Author Topic: Modinha das Barbearias  (Read 31176 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #90 on: February 24, 2015, 08:09:33 pm »
0
Aqui em minha cidade, abriram há pouco tempo uma "barbearia clássica"... No prédio, antes existia uma clínica-escola de odontologia que já havia sido minha cliente, logo eu conhecia bem o prédio... ENORME!!! Tentei imaginar como aquilo funcionaria...

Dia desses, fui lá pra conhecer...

O cabôco que trabalha lá como recepcionista, tentou me mostrar o "barbear clássico" deles...

1. Não usam pincel de barba, pois é "anti-higiênico" (na visão deles)...

2. Não usam navalha, pois é proibido (compreensível)...

De clássico mesmo, só tem toalhinha quente pra cá e pra lá, coisa que nem todo adepto do barbear clássico usa e/ou gosta.

É mais um exemplo de estabelecimento voltado a satisfazer a NOSTALGIA DO NÃO-VIVIDO...

Navalhas são mesmo proibidas, pincel... não sei, mas penso que não. Aqui no centro tem umas três ou quatro barbearias (que fazem barba mesmo) e vejo usando pincéis em todas elas. Embora confesso que não me sentiria à vontade que esfregassem na cara um pincel que passeou pela de outros minutos antes.

Mas existem máquinas que fazem espuma (não confundir com espuma enlatada), quente por sinal, a partir de uma garrafa. O "cabôclo" podia ser apresentado à uma.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #91 on: February 24, 2015, 08:17:13 pm »
0
O pincel é anti-higiênico?

Mas a tesoura, o pente e as mãos do barbeiro também rodaram nos cabelos de milhares de fregueses.

Se for ter escrúpulos extremos com essas coisas, ninguém comerá em restaurante, à míngua de certeza quanto à esterilização dos talheres, pratos, etc.

Isto tudo, para mim, é questão de confiar no estabelecimento, barbearia, restaurante, tanto faz.

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #92 on: February 24, 2015, 08:28:09 pm »
0
O confrade lamina, arranjou solução para este problema: levar o material de casa.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #93 on: February 24, 2015, 08:32:24 pm »
0
A quem leve navalha!! Eu levaria meu conjunto!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #94 on: February 24, 2015, 11:12:40 pm »
0
Navalhas são mesmo proibidas, pincel... não sei, mas penso que não. Aqui no centro tem umas três ou quatro barbearias (que fazem barba mesmo) e vejo usando pincéis em todas elas. Embora confesso que não me sentiria à vontade que esfregassem na cara um pincel que passeou pela de outros minutos antes.

Mas existem máquinas que fazem espuma (não confundir com espuma enlatada), quente por sinal, a partir de uma garrafa. O "cabôclo" podia ser apresentado à uma.

Já ouvi falar dessas máquinas... Mas máquina ou não, se o cara aplica a espuma sem pincel, vai aplicar com os dedos... Quente ou fria, espuma aplicada com os dedos não é e nunca será "barbear clássico"...

Quanto às navalhas, há muito são proibidas e não poderia ser diferente... Há muitos anos, era comum ver nas barbearias, gavetinhas com os nomes de clientes mais contumazes. Havia clientes que tinham seis navalhas, uma para cada dia da semana (tinha um dia de folga)...

Quando eu era estudante, cursei a universidade na cidade de São Carlos - SP... Fazia a barba com um Gilette GII, mas quando tinha festa, eu ia numa barbearia que ficava na avenida principal da cidade. Usavam navalha, que na época era permitido... Saudade...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #95 on: February 24, 2015, 11:14:09 pm »
0
Já ouvi falar dessas máquinas... Mas máquina ou não, se o cara aplica a espuma sem pincel, vai aplicar com os dedos... Quente ou fria, espuma aplicada com os dedos não é e nunca será "barbear clássico"...

barbear "clássico" hoje em dia, só em casa mesmo...

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Modinha das Barbearias
« Reply #96 on: February 25, 2015, 12:52:36 am »
0


O confrade lamina, arranjou solução para este problema: levar o material de casa.



Pois é!! Levo tudo e "armo o estendal lá". "Não se importa que vá pondo de molho o sabãozinho..." :D

O barbeiro já me conhece e ri-se sempre mas é um homem sério, old school na técnica e no fino trato com os clientes.

Sério pq barba normal são € 3 mas com material de casa são € 2,50  ;D . "Quando puxa" dou lá um pulo. um destes dias até deixo lá tudo, quem sabe...

Mas o homem é tão bom na Arte, e é assim que se vê a habilidade dum barbeiro, que consegue sacar duma má lâmina excelentes barbas, sem cortes nem irritações ou "a Arte de bem cavalgar qualquer sela".




Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #97 on: February 25, 2015, 09:28:54 am »
0
O confrade lamina, arranjou solução para este problema: levar o material de casa.

Ou então o contrário. Na minha cidade, antigamente, no meio do século passado, era normal os cavalheiros mais abastados contratarem o barbeiro para este se deslocar à sua residência e cortar a barba e cabelo. A parte da barba era feita usando material do cliente, por regra.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #98 on: February 25, 2015, 11:45:41 am »
0
Ou então o contrário. Na minha cidade, antigamente, no meio do século passado, era normal os cavalheiros mais abastados contratarem o barbeiro para este se deslocar à sua residência e cortar a barba e cabelo. A parte da barba era feita usando material do cliente, por regra.

ta ai um negocio que pegaria fogo no brasil.

Barbeiro "gourmet" .
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #99 on: February 25, 2015, 01:38:41 pm »
0
ta ai um negocio que pegaria fogo no brasil.

Barbeiro "gourmet" .
Eu me prontifico.

Offline Binhose

  • Trade Count: (+1)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 51
  • Respect: 0
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #100 on: February 26, 2015, 02:48:49 pm »
0

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Modinha das Barbearias
« Reply #102 on: February 26, 2015, 03:03:40 pm »
0

Ah sim, barbeiro em casa tb é possivel, e hoje ainda existe. Aliás esse meu barbeiro tb o faz, assim como aceita reservas de horas e dias no salão dele ou em outro lugar qualquer

Aliás a única coisa que o põe fora de si é...

" -...então acha bem, combinar hora e dia e não aparecer?!..."  :P


Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8314
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #103 on: March 17, 2015, 11:09:07 pm »
0
E este aqui nem usa navalhas  ;D

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=4kgut_HT_7E" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=4kgut_HT_7E</a>
« Last Edit: March 17, 2015, 11:11:40 pm by udrako »

Offline RodrigoGadelha

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 716
  • Espera no Senhor! Sl: 37-4
  • Respect: +10
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #104 on: March 19, 2015, 01:47:53 pm »
0
Gostei do tópico!
Tenho a cada dia mais e mais pensado em montar uma barbearia, algo bem pequeno apenas uma cadeira, o espelho e material de praxe, isto por conta da curiosidade de como seria a aceitação, se iria vingar, ou mesmo se isto daria algum trocado, pois aqui em minha cidade só existe uma barbearia no estilo clássico, mas ainda não tive coragem de visitá-la, pois pela propaganda que fazem no facebook parece-me ser realmente apenas propaganda  :-\ uma vez que postam várias fotos de dia do noivo e agora até dia da noiva.... mas nada de postarem o que realmente nos interessa, que são as fotos dos barbeiros fazendo o seu serviço.
Mas o maior empecilho para mim é realmente a técnica, pois nunca experimentei fazer a barba de outra pessoa senão a minha, o que me leva a pensar em oferecer tais serviços a meu irmão (pessoa que apresentei esta nossa arte), a fim de que, me sirva de cobaia..  ::)

E dude, você já utilizou os serviços da Casa Havana?

Abraços meus nobres!!
Rodrigo Gadelha
Manaus - AM
Brasil

Tags: barbearia 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal