o café for mistura, não consigo confirmar em lado nenhum se o Delta Timor é mistura ou não, pode ter grãos de cores diferentes.


« Last Edit: December 26, 2014, 11:43:37 am by RF »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal