Quote from: Mengao on April 26, 2011, 05:10:16 amAlguem ja viu os videos desse cara?ele tem um de como limpar um pincel, eu achei meio agressivo demais Caro Mengao,Assisti todos os vídeos do geofatboy! São excelentes! A limpeza até que está pouco agressiva! Se ele usasse água sanitária, até compreenderia teu espanto! Tenho um pincel que a base do nó estava com pequenas concreções calcárias, de acúmulo de resíduos dos cremes e sabões, então fiz a limpeza com o bórax (1 colher de sopa diluída em 100ml de água morna) e após vinagre (mesma proporção que o bórax) e voltou a ficar como novo. Precisar ver como saíram as soluções! Turvas e com muito resíduo!Estou pensando em usar água oxigenada para ver se sai mais sujeira!Abaixo, postei vídeo do Mantic59 mostrando a limpeza.Solicito opinião aos químicos do fórum! Agradeço antecipadamente!http://www.youtube.com/watch?v=7dRVZz83ago
Alguem ja viu os videos desse cara?ele tem um de como limpar um pincel, eu achei meio agressivo demais
Os videos do Geofatboy são realmente excelentes.Também achei o método de limpeza que ele propõe um pouco agressivo. Na realidade sempre limpei meus pincéis com água morna, esfregando mesmo. Nunca senti necessidade de uma limpeza mais profunda. Será que o tipo de água faz diferença?-Barbeiro
Estou pensando em usar água oxigenada para ver se sai mais sujeira!Abaixo, postei vídeo do Mantic59 mostrando a limpeza.Solicito opinião aos químicos do fórum! Agradeço antecipadamente!
Quote from: Barbeiro on April 26, 2011, 08:26:22 pmOs videos do Geofatboy são realmente excelentes.Também achei o método de limpeza que ele propõe um pouco agressivo. Na realidade sempre limpei meus pincéis com água morna, esfregando mesmo. Nunca senti necessidade de uma limpeza mais profunda. Será que o tipo de água faz diferença?-BarbeiroCaro Barbeiro,Águas ditas "duras", ou seja, com excesso de íons na sua composição, podem danificar não só pincéis, mas canos, utensílios metalicos e outros.Veja mais em Wikipedia - Dureza da água e Barbear Clássico - Endurecimento de cerdas.
Quote from: jltgonca on April 26, 2011, 11:26:08 amEstou pensando em usar água oxigenada para ver se sai mais sujeira!Abaixo, postei vídeo do Mantic59 mostrando a limpeza.Solicito opinião aos químicos do fórum! Agradeço antecipadamente!Não recomendo o uso de água oxigenada, nem acho necessário. É demasiado agressivo para o pêlo dos pincéis. O vinagre e o bórax são eficazes a remover o sabão e calcário, e são muito menos agressivos.Quanto ao video do tal geofatboy, que exagero. Cada um é como cada qual, e a opinião de cada um pode variar... mas aquilo para mim, não tem pés nem cabeça.
Gostaria de resgatar esse tópico para tirar uma dúvida. Usando vinagre não é preciso usar o borax, certo? Qual o vinagre que vocês usam?
Quote from: dr_mancha on June 28, 2013, 02:24:18 amGostaria de resgatar esse tópico para tirar uma dúvida. Usando vinagre não é preciso usar o borax, certo? Qual o vinagre que vocês usam? Vinagre normal, de vinho branco, ou de maçã, ou de... sei lá,um qualquer, que seja barato.
Quote from: oversaturn on June 28, 2013, 09:13:58 amQuote from: dr_mancha on June 28, 2013, 02:24:18 amGostaria de resgatar esse tópico para tirar uma dúvida. Usando vinagre não é preciso usar o borax, certo? Qual o vinagre que vocês usam? Vinagre normal, de vinho branco, ou de maçã, ou de... sei lá,um qualquer, que seja barato. ...e não importa qual vinagre seja, a proporção ideal é uma colher a cada 100ml de água?
Quote from: dr_mancha on June 28, 2013, 02:46:08 pmQuote from: oversaturn on June 28, 2013, 09:13:58 amQuote from: dr_mancha on June 28, 2013, 02:24:18 amGostaria de resgatar esse tópico para tirar uma dúvida. Usando vinagre não é preciso usar o borax, certo? Qual o vinagre que vocês usam? Vinagre normal, de vinho branco, ou de maçã, ou de... sei lá,um qualquer, que seja barato. ...e não importa qual vinagre seja, a proporção ideal é uma colher a cada 100ml de água?Eu até costumo pôr mais quantidade... sei lá, é a "olhómetro"
Eu uso H2O á pressão de 101 325 Pa .