Author Topic: Barba cerrada, pele sensível e irritação  (Read 15122 times)

Offline Thiago42

• Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Respect: 0
Barba cerrada, pele sensível e irritação
« on: January 25, 2015, 12:02:45 am »
0
Boa noite a todos!
Pesquiso aqui no fórum faz bastante tempo, e com certeza aprendi muitas coisas por aqui! Porém, ainda tenho problemas com o barbear!
Sempre tive a pele extremamente sensivel, principalmente no pescoço! Além disso tenho a barba cerrada e crescendo em direções diferentes pelo rosto e pescoço!
Evolui bastante, uso um safety razor merkur, pincel de texugo ômega, é vário entre o creme nívea pele sensível e o sabão da the Grooming. Como Pós barba uso pedra hume usava o balm que vira loção da natura! No momento uso a locao verdon da L'Occitane ! Antes de barbear uso água quente e sabonete Epidac (tem salicilato).
Meu problema é que daqui 1 semana começo a servir as forças armadas como oficial médico, é preciso da barba perfeitamente feita todos os dias!
Quando faço 1 dia e deixo 1 sem fazer, até que consigo não machucar muito minha pele! Se deixo 2, fica sem irritação nenhuma!
Porém, precisarei estar com zero barba todos os dias! Por isso preciso da ajuda de vocês, os mais experientes ou com situacao parecida com a minha !
Se faço a barba passando no sentido do pelo e depois no sentido contra (2 passadas), a pele irrita menos do que se eu fizer 3, 4 passadas. Só que se eu for fazer no outro dia, passar no sentido do pelo não adianta nada, nem corta pois os pêlos não estão grandes o suficiente ainda! Logo, eu precisarei fazer todos os dias passando apenas no sentido contra o crescimento. Já utilizo tecnicas de inclinação da lâmina no estilo "guilhotina". Meu texto está ficando muito grande, mas acho que consegui explicar minha situacao ! Agradeço a ajuda de vocês, e as dicas de quem já passou pela mesma situação que eu, e conseguiu dar um jeito! Espero não ter sido muito confuso! Obrigado !!

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
Re: Barba cerrada, pele sensível e irritação
« Reply #1 on: January 25, 2015, 12:21:26 am »
0
Como é que faz as quatro passagens?

Offline Thiago42

• Maçarico
  • *
« Reply #2 on: January 25, 2015, 12:39:37 am »
0
Ola! Obrigado pela resposta !
A primeira no sentido de crescimento dos pelos, a segunda "da orelha pro nariz" na horizontal, a terceira na horizontal no sentido contrário e a quarta no sentido contrário ao crescimento dos pelos

Offline Dude

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +36
    • Email
« Reply #3 on: January 25, 2015, 12:52:22 am »
0
Que modelo de Merkur é esse que usas?

Offline Thiago42

• Maçarico
  • *
« Reply #4 on: January 25, 2015, 12:56:12 am »
0
Merkur 34C HD!

Offline Caramelo

• Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #5 on: January 25, 2015, 10:20:22 am »
0
...com que lamina?

Offline João C.

• Marinheiro num Veleiro
  • Respect: +4
    • Email
« Reply #6 on: January 25, 2015, 10:25:36 am »
0
Eu também tenho a pele muito sensível. No início (não assim há tanto tempo) também ficava quase sempre com a pele irritada. Deve-ao aprimorar da técnica, mas não só. A pele também vai ganhando uma elasticidade adaptada a este tipo de barbear. E nesse período de tempo até se chegar a um aumento razoável da elasticidade sofre-se um pouco. Ainda tenho algumas irritações, mas cada vez menos. E cada vez curam mais depressa.
Para o meu tipo de pele, descobri que passar a pedra-hume (apenas quando tenho cortes) a deixa mais irritada ainda. Por isso, mandei vir Witch Hazel do iHerb, que ainda está para chegar. Há tipos de pele que não são muito tolerantes à pedra-hume.
O produto milagroso, e bastante acessível, que tenho contra as irritações é o Nivea Sensitive ASB:

Além de não ter álcool, que há também quem não se dê muito bem, actua em segundos. Reduz a irritação no momento, excepto quando é mais persistente. Neste caso, ao fim do dia aplico mais um pouco.
Além disso, também uso lâminas suficientemente afiadas (ou menos afiadas com máquinas mais agressivas). Para essa Merkur uma Astra SP creio que iria bastante bem. De um preço mais elevado: Personna (Red pack e Lab Blue), Gillette Silver Blue, Gillette Platinum.

Espero que tenha ajudado um pouco  ;)

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #7 on: January 25, 2015, 11:56:23 am »
0
A melhora da técnica ajuda bastante.
Recomendo desfazer a barba antes do banho, pois este funciona como calmante e melhora as irritações. Também troque a loção por um bálsamo. O Institut Karité é excelente!
Se o teu superior te irritar, olhe para ele com aquela “cara de paisagem” e "dê de ombros”! Se te mandar refazer o serviço, volte com a cara de quem foi ao açougueiro!  :D :D :D :D
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Stützel

• Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
« Reply #8 on: January 25, 2015, 01:07:49 pm »
0
Vamos lá ... depois de ler vários membros com o mesmo problema ... posso dizer com toda a certeza que e muito individual ... e pode ter varias soluções ... eu por exemplo não apresento nenhum tipo de alergia ou irritação ... e tenho a pele morena ... ate hoje só tive problema com um creme o Fixmodel ... já para agora ... como passei por momentos semelhantes ao que vai passar ... aconselho a não fazer a quarta passagem ...
e não faça o contra pelo todos os dias ... como já esta usando a SR ... isto não será problema ... embora usar uma lamina bem afiada lhe propõe menos passadas ... por vez menos irritação ... não é o caso de quem faz barba todo dia ... precisa de uma lamina de agrida menos sua pele ... indico a lamina Laser ... que foi a que usei neste período ... junto a uma maquina bem suave a "Matador" ... evite passar varias vezes no mesmo local ... respeitando a direção da passagem ... deixe os acabamentos para o final ... e não durante a passagem ... sempre usando balsamo com propriedades hidratantes ... no meu caso o Prep ... faça um teste com pedra hume ... pois em algumas pessoas faz o efeito contrario ... como esta usando um pincel de texugo ... deve ser bem macio ... mas deixe para fazer a espumaça na cara para a primeira passagem ... pois e essa que vai esfoliar ... tirar a gordura ... e facilitar o corte ... a segunda e mais deslize ... então evite muita flexão ... pois a pele já esta com micro-lesoes e soltando fluidos ... e ficara propicia a irritação e inflamação ... então da segunda para lá .... e só espalhar a espuma calmamente ... no final não esfregue a toalha no rosto ... vá escoltando ela sobre o rosto ... não esqueça da importância de fechar o s poros sobre acondiçoes assépticas ... então lave bem e retite todos os resíduos antes de aplicar o pós.

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #9 on: January 25, 2015, 01:59:10 pm »
0
O rosto fica inteiro irritado por igual ou é algo localizado?
But the tigers come at night

Offline Thiago42

• Maçarico
  • *
« Reply #10 on: January 25, 2015, 11:52:47 pm »
0
Pessoal! Valeu pelas respostas ! Vou tentar responder tudo por aqui:

- fico com mais irritação no pescoço ! Lá a barba cresce pra direita no lado direito e pra esquerda no lado esquerdo, na horizontal! Como sou magro, fica muito difícil cortar a barba lá! Mesmo porque a pele lá é bem sensivel! Com certeza é a parte que mais machuca, e que por vezes cria focos de pseudofoliculite !

- uso lâminas Lord azul! Mas vou tentar comprar essas que vocês tecomendaram, e também testar a Feather ! Como minha barba é muito grossa, talvez uma que corte mais me faça fazer menos passadas !

- tenho esse bálsamo da nívea! Vou tentar usar ele durante uma semana e ver o resultado! Mas vou tentar comprar também os outros produtos que me sugeriram aquie experimentar!

- Sobre as forças armadas, vamos ver como será em relação a barba Ehehe espero que dê pra não precisar estar liso igual pele de criança todos os dias! E se precisar, que minha pele acostume ! Porque pra estar todo dia como criança, preciso fazer apenas contra o sentido do pelo todo dia, se não nao adianta !

- pedra hume reparei que talvez piore mesmo minha irritação! Por isso vou ver se deixo de usar um tempo !

Novamente obrigado pelas respostas ! Se esqueci de responder algo, depois respondo novamente, Estou escrevendo de memória aqui!

Abraço !

Offline Stützel

• Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
« Reply #11 on: January 26, 2015, 12:01:41 am »
0
Não precisará ficar com cara lisinha!!  ;)

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #12 on: January 26, 2015, 12:32:15 am »
0
Antes de mais, experimente água fria.

Não sei se está a fazer as passagens corretamente, é estranho ter menos irritação passando do favor para o contrapelo diretamente do que em várias passagens de desbaste. Leva-me a crer que ou exerce pressão a mais ou não está a respeitar o sentido do crescimento do pelo.

Pessoalmente, acho que a pedra de alúmen só cria irritação se a pele estiver ferida e massacrada. Ou seja, é um sintoma e não uma causa. Experimente usar a pedra na pele sã sem ser depois da barba a ver se a mesma cria irritação.

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #13 on: January 26, 2015, 12:39:11 am »
0
...
- fico com mais irritação no pescoço ! Lá a barba cresce pra direita no lado direito e pra esquerda no lado esquerdo, na horizontal! Como sou magro, fica muito difícil cortar a barba lá! Mesmo porque a pele lá é bem sensivel! Com certeza é a parte que mais machuca, e que por vezes cria focos de pseudofoliculite !
...

Tudo indica que alguns ajustes precisam ser feitos, como sugeridos pelos confrades.

O ideal é que não ocorram estes problemas.

Enquanto isto, para diminuir esta irritação no pescoço, poderia tentar usar pomada Minâncora à noite (admitindo que barbeia-se pela manhã). Comigo funciona.  ;)
But the tigers come at night

Offline Dude

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +36
    • Email
« Reply #14 on: January 26, 2015, 12:41:52 am »
0
Não precisará ficar com cara lisinha!!  ;)

+1

Não precisa exagerar. Basta fazer a barba normalmente.
Os militares pegam mais no pé de quem aparece atrasado; ou com uniforme amassado, sapato sujo ou cabelo grande.
E eles pegam mais leve com os médicos (mas isso não quer dizer que terá vida mansa  ;D).

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal