Author Topic: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas  (Read 53811 times)

Offline Nuno Sá

• Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #105 on: March 24, 2015, 11:46:26 pm »
0
Estou de acordo contigo Gago, que se há tópicos sobre álcool e charutos, também deve ser permitidos assuntos de posições contrárias. Não é o assunto do tópico que me fez crer que isto ia acabar mal, é a ferocidade da posição ideológica que me fez acreditar que tópicos deste género só podem dar em desentendimentos e criação de ressentimentos. E já se viu que é muito difícil conter o mau ambiente apenas num tópico especifico. As inimizades acabam sempre por contagiar outros tópicos, e é por isso que não concordo com a existência deste tipo de tópicos.

Que fique aqui bem explicito que nunca fui, nem sou contra este tipo de tópicos. Sou pela liberdade de expressão.

O que me incomodou e não foi pouco, e atenção que nunca me exaltei neste fórum como com esta questão, foi a tentativa de censurar um tópico alheio.

Agora que o tópico que mencionei anteriormente foi limpo, o que agradeço, deixo à disponibilidade de que faz a moderação também o faça aqui.

Já agora peço desculpa se incomodei algum membro do fórum, menos o Melga esse faço questão de incomodar. Bem hajam.

Offline mosca

• Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
« Reply #106 on: March 24, 2015, 11:57:20 pm »
0
Que fique aqui bem explicito que nunca fui, nem sou contra este tipo de tópicos. Sou pela liberdade de expressão.

O que me incomodou e não foi pouco, e atenção que nunca me exaltei neste fórum como com esta questão, foi a tentativa de censurar um tópico alheio.

Agora que o tópico que mencionei anteriormente foi limpo, o que agradeço, deixo à disponibilidade de que faz a moderação também o faça aqui.

Já agora peço desculpa se incomodei algum membro do fórum, menos o Melga esse faço questão de incomodar. Bem hajam.
“O que me incomodou e não foi pouco, e atenção que nunca me exaltei neste fórum como com esta questão, foi a tentativa de censurar um tópico alheio”

Qual foi essa tentativa? A que tópico você se refere?

“Agora que o tópico que mencionei anteriormente foi limpo, o que agradeço, deixo à disponibilidade de que faz a moderação também o faça aqui”

Você quer que a moderação limpe exatamente o que no tópico de malefícios?

“Já agora peço desculpa se incomodei algum membro do fórum, menos o Melga esse faço questão de incomodar. Bem hajam”.

Quem disse que você me incomoda?

"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline edulpj

• Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
« Reply #107 on: March 25, 2015, 12:09:37 am »
0
Eduardo: você é um jovem de 52 anos.

Não tenho essa pretensão... Um jovem é alguém que ainda não atingiu a metade de seu ciclo de vida. Eu já passei e já estou longe. Como dizia o finado Chico Anísio, não tenho medo de morrer... TENHO PENA!

A morte é a ÚNICA CERTEZA que temos... Não vejo sentido em ter medo de minha única certeza...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #108 on: March 25, 2015, 12:14:29 am »
0
Não tenho essa pretensão... Um jovem é alguém que ainda não atingiu a metade de seu ciclo de vida. Eu já passei e já estou longe. Como dizia o finado Chico Anísio, não tenho medo de morrer... TENHO PENA!

A morte é a ÚNICA CERTEZA que temos... Não vejo sentido em ter medo de minha única certeza...
e se você morrer com 104 anos? estaria na metade agora! eu brinco, mas há sensatez na tua observação

Offline edulpj

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #109 on: March 25, 2015, 12:33:47 am »
0
104???? Não desejo isso pro mundo...

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #110 on: March 25, 2015, 12:51:31 am »
0
104???? Não desejo isso pro mundo...
:)

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #111 on: March 25, 2015, 04:24:35 am »
0
Apenas mais alguns detalhes sobre o Custo Social do Tabagismo no Brasil:

FONTE: O Estado de São Paulo (2008)

Fumantes custam R$ 338 milhões ao SUS

Destaco alguns trechos:

O cigarro provoca um prejuízo anual para o sistema público de saúde de pelo menos R$ 338 milhões, o equivalente a 7,7% do custo de todas as internações e quimioterapias no País. O cálculo, feito pela primeira vez no Brasil, considerou o gasto com hospitalizações e terapias quimioterápicas em pacientes de 35 anos ou mais, vítimas de 32 doenças comprovadamente associadas ao tabagismo no ano de 2005. Estima-se que 22,4% da população brasileira fumem.

"São recursos significativos e, o mais importante, que poderiam ser poupados", observa a autora do trabalho, a economista da Fundação Oswaldo Cruz, Márcia Pinto. Para ela, o resultado da pesquisa deixa clara a necessidade de se adotar medidas rápidas para responsabilizar a indústria do tabaco pelo impacto econômico provocado no sistema de saúde público. "Além disso, as ações antitabagistas devem ser intensificadas", avalia. Entre elas, Márcia enumera o aumento do preço do cigarro brasileiro, o sexto mais barato do mundo.

A pesquisadora não tem dúvida de que o impacto econômico do tabagismo no sistema de saúde é maior do que revela seu estudo. O trabalho analisou apenas parte dos custos: internação e quimioterapia. "Esse foi o ponto de partida, porque não havia nada similar no Brasil". Ela espera que novos trabalhos agora sejam realizados para avaliar, por exemplo, gastos com medicamentos, cirurgias e o tratamento de pacientes vítimas de fumo passivo.

« Last Edit: March 25, 2015, 04:29:38 am by mosca »

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #112 on: March 25, 2015, 04:38:58 am »
0
Tabagismo em Portugal

Fonte: ARQUIVOS DE MEDICINA, 19: 207-229, 2005

É um belo trabalho de revisão, feito por profissionais do Serviço de Higiene e Epidemiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Acesse-o aqui:

http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/am/v19n5-6/v19n5-6a05.pdf

Transcrevo aqui o resumo do artigo:

Os efeitos do tabaco e as consequências que ele produz a nível da saúde já estão bem estudados e documentados.
Fumar é o factor de risco modificável com o maior número de mortes atribuídas. Portugal encontra-se num estádio da epidemia menos adiantado em relação à maioria dos países desenvolvidos. Contudo, existem diferenças de consumo de cigarros entre as zonas rurais urbanas do país, sendo superior nas zonas urbanas, e o padrão de evolução é distinto, verificando-se uma ligeira diminuição nos homens e um aumento nas mulheres, o que faz esperar, além das complicações comuns a ambos os sexos, adicionais consequências na função reprodutiva e no resultado da gravidez. A prevalência de consumo de tabaco é elevada nas grávidas, sendo necessárias fortes medidas de combate ao consumo de tabaco nesta população. O consumo de tabaco inicia-se frequentemente na adolescência, sendo as iniciativas destinadas à prevenção do consumo de tabaco especialmente importantes nestas idades. A elevada prevalência de fumadores no grupo dos profissionais de saúde, nomeadamente nos médicos e enfermeiros, e entre os professores, merece particular atenção, uma vez que poderão funcionar como exemplos na sociedade. A lei portuguesa sobre a Prevenção do Tabagismo é restritiva, sendo necessária a fiscalização do seu efectivo cumprimento. É importante a monitorização periódica da prevalência de fumadores em Portugal, incluindo amostras representativas da população continental e regiões autónomas, que permitam a análise de dados estratificados, demográfica e socioeconomicamente, bem como trabalhos de investigação, com atenção especial a grupos populacionais mais vulneráveis, como são adolescentes, grávidas e profissionais de saúde.

Offline runfransos

• Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • Respect: +56
    • Email
« Reply #113 on: March 25, 2015, 05:49:35 am »
0
Concorda, confrade mosca, que profissões como médicos, enfermeiros e professores funcionam como um exemplo para a sociedade, logo têm uma responsabilidade maior na sua conduta? Ou sou homens e mulheres como os outros?

Interessante tambem o facto de se fumar mais nas cidades. Eu aceito essa informação com naturalidade. Nas cidades a maior parte das pessoas está sujeita a um maior numero de pressões como, por exemplo, ganhar dinheiro para pagar contas elevadas, competição no ambiente de trabalho, individualismo que isola as pessoas, consumismo que não preenche o vazio, uma alimentação menos biológica. Como consequência disso, todo o desconforto sofrido leva as pessoas a procurarem uma solução. Aqui aparece a auto-medicação: tabaco, álcool, outras drogas.

Offline Colcurinho

• A obra de Valobra
  • Respect: +16
« Reply #114 on: March 25, 2015, 06:03:14 am »
0

Nuno, a minha publicação não se referia a ti. Sou da mesma opinião que o Benoit.

Acho que o confrade está a fazer a sua luta no sitio errado e parece conversa de missionário tentando a conversão na sua religião.

Lamento amigo Mosca, mas tudo o que é em excesso deve ser evitado. Até o amor por alguém.

Offline guest5676345

• No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #115 on: March 25, 2015, 08:45:26 am »
0
Apenas mais alguns detalhes sobre o Custo Social do Tabagismo no Brasil:

FONTE: O Estado de São Paulo (2008)

Fumantes custam R$ 338 milhões ao SUS

Destaco alguns trechos:

O cigarro provoca um prejuízo anual para o sistema público de saúde de pelo menos R$ 338 milhões, o equivalente a 7,7% do custo de todas as internações e quimioterapias no País. O cálculo, feito pela primeira vez no Brasil, considerou o gasto com hospitalizações e terapias quimioterápicas em pacientes de 35 anos ou mais, vítimas de 32 doenças comprovadamente associadas ao tabagismo no ano de 2005. Estima-se que 22,4% da população brasileira fumem.

"São recursos significativos e, o mais importante, que poderiam ser poupados", observa a autora do trabalho, a economista da Fundação Oswaldo Cruz, Márcia Pinto. Para ela, o resultado da pesquisa deixa clara a necessidade de se adotar medidas rápidas para responsabilizar a indústria do tabaco pelo impacto econômico provocado no sistema de saúde público. "Além disso, as ações antitabagistas devem ser intensificadas", avalia. Entre elas, Márcia enumera o aumento do preço do cigarro brasileiro, o sexto mais barato do mundo.

A pesquisadora não tem dúvida de que o impacto econômico do tabagismo no sistema de saúde é maior do que revela seu estudo. O trabalho analisou apenas parte dos custos: internação e quimioterapia. "Esse foi o ponto de partida, porque não havia nada similar no Brasil". Ela espera que novos trabalhos agora sejam realizados para avaliar, por exemplo, gastos com medicamentos, cirurgias e o tratamento de pacientes vítimas de fumo passivo.
Num ano o Brasil gastou 338 milhões com a saúde por causa do tabaco, mas agora, fala de números que o Brasil ganhou nesse mesmo ano com o dinheiro dos impostos do cigarro. Nem é bom o lucro que teve.

Para os governos é extremamente mau se os contribuintes deixarem de fumar.

Repara, Portugal que é muito mais pequeno que o Brasil, no ano passado, o governo ganhou em imposto sobre o tabaco 1399,3 milhões... acho que dá um lucro brutal.

Se quem fuma não se importa com a própria saúde, vamos nós que não temos nada a ver com a saúde deles?

O governo também não quer que o povo deixe de fumar...

Mosca, relax...

Ah, e evita os double e triple post, já que neste forum o post count + 1 não serve pra nada, usa a função citar ou editar. :D

Offline runfransos

• Merkur-o-cromo
  • Respect: +56
    • Email
« Reply #116 on: March 25, 2015, 09:16:23 am »
0

Se quem fuma não se importa com a própria saúde, vamos nós que não temos nada a ver com a saúde deles?

O governo também não quer que o povo deixe de fumar...

Sem duvida, confrade, é mesmo isso. Se cada maço de cigarros é taxado mais ou menos 80% do seu preço final, o fumador é fantástico para os cofres do estado, por isso os governos não se esforçam para combater o tabagismo. Às vezes vão a um hospital os políticos e falam nisso, mas pensam sempre no curto prazo e isso significa manter essa fonte de receita.

É interessante, as pessoas queixam-se muito dos impostos e de como o estado rouba. Mas cá para mim sofrem de síndrome de Estocolmo, pois vão fumar e beber, ser taxados fortemente, acabando por pagar uma fortuna a quem se queixam de lhes extorquir dinheiro.

O tabaco e o álcool são os impostos sobre os pobres!

Offline edulpj

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #117 on: March 25, 2015, 10:35:19 am »
0
Sem duvida, confrade, é mesmo isso. Se cada maço de cigarros é taxado mais ou menos 80% do seu preço final, o fumador é fantástico para os cofres do estado, por isso os governos não se esforçam para combater o tabagismo. Às vezes vão a um hospital os políticos e falam nisso, mas pensam sempre no curto prazo e isso significa manter essa fonte de receita.

É interessante, as pessoas queixam-se muito dos impostos e de como o estado rouba. Mas cá para mim sofrem de síndrome de Estocolmo, pois vão fumar e beber, ser taxados fortemente, acabando por pagar uma fortuna a quem se queixam de lhes extorquir dinheiro.

O tabaco e o álcool são os impostos sobre os pobres!

É engano achar que rico paga imposto... Rico não paga imposto. Rico, REPASSA IMPOSTO pra pobre pagar. Os impostos sobre o tabaco e o álcool apenas são mais diretos que os demais.

Se o governo ainda usasse a arrecadação dos impostos do tabaco, para pelo menos consertar os problemas causados pelo tabaco na saúde pública, ainda estaria bom. Se faria justiça, pois quem estraga paga o conserto. Mas infelizmente, não é o que acontece...

Offline edulpj

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #118 on: March 25, 2015, 10:42:14 am »
0
Sou - por princípio - contrário a qualquer droga. Mas freqüentemente sou questionado por amigos a respeito de bebidas alcoólicas, que consumo com parcimônia.

Dia desses, numa ocasião festiva, a esposa de um amigo, me questionou com a velha e manjada frase: "Você é contrário às drogas mas bebe álcool...".

Tive de dizer à inflamada senhora, que ÁLCOOL NÃO É DROGA...

O álcool etílico contido nas bebidas alcoólicas, na concentração típica existente nelas, NÃO PODE SER CONSIDERADO DROGA, pois não atende a um requisito mínimo que define uma substância como droga: BAIXA TOLERÂNCIA.

A TOLERÂNCIA em drogas, é uma grandeza definida como o MÍNIMO NECESSÁRIO PARA CAUSAR DEPENDÊNCIA.

Para a maioria das pessoas, esse mínimo NÃO É ATINGIDO quando o consumo é parcimonioso, logo não se pode considerar o álcool das bebidas como droga.

Há quem proponha alterar legalmente os limites de tolerância, para CRIMINALIZAR as bebidas alcoólicas... Pois é... Mas não dá certo... Produtos que hoje não são drogas (exemplo clássico: CHOCOLATE), poderiam ser enquadrados como tais, caso esses limites fossem zerados ou drasticamente diminuídos.

Offline edulpj

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #119 on: March 25, 2015, 10:49:50 am »
+1
Concorda, confrade mosca, que profissões como médicos, enfermeiros e professores funcionam como um exemplo para a sociedade, logo têm uma responsabilidade maior na sua conduta? Ou sou homens e mulheres como os outros?

Interessante tambem o facto de se fumar mais nas cidades. Eu aceito essa informação com naturalidade. Nas cidades a maior parte das pessoas está sujeita a um maior numero de pressões como, por exemplo, ganhar dinheiro para pagar contas elevadas, competição no ambiente de trabalho, individualismo que isola as pessoas, consumismo que não preenche o vazio, uma alimentação menos biológica. Como consequência disso, todo o desconforto sofrido leva as pessoas a procurarem uma solução. Aqui aparece a auto-medicação: tabaco, álcool, outras drogas.

Profissionais de saúde, NÃO DEVERIAM fumar... Pessoalmente, já fiz minha escolha. NÃO ME CONSULTO COM MÉDICOS FUMANTES. Se o cabôco não respeita a própria saúde, o que se dirá da minha???

Quanto a se fumar mais nas cidades, não sei do que o amigo está falando... Sou proprietário rural e além de meus funcionários, que moram nas fazendas, conheço bastante gente que vive nesse mundo. Percentualmente, o consumo de cigarros e outros derivados de tabaco, é ABSURDAMENTE MAIOR na zona rural do que nos meios urbanos.

CURIOSIDADE: Na minha região, existe um ENORME CONSUMO de tabaco de MASCAR entre a população rural. Eles compram o tabaco cru desidratado (o famoso "fumo crioulo" que se usa pra fazer cigarros de palha) moído e colocam uma dose na boca, onde ficam mascando e chupando como se fosse um chiclete... É SIMPLESMENTE NOJENTO... A ingestão de nicotina que ocorre em função desse hábito, é por baixo quatro vezes maior do que na forma fumada...

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal