Author Topic: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas  (Read 53910 times)

Offline mosca

• Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #60 on: March 23, 2015, 06:56:25 pm »
0
Achei algo interessante: poucos países obrigam a indústria  tabagista a inserir aquelas imagens chocantes nas embalagens de cigarros. De acordo com esse texto de 2009 (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2733253/), apenas 28 países!

"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #61 on: March 23, 2015, 07:17:59 pm »
0
Sou ex-fumante e sei das dificuldades de parar (faz mais de 10 anos que parei). Hoje muito ocasionalmente eu fumo charuto, mas 1 único charuto dura meses.

O cigarro é um vicio e poder matar?
Sim

O cigarro traz malefícios?
Sim, quem dirá os problemas cardíacos...

Você é a favor de campanha anti tabagismo na internet?
Não! Os maços de cigarro já são muito claros sobre seus malefícios (pelo menos aqui no Brasil). As empresas de tabaco não podem mais fazer propagandas na TV. Os cigarros são extremamente taxados para desestimular o consumo. A venda só permitida a maiores de 18 anos.
Na minha opinião tudo foi feito para se evitar a criação de novos tabagistas, se crianças ou adolescentes querem fumar não será este fórum que fará diferença, porque tudo está claro no próprio produto (malefícios).

A internet deve ser blindada das propagandas de cigarro, álcool e afins?
Não! A internet foi criada para ser um ambiente de pensamentos livres, e claro que deve haver regras. Uma empresa de bebidas alcoólicas não deve fazer propaganda numa rede social, mas acho que dentro do site da marca pode haver sem nenhum problema.
Penso que se um adolescente quiser saber mais sobre cigarros, não será num site sobre barbear que ele irá procurar.

Essa é a minha opinião, espero não ter chateado os confrades.

Essa é a única mensagem que colocarei nesse tópico.
Olá Marco,
Digo isso por mim, mas tua opinião não chateia nem um pouco. Ao contrário: você contribui para o debate de maneira educada.

“Você é a favor de campanha anti tabagismo na internet? Não! Os maços de cigarro já são muito claros sobre seus malefícios (pelo menos aqui no Brasil). As empresas de tabaco não podem mais fazer propagandas na TV. Os cigarros são extremamente taxados para desestimular o consumo. A venda só permitida a maiores de 18 anos. Na minha opinião tudo foi feito para se evitar a criação de novos tabagistas, se crianças ou adolescentes querem fumar não será este fórum que fará diferença, porque tudo está claro no próprio produto (malefícios)”.

Concordo que o governo brasileiro está fazendo algo pelo assunto. É impossível negar isso. Mas, infelizmente, esse esforço não ocorre em outros países. E, mesmo por aqui, ainda há muitos novos tabagistas, infelizmente. Esse dado mostra que os esforços são bem-vindos, mas ainda não suficientes. Não será o nosso fórum que, SOZINHO, fará a diferença. Mas se a intensão começar a proliferar-se? Nunca se sabe...

“A internet deve ser blindada das propagandas de cigarro, álcool e afins? “Não! A internet foi criada para ser um ambiente de pensamentos livres, e claro que deve haver regras. Uma empresa de bebidas alcoólicas não deve fazer propaganda numa rede social, mas acho que dentro do site da marca pode haver sem nenhum problema”.

A internet, de maneira geral, ainda é “terra de ninguém”. Dentro do site da marca pode haver propaganda, desde que haja também aviso aos menores de 18 anos (no caso do Brasil).

Obrigado.

Offline Nuno Sá

• Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
« Reply #62 on: March 23, 2015, 07:23:54 pm »
+1
 Este post foi escrito de manhã mas o fórum não esteve em condições para que o publicasse.

Melga! Contigo sou agressivo porque basicamente não gosto de pessoas como tu.

Censuradoras, fanáticas e limitadoras na liberdade dos outros. Nunca lês-te aqui a ninguém defender o fumo passivo e vens com moral de sacristia para este fórum. O que escrevi antes não é desenquadrado porque o teu discurso é bem típico de um certo tipo de pessoas que se acham com um nível moral acima dos outros.

Venho aqui exercer o meu direito à indignação. Não sei se sabes e gostas, mas neste país somos livres de o fazer desde o dia 25-5-1975. Vai censurar quem tu quiseres, mas aqui não me censuras certamente. São pessoas como tu que perpetuaram uma ditadura de 50 anos em Portugal. Foste inquinar o tópico sobre charutos e não gostas que não concordem contigo aqui e com a tua maneira de actuar ?

Com que então estás preocupado que uma criança possa aceder ao fórum e deparar-se com este antro de pecadores? Com tanta coisa à mão de semear na internet, estás preocupado com um tópico sobre charutos num fórum sobre barbear ? Não percebi bem se és só ingénuo ou algo bem pior.

Tu não percebes nada por experiência própria acerca de tabaco e vens aqui debitar estudos atrás de estudos sobre os malefícios deste. Além disso ainda argumentas que o charuto e o cachimbo são igualmente nefastos. Ora quem fuma charuto e cachimbo não inala o fumo, quem o faz também não passa um dia inteiro a fumar, como é o caso do cigarro.

O tabaco é mau e não faz bem à saúde, mas geralmente as doenças graves que lhe estão associadas não resultam só e apenas do uso do tabaco, resultam de vários factores como os químicos que lhe são adicionados, de uma predisposição genética e de uma estilo de vida que muitos fumadores por vicio levam, se quiserem aprofundar o tema deixo a página do Cachimbo Clube de Portugal onde estão vários textos que tentam desmistificar o tabaco:

http://www.cachimboclube.pt/os.htm

E já agora sobre o fumo passivo:

http://www.davehitt.com/facts/index.html

Confrade, muita paixão nas suas palavras, mas uma confusão, mistura de assuntos, pouca ou nenhuma lógica, não entendi nada!

Não percebes-te mas o Melga percebeu!

Esta mistura de assuntos parte do titulo do tópico. Drogas? Gostava de vos ver num mundo sem drogas. Álcool também gostava de ver o Brasil sem essa substancia. É que a generalização é perigosa, muito mesmo. A referencia à estória da carochinha, surge porque este tipo de discurso moral vem quase sempre de pessoas que cegamente seguem uma figura fantasiosa que tudo vê, tudo controla e toda a gente pune.

\m/

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #63 on: March 23, 2015, 11:50:25 pm »
0
Este post foi escrito de manhã mas o fórum não esteve em condições para que o publicasse.

Censuradoras, fanáticas e limitadoras na liberdade dos outros. Nunca lês-te aqui a ninguém defender o fumo passivo e vens com moral de sacristia para este fórum. O que escrevi antes não é desenquadrado porque o teu discurso é bem típico de um certo tipo de pessoas que se acham com um nível moral acima dos outros.

Venho aqui exercer o meu direito à indignação. Não sei se sabes e gostas, mas neste país somos livres de o fazer desde o dia 25-5-1975. Vai censurar quem tu quiseres, mas aqui não me censuras certamente. São pessoas como tu que perpetuaram uma ditadura de 50 anos em Portugal. Foste inquinar o tópico sobre charutos e não gostas que não concordem contigo aqui e com a tua maneira de actuar ?

Com que então estás preocupado que uma criança possa aceder ao fórum e deparar-se com este antro de pecadores? Com tanta coisa à mão de semear na internet, estás preocupado com um tópico sobre charutos num fórum sobre barbear ? Não percebi bem se és só ingénuo ou algo bem pior.

Tu não percebes nada por experiência própria acerca de tabaco e vens aqui debitar estudos atrás de estudos sobre os malefícios deste. Além disso ainda argumentas que o charuto e o cachimbo são igualmente nefastos. Ora quem fuma charuto e cachimbo não inala o fumo, quem o faz também não passa um dia inteiro a fumar, como é o caso do cigarro.

O tabaco é mau e não faz bem à saúde, mas geralmente as doenças graves que lhe estão associadas não resultam só e apenas do uso do tabaco, resultam de vários factores como os químicos que lhe são adicionados, de uma predisposição genética e de uma estilo de vida que muitos fumadores por vicio levam, se quiserem aprofundar o tema deixo a página do Cachimbo Clube de Portugal onde estão vários textos que tentam desmistificar o tabaco:

Esta mistura de assuntos parte do titulo do tópico. Drogas? Gostava de vos ver num mundo sem drogas. Álcool também gostava de ver o Brasil sem essa substancia. É que a generalização é perigosa, muito mesmo. A referencia à estória da carochinha, surge porque este tipo de discurso moral vem quase sempre de pessoas que cegamente seguem uma figura fantasiosa que tudo vê, tudo controla e toda a gente pune.

\m/

Já que mudou meu nome de Mosca para Melga, tomo a liberdade de chamá-lo de Sr. Irritado, pode ser?

Não entendo seu nervosismo. Direi, basicamente o que me foi dito, nas ocasiões em que, ERRADAMENTE, postei meus comentários no tópico de charutos: Não gosta do tópico de malefícios? Não o visite, ora bolas!

O fato de você não gostar de pessoas como eu, honestamente, não me perturba. Se você não entendeu até agora o escopo deste tópico, não posso fazer nada.

“Censuradoras, fanáticas e limitadoras na liberdade dos outros. Nunca lês-te aqui a ninguém defender o fumo passivo e vens com moral de sacristia para este fórum. O que escrevi antes não é desenquadrado porque o teu discurso é bem típico de um certo tipo de pessoas que se acham com um nível moral acima dos outros. Venho aqui exercer o meu direito à indignação. Não sei se sabes e gostas, mas neste país somos livres de o fazer desde o dia 25-5-1975. Vai censurar quem tu quiseres, mas aqui não me censuras certamente. São pessoas como tu que perpetuaram uma ditadura de 50 anos em Portugal. Foste inquinar o tópico sobre charutos e não gostas que não concordem contigo aqui e com a tua maneira de atuar?”

Sua linha argumentativa é tão frágil, que posso usar teu próprio argumento a meu favor: você, que me acusa de censurar e limitar teu pensamento, não faz o mesmo contra mim?

“Com que então estás preocupado que uma criança possa aceder ao fórum e deparar-se com este antro de pecadores? Com tanta coisa à mão de semear na internet, estás preocupado com um tópico sobre charutos num fórum sobre barbear? Não percebi bem se és só ingénuo ou algo bem pior”.

Já falei MUITO sobre isso, e sugiro que leia os outros posts do tópico para minhas respostas sobre esse mesmo tipo de argumento.

“Tu não percebes nada por experiência própria acerca de tabaco e vens aqui debitar estudos atrás de estudos sobre os malefícios deste. Além disso ainda argumentas que o charuto e o cachimbo são igualmente nefastos. Ora quem fuma charuto e cachimbo não inala o fumo, quem o faz também não passa um dia inteiro a fumar, como é o caso do cigarro”.

Também já falei sobre isso: sugiro que leia os outros posts do tópico para minhas respostas sobre esse mesmo tipo de argumento.

“O tabaco é mau e não faz bem à saúde, mas geralmente as doenças graves que lhe estão associadas não resultam só e apenas do uso do tabaco, resultam de vários factores como os químicos que lhe são adicionados, de uma predisposição genética e de um estilo de vida que muitos fumadores por vicio levam, se quiserem aprofundar o tema deixo a página do Cachimbo Clube de Portugal onde estão vários textos que tentam desmistificar o tabaco”

Também já falei sobre isso, não vou repetir.

“Esta mistura de assuntos parte do titulo do tópico. Drogas? Gostava de vos ver num mundo sem drogas. Álcool também gostava de ver o Brasil sem essa substancia. É que a generalização é perigosa, muito mesmo. A referencia à estória da carochinha, surge porque este tipo de discurso moral vem quase sempre de pessoas que cegamente seguem uma figura fantasiosa que tudo vê, tudo controla e toda a gente pune.”

Gostava de vos ver num mundo sem drogas? Ora, lute contra elas!

« Last Edit: March 24, 2015, 12:10:28 am by mosca »

Offline runfransos

• Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • Respect: +56
    • Email
« Reply #64 on: March 24, 2015, 12:01:53 am »
0

Respondendo ao Runfransos, que passou despercebido.

Sim, correto. Um fumante eventual possui uma grande chance de se transformar num fumante habitual. Ele tem a falsa sensação de que controla o cigarro. Na maioria das vezes, não controla. Esse é um argumento lógico e convincente, que eu mesmo usaria para convencer um fumante eventual a não se arriscar com o fumo. 

Já aqui eu não concordo. Um fumante eventual não é dependente. Pode vir a sê-lo, mas não é ainda. Faz todo sentido ele se submeter a um mau hábito esporadicamente se ele obtém prazer nisso e acha que não terá grandes consequências. Mas seria uma imprecisão chamá-lo de viciado.

Confrade, bem sei que se retirou deste debate, mas permita-me só clarificar este ponto que eu não expliquei adequadamente a ideia.

A dependência do tabaco tem duas componentes, a física e a psicológica. O fumante eventual esta dependente psicologicamente, mesmo que não fisicamente. Veja bem, a partir do momento em que ele interioriza ideias erróneas do género: dá prazer, relaxa-me, é um companheiro, ajuda-me a pensar nos problemas, etc, ele já caiu na armadilha e criou ali um vinculo do qual terá dificuldade em se separar. Aliás o confrade reconhece isso quando admite que o fumador ocasional na maioria dos casos não domina o cigarro.

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #65 on: March 24, 2015, 12:04:32 am »
0
Confrade, bem sei que se retirou deste debate, mas permita-me só clarificar este ponto que eu não expliquei adequadamente a ideia.

A dependência do tabaco tem duas componentes, a física e a psicológica. O fumante eventual esta dependente psicologicamente, mesmo que não fisicamente. Veja bem, a partir do momento em que ele interioriza ideias erróneas do género: dá prazer, relaxa-me, é um companheiro, ajuda-me a pensar nos problemas, etc, ele já caiu na armadilha e criou ali um vinculo do qual terá dificuldade em se separar. Aliás o confrade reconhece isso quando admite que o fumador ocasional na maioria dos casos não domina o cigarro.
+1

Offline guest5676345

• No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #66 on: March 24, 2015, 12:13:31 am »
0

\m/
Não vale a pena adiantar. 25-04-1974 :)

Offline runfransos

• Merkur-o-cromo
  • Respect: +56
    • Email
« Reply #67 on: March 24, 2015, 12:21:47 am »
0

\m/

Aqui neste tópico interessa-me sobretudo a questão do tabaco, assunto em relação ao qual posso contribuir pela minha experiência de fumador e depois de deixar de fumar. Ha ideias que me parecem interessantes de analisar e debater. É lamentável que isso incomode alguns confrades, mas não tem de ser assim, é possível entendermos-nos, mesmo discordando.

E sim bebo e tenho outros vícios, não pretendo ser exemplo para ninguém, apenas trocar opiniões, e se aprender alguma coisa melhor.

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #68 on: March 24, 2015, 12:28:49 am »
0
Aqui neste tópico interessa-me sobretudo a questão do tabaco, assunto em relação ao qual posso contribuir pela minha experiência de fumador e depois de deixar de fumar. Ha ideias que me parecem interessantes de analisar e debater. É lamentável que isso incomode alguns confrades, mas não tem de ser assim, é possível entendermos-nos, mesmo discordando.

E sim bebo e tenho outros vícios, não pretendo ser exemplo para ninguém, apenas trocar opiniões, e se aprender alguma coisa melhor.
e deixo claro que não incluirei medicamentos anestésicos neste tópico. E concordo com o Francisco, é possível uma discussão saudável, sem dúvida

Offline fsilva9

• Com Proraso, eu arraso
  • Respect: +70
« Reply #69 on: March 24, 2015, 12:39:12 am »
+1
Esta será a minha única participação neste post como tal fica a minha exposição, de alguém que nunca fumou 1 cigarro:
Profissionalmente e durante o meu curso tive contacto com muitos estudos e com pessoas fumadoras, umas activas e outras passivas. E claro que contactei com pessoas com patologias tipicas de fumador, DPOC, bronquite crónica, enfisema pulmonar e coisas que tais que possam imaginar. A verdade é que da informação que temos, o tabaco esta relacionado com imensas patologias adquiridas, no entanto também está a diabetes como patologia ou consumo exagerado de açucar, bem como o stress, podendo ser este o mais maléfico dos 3. Forma-se desta forma uma triade a que poucos ou nenhuns de nós incorre nem que seja somente num ponto, para não falar das últimas teorias sobre o leite e o gluten.
Desta forma eu acho que todos temos imensa informaçao sobre os malefícios de tanta coisa a que actualmente estamos expostos, no entanto a minha opinião sobre isto e quase tudo (excepto crianças, nestas a minha opinião podemos discutir noutro local) é que estando as pessoas conhecedoras, dando a nossa opinião uma vez, é escolha da pessoa se toma ou não a decisão que nos achamos menos correcta. Está inteiramente na responsabilidade do individuo se este faz algo que conscientemente sabe que o pode prejudicar, toma uma decisão e arcará futuramente com as consequências da mesma, afinal a vida é isso mesmo, acção e reacção a estímulos que nos chegam.

Desta forma repito, eu escolhi nunca fumar 1 único cigarro, mas tenho amigos com a mesma formação que eu e professores que fumam conscientemente sabendo de muito mais coisas que as que foram aqui expostas, não os critico, sabem o que fazem.

Lembram-se da tríade? Baixar os niveis de stress, não é para isso que temos este fórum e a panóplia de material barbistico e o utilizamos?

Um abraço a todos e nas palavras de um grande senhor "façam o favor de ser felizes".
"Wetshaving is a relaxing, meditative ritual that clears the mind and sends one out into the world a better, not just a better-groomed, person."
Bill Barol

Offline Zeri

• Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
« Reply #70 on: March 24, 2015, 12:44:29 am »
0
E a lista VIP?
Também fará mal aos pulmões?

;D ;D ;D
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #71 on: March 24, 2015, 12:45:05 am »
0
Sobre o argumento "Quem fuma charuto e cachimbo não inala o fumo!"

1. All cigar and cigarette smokers, whether or not they inhale, directly expose their lips, mouth, tongue, throat, and larynx to tobacco smoke and its toxic and cancer-causing chemicals.

2. Cigar smoke is possibly more toxic than cigarette smoke.

Cigar smoke has:

- A higher level of cancer-causing substances: During the fermentation process for cigar tobacco, high concentrations of cancer-causing nitrosamines are produced. These compounds are released when a cigar is smoked. Nitrosamines are found at higher levels in cigar smoke than in cigarette smoke.

- More tar: For every gram of tobacco smoked, there is more cancer-causing tar in cigars than in cigarettes.

- A higher level of toxins: Cigar wrappers are less porous than cigarette wrappers. The nonporous cigar wrapper makes the burning of cigar tobacco less complete than the burning of cigarette tobacco. As a result, cigar smoke has higher concentrations of toxins than cigarette smoke.

- Furthermore, the larger size of most cigars (more tobacco) and longer smoking time result in higher exposure to many toxic substances (including carbon monoxide, hydrocarbons, ammonia, cadmium, and other substances).
« Last Edit: March 24, 2015, 01:07:31 am by mosca »

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #72 on: March 24, 2015, 12:47:06 am »
0
E a lista VIP?
Também fará mal aos pulmões?

;D ;D ;D
perdão se pareço ignorante, mas não entendi

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #73 on: March 24, 2015, 12:56:12 am »
0
Esta será a minha única participação neste post como tal fica a minha exposição, de alguém que nunca fumou 1 cigarro:
Profissionalmente e durante o meu curso tive contacto com muitos estudos e com pessoas fumadoras, umas activas e outras passivas. E claro que contactei com pessoas com patologias tipicas de fumador, DPOC, bronquite crónica, enfisema pulmonar e coisas que tais que possam imaginar. A verdade é que da informação que temos, o tabaco esta relacionado com imensas patologias adquiridas, no entanto também está a diabetes como patologia ou consumo exagerado de açucar, bem como o stress, podendo ser este o mais maléfico dos 3. Forma-se desta forma uma triade a que poucos ou nenhuns de nós incorre nem que seja somente num ponto, para não falar das últimas teorias sobre o leite e o gluten.
Desta forma eu acho que todos temos imensa informaçao sobre os malefícios de tanta coisa a que actualmente estamos expostos, no entanto a minha opinião sobre isto e quase tudo (excepto crianças, nestas a minha opinião podemos discutir noutro local) é que estando as pessoas conhecedoras, dando a nossa opinião uma vez, é escolha da pessoa se toma ou não a decisão que nos achamos menos correcta. Está inteiramente na responsabilidade do individuo se este faz algo que conscientemente sabe que o pode prejudicar, toma uma decisão e arcará futuramente com as consequências da mesma, afinal a vida é isso mesmo, acção e reacção a estímulos que nos chegam.

Desta forma repito, eu escolhi nunca fumar 1 único cigarro, mas tenho amigos com a mesma formação que eu e professores que fumam conscientemente sabendo de muito mais coisas que as que foram aqui expostas, não os critico, sabem o que fazem.

Lembram-se da tríade? Baixar os niveis de stress, não é para isso que temos este fórum e a panóplia de material barbistico e o utilizamos?

Um abraço a todos e nas palavras de um grande senhor "façam o favor de ser felizes".
Fico feliz que nunca tenha fumado. Sim, o açúcar em excesso faz tremendo mal, e até podemos discutir sobre isso também aqui! Quanto ao stress, nem se fala!!!

E as crianças, até certa idade, não podem tomar decisões conscientes, infelizmente. Você tem razão sobre isso.
Obrigado pela opinião educada.

Offline Colcurinho

• A obra de Valobra
  • Respect: +16
« Reply #74 on: March 24, 2015, 04:51:25 am »
0
se havia tópicos sobre o fumo e a bebida no fórum, me parecia justo que também houvesse tópicos CONTRA estes hábitos.

Estou de acordo contigo Gago, que se há tópicos sobre álcool e charutos, também deve ser permitidos assuntos de posições contrárias. Não é o assunto do tópico que me fez crer que isto ia acabar mal, é a ferocidade da posição ideológica que me fez acreditar que tópicos deste género só podem dar em desentendimentos e criação de ressentimentos. E já se viu que é muito difícil conter o mau ambiente apenas num tópico especifico. As inimizades acabam sempre por contagiar outros tópicos, e é por isso que não concordo com a existência deste tipo de tópicos.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal